Nitrito e Nitrato Altos na Ciclagem


Gildasio

Recommended Posts

Olá amigos, estou ciclando o meu aquário a 17 dias com acelerador biológico adicionei amoníaco para alimentar as bactérias e a amônia está zerando com 24 horas o nitrito não está abaixando já faz uns 6 dias que ele começou a subir sem freio hoje ele já estourou a escala do teste da Labcon está muito acima de 2,8 ppm. Hoje fui fazer uma medição de nitrato com o teste da Prodac e ele já está com o valor de pelo menos de 50 mg/L.

Pessoal queria saber se continuo colocando amoníaco para alimentar as bactérias?

E saber o que faço para reduzir o nitrito e nitrato, o que já li que para reduzir nitrato devemos fazer TPA, será que faço para reduzir a quantia no aquário.

 

Meu setup é:

Aquário 70L

Água doce

Filtro Tidal 55

Mídia Matrix que veio no filtro (estou querendo comprar mais um pouco para aumentar no filtro, o que acham)

Temperatura: 33 °C

pH: 8,2 desde o início da ciclagem

Bomba submersa mini C

 

Obrigado

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gildasio,

É normal que nesta altura os nitritos e nitratos subam.... dá uma vista de olhos no link abaixo e vais entender melhor como tudo funciona 😉

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, obrigado.

Sobre os valores então a melhor resolução nesse momento é ter paciência e aguardar a biologia fazer seu trabalho.

Sem TPA sem nada...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Gildasio disse:

....
Sobre os valores então a melhor resolução nesse momento é ter paciência e aguardar a biologia fazer seu trabalho.
...

Nem mais 😎

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. Como os amigos já falaram, a questão é ter paciência, pois a multiplicação das bactérias que transformam nitrito em nitrato são mais lentas que as bactérias que transformam amônia em nitrito, por isso o pico de nitrito tende a ser maior.

A questão do pH alcalino me parece que pode ser mais um fator que pode ajudar com o pico de nitrito. Mas, muito provavelmente, mantens esse pH por algum motivo.

O ideal é esperar, e ter paciência. Esse pico demora um pouco mas acaba. O que podes fazer, caso seja de interesse, é providenciar algumas plantas para o aquário que podem te ajudar com a questão do nitrato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais


A questão do pH alcalino me parece que pode ser mais um fator que pode ajudar com o pico de nitrito. Mas, muito provavelmente, mantens esse pH por algum motivo.


Sobre o pH meu substrato é cascalho que acredito ser inerte o que tem de diferente são 3 pedras de Dolomita #4 e 3 conchas marinhas e uma concha grande de um caracol que meu filho colocou no aquário.

Vou removê-las para ver se o pH baixa para o original 7.2 ou 7.4


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas 
Plantas quanto mais melhor,ou seija dentro do razoável,ajuda na biologia do aquário.
 
Saudações  

Sobre plantas quais vocês me indicariam para um aquário de 70l com substrato cascalho que não é fértil, realmente estava com vontade de colocar algumas plantas.
Com quais poderia começar que não vão pedir muito e uma nova reconfiguração do aquário?

Obrigado!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Anubias são bem boas nesse quesito, musgo também. Existe um leque grande de plantas que precisam de pouca manutenção. eu não saberia te dizer tudo de cabeça realmente, mas anubias e musgo são plantas fáceis de se desenvolver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então, para substratos não fértil, o melhor são as plantas de baixa manutenção. Acho anubias bem legal pra começar, podes plantar (apenas a raiz) ou atar em algum tronco/pedra. O mesmo com Musgos, Tenho um tronco com varios muscos amarrados, fica bem interessante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Gildasio disse:

Legal vou pesquisar sobre e vou montar aqui no meu.

Obrigado pelas dicas!!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Boas, verifica a lista de plantas de baixa manutenção mo link abaixo, mas mesmo sendo baixa manutenção necessitam de fertilização.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Pessoal até hoje continuo com o pico de nitrito, consegui ver do ph alcalino e conseguir estabilizar ele em 7,4.
Tive um problema com o meu aquecedor e com isso estou com dificuldades em manter a temperatura estável, estou utilizando um aquecedor sem termostato com isso preciso ficar ligando e desligando ele, logo durante as noites ele cai a temperatura até uns 25-26 graus durante o dia consigo deixar ele mais estável numa faixa de 30-31.
Isso pode estar afetando a ciclagem?

Obrigado


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6 hours ago, Gildasio said:

Pessoal até hoje continuo com o pico de nitrito, consegui ver do ph alcalino e conseguir estabilizar ele em 7,4.
Tive um problema com o meu aquecedor e com isso estou com dificuldades em manter a temperatura estável, estou utilizando um aquecedor sem termostato com isso preciso ficar ligando e desligando ele, logo durante as noites ele cai a temperatura até uns 25-26 graus durante o dia consigo deixar ele mais estável numa faixa de 30-31.
Isso pode estar afetando a ciclagem?

Obrigado


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Não creio que afecte a ciclagem, mas para evitares esse stress de andar e a desligar o aquecedor era preferivel comprares um aquecedor com termostato.

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entendo, coloquei no domingo passado um kit da Prodibio com uma ampola do Bidgest nele para ver se poderia ajudar na questão das Nitrobecter, pois a minha amônia zera 24h ou até menos agora o nitrito como disse não se mexe... pensei em comprar mais mídia para colocar no filtro mas estou em dúvida...

Uma outra dúvida que fiquei agora foi com relação ao teste como você disse utilizo o teste de nitrito da labcon hoje realizei os teste e se mantiveram altos como sempre só que o seguinte fui tomar café e não limpei o tubos de ensaios e deixei eles parados e vi que a água dentro dele ficou turva e como se tivesse com uns sedimentos nela, veja a foto.

cced87ef7a8c811406295727c88fae5c.jpg

Será que estou esperando pouco tempo para se fazer as leituras agora se for olhar as cores pós formação desse sedimentos ela está mais clara, ou o teste pode está com algum problema?


Obrigado


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pote com manchas ou qualquer outra coisa pode prejudicar o teste sim. O ideal é usar e lavar, pois muitos testes contém ácido e pode se fixar no pote.

 

Em tempo, a quanto tempo estás ciclando esse aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pote com manchas ou qualquer outra coisa pode prejudicar o teste sim. O ideal é usar e lavar, pois muitos testes contém ácido e pode se fixar no pote.


Já fiz o teste de realizar o teste com um pote de vidro e também aparece esse sedimentos depois de alguns minutos do teste finalizado.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como estou ciclando eu estou sempre deixando ela na casa de 1 ppm para manter as bactérias com alimentos. Estou fazendo algo errado?
Tinha lido em alguns sites dizendo que deveria fazer isso para ter alimentos as bactérias e quando o nitrito começar a baixar reduzir os valores de amônia para coisa de 0,5 ppm para não prolongar muito a ciclagem.

O que me dizem?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Enquanto tu manter amônia alta tu vai ter nitrito. A amônia é transformada em nitrito, que transforma em nitrato. Se tu tiver amônia no aquário, inevitavelmente tu vai ter nitrito, pq a mesma vai se transformar em nitrato.

Tu tem q zerar a amônia e manter zerada. Quando tu tiver bactérias suficientes o nitrito vai zerar TB.

Enquanto tu alimentar a amônia, tu vai ter nitrito também.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então o correto é eu parar de colocar amônia para zerar o nitrito.

Mas não correr o risco da colônia das bactérias que consomem amônia morrerem?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O único jeito das bactérias morrerem é por falta de oxigênio (por excesso de sujeira no filtro ou por serem removidos)

Se tu tem amônia 'constantemente' no aquario, com ctza tu vai ter nitrito pq uma é transformada na outra. Se tu tiver um pico de amônia, tu vai ter um pico de nitrito em seguida e depois termina.

A sequência do ciclo é: Pico de amônia por alguns dias (finalizada a produção de bactérias que consomem amônia, o pico de amônia vai diminuindo enquanto tu vai iniciando um pico de nitrito).

Pico de nitrito (pode durar dias, tendo em vista que as bactérias que consomem nitrito se desenvolvem e multiplicam mais lentamente que as que consomem amônia). Finalizando esse pico de nitrito o aquário tá estável. Convem revisar nitrato, mas o mesmo normalmente causa muitos problemas aos peixes, a não ser em quantidades muito grandes.

Se tu não deixar a amônia terminar, tu sempre vai ter nitrito pois ela vai ser transformada em nitrito o tempo todo. Quando zerar amônia, a tendência logo em seguida é zerar nitrito (tendo em vista que tuas bactérias q consomem nitrito já estão desenvolvidas).

Em tempo, não fizeste nenhuma TPA durante a ciclagem, ne?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.