Aquário 40L plantado - Red Cherry à superficie - Falta oxigénio ?


Metallising

Recommended Posts

Bom dia,

O meu aquário plantado tem 40L, com filtragem externa, o setup tem 2 meses. Sem CO2.

Amonia - NA ?, Nitrites - 0, Nitratos - 0, pH - 7,2-7,5, Temp - 23-24

Fauna: 15-20 Neocardinas + meia duzia de caracóis. Sem peixes.

Não alimento os camarões, apenas comem o biofilm e algas que estão naturalmente presentes no aquário.

Recentemente comecei a ver os camarões letárgicos e constante à superfície, apoiados nas plantas de superficie. Os caracóis idem, o que me deixou preocupado. Entretanto alguns camarões começaram a morrer.

Coloquei 3 hipoteses:

1 - Falta oxigénio 

2 - Bactéria tóxicas

3 - Amónia

Comecei por trocar 25% da água diariamente, logo após a troca os camarões voltam novamente a mostrar actividade e a alimentar-se no fundo do aquário, no entanto ao final do dia voltam a ficar letárgicos e sobem para o topo do aquário. Ao final de 4 ou 5 dias, comecei a achar que não poderia ser amónia, porque com tantas trocas de água não daria tempo para a amónia se acumular.

Então ataquei com água oxigenada (10ML) no sentido de matar alguma bactéria tóxica e aproveitar para me ver livre de algumas algas. Pareceu resultar e as algas retrocederam mas no dia seguinte heis o mesmo comportamento, tudo à superficie.

Hoje adicionei uma airstone e o problema parece resolvido. Concluo que o problema estava relacionado com oxigénio. Agora a questão:

É normal necessitar de arejar o aquário com uma airstone num setup deste tipo? Tenho muito pouca fauna, tenho filtragem e plantas, portanto seria de esperar que NÃO houvesse necessidade de ter uma airstone. O que poderá estar a causar os níveis baixos de oxigénio ? Não gosto do visual nem do barulho da bomba de ar, por isso preciso de perceber o que poderá estar desiquilibrado no sistema para poder compensar.

Agradeço a ajuda!

Keep safe!

 

IMG-20200422-185330.jpg

Editado por Metallising
add photo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outro aspecto interessante:

3 horas depois de ligar a bomba de ar, o pH subiu de 7,2 para 7,7. Provavelmente porque a turbulência criada pela airstone dissipou o CO2 presente na massa de água. O que me leva a pensar, que vai na volta tenho demasiado CO2 ? Não tenho injecção de CO2 mas uso um subtrato orgânico (terra de jardim) que naturalmente liberta CO2 ao longo da decomposição da matéria orgânica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Metallising

Falas que tens um filtro externo, pois não sei qual e,mas podes levantar um pouco a saída da água do filtro para o aquário de forma que faça mexer a água por cima para a sim haver uma troca gasosa e a água ficar mais oxigenada,e a sim retirares essa bomba que de facto faz muito barulho.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Metallising!

Com a quantidade de plantas que tem, acho que o CO2 não deve ser um problema. Observa se o caudal do filtro que tens está sendo o suficiente para movimentar a superficie e fazer a troca gasosa, como Álvaro te indicou. A bomba pode ter melhorar a oxigenação não pelas bolhas mas sim por movimentar mais a água, a superfície e consequentemente melhorar a troca gasosa.

Quanto a bomba de ar aumentar o pH pode acontecer, assim como injeções de CO2 podem acidificar a água, a injeção de O2 pode modificar levemente, mas isso o teu aquário tem a absorver e se equilibrar. 

Abs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço os vossos posts.

De facto a agitação à superficie é inexistente, tenho a saída a apontar contra o vidro do aquário precisamente para não causar turbulência na água. O filtro é um Sunsun HW302, está preenchido com 3 kilos de media para filtragem biológica. Modifiquei a bomba de água do filtro para ser regulável com um com transformador de voltagem ajustável, assim posso facilmente ajustar o caudal.

A minha lógica para trabalhar com caudal reduzido e minimizar a turbulência tem como objectivo limitar as trocas gasosas e consequentemente a dissipação do precioso CO2 produzido pelo eco sistema e assim manter um crescimento vigoroso nas plantas. Tenho visto outras pessoas no hobby que em aquários mais pequenos não usam filtro nem bomba de ar e não têm problemas de falta de oxigénio. Então porque será que no meu aquário tenho este problema?

O que é certo, é que desde que a bomba de ar começou a funcionar os camarões estão com um comportamento muito mais saúdavel e as plantas no espaço de poucas horas ficaram com um verde vivo e super viçosas, coisa que nunca tinha visto desde o início do aquário. Ocorreu aqui algum fenómeno que ainda estou para perceber.

O pH em poucas horas passou de 7,2 para 8,1 (última leitura), o que num aquário com 300ppm de TDS e o KH de 14-16 parece algo extremo. Não compreendo o que se passa...   

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

É, a questão da troca gasosa só acontece na superfície e através da movimentação da água. Tendo em conta que teus animais expelem CO2 na água, acho que seria valido tu pelo menos tentar utilizar um caudal mais forte para fazer a troca e desativar a bomba, principalmente pq a bomba pode gerar uma alteração de pH no teu aquário, e pelo visto bem ampla. 

As plantas precisam de CO2 e luz, se tens uma iluminação boa, com o CO2 expelido dentro do aquário acho que não terás grandes problemas modificando um pouco o caudal, pq apesar de melhorar a troca gasosa, não expulsa todo o CO2 da água. Acho que é valido tentar.

A questão de outras pessoas estabilizarem sem filtro nem bomba varia muito da população do áquario, tipo de planta, etc. Imagino que um aquário menor precise de menos movimentação para troca gasosa e, consequentemente, menos O2 dentro. Acho que cada situação é particular.

Mas reitero qe, o teu caso, tentaria aumentar um pouco o caudal, ver se melhora a oxigenação da população e se tuas plantas nao se desenvolvem do mesmo jeito. De qualquer modo, podes manter se for tua preferência a bomba ligada, mas lembrando que ela só esta oxigenando a agua por movimentar a superfície, e se está movimentando a superfície, está fazendo a mesma troca gasosa que tu estás evitando com caudal baixo no teu filtro. As bolhas que saem da bomba não oxigenam o aquário, só aumentam a movimentação.

Nos mantém informados sobre o progresso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Miguel.

Sim é isso que vou fazer. Amanhã vou vestir o meu uniforme de MacGyver e vou fazer alterações na tubagem para assegurar movimento na superficie. O caudal actual está cerca de 120L / H, o que num aquário de 40L com pouca fauna penso que seja suficiente.

A questão da troca gasosa faz sentido, mas deixei-me levar um pouco por aquilo que vejo muita gente fazer nos nanos sem filtro. Mas como sugeriste, provavelmente esse princípio aplica-se só em aquários mais pequenos.

A bomba de ar já saltou fora, coisa horrível...

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então, a bomba de ar tem esse problema, o silêncio e acalma pra observar o aquário não existe mais.

Quanto ao caudal, o calculo que se faz é de 6 a 8 vezes no mínimo a litragem do aquário. Se teu aquário tem 40L, o caudal deveria ser de, no mínimo, 240L/h. Esse calculo também é feito com o filtro vazio, pois quando tem muitas mídias filtrantes, a capacidade de vasão diminui 30% em alguns casos. Acho que, com essa informação, matamos a charada. Acredito, mesmo, que seja caudal muito fraco que está causando a pouca oxigenação da população.

Depois que fizeres, nos avisa como ficou. Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os 120 L / H é o caudal real e não teorico, eu fiz a medição na saída.

Alguma literatura não aconselha uma filtragem superior a 4x o volume do aquário. A razão é que um caudal  muito elevado não permite a criação de zonas anaeróbicas no material filtrante, o que é essencial para o ciclo completo do azoto. Se para a nitrificação (aeróbico) é necessário oxigénio e como tal movimento de água, para a desnitrificação é necessário outro grupo de bactérias anaeróbicas que não se dão bem em filtros muito oxigenados.

O meu objectivo é ter um aquário de baixa manutenção e com muito poucas mudanças de água, daí esta abordagem. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A propósito. A minha base para a criação deste aquário é o livro Ecology of the Planted Aquarium da Diana L. Walstad que aborda alguns destes princípios relativos a filtragem e outros de um modo um pouco diferente daquilo que é o padrão. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entendi. Realmente é um pouco diferente do que li e tenho conhecimento, mas longe de desconfiar do que tu leu. Acho que todo conhecimento sempre agrega! Com ctza faz sentido o que tu falastes, mas sempre que li sobre as bactérias do filtro, li que as mesmas também necessitam de oxigênio para sobreviverem, inclusive é importante manter o aquário muito bem oxigenado durante o ciclo. Mas interessante isso que tu leu! 

Bamos ver como se resolve a situação da oxigenação por aí! Tenho vontade de ter alguns red cherry, estou analisando pelo fato de ter um aquário comunitário, apesar de não ter peixer 'predadores', apenas poecilidios. 

 

Editado por Miguel Rocha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O princípio do livro é simples: Canalizar o excesso de nitratos para crescimento de plantas de crescimento rápido e poda-las com frequência, cada vez que se faz a poda e estimula o crescimento das plantas, estas retiram nitratos do aquário. Em simultaneo a desnitrificação ocorre em zonas anaeróbicas através de bactérias que transformam NO3 em N2 (gás de nitrogénio que se evapora através da coluna de água) através do processo NO3 -> NO2 -> NO -> N2O -> N2.

Este livro tem sido referenciado frequentemente nos últimos tempos e há cada vez pessoas a fazer o mesmo. Claro que há a teoria e a prática. Mas se não fosse pela experimentação e pelo desafio não teria piada nenhuma ter um aquário.

Comecei com red cherry mas tenciono adicionar um pequeno cardume de Danio margaritatus (Galaxy) quando o aquário estabilizar. Acho que não vai ter problema. Mesmo com estes problemas todos e flutuação de parametros, os meus red cherry estão a reproduzir-se, parece que são muito resilientes.

 

 

IMG-20200418-160540.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sensacional!! Tenho a intenção de colocar eles, como tenho plantas acho que não vou ter mt problema de os outros peixes importunarem eles, já que os outros tambem são espécies pacíficas.

Tudo que li sobre red cherrys é que, se estão se reproduzindo, é pq o ambiente realmente está bom pra eles. Show! parabens

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz uma tampa em acrílico para diminuir a evaporação. Fiz algumas aberturas para passagem de tubagem.

Também coloquei a possibilidade que a tampa podesse estar a condicionar os níveis de oxigénio, então retirei-a durante alguns dias para ver se influenciava o comportamento dos camarões mas não observei nenhuma diferença significativa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Há uma semana alterei o fluxo do filtro de forma a criar alguma turbulência na superficie e a diferença foi da noite para o dia.

Entretanto os camarões passaram a mostrar muito mais actividade e parecem estar confortáveis no ambiente.

Mais surpreendente foi o comportamento das plantas que passaram a mostrar muito mais vitalidade, muitos rebentos novos, um verde muito viçoso e um crescimento muito rápido. Não percebo ainda muito bem porquê, já que o aumento dos níveis de oxigénio na água provocados pela sua agitação em teoria não trazem benefícios para as plantas. Mas deverá haver outro factor qualquer relacionado.

Definitivamente a agitação da massa de água trouxe enormes benefícios e o aquário está mais saudável. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que notícia boa amigo!

Acredito que por facilitar a troca gasosa, talvez tuas plantas tenham melhorado. Ou também por um possível aumento de CO2 pela facilidade da respiração abaixo dagua da tua fauna. Não saberia te dizer 100%. Porém fico feliz que as coisas tenham melhorado por aí.

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais