Possível fungo


taiko

Recommended Posts

Boas.

Infelizmente tenho tido uns problemas com o que penso ser um possível fungo. Já me morreu um neon que começou por ficar com as barbatanas roídas, até que começou a ficar ofegante a nadar de forma deficiente e, por último, começou a ficar parado no fundo até que morreu.

Se fosse só esse não era grave. O problema é quando se começa a alastrar para o resto dos peixes. Agora tenho outros 2 na mesma situação. Outro neon e um hyphessobrycon bentosi rosaceus white-fin.

Bom, segundo estive a ver neste tópico sobre as doenças dos peixes, uma possibilidade comum no tratamento de fungos e parasitas é o aumento da temperatura para 30º, que foi o que já fiz há pouco. Pelo que li, aconselha-se a manter esta temperatura por cerca de 20 dias.

Agora pergunto... Acham que terá resultados? Queria evitar de usar o esha 2000 no aquário grande, de 200L, porque não tenho outro aquário para fazer de hospital (tenho mesmo que arranjar um)... E, na possibilidade de usar o esha 2000, haverá mal em usar num aquário comunitário?

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas taiko

Sempre podes usar como hospital aquelas caixas de arrumação de plástico,colocas lá água do aquário e se tiveres um filtro daqueles de esponjas dá,ou outro filtro que tenhas,e fazes o tratamento na caixa.

 

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, não tenho outros filtros. Tenho que ver se arranjo um daqueles filtros de esponja.
E depois ainda haveria o problema do termostato. Por acaso até tenho um extra mas é um pouco grande para caber em qualquer recipiente pequeno... 😕

Daí perguntar se a questão da temperatura por si só não resolve.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, sim, sei do que falas. Sim, pode caber o termostato. Mas ainda assim não tenho filtro.

Mas mesmo que isso me resolva o problema num peixe eu quero é, principalmente, resolver o problema na totalidade. Ou seja, mesmo que reabilite o peixe, o aquário ainda corre risco de re-infecção, certo?

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então só vejo uma forma,terás que fazer o tratamento no aquário,tenta salvar esses peixes,e tens que ler bem a bula do remédio,eu fazia era uma TPA grande para ver como e que os peixes reagiam.

Tens que tentar saber de que doença se trata.

Saudações   

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Água a 30º provávelment vai-te trazer mais problemas do que soluções... muito mais durante 20 dias...

Aconselho Esha 2000 e utilizar pelo menos o dobro da dose recomendada. Se a água for pouco dura, também deve aumentar mais a dose. Tudo isto está nas instruções do produto.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Água a 30º provávelment vai-te trazer mais problemas do que soluções... muito mais durante 20 dias...

Aconselho Esha 2000 e utilizar pelo menos o dobro da dose recomendada. Se a água for pouco dura, também deve aumentar mais a dose. Tudo isto está nas instruções do produto.

Boas.

Obrigado. Já comecei hoje a fazer o tratamento, pela dose recomendada na partitura. Mas porquê o dobro da dose?
Na partitura fala em duplicar apenas se a água for macia, coisa que no meu caso é moderada.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, taiko disse:

Boas.

Obrigado. Já comecei hoje a fazer o tratamento, pela dose recomendada na partitura. Mas porquê o dobro da dose?
Na partitura fala em duplicar apenas se a água for macia, coisa que no meu caso é moderada.

Porque já esteve algum tempo sem tratamento e já morreram peixes, o tratamento deve ser mais agressivo. Penso que nas instruções diz que se pode dar até 5 vezes a dose recomendada, se for necessário.

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, sim. Realmente, diz. Diz para duplicar a dose em casos mais agressivos e para se obter resultados mais rápido. De resto, não fala em 5 vezes, mas diz até um certo número de vezes. Ou seja, limitado mas sem especificar qual é esse limite. lol

Bom, mas de qualquer forma, o neon morreu anteontem durante a noite. Ainda não tinha começado a dosear. Comecei ontem e hoje já dupliquei a dose, como recomendado. O hyphessobrycon bentosi rosaceus white-fin, apesar de ainda estar no fundo de forma meio ofegante, já me parece ter melhorado, mesmo que um pouco. Mas só passando mais tempo para ter a certeza.

Mas o que me interessa mais é, principalmente, que o aquário fique livre de doenças. A cereja no topo do bolo seria o peixe sobre viver. 🙂

Vamos ver como corre.

Obrigadão.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem cuidado só numa coisa, se tiveres botias e corydoras , peixes que não têm escamas, esse tratamento pode acabar por matá-las.

Uma vez fiz isso e morreram me duas corydoras, tem cuidado com o tratamneto se tiveres esses peixes.

Filipe Cabral

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Flaips disse:

Tem cuidado só numa coisa, se tiveres botias e corydoras , peixes que não têm escamas, esse tratamento pode acabar por matá-las.

Uma vez fiz isso e morreram me duas corydoras, tem cuidado com o tratamneto se tiveres esses peixes.

Filipe Cabral

Boas.

Obrigado pela dica. Actualmente não tenho essas espécies (mas já tive). Mas fica a dica. Não sabia. 🙂

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De nada .

É sempre importante relembrar isso 

Às vezes até mesmo os aquaristas mais experientes se esquecem desse pormenor.

Filipe Cabral

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 25/04/2020 at 17:27, Flaips disse:

Tem cuidado só numa coisa, se tiveres botias e corydoras , peixes que não têm escamas, esse tratamento pode acabar por matá-las.

Uma vez fiz isso e morreram me duas corydoras, tem cuidado com o tratamneto se tiveres esses peixes.

Filipe Cabral

E onde é que viu essa indicação?

Que eu tenha conhecimento, os tratamentos que não se devem fazer com os peixes que mencionou são tratamentos com sal... não existe nenhuma contra indicação que eu tenha conhecimento de utilizar Esha 2000 com qualquer tipo de peixe.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao tou a falardo esha 2000 mas sim de outros tratamentos.

Houve um tratamento que eu fiz no meu aquario e morreram me duas corydoras que estavam saudaveis.

Contudo as outras 3 não morreram. Quero eu dizer que algumas corydoras podem nao reagir bem ao tratamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Bem, parece que os dois peixes acabaram mesmo por morrer. Logo quando o white-fin aparentava estar melhor pois já começava a nadar pelo aquário, acabou por morrer na mesma. Pudera... Isto aliado ao facto de não comer...

Mas parece que o que quer que estivesse no aquário parou, pelo menos por agora. Esperemos que não volte... Obrigado pela ajuda!

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais