Doença ou ovos?


JRFerreira

Recommended Posts

Bom dia a todos,

 

Hoje de manhã fui "namorar" o meu aquário, e reparei que tinha estas pintas/ovos nas plantas e no íman de limpeza (tudo na mesma zona).

Não parece ser ovos de neritina pois estes são gelatinosos a volta.

https://imgur.com/a/srRuqVn

 

Como fauna tenho, corydoras, endler tiguer, néon chineses (não sei o nome técnico), colissas, Danio zebra de véu, neocaridinas, neritina.

 

Alguém tem alguma ideia do que são?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 31 minutos, JRFerreira disse:

....

Não parece ser ovos de neritina pois estes são gelatinosos a volta.

....

Como fauna tenho, corydoras, ......

...

Boas JRF,

Disseste tudo logo na primeira identificação de fauna 😉  ....são ovos de corydora, no entanto, poderás não ter grande sorte nas crias, ovos vais ter quase sempre.

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela resposta...

Porque motivo diz que não vou ter grande sorte? É difícil? 

Colocando os ovos dentro de um berçário, há mais hipóteses de correr bem ou não tem nada a ver?

 

Cumprimentos

Editado por JRFerreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não quis dizer que não vais conseguir, poderás conseguir, tudo depende do habitat que tem neste momento e possível fauna que coma os ovos, mas por norma em 100 ovos se tiveres umas 5 Crias já é bom

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, foi o que deduzi... 😕 

Bem, vou meter os ovos que estão no íman de limpeza  dentro do berçário...mal por mal, experimenta-se. Daqui a 7 dias logo se vê ...

Muito obrigado pela ajuda

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, no dia seguinte, os ovos que ficaram fora da maternidade,já lá não estavam... e os que meti na maternidade, apanharam fungos... já aprendi a lição...

Mas hoje deparei-me com isto nas plantas... Será caracóis? Parecem lapas...

 

DxkRKUJ.jpg

ci9rCGX.jpg

DG1e0xX.jpg

 

Alguém sabe o que é?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, não dá para perceber muito bem a foto mas parece-me que vais ter uma praga de caracóis dentro de pouco tempo ...
Adquiriste plantas recentemente? Se sim, possivelmente o problema veio daí...

Nota que são inofensivos mas isso é uma autêntica praga e difícil de erradicar.

Repito, não dá para ver bem a foto e posso estar equivocado

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não compro plantas para o aquário a mais de 6meses por isso não percebo de onde tenham vindo.

Após ver melhor, também me parece ser caracóis....para além do aspecto visual, prejudicam em alguma coisa na fauna/flora do aquário? 

t2Ydwf3.jpg

qgC4ziJ.jpg

qdTtybF.jpg

Já vi que se não der mta comida aos peixes, está "praga" controla-se correto?

Algum peixinho que "controle" isto?

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa praga não se controla, tens que retirar ao máximo tudo o que veres à mão e sempre que fizeres tpa verifica sempre as costas das folhas das plantas.

Essa praga não faz mal nenhum à fauna, às plantas não te consigo confirmar se os adultos as poderão mordiscar..... Lembro-me do aquário da minha irmã ter tantos mas tantos que tu vias a olho nu o substrato a mexer literalmente, ou seja, eram milhares deles no substrato.... Foi aquário para desmontar por completo pois já não havia nada a fazer...

Por isso te digo, sempre que vires um esmaga-o, retira-o, faz como quiseres mas não o deixes ficar no aquário

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não conheço mais nenhum a não ser as Anentome Helena (caracol assassino), se tiveres proteínas suficientes no aquário as anentome helena nunca tocarão nas neritinas, ou seja, enquanto houver a praga de caracóis as neritinas estão a salvo, mesmo que acabasse a praga, bastava comprares alimento específico para elas e o assunto ficava resolvido, digo isto por experiência própria pois durante anos criei as Anentome Helena, e também te posso adiantar que não são a solução para essa praga de caracóis infelizmente.....essa praga reproduz-se a uma velocidade tremenda.

Cumps,

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas JRFerreira

Esta e a minha opinião, os caracóis são uma ajuda preciosa no meio ambiente do aquário,eles comem detritos alimentares e pequenas algas,e não atacam as plantas com saúde,mas sim plantas que estejam velhas mortas,ou já podres,e claro que eles se podem reproduzirem em excesso se tiverem muito do que comer,para isso basta ter o cuidado de não exceder na comida que se dá aos peixes,em vez de se dar duas vezes comer em grande quantidade,e repartir em três ou quatro vezes em pequenas quantidades.

Os caracóis mais comuns que aparecem nos aquários são os Planorbis Corneus e as Physas,e os Melanoides Tuberculatus,qualquer destes não toca em plantas viçosas.

Eu nos meus aquários sempre tive,e digo não me incomodam nada,ate gosto deles,mas e como digo esta e a minha opinião.

Saudações

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Alvaro Silva obrigado pelo seu feedback.

Eu não gosto muito de mexer no ecosistema do aquário mas o meu receio é comecem a reproduzir até chegar a um ponto sem retorno. Daí ter questionado se havia algum peixe que ajudasse a "gerir" as coisas. Já li que os Barbos podem ajudar, mas tenho de ver onde posso arranjar um Zebra (ou outro de outro tipo que não cresça mais de 10cm) pois o meu aquário não é mt grande.

Já tinha lido sobre reduzir a quantidade de comida dava para "controlar" essa propagação.

Agora, a verdade é que não sei de onde surgiram, pois como disse anteriormente, não adicionei nenhuma planta nos últimos 6meses. Apenas adicionei uns red cherrys que comprei na Dream Shrimp a coisa de 3/4semanas, mas só ontem é que me começaram a aparecer.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas JRFerreira

Todos nos sabemos que a água e vida,sem ela não se vive,eu posso-te dizer que aqui algum tempo atrás apareceu-me no meu aquário uma espécie de Physa que se tornou muito grande ,eu andei a pesquisar mas em vão não cheguei a conclusão nenhuma, como apareceu,de um momento para o outro também desapareceu,agora pergunto de onde veio,e como veio,pois não sei dizer,uma vez que eu não adicionei planta nenhuma há muitos meses,nem nada a que ela pode-se vir agarrada.em pequena,ou em ovos.

Quem sabe que venha da água da própria torneira,pois nunca se vai ficar a saber,mas lá esta água e vida.

Saudações 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bem, hoje chegou o meu Botia Lohachata para ver se consigo controlar isto. Estão a crescer rapidamente, mas não crescem muito mais que isto. Não consigo identificar que caracol é. 

Alguém tem ideia do que é?

 

(P.S. - tambem tive de arranjar 2 Otocinclus affinis para me tratar das algas das plantas)

 

9lKRmBC.jpg

 

ufvtlJy.jpg

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas JRFerreira

A mim parece-me serem physas,mesmo aumentando a imagem fiquei com a ideia que era mesmo physas.

 

Saudações  

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, eu já tive em tempo uma praga de planorbis que resolvi com 3 botias. Mas não consigo perceber se são desses que tens, parecem-me diferentes.

Actualmente tenho outra praga mas de melanoides, e nestes nenhum peixe toca. Tenho tentado remover os maiores e o máximo que consigo à mão.

Eu sei que eles são inofensivos mas quando há um boom destes bichos mexe-me com os nervos.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais