Dúvida aquário comunitário...


Recommended Posts

Boas. Tenho algumas dúvidas e agregado ajuda. 

--- Para um aquário de 85L, com um filtro SERA FIL 120, uma resistência SERA 100W, uma lampada florescente, pedrinhas naturais no fundo e sem plantas naturais ---

Neste momento está a fazer o ciclo de azoto. 

Gostaria de colocar para começar, um grupo de guppy e molly... E colocar cascudos ou limpa-vidros (não sei o nome certo) para ajudar a limpeza... 

1) Devo começar apenas com 4 guppys (3 fêmeas e 1 macho) e 4 Molly (3 fêmeas e 1 macho)?? 

2) O aquário está localizado longe da luz solar directa, mas na sala tem bastante claridade, contudo depois do sol se por apenas a luz do tecto, devo colocar a luz florescente ligada o dia todo?? Esta área ainda não pesquisei bem, não tenho bem noção do ciclo de horas de luz que devem ter.. 

3) Depois de uma semana ou duas, poderei já colocar os cascudos ou limpa vidros?? Se sim quantos devo colocar?? 

4) Mais tarde poderei acrescentar um grupo de néon xines, ou será que não se vão dar bem?? 

5) Deveria colocar plantas naturais antes da introdução dos peixes ou posso colocá-las mais tarde?? 

Para já só tenho essas, contudo aceito todas as dicas que poderem dar... 

Obrigado 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

1 hour ago, Guilherme Rosa said:

colocar cascudos ou limpa-vidros

Esse aquário não dá para cascudos (plecos) porque crescem muito. Para "limpa vidros" tens a opção de um pequeno grupo de ancistrus (mas atenção que eles ficam com 10 cm em adulto) ou ottocinclus. Qualquer deles implica sempre que haja vegetação no aquário.

 

1 hour ago, Guilherme Rosa said:

Devo começar apenas com 4 guppys (3 fêmeas e 1 macho) e 4 Molly (3 fêmeas e 1 macho)?? 

Dependendo da equipa de limpeza que escolheres é mais do que suficiente porque ambas as espécies vão se multiplicar que nem coelhos. Acho que assim também respondo à dúvida 4.

 

1 hour ago, Guilherme Rosa said:

Deveria colocar plantas naturais antes da introdução dos peixes ou posso colocá-las mais tarde??

Quanto mais cedo melhor porque vai ajudar a equilibrar a química do aquário.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Guilherme 

Bem vindo ao Fórum.

Plantas num aquário quanto mais melhore,podes por optar por plantas de baixa manutenção,as plantas ajudam e muito na biologia do sistema de vida do aquário.

Deves pensar muito bem a quando quereres colocares Guppys e Mollys,são peixes que procriam com muita facilidade e que depressa vai-te super lotar o aquário,acho que devias escolheres ou Guppys,ou Mollys,acho que os dois no mesmo aquário vai haver muitas crias.

O tempo de luz num aquário deve ser como na natureza,8 horas,agora a hora que queres ligar e depois desligares,deve ser sempre perfazer as 8 horas que faz a hora de o dia.

Saudações  

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a vocês que responderam.. 

Muito úteis as dicas e vou segui-las. 

Vou então optar por colocar já durante o ciclo se azoto as plantas.. 

Contudo acho que o substrato que tenho não é o mais indicado para o crescimento, deixo foto para me darem a vossa opinião,

----> Areão

E ja agora que plantas me recomendam para começar? 

Obrigado e continuação 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Marco Lopes disse:

Tenho areão igual no meu e está plantado tens é que optar por plantas de baixa manutenção. Olha aí abaixo:large.90561329_805769679909848_1898560275670368256_n.jpg

Top.. 

É mesmo isso, talvez coloque um pouco menos por ainda não saber bem como funciona o seu crescimento. 

Recomendam me algumas espécies de fácil manutenção e que se dêem bem com este tipo de areão? 

Assim já pesquiso melhor sobre as suas características... 

Já agora, qual a altura que o areão deve ter no fundo do aquário? 3 cm? 

Obrigado mais uma vez. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Guilherme

Tens muitas plantas de baixa manutenção,da uma olhada aqui,todas as plantas que tem o símbolo da folha verde são de baixa manutenção.

https://tropica.com/en/plants/

Saudações  

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 03/04/2020 at 20:39, Alvaro Silva disse:

Boas Guilherme

Tens muitas plantas de baixa manutenção,da uma olhada aqui,todas as plantas que tem o símbolo da folha verde são de baixa manutenção.

https://tropica.com/en/plants/

Saudações  

Obrigado 

Escolhi estas

 -Cryptocoryne Wendtii
-Anubias e Anubias Nana
-Samambaia de Java
-Amazonense

Penso serem indicadas para iniciantes... 

3 cm de de altura de área será suficiente? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, Alvaro Silva disse:

Boas

Sim entre 3cm ou 4cm na parte de traz do aquário,a descer para a frente,e 2cm há frente.

Saudações  

Obrigado mais uma vez... 

Tenho um outro tópico aqui criado que é sobre dúvidas sobre os parâmetros da água. 

Se alguém poder dar lá uma ajuda agradeço. 

Obrigado 

Continuação 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.