Luz para aquário de 96L pode ser atrás?


Miguel Rocha

Recommended Posts

Olá amigos. Tenho a idéia de colocar plantas no aquário. Gostaria de saber se poderia colocar filamentos de led atrás do aquario ao inves de coloca em cima do aquário? pois gostaria de colocar as plantas na parte de trás dele, fazendo um 'fundo verde'. grato!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas crescem para o lado da luz... se a luz vier de trás é para lá que elas vão tentar virar as folhas e crescer.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 10/04/2020 at 03:56, Miguel Rocha disse:

..... Gostaria de saber se poderia colocar filamentos de led atrás do aquario ao inves de coloca em cima do aquário? pois gostaria de colocar as plantas na parte de trás dele, fazendo um 'fundo verde'. grato!

Boas Miguel,

Não vou contra a ideia, mas repara, se a luz vier de trás a parte mais bonita das plantas (folhagem) vai ficar de costas para ti.....e vindo a luz de trás terás menos luminosidade no aquario...não vejo lógica nisto até porque gostamos de ver qualquer aquário bem iluminado e para isto a luz terá de vir de cima, e que a folhagem tenha uma posição normal (para cima), ao colocares a luz na parte de trás vai criar demasiadas sombras no aquário em geral.

Podes sempre fazer o teste, retira a calha de cima e coloca-a na parte de trás e vê se o que vês te agrada 😉

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos, obrigado pelos esclarecimentos! Pensei na questão de colocar atrás pois no momento estou impo$$ibilitado de investir em luminárias, mas tenho como colocar alguns filetes de LED na base do armário onde fica o aquário, e a luz viria de trás. Mas acho que vou aguardar e iluminar bem o aquário primeiro. Mais uma vez, obrigado!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais