AquaSpiderman


Vasco Ferreira

Recommended Posts

Data da montagem : 13/04/2020

 

Trabalho realizado num modo de fast aquascaping. A rabalheira foi industrial e repartida por vários dias…acabei por perder os filtros e tive de utilizar ativadores biológicos para poder voltar a colocar a fauna no aquário.

O tempo é muito pouco, familia, trabalho, estudos, tinha duas opções ou desativava este aqua ou passava a algo mais simples mas ao mesmo tempo digno de estar numa sala.

Aliado a isso a Maria já pedia algo mais “open” que desse mais enfase ao peixes e menos às plantas

 

Aquário – cm: 108C X 40A X 50P

Filtração  - Eheim 2213 (440l/h) e Eheim 2217 (1000l/h)

Iluminação – Duas zetlight de 90cm a 60%

CO2 – Sem CO2

Fertilização – Método EI  - Semanal

Substrato – Areia de silica 25 kg

 

Harscape – Troncos e raizes de oliveira

Fauna – neritinas puligera,  C. Japonica, Red cherries e a atualmente cardinais

Flora –Anubias var mini, S. Repens (um pé só para dizer que tenho), Buces, H. pinaffitida, Hydrocotyle verticillata (um pé só para dizer que tenho)    marsileia hirsute (um pé só para dizer que tenho)

 

PS- é com um gostinho especial que constatei constatei que tenho 9 das 10 neritinas puligera que tinha comprado. Estas meninas tem mais de 3 anos. Não fazia ideia que um molusco  vivia tanto tempo.

fotoaqua.jpg

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas afinal quem te disse que podias usar  esse nome???? Quero os meus direitos de autor!!!!😉

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito bom mesmo, simples mas bem bonito!
Podias só mostrar como tens as calhas sendo que são de 90cm num aquário com maior comprimento? É uma dúvida que tenho que me pode vir a ajudar em breve 😛 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

bom dia pessoal….

Passou um mês e honestamente n há nada de novo a mostrar.

Praticamente não dá trabalho. Por mangueira, tirar agua (semanalmente), ligar mangueira à torneira e voltar a encher e aproveitar e aspirar o areão.

Sem algas ou nada a apontar. Tenho vindo gradualmente a  aumentar intensidade da luz. Comecei a 50% e neste momento está a 70%.

Estou a fertilizar 2x por semana. Macros e micros.

 

 

um.jpg

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também acho! Como está isso Vasco San?

Cumprimentos
Ismael Figueira

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 31/08/2020 at 12:10, Tozé Nunes disse:

Ó  xor Vasco, 3 meses sem actualizações???

 

 

On 31/08/2020 at 12:38, ismael_figueira disse:

Também acho! Como está isso Vasco San?

Cumprimentos
Ismael Figueira
 

X3. 

Boas agora com um tlm novo, bem que podias fazer o gosto ao dedo, umas macros e umas fotos de detalhe também eram bem vindas. 😉

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

true true...tenho andado a leste. Uma falha minha.

Numa fase off relativamente ao hobby e com muito pouco tempo.

A ver se este fds é dia de umas fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Uma foto rápida, sem grande edição, só para mostrar que tá vivo.

Tudo tranquilo relativamente ao aquário e à flora, sem problemas de algas ou aifins...tirando que no fim de agosto matei os peixes todos. Provavelmente deixei os filtros demasiado tempo desligados e tive um pico de amónia.  Estranhamente os camarões e as neritinas não tiveram problemas algum  Foi algo triste de se ver, em mais de 25 anos de hobbie nunca me tinha acontecido. Em 5 minutos foi tudo embora, tetra limão e cardinais, cerca de 50 peixes.

Entretanto e a pedidos do cachopo arranjei uns guppies e agora é aqua de guppies (ao que eu desci 😄 )

2.jpg

  • Triste 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto tempo tiveste os filtros desligados? E foi para tpa ou limpeza deles?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 22/10/2020 at 10:09, Vasco Ferreira disse:

Estranhamente os camarões e as neritinas não tiveram problemas algum

Também tenho essa experiência, mas com excesso de CO2... morreu tudo menos os camarões e as neritinas.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Também tenho essa experiência, mas com excesso de CO2... morreu tudo menos os camarões e as 

Foi o que aconteceu comigo, andei a mexer no regulador de co2 e depois distrai-me com a TV.  Quando olhei pro aquário tinha os peixes a boiar... 

Fiz logo uma tpa radical e adicionei uma bomba de ar para ajudar e fiquei metade da noite a olhar para ver se recuperavam, aos poucos eles foram começando a se mexer e safaram-se todos  exceptuando umas neocaridinas... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não conhecia este projeto, mas está bastante interessante. Gosto particularmente da maneira como conseguiste aquela ideia de "montanha" com a utilização de troncos. Raramente se vê. Os meus parabéns!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boa pessoal,

Uma atualização já com muito atraso.

Foi um ano com muito pouco tempo, pelo que em abril me propus a montar um aquário que fosse o menos exigente possível.

Passado 9 meses o mesmo vai na “paz do senhor” 😊

Tudo decorre na lentidão de não ter qualquer substrato , não ter co2 e de apenas fertilização liquida.

Faço manutenção quinzenal com TPA e aspiração da areia.

Cai na esparrela de deixar que oferecessem ao puto 10 gupies e agora devo ter mais de 100.

 

 Honestamente ando com vontade de fazer um downsize, provavelmente para um 60p (com altura e profundidade alterada), mas sendo tudo novo.  Algo a estudar a viabilidade ao longo de 2021.

 

Abraços

 

 

1.jpg

2.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já gostava deste aquário, mas a maneira como as plantas cresceram faz com que goste cada vez mais. Não o desfaças! Isso está em modo de cruzeiro e pelo que percebi, não dá assim tanto trabalho quanto isso... deixa ver onde vai. Imagino que todos esses troncos cobertos com a seleção de plantas que fizeste vá criar um quadro fantástico... dos melhores aqui no fórum.

Só alterava uma coisa, mas isso sou eu, que sofro um bocadinho de OCD... nivelava o solo junto ao vidro e tentava limpar as algas das rochas. Tirando isso, e como já disse, fantástico! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado. 

Isso fica resolvido ao fim de 3 dias... Os camarões nivelam a areia toda. Fica como um campo de futebol! 🙂

Quanto às rochas é desleixo. Como não está muito mau vai ficando. Não devia, mas vai ficando. 

Para já não é para desfazer. É para manter e eu ter pouco trabalho. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Como não há tempo a coisa vai-se mantendo e o ecossistema vai trilhando o seu percurso. 

Mesmo sem substrato é incrível como as plantas se adaptam.

Já com um ano e meio e é para continuar. 

Neste momento e necessitar de uma poda.

 

 

1.jpg

 

2.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.