Montecarlo sem CO2


JoseCarlosMarques

Recommended Posts

Boas,

Montei um novo aquário há cerca de um mês, mas estou a usar um sistema de CO2 caseiro e neste momento é quase impossível encontrar a levedura que usava na mistura (Fermipan). O meu tapete de Montecarlo está quase completo, mas temo que, deixando de usar CO2, as plantas comecem a morrer. Deixo aqui duas questões, para quem me possa ajudar:

- É possivel substituir o Fermipan por levedura de padeiro normal... daquela que não é em pó?

- Parando o fluxo de CO2, a Montecarlo continuará a crescer?

Desde já agradeço todas as respostas.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem isso consigo arranjar, nesta altura. E compreende-se porquê. Há gente que prefere fazer o pão em casa do que sair à rua para ir comprá-lo.

Mas ensinaram-me o método para fazer fermento natural, apenas com farinha e água, e um site que ensina a desidratar o resultado, para depois triturar e guardar em pó. Suponho que seja mais ou menos isso o Fermipan que usava.

Quanto não vale ter o conhecimento da mãe que em pequena ajudava a avó dela a fazer o pão em casa... 🙂

De qualquer maneira, agradeço a sua resposta, Álvaro. Mais uma vez!

Se a coisa resultar (vai demorar mais ou menos uma semana a preparar), deixo aqui a receita.

 

Caraças... com tanto tempo de quarentena, qualquer dia dou por mim a fundir areia para fazer os vidros do meu novo aquário!

  • Haha 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

23 hours ago, JoseCarlosMarques said:

Caraças... com tanto tempo de quarentena, qualquer dia dou por mim a fundir areia para fazer os vidros do meu novo aquário!

😂😂😂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 08/04/2020 at 23:13, JoseCarlosMarques disse:
Nem isso consigo arranjar, nesta altura. E compreende-se porquê. Há gente que prefere fazer o pão em casa do que sair à rua para ir comprá-lo.
Mas ensinaram-me o método para fazer fermento natural, apenas com farinha e água, e um site que ensina a desidratar o resultado, para depois triturar e guardar em pó. Suponho que seja mais ou menos isso o Fermipan que usava.
Quanto não vale ter o conhecimento da mãe que em pequena ajudava a avó dela a fazer o pão em casa...
De qualquer maneira, agradeço a sua resposta, Álvaro. Mais uma vez!
Se a coisa resultar (vai demorar mais ou menos uma semana a preparar), deixo aqui a receita.
 
Caraças... com tanto tempo de quarentena, qualquer dia dou por mim a fundir areia para fazer os vidros do meu novo aquário!

 

Editado por André Cardoso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 08/04/2020 at 02:27, JoseCarlosMarques disse:

......

- Parando o fluxo de CO2, a Montecarlo continuará a crescer?

......

Boas José,

Falo por experiência própria, a montecarlo, com Co2 cresce mais rápido e fica mais compacta, sem o Co2 cresce muito lentamente, menos compacta e com folhagem mais pequena, tive 6 mêses sem Co2 (até me decidir desmontar o aqua) pois a montecarlo foi a planta mais resistente do aquario, nestes 6 mêses apenas fazia tpa's de 50%.

O meu conselho para quem não quer usar Co2 é "não façam isso!" 😂

Cumps,

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

A experiência com fermento caseiro não resultou... felizmente consegui encomendar pela internet um fermento desidratado que está a funcionar, e evitei ficar sem CO2 no aquário. É da marca Condi, e comprei-o em Celeiro.pt.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais