Ajuda com filtragem + eficiente


Recommended Posts

Olá Amigos. Tenho um aqua de 96L, com poucas plantas low tech, atualmente 6 peixe espada, 4 paulistinha e 2 mollys.

Tenho Filtro hang on SunSun HBL-701 com vasão de 600L/h.

Atualmente utilizo para filtragem uma esponja, 2 refil de carvão ativado e anéis de cerâmica.

Gostaria de saber se tenho como otimizar a filtragem, e se a utilização desses refils de carvão ativado não tendem a prejudicar as plantas do aquário, pois vejo necessidade deles serem trocados.

Pensei em utilizar purigen, substituiria a outra esponja para utilizar? ou seria necessário manter a esponja pela filtragem mecânica? 

Peço aos amigos que auxiliem com a melhor configuração para filtração desse aquário. Grato!!

Editado por Miguel Rocha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel Rocha,

Eu só uso o carvão activado no início de uma montagem ou logo após algum tratamento feito, na minha opinião não vejo necessidade de uso permanente até porque o carvão activado também remove alguns componentes necessários na coluna de água.

E sim, aconselho o purigen, é um produto muito bom na ajuda de remoção de impurezas solúveis e insolúveis da água deixando-a mais cristalina, o bom deste produto é que quando esgota a sua capacidade de limpeza (+/- 6 mêses) a cor muda ficando escuro e é muito fácil a regeneração com lixívia deixando-a novamente pronta para mais 6 mêses.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Buenas amigo, obrigado pela atenção. E como eu poderia 'montar' o filtro? Tenho dois espaços nas pontas do filtro, a água entra pelo meio. Atualmente por questão de espaço tenho esponja de um lado, cerâmica do outro e a frente da cerâmica e da esponja tenho encaixado o refil de carvão ativado. Retirando o carvão, ficaria com esponja de um lado e cerâmica do outro. O purigen eu poderia adicionar no lugar da esponja? Ou seria ideal tentar dividir a esponja e colocar antes pra fazer a.filtragem mecânica, e acima da esponja colocar de um lado purigen e do outro cerâmica?

Grato!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel,

Poderias colocar da seguinte forma, a água passa pelo > filtro grosso > cerâmica > filtro grosso > purigen > filtro fino > aquário.

Lembra-te que quanto mais matéria filtrante colocas no filtro, menos caudal vais ter e mais depressa vai entupir.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então, esse é um dos 'problemas', pq já estou no limite do caudal com meu filtro, e acho que colocando todas as matérias que gostaria de colocar, ficaria muito fraco. Por isso tinha pensado em deixar esponja embaixo, de um lado purigen e do outro cerâmica, não sei se seria eficiente. Na verdade nesse momento o aquário está equilibrado, amônia e nitritos zerados, água limpa, mas acho que sempre podemos melhorar mais quando se fala em filtragem. E pensei em retirar o carvão ativado devido a utilização de plantas no aquário.

Obrigado pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel Rocha

O ideal seria mesmo um filtro externo que fizesse pelo menos 6 vezes o volume do aquário,ou então colocar outro filtro igual ao que você tem neste momento a trabalhar em conjunto,e quando fosse para limpar o filtro a limpeza seria alternada,uma vez um filtro outra vez outro filtro.

 

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Alvaro!

Este meu filtro externo realiza 6x o volume do aquário. Ele tem vasão de 600L/h, e meu aquário é de 96L, porem bruto deve estar em uns 85L.

Acontece que me informando bastante, principalmente por aqui, cheguei a informação que os 600L/h são com o filtro vazio e a vasão acaba perdendo sua capacidade em torno de 30%. Atualmente, os parametros estão ótimos, a água bem limpa e o filtro tem oxigenado bem o aquário.

Mas acontece que com a adição de plantas, pensei na questão de retirar o carvão ativado, e juntamente pensei se poderia melhorar ainda mais a filtragem, apesar de estar com o aqua equilibrado, pelo simples fato de que em termos de filtragem sempre podemos melhorar.

Pensei também na possibilidade de adicionar mais um filtro, ou comprar até um mais potente, deixar ele funcionando durante algumas semanas junto do outro, e depois retirar o outro. Porém, pra comprar um filtro mais potente precisarei de mais dinheiro, o que está complicado por agora em tempos de quarentena hehehe.

Pensei no aperfeiçoamento da filtragem, retirando carvão ativado e colocando, por exemplo, purigen.

Agradeço a ajuda de ambos os amigos com as dicas e atenção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel,sei que deve estar complicado ai no Brasil a sim como aqui em Portugal,mas como você mesmo diz sim seria uma mais valia ou mais um filtro igual,ou um mais potente,mas as coisas irão melhorar e preciso e calma.

 

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Purigen sem Dúvida vai trazer benefícios à filtragem. Mas podes fazer outra coisas para tornar ainda mais eficiente o filtro. Por exemplo usares uma boa midia. Eu pessoalmente gosto da seachem matrix. Existem outras muito boas. O que tens nesse filtro como matéria filtrante?

Editado por corsamegane
Falta de informações
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. Tenho atualmente esponja, cerâmica e carvão ativado.

Gostaria de tirar uma dúvida com os amigos. Com objetivo de.melhorar a filtragem, fui verificar alguns filtros externos mais potentes.

Encontrei as seguintes opções:

ATMAN HF800

OCEAN TECH 800

EHEIM liberty 200

Gostaria de saber se conhecem estes modelos e saberiam me indicar qual o melhor. Os primeiros tem vasão de 900L/h e o último até 720L/h. Encontrei também alguns mais econômicos como sunsun, mas não sei se chegam a qualidade destes 3.

Desde já obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Miguel Rocha disse:

Olá. Tenho atualmente esponja, cerâmica e carvão ativado.

Gostaria de tirar uma dúvida com os amigos. Com objetivo de.melhorar a filtragem, fui verificar alguns filtros externos mais potentes.

Encontrei as seguintes opções:

ATMAN HF800

OCEAN TECH 800

EHEIM liberty 200

Gostaria de saber se conhecem estes modelos e saberiam me indicar qual o melhor. Os primeiros tem vasão de 900L/h e o último até 720L/h. Encontrei também alguns mais econômicos como sunsun, mas não sei se chegam a qualidade destes 3.

Desde já obrigado!

Uma coisa importante é a capacidade de matéria filtrante. Quanto maior melhor. 
É que tal pensar em mudar para um filtro Canister?  
Para melhorar a eficiência do teu filtro eu faria da seguinte forma.

 

filtragem mecânica:

Primeiro a agua entra no filtro - alguns anéis cerâmica-esponja porosa- esponja média -esponja fina

Depois da filtragem mecânica vem a filtragem biológica

filtragem biológica: utilizar o máximo possível de midia escolhe uma boa como Eheim sustratpro matrix ou outra que seja bastante porosa.

Última etapa filtragem química por exemplo purigen.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Adquirir um canistet está fora de cogitação no momento, tanto por valor elevado quanto como não me parece extremamente necessário para uma boa filtração de um aquário de 96L. Na verdade, o filtro atual que tenho já está mantendo o aquário em completo equilíbrio, queria melhorar por perfeccionismo mesmo.

Outra coisa, até onde sei os anéis de cerâmica fazem parte da filtragem biológica e não mecânica. A mecânica seria feita por esponjas, perlon, etc. Não?

Agradeço pela contribuição!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se for por questões financeiras isso eu até entendo que mantenhas o filtro que tens. Agora o canister tem um volume muito superior o que vai fazer com que tenhas um colónia de bactérias nitrificantes muito maior (acelera o processo de decomposição) no final terás o nitratos em menores quantidades. 
 

Em relação as cerâmicas serem filtragem biológica, sim são consideradas por muita gente filtragem biológica, no entanto eu considero que as cerâmicas são pouco eficientes para manter as colónias de bactérias. (São muito pouco porosas) existem umas cerâmicas mais grossas essas talvez sejam melhores que as normais.

Eu vejo as cerâmicas como uma esponja gigante/labirinto para reter o maior lixo antes de chegar a esponja mais porosa e fazendo com que entupa menos rápido a filtragem mecânica.

Eu vejo as coisas deste jeito agora existem várias maneiras diferentes de obter bons resultados nada é 100% certo nem 100% errado.

P.s. Podes pesquisar no YouTube por Pondguru ele explica estás dicas que eu falei.

Espero ter ajudado!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entendi. Foi de grande ajuda as dicas!

Realmente o canister nesse momento pra mim fica difícil, principalmente pela questão financeira e também e não menos importante pela questão de espaço. Tenso em vista que aqui no Brasilum canister sairia mais que o dobro do valor de um filtro. E aí adicionaria a isso os kg de mídia que teriam que ser comprados.

Meu plano para um externo hang on seria: esponja, cerâmica, purigen. Acho que pela questão de espaço seria o ideal também. Não sei se caberia ainda Matrix. Seria interessante trocar a cerâmica por Matrix?

Tu conheces alguns dos modelos q citei de filtros hang on? O EHEIM liberty 200, OCEAN TECH 800 ou ATMAN hf800? Acredito que em termos de nome, eheim seria o mais confiável, apesar de ter vasão menor que os concorrentes e menos espaço pra mídia devido ao tamanho dele.

Muito obrigado pelas dicas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Miguel Rocha disse:

Entendi. Foi de grande ajuda as dicas!

Realmente o canister nesse momento pra mim fica difícil, principalmente pela questão financeira e também e não menos importante pela questão de espaço. Tenso em vista que aqui no Brasilum canister sairia mais que o dobro do valor de um filtro. E aí adicionaria a isso os kg de mídia que teriam que ser comprados.

Meu plano para um externo hang on seria: esponja, cerâmica, purigen. Acho que pela questão de espaço seria o ideal também. Não sei se caberia ainda Matrix. Seria interessante trocar a cerâmica por Matrix?

Tu conheces alguns dos modelos q citei de filtros hang on? O EHEIM liberty 200, OCEAN TECH 800 ou ATMAN hf800? Acredito que em termos de nome, eheim seria o mais confiável, apesar de ter vasão menor que os concorrentes e menos espaço pra mídia devido ao tamanho dele.

Muito obrigado pelas dicas!

Eu trocaria na hora as cerâmicas por matrix ou outra midia porosa. 
Em relação a esses filtros só conheço a Eheim no entanto se forem marcas fiáveis eu optava pelo de maior capacidade e com maior caudal.

Editado por corsamegane
Erro de escrita
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entendi. Então posso trabalhar com esponja-matrix-purigen. Fica bom?

Outra dúvida. Pra troca do filtro, é melhor utilizar ele em conjunto com o que tenho por algum tempo (quanto tempo) para desenvolver as bactérias?

Ou reaproveito as mídias do antigo e utilizo ele direto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel Rocha 

Se o filtro que queres comprar for mais potente,e maior,podes mudar do antigo todas as cerâmicas do velho para o novo,e retiravas o velho filtro,mas também podes deixares os dois a trabalharem em conjunto pelo   mínimo duas semanas.

Saudações   

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Buenas Álvaro!

Caso faça a passagem de toda a mídia de um filtro para o novo, mais potente, não terei problemas de desequilíbrio biológico? Realmente ficaria mais fácil pra mim que os dois filtros funcionando juntos.

Grato pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Não desde que coloca-ses todas as cerâmicas do velho,e ate podes acrescentares mais novas não vais teres problemas,não podes e ficar com as cerâmicas fora de água e o filtro parado muito tempo,se não as bactérias acabam por morrer com falta de oxigénio.

 

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Alvaro Silva disse:

Boas

Não desde que coloca-ses todas as cerâmicas do velho,e ate podes acrescentares mais novas não vais teres problemas,não podes e ficar com as cerâmicas fora de água e o filtro parado muito tempo,se não as bactérias acabam por morrer com falta de oxigénio.

 

Saudações  

Entendi. O que pensei foi em usar a filtragem mecânica (esponja) já no novo e pegar as cerâmicas e dividir em dois pacotes (um pra cada lado do filtro) e usar esse pacote com metade da cerâmica do aquário antigo e metade de seachem Matrix que comprei para o novo. Não teria problemas de misturar os dois no mesmo pacote? Além disso, ainda utilizaria a esponja do aquário antigo no novo, e finalizaria com purigen no fim da filtragem.

Ou seja, colocaria todas as mídias do antigo e ainda adicionaria Matrix e purigen. (O Matrix dividiria o pacote (ou bolsa para mídia) com a cerâmica do antigo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais