Oscar em aqua comunitario


Recommended Posts

Tenho um oscar com cerca 12 cms.

Foi o primeiro ciclideo que adquiri, e tem-se encarregado de devorara espadas, guppies, etc.

Agora colocase-me uma duvida.

Poderei colocar outros ciclideos?

Escalares não serão tambám devorados por este "bicho"?

Ou a solução será ter de me desfazer do óscar?

Deem-me sugestões, p.f.

Joaquim Ribeiro

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele vai comer todos os peixes que lhe couberem na boca... Bons companheiros tens varios, desde que também cresçam bastante e tenham os mesmos ideais de parametros (ph,temperatura,etc) não ha grandes problemas. Qual é o tamanho do teu aquario?

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sei de quem ja tenha tido discus com oscares, por exemplo, e o oscar seguia os discus para todo o lado. por acaso era pitoresco :?.

 

agora peixes pequenos com oscares n da mm

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho os meus com 2 plecos (+-20cm), mas já vi todo o tipo de peixes "grandes" juntamente com oscares... Desde que não lhes caiba na boca não ha grandes problemas. É questão de gostos e as nessecidades dos peixes serem identicas.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os pacus crescem muit e depressa esse aquario se tornava pequenino.

e que tal mais oscares e plecos?

 

 

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho num aqua de 200 litros um ócar tigre, um acará severo e um pleco comum. Os acarás grandes são muito boas opções visto que são grandes e bonitos e não se brigam muito se forem do mesmo tamanho. Os meus só abrem a boca um para o outros e abanam a cauda a modos que dão "chapadas". Um pleco é sempre uma boa escolha pois faz a manutenção dos restos de comida e é um peixe bonito. Caracinídeos não aconselho, porque por exemplo os pacus mesmo sendo grandes, são vegetarianos e não são territoriais. Mesmo grande, o pacu acabaria por levar porrada com força por parte de óscar.

 

cumps

 

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

apisto disse:

 

O ideal era plecos e/ou caracideos grandes (Piranhas ou Falsas piranhas por exemplo)  

_________________

 

Pôr Oscares com Piranhas....ora aí está uma rica ideia!!! Elas até se matam umas ás outras pá! Uma vez vi imagens de várias que tinham sido pescadas e espetadas em estacas e mesmo assim tentavam morder umas ás outras devido a cheirarem sangue!

tá certo que ouví uma vez de um colega daquí do forum que um amigo dele tria meia dúzia de Piranhas num aquário com um pleco com mais de 30cm mas tal coisa é quase como ter um peixe pequeno com um óscar....um desastre á espera de acontecer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

apisto disse:

 

O ideal era plecos e/ou caracideos grandes (Piranhas ou Falsas piranhas por exemplo)  

_________________

 

Pôr Oscares com Piranhas....ora aí está uma rica ideia!!! Elas até se matam umas ás outras pá! Uma vez vi imagens de várias que tinham sido pescadas e espetadas em estacas e mesmo assim tentavam morder umas ás outras devido a cheirarem sangue!

Errado... as piranhas que se fala aqui não são essas. Havia de ser giro um aquário com essas piranhas do amazonas, um tipo para fazer a manutenção tinha que calçar luvas de malha de aço :)

 

As piranhas que se fala são pacificas... chegam mesmo a levar pancada dos oscares :D

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O melhor companheiro para um Oscar é .......... outro oscar ( se for de sexo oposto ainda melhor.

 

Em relação as piranhas, há um membro do forum que mantem piranhas vermelhas (sim, daquelas do amazonas que mordem tudo e mais alguma coisa)., acho que ele é do Barreiro, mas não me lembra do user dele.

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nelson Oliveira

 

Estás errado, e não estás,existem piranhas herbivoras, mas o pacu é uma especie de piranha.

 

Vai aqui e vais ficar espantado com as variedades de piranhas que existem.

www.piranha-fury.com

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A histório do rapaz com Piranhas do Amazonas é quase um mito urbano  

 

é quase....mas conheço algumas pessoas que as têm, medrosas quando sozinhas, super eficientes em grupo, no aquário é igual.

 

O melhor para manteres com Oscares nesse aquário, são mesmo outros Oscares, compras uns quantos, deixas que se forme 1 casal, e depois vendes os restantes, nesse aquário não te aconselho a ter mais de 2 oscares.

Se quiseres outros ciclidios, tens Heros severum, Cichla(qualquer uma das especies), Crenicichlas, .......não convem pores nem Disccus nem escalares, levavam uma coça, e não ponhas ciclidios centro americanos, tipo texas, labiatum´s, citrinellum´s, ou trimaculatus, nesse aquario a luta podia ser até á morte, e as hipoteses do Oscar são poucas. Estou a falar de peixes adultos e do mesmo tamnho.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tive Piranhas vermelhas com o meu Tubarão negro(o meu avatar) elas tinham (duas) cerca de 8 cm e o Tubarão cerca de 18 cm e o que aconteceu foi ele "limpar" as duas, eu acho que o mito das Piranhas é exagterado pois só em condições de seca extrema e pouco alimento é que elas são "verdadeiras" piranhas.

Quanto aos oscares eu tenho sempre mantido oscares (procurem por fotos dos meus sff no forum) com big boys da América do sul (Jack dempseys, severum, Nigrofasciatus, etc. ) sempre com bons resultados

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Nome popular: Oscar

Nome científico: Astronotus ocellatus

Família: Cichlidae (Ciclídeos)

Origem: Brasil (Bacia Amazônica)

Sociabilidade: sozinho ou casal

Comportamento: agressivo (come peixes)

pH: 6.7

Temperatura: 26ºC

Tamanho adulto: 35.0cm

Tamanho do aquário: 250L

 

Já agora algumas contribuições de aquariofilistas brasileiros que achei boas e engraçadas:

 

O Apaiari, ou então Oscar, é um peixe de inúmeras finalidades. Para nós aquaristas, um belo peixe ornamental. Também serve para controlar populações de peixes, como tilápias, em tanques de psicultura. Alguns o criam só pelo sabor da carne (na minha opinião, muito boa, mas não vá sair assando o seu Oscar), e em 1951 foi implantado nos açúdes nordestinos como uma solução para a fome que até hoje assola a região.

 

Contribuído por David Cunha

 

 

Este é meu primeiro peixe e estou simplesmente apaixonado por ele. Dócil com o dono, vem comer na mão. Mas logo no começo, matou o acará que o acompanhava, já que o rapaz da loja disse que eles se dariam muito bem juntos...Acho que o Oscar não compartilhava o desejo do vendedor e não consigo imaginá-lo com outro peixe (vivo) dentro do aquário! Realmente se recupera facilmente de doenças.

 

Contribuído por Sergio Vitelli

 

 

Eu tambem tive um Oscar, é um peixe espetacular! Comprei-o com apenas 3cm, e consegui mantê-lo até aos 20cm. É sem dúvida, o peixe mais resistente e interessante que alguem pode ter! Quando tinha que lhe dar comida, ia ao campo apanhar pequenos animais para ele, (cheguei até a fazer criação de grilos). Mas não cresceu muito, pois estava num aquário de apenas 50cm, o que é bastante pequeno para um peixe desta envergadura.

 

Contribuído por João Rodrigues

 

 

O Oscar é sim um peixe agressivo, devido ao seu caráter de predador (peixes de mesmo ou maior porte podem permanecer junto desde que o Oscar não cresça muito). Uma dica interessante é no tocante a alimentação: carnes cruas, tipo fígado e coração bovinos são alegremente aceitas (além de seu valor nutritivo, o Oscar gosta e é uma ótima maneira de adestrá-lo a comer na mão). Deve-se observar que esse tipo de alimentação é complementar, e que em caso algum deve substituir a ração industrializada, que contém os nutrientes básicos para o desenvolvimento dos peixes.

 

Contribuído por Manoel Comar

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

 

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A histório do rapaz com Piranhas do Amazonas é quase um mito urbano :roll:

 

 

Já ouvi tantas histórias.... Ui :evil:

 

On Topic: Arranja outro Oscar como companhia. Seria o que eu faria.

 

 

Boas

 

tens que ir a loja aguaviva em lisboa eles la tem um cardume de 9 piranhas vermelhas

Abraço,

Duarte de Seabra Cancela Fonseca Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Pacu é herbivoro, e pertence a familia das piranhas.

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oscares com guppies? a minha primeira sugestão é a compra de um bom livro sobre perfis de cada especie, e uma visita prolongada a sites de aquariofilia..... desviaste uma corrida de F1 para dentro de um lar de velhinhos com deficiencia motora e auditiva :oops: quando meteste o oscar num aqua de guppies e espadas...os que ele não comer de uma vez, demora acerca de 1/2 hora a engulir...e a seguir vai comer mais....

vantagem, o teu Oscar vai crescer muito rapido help

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá, também vou entrar na conversa pois sou um apaixonado por óscares e por piranhas e por acaso tenho uma piranha da amazónia......Aliás, eram duas piranhas até que uma delas resolveu devorar a outra ainda não sei porquê( talvez por não as ter alimentado por um dia........).E pela experiência que tenho com os meus óscares, não me atrevi a misturá-los( óscares com piranhas)pois coisa boa não ia sair dali e tenho-os em aquários separados.Quanto ao juntar óscares com pacus, tenho um amigo que o fez e eles até se davam bem até que um dia o pacu arrancou os "lábios" ao óscar, por isso...........Um abraço a todos!

DEDÉ»»»18«««

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conheço bem essas piranhas, da águaviva, aliás bem demais, são todas selvagens e foram importadas, 16 da Venezuela.

 

Dedé, destas 16 piranhas de que falei, todas tinham cerca de 12 cm, e 3 delas foram devoradas nas primeiras noites, so sobrava a cabeça, até a espinha dorsal desaparecia, as que foram devoradas eram as mais fraquitas do grupo, notava-se bem.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais