Ajuda no crescimento de plantas


taiko

Recommended Posts

Boas.

Ora, eu recentemente (há coisa de um mês) finalmente adquiria uma iluminária nova, que me andava a fazer muita falta pois a outra, DIY feita de LED's estava a dar as últimas.

Acabei por me fartar de ter fraca iluminação e investir uns trocos numa como deve de ser. E o resultado foi este menino.
Sei que há iluminações melhores mas pelo que andei a pesquisar esta tem uma boa relação qualidade/preço e dá bem para o que preciso. O meu aquário é de 200L (100 comprimento x 40 profundidade x 50 altura).

Esta breve introdução para dizer que ainda assim não tenho notado grande crescimento nas plantas (todas elas de tratamento fácil e tirando os fetos de java e anúbias, todas elas de crescimento rápido). Portanto, o meu palpite está na fertilização. Há muito tempo que não fertilizo. E agora como tenho a balança avariada encomendei outra que deve chegar para a próxima semana, talvez. Enquanto isso quero aproveitar para pedir uma ajuda sobre a mistura a fazer numa garrafa de 0,50l.

Fui pesquisar e acabei por dar com a calculadora do @Miguel Simões, a qual acho que dá imenso jeito, especialmente para quem não sabe muito de fertilização.
Ora, andei a jogar com as quantidades e por mais que mexa não consigo, para esta litragem, sequer atingir as quantidades mínimas recomendadas sem que surja um aviso de que tenho que ter mais água para a dissolução adequada dos ingredientes. Aqui está um print:

1p60P7i.png

Terei mesmo que ter uma garrafa maior? Ou consigo jogar com os valores de outra forma? Novamente, as plantas são todas de tratamento fácil. E não tenho nenhuma planta vermelha, por agora, daí não ter introduzido ferro.

Agradeço a ajuda de quem percebe mais disto. 😀

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Eu acho que consegui resolver esta questão. Vai dar para muito menos tempo (significando que tenho que fazer soluções em menos espaço de tempo, mas já dá para este tamanho de garrafa.

kuDVFGa.png

Estou só à espera da balança de precisão que encomendei (a antiga que tinha avariou) para poder fazer isto à precisão para depois começar a ver se as plantas gostam (e se ganham às algas que já estão a teimar em aparecer).

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas taiko,

Vamos por partes 😉

1. O aviso que te aparece é propositado, porque se não tiveres água suficiente para a dissolução, mesmo que os consigas dissolver através de água morna, parte dos sais voltam a cristalizar poucas horas depois....

2. Tu podes fazer uma solução desde que não seja para mais de 6 mêses, a partir daí os sais perdem a sua qualidade.

3. O teu aquário é de 200L, mas a coluna de água disponível não é essa, a litragem a ter em conta para fazer o fertilizante é sempre a água disponível que deve rondar +/- 160L digo eu.. (tens de ser tu a definir esse valor consoante o que tens dentro do aqua)

4. De onde vêm os teus sais? isto porque a % de ferro altera de sítio para sítio, se for puro as quantidades que tens na calculadora estão correctos, se o ferro (Edta) for de 13% como vendido na maior parte dos logistas terás de alterar a quantidade para obter o resultado de +/- 1ppm

Qualquer dúvida diz 😉

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Miguel.

1- Sim, claro. E tento respeitar as quantidades. 🙂

2- Nem quero para tanto tempo. A primeira solução servirá apenas como teste para ver como as plantas se comportam. Tenho noção que provavelmente terei que ajustar as quantidades consoante o que elas peçam.

3- Tens razão. Não levei isso em conta. Já fiz novamente com a litragem real. (print abaixo)

4- Os meus sais vêm da Soluções aquáticas. Não sei como é a composição.

KIplbPG.png

Achas que o fertilizante fica bom assim? Tenho noção que terei que fazer eventuais ajustes mas queria uma coisa já minimamente bem conseguida que me desse alguns resultados sem grandes desequilíbrios.

De momento não tenho o CO2 instalado mas vou instalar. Tenho a iluminaria que indiquei acima da Chihiros e só me ficam a faltar os fertilizantes.
E sei que há pessoal que gosta de seguir um método de fertilizar por excesso e depois fazer TPA's de 40/50%. Eu não quero fazer isso pois, para além de a água estar cara, acho um grande desperdício de água, pelo que prefiro ajustar para o que as plantas realmente precisam. 🙂

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não aconselharia esta fertilização sem Co2, ainda por cima com uma calha Chihiros que por norma são fortes...

Sobre as quantidades dos sais, na minha opinião subia um pouco os fosfatos para os 2ppm, pois este é o responsável pelo apetite das plantas mas convém não abusar, (eu aponto sempre para os 3.8ppm mas fazendo sempre tpa ao sábado e à quarta), de seguida e como conheço os sais da Solaqua a % de ferro é de 13%, logo deves apontar para 1ppm.

Alerto que para fertilizares isso sem Co2 pode ser um autênico buumm para o aparecimento de algas, o que podes aqui fazer é dares apenas 25ml até teres o Co2.......jogar sempre por baixo e estar sempre de olho fino nas folhas das plantas 😉

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, claro. Tenho cá tudo para instalar o CO2. Só me falta mesmo uma válvula anti-retorno.

Já estive a mexer com os valores e acaba sempre por aparecer o aviso de dissolução (experimentei com 500ml e também com 1500ml).

IO3sD3v.png1DOm5NO.png

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas taiko,

Uma questão, tu tens ácido ascórbico e surbato de potássio? é que se queres fazer um fertilizante tudo-em-um tens de ter estes dois sais senão vai haver reação entre os sais e não vais conseguir manter a estabilidade de conservação...

Eu faria da seguinte forma, não necessitas tanto de Nitratos e Magnésio visto que já tens na tua água da rede...de seguida, faria o ferro à parte.

Macros 1000ml   >   50ml (semanalmente)

Nitratos > 50gr
Fosfatos > 10gr
Cloreto de potássio > 27gr
Sulfato de potássio > 80gr
Magnésio > 50gr

À parte...

Micros 500ml   >   20ml (semanalmente)

Ferro > 35gr

Desta forma, se veres que tens necessidade de ferro podes aumentar este sem aumentar os macros e vice versa 😉

NOTA: eu não uso o Sulfato de potássio nas minhas receitas, daí teres mais alguma dificuldade na solubilidade dos sais, o que não quer dizer que não possas seguir com a tua receita mesmo que dê o aviso, a questão de eu colocar esse aviso foi devido a vários testes onde muitos dos sais voltavam a cristalizar passado algumas horas no fundo da garrafa, portanto no teu caso podes sempre arriscar visto a necessidade ser de apenas 245ml aos 1500ml estipulados......tens de ter o cuidado antes de fertilizar ver se os sais estão todos dissolvidos na garrafa, senão volta a mexer.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, se calhar o melhor é mesmo fazer à parte. Não me importo nada. 😀

De resto, isto é o que eu tenho:

NeRXwyD.jpg
 

Portanto, tenho tudo. 1Kg de cada. E ainda o ácido ascórbico e o surbato de potássio.
Já tinha lido qualquer coisa disso, que convém adicionar uma pequena quantidade de cada, uma para conservação e a outra para não haver reacção entre os sais. Mas que quantidades se deve usar, de cada?

Quanto à macros, acho que vou optar por uma garrafa de 500ml inicialmente pois tenho a certeza que os primeiros tempos vão ser uma experiência e então quero que dure menos tempo. Portanto...

Macros 500ml   >   50ml (semanalmente)

Nitratos > 25gr
Fosfatos > 5gr
Cloreto de potássio > 13gr
Sulfato de potássio > 40gr
Magnésio > 25gr

À parte...

Micros 500ml   >   20ml (semanalmente)

Ferro > 35gr

Achas que assim já está aceitável (para uma primeira instância, pelo menos)?

P.S: Nunca mais chega o raio da balança. Supostamente está previsto chegar até esta 5ª feira mas já começo a pensar que não vem mesmo. E já encomendei do UK em vez da China para demorar menos tempo. Afinal...

Editado por taiko
  • Votar + 1

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, taiko disse:

.......

Achas que assim já está aceitável (para uma primeira instância, pelo menos)?

Sim para começar, penso que estará dentro das necessidades, no entanto, no primeiro mês, doseia apenas 30ml Macros e 10 de micros, depois podes ir aumentando até ao que estipulaste.

No que toca ao ácido ascórbico e surbato de potássio, quando colocas os dados todos na aplicação clica em "Como administrar" e aparece-te lá as quantidades a misturar de cada, está tudo explicado nessa aplicação 😎.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nice, vou manter isso em mente.
E sim, está lá tudo o que é preciso saber. hehe

Se bem que não pretendo fazer TPA's tão grandes, mas pronto. Daí já estar a querer reduzir nas quantidades.

Obrigadão. Foste uma grande ajuda, tu e a tua aplicação. Agora é estar pela balança para colmaçar o ciclo. 🤣

  • Votar + 1

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Miguel Simões, desculpa lá a pergunta, mas recebi hoje a balança de que estava à espera e estou a ver que ela é um pouco inconstante. Exemplo: meto um lápis e tão depressa dá 3,7g como dá 3,8g (da primeira vez até me deu 3,6g).

Será que este erro à décima é importante?

EDIT: Experimentei com grãos de café e só a partir de um bons grãos é que lá deu um valor.

Editado por taiko

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia taiko,

Já tive esse problema com uma balança made in china , e tive de resolver da seguinte forma, a balança tinha dificuldades em pesagens leves, então coloquei um pequeno recipiente em cima e tirei a tara, assim já me dava valores sempre certos, faz o teste o diz alguma coisa.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, @Miguel Simões.

Estava aqui a fazer as misturas e apercebi-me de uma coisa...

Tenho kh2po4 (Fosfato monopotássico), mgso4.7h2o (Sulfato de magnésio), kno3 (Nitrato de potássio) e kcl (Cloreto de potássio).

Agora pergunto, como faço para obter as quantidades que quero de cada composto? Do Cloreto de potássio é fácil, visto que está num único pacote, mas como faço, por exemplo, com os nitratos, fosfatos, sulfato de potássio e magnésio? Agora fiquei confuso...

Já fiz a de ferro (micros), visto que está também numa única embalagem...

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia taiko,

Não sei se entendi bem a tua questão, colocas as gramas do composto que queres e tiras a tara ficando a zeros, colocas as gramas do próximo composto tiras a tara e por aí a diante...ou podes pesar um composto de cada vez e misturas tudo no fim...

Sempre que tens qualquer coisa na balança assim que tiras a tara volta a zeros, não interessa o números de vezes que usas a tara.

Diz alguma coisa, posso não ter entendido a tua questão.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 29 minutos, Miguel Simões disse:

Bom dia taiko,

Não sei se entendi bem a tua questão, colocas as gramas do composto que queres e tiras a tara ficando a zeros, colocas as gramas do próximo composto tiras a tara e por aí a diante...ou podes pesar um composto de cada vez e misturas tudo no fim...

Sempre que tens qualquer coisa na balança assim que tiras a tara volta a zeros, não interessa o números de vezes que usas a tara.

Diz alguma coisa, posso não ter entendido a tua questão.

Cumps,

Boas.

Não me expliquei bem. Por exemplo, preciso de juntar uma quantidade de nitratos e outra quantidade de sulfato de potássio. No entanto, tenho um único composto chamado nitrato de potássio. Como é que consigo ter as quantidades que quero de cada um se estão os dois no mesmo composto? Ou está aqui a escapar-me alguma coisa? Que composto corresponde a cada elemento que preciso?

Penso que agora fui mais explícito. Desculpa lá a ignorância mas é a primeira vez que faco isto. 😅

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, 

Sim agora percebi, como já tinha referido antes eu não uso o sulfato de potássio à parte (deixo ficar a zero na calculadora) por já fazer parte dos outros compostos.

K = Potássio
NO3 = Nitratos

Reajusta a receita sem esse composto.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Miguel Simões disse:

Boas, 

Sim agora percebi, como já tinha referido antes eu não uso o sulfato de potássio à parte (deixo ficar a zero na calculadora) por já fazer parte dos outros compostos.

K = Potássio
NO3 = Nitratos

Reajusta a receita sem esse composto.

Cumps,

Ah, ok. Então o que me estás a dizer é para ignorar simplesmente este composto visto que já vem misturado com 3 dos outros compostos, certo? Mas é preciso haver ajuste dos outros valores ou posso simplesmente tirar o sulfato de potássio?

E sim, agora que falas, realmente falaste neste composto antes. Por alguma razão, fiquei com a ideia que tinha falado no surbato de potássio. Lol

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto, refaz a receita na aplicação, vais ver que sem esse sal vais conseguir melhor solubilidade, ou seja, já não te vai aparecer aquela mensagem de aviso e vais conseguir a receita que pretendias inicialmente, faz lá e depois diz algo.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.
Era isso que precisava de saber. Já fiz a mistura com os valores todos menos o do Sulfato de Potássio. Fiz na mesma o que ferro à parte.

Pronto, agora vai ser começar a experimentar. 😀

Como não vou (ainda) ligar o CO2, vou dosear só metade por agora, como tinhas dito.

Já agora, follow-up question... Usas alguma coisa em especial para copo medidor ou vai a olhómetro?

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, taiko disse:

......

Já agora, follow-up question... Usas alguma coisa em especial para copo medidor ou vai a olhómetro?

Se a tua seringa for de 10ml por exemplo, dás 2 e meia 😛

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, taiko disse:

lol
E se não tiver seringa? 🤣

Vou ver se arranjo qualquer coisa. Não sei o quê, ainda, mas vou arranjar. 🤣

O peso do quilo é idêntico ao litro, usa a balança para te safares ! lol

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 27/04/2020 at 16:57, Miguel Simões disse:

O peso do quilo é idêntico ao litro, usa a balança para te safares ! lol

Cumps,

E foi isso mesmo que fiz. Não sei porque é que não me lembrei disso. hehe

Já fiz hoje a primeira fertilização (a meia carga de micros e macros, pois ainda não instalei o sistema de CO2). Vamos a ver. Penso que em 1 ou 2 semanas já se começará a ver algum resultado, mesmo que sem o acelerador (CO2) por agora. 😀

  • Votar + 1

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...
há 7 horas, Luis Rebelo disse:

Vou iniciar a fertilização com os sais. Como está a correr no teu caso? Dá para fazer sem o ácido ascórbico e o surbato de potássio?? Ou é mesmo necessário?

O surbato de potássio convém teres, a menos que faças uma solução que te dura mesmo muito pouco tempo. O surbato de potássio é, basicamente, um conservante. Serve para evitar que a solução ganhe bolor.
Já o ácido ascórbico serve para evitar a reacção entre o ferro e o potássio. Isto, geralmente, é apenas necessário se quiseres fazer uma solução "all-in-one" ou mesmo que tenhas em separado mas doseies as duas seguidas. Podes evitar o ácido ascórbico se deres as macros e micros em dias diferentes ou uma de manhã e outra à noite, por exemplo.

Eu optei por fazer tudo junto, agora. Antes fiz as duas em separado mas acho que dá mais trabalho. Mas pode-se fazer perfeitamente.

Editado por taiko

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais