Circulação Ideal: Aquário com 1.50mt


Recommended Posts

Olá a todos,

Tenho actualmente um aquário que fiz à medida, tendo as dimensões de 1.50x0.30x0.30mts.

O filtro que tenho (Fluval 307) que faz 1150L/H, ao chegar à outra ponta do aquário já perdeu muita da força e ainda tem que voltar para trás levando a que os nutrientes não estejam a bem distribuídos. Digo isto porque estou a ter dificuldades no crescimento do tapete (Eleocharis Mini).

Coloquei um skimmer (Eihem 350 na potencia mínima) na outra ponta para ajudar a fazer a circulação completa, mas na vossa opinião será melhor colocar o skimmer na horizontal junto a superfície (como esta na imagem) ou na vertical? e se a junção do filtro + skimmer não será muita circulação?

Penso que não se trata de fertilização, dado que coloco a cada TPA 10ppm de KNO3 e 1ppm de KHO2PO4, e nos restantes dias 15ml de Tropica Specialized, com 1 bolha por segundo de Co2. A iluminação, tenho duas Twinstar 600E a 10cm da superfície. As restantes plantas estão bem de crescimento.

Agradeço a vossa ajuda para entender qual a melhor forma de fazer a circulação da água de forma mais homogénea.

20200402-191846.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.
Não é uma medida de aquário muito comum mas até que gosto de ver assim!
Eu colocava o skimmer na vertical e deixava-o desse mesmo lado para ajudar na circulação da água e até na distribuição do Co2. Além de que na horizontal pode sugar mais facilmente algum vivo e não te ajuda na limpeza da superfície. 
Se continuares a verificar pouca circulação, não sei até que ponto não seria útil a colocação de outro filtro (menos potente do actual por exemplo).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 03/04/2020 at 17:34, Emejet disse:

Boas.
Não é uma medida de aquário muito comum mas até que gosto de ver assim!
Eu colocava o skimmer na vertical e deixava-o desse mesmo lado para ajudar na circulação da água e até na distribuição do Co2. Além de que na horizontal pode sugar mais facilmente algum vivo e não te ajuda na limpeza da superfície. 
Se continuares a verificar pouca circulação, não sei até que ponto não seria útil a colocação de outro filtro (menos potente do actual por exemplo).

Olá Emejet,

Neste momento troquei as posições do Outflow e o Skimmer (inverti).Percebi que a forma como o layout esta feito, pondo o Outflow mais para trás, ganho mais circulação, dado que o aquário é estreito e com a disposição das pedras, faz com que a agua que sai do filtro avance mais em vez de se espalhar. Do outro lado, pus o skimmer na vertical e no vidro da frente para complementar o circuito de circulação.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais