Aquário "quadro vivo"


Raf

Recommended Posts

Boa noite, estou me a iniciar por estas áreas, apesar de ter um lago com kois e cometas já á uns anos, e a sorte não ser muita, vou montar agora um aquário 😉
O aquário como o próprio nome indica será uma espécie de quadro, ainda não sei bem no que me estou a meter, mas o material começa se a juntar...
A ideia principal é cortar uma parede que divide o corredor da entrada da casa, de uma sala, e ficar uma espécie de quadro virado para o corredor, e o restante na sala.
As medidas dele são 100x40x68, em vidro extra claro de 10mm.
A ideia será criar algo que pareça o mais natural possivel, e com o mínimo de acessórios á vista para tentar cumprir esse objectivo, para tal pedi o vidro com dois buracos no fundo, onde irei aplicar duas torneiras, uma para a saída de água para o filtro, e outra livre para alguma necessidade como TPA sem ter de andar a retirar por cima.

Pelo que me apercebi não existem muitos aquários com duas faces... Vai uma ajudinha? 😉

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite! Parece que tens um excelente projecto em mente. Não tenho grandes conselhos para te dar visto nunca ter construido nada alem de aquarios convêncionais. Posso garantir-te no entanto uma coisa,  a manutenção de um aquario  plantado é importantissima e imprescindivel. A ideia de fazer uma TPA sem molhar a manga para remexer/limpar/aspirar/podar parece-me (pessoalmente) meio utópica. Seria importante levar isso em consideração. Quanto ao resto, diria que o melhor será mesmo  veres aquarios/setups e veres o que preferes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite @kevin 69, não é bem uma questão de não molhar a manga, até porque não tenho problemas com isso, no lago tenho de ir todo lá para dentro para o limpar, e água nem sempre está á temperatura mais adequada 😅.
Foi apenas uma ideia que me pareceu conveniente, ter mais uma saída de água 😉
Quanto a plantas não conheço quase nada, e quanto aos setups tenho visto alguns, mas a maioria penso que não se adequa a um aquário com 85% do perímetro á vista...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, 68cm de altura é muito, que tipo de espécies queres manter? Para um aquascaping vais ver-te em dificuldades com as manutenções, por exemplo. Estou a achar muito de altura, sinceramente 😉

Aliás não se trata só de limpar, veste aflito para podar, a calha por muito boa que seja não vai chegar ao tapete como deve ser, etc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde @Vera Santos, como iluminação tenho duas barras de led de 1m com 27w cada. A escolha de 68cm foi com o objectivo de ter cerca de 60cm de água, e não se ver a linha de água do lado do corredor, mas sim apenas um "quadro". Quanto a espécies espero os vossos melhores conselhos 😉 Estava a pensar em algo como dicus e um cardume de cardinais, mas nada está decidido

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 49 minutos, Raf disse:

boa tarde @Vera Santos, como iluminação tenho duas barras de led de 1m com 27w cada. A escolha de 68cm foi com o objectivo de ter cerca de 60cm de água, e não se ver a linha de água do lado do corredor, mas sim apenas um "quadro". Quanto a espécies espero os vossos melhores conselhos 😉 Estava a pensar em algo como dicus e um cardume de cardinais, mas nada está decidido

Boas! A manutenção é importante sim, mas se chegas a todos os recantos está bom! Acabaste de colocar dois aspectos muito importantes, primeiro relativamente a iluminação. Duas barras de leds são suficientes para plantas não exigentes/faceis. Segundo no que toca a temperatura da água. Não sou nenhum expert em discus mas parece-me que precisam de águas a rondar os 28-30ºc. Acho que juntando estes requisitos a tua escolha de plantas fica consideravelmente reduzida. O que por um lado simplifica um pouco as coisas 😅. A nível de hardscape, deveria ficar a teu critério. Pessoalmente, acho que discus+madeiras fica sempre bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a chegar a todos os pontos ainda não sei, os vidros ainda estão por colar... já agora, existe por aqui algum "manual" da melhor forma de colar o aquário e qual o melhor produto?
Adquiri dois tubos de silicone para aquário, https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Pintura-e-drogaria/Isolamento-e-impermeabilizacao/Silicones/WPR_REF_13822340, alguém tem feedback? Ou existe algum melhor que dure mais anos sem ficar amarelado?

Editado por Raf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Bom hoje é dia de finalmente atualizar este tópico.

Finalmente o projeto arrancou, aqui ficam algumas fotos do desenvolvimento 😉

large.P7290686.JPG

large.116344399_312318579960580_6393391660919672649_n.jpg

large.116590472_570417653636901_2734613363048433852_n.jpg

 

large.P7290691.JPG

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, desejo-te toda a sorte para o projeto, mas deixo aqui uma questão... o buraco que fizeste na parede tem as dimensões do aquário? Como vais meter as mãos lá dentro quando ele estiver embutido!?!?!?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, JoseCarlosMarques disse:

Antes de mais, desejo-te toda a sorte para o projeto, mas deixo aqui uma questão... o buraco que fizeste na parede tem as dimensões do aquário? Como vais meter as mãos lá dentro quando ele estiver embutido!?!?!?

Bom dia, o aquário tem 40cm de profundidade, e a parede apenas 18. Tem o móvel de suporte, e para pôr os filtros e tudo o que é necessário á manutenção 😉

Mesmo assim não será a manutenção mais fácil, dado ter 68cm de profundidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 minutes ago, Raf said:

Bom dia, o aquário tem 40cm de profundidade, e a parede apenas 18. Tem o móvel de suporte, e para pôr os filtros e tudo o que é necessário á manutenção 😉

Mesmo assim não será a manutenção mais fácil, dado ter 68cm de profundidade

Ok. Ok. Por acaso achei estranha a diferença entre a largura da parede e a profundidade do aquário. É engenhosa, essa solução. Mas faça isso de forma a que fique agradável de ver dos dois lados, caso contrário a patroa vai estar a manda-lo remendar a parede em menos de duas semanas. Eheh. Fico à espera do resultado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

Ok. Ok. Por acaso achei estranha a diferença entre a largura da parede e a profundidade do aquário. É engenhosa, essa solução. Mas faça isso de forma a que fique agradável de ver dos dois lados, caso contrário a patroa vai estar a manda-lo remendar a parede em menos de duas semanas. Eheh. Fico à espera do resultado

A parte técnica da montagem penso que ficará bastante bem, o layout se ficar menos bem pode ser que alguém dê boas dicas aqui pelo fórum 😉

É que duas faces, mais 20cm de cada topo, é quase um 360, sem tubos á vista

Editado por Raf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Raf said:

A parte técnica da montagem penso que ficará bastante bem, o layout se ficar menos bem pode ser que alguém dê boas dicas aqui pelo fórum 😉

É que duas faces, mais 20cm de cada topo, é quase um 360, sem tubos á vista

Não é empreitada para quem não tem imaginação... lá isso é verdade. Quanto ao layout... faça como eu... comece com uma coisa simples e vá depois acrescentando 😉 . A coisa aprende-se também com a prática.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande projecto! A seguir atentamente. No que toca a plantas e para aproveitar a altura do aquário eu optava por echinodorus. Além de serem altas também são amazônicas o que permite maior integração com os discus.  Eu optava por umas raízes grandes de madeira colocadas a "cair" para dentro do aquário como se um ramo de uma árvore tivesse partido e estivesse pendurado. Um fundo de areia e umas pedras a compor o fundo e ficas com um quadro vivo lindíssimo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois as raízes eu também gostava, para ter uns musgos nelas a cair, mas não está fácil encontrar assim umas grandes. O fundo foi me aconselhado pela loja a meter em areia preta, porque os discus não são os maiores fãs de muita luz, e além disso é de manutenção mais fácil, não fica verde. Vamos ver se ainda vai hoje para o sítio 😉

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de mais um dia de trabalho, este é o desenvolvimento feito hoje 😉
Depois de uns retoques nas paredes penso que irá ficar melhor que novo 😉
Móvel aplicado no lugar certo, teste da moldura, e primeiro teste de água, ao que parece está estanque 😄

large.P8010693.JPGlarge.P8010697.JPGlarge.P8010700.JPGlarge.P8010701.JPG

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

13 hours ago, Raf said:

Depois de mais um dia de trabalho, este é o desenvolvimento feito hoje 😉
Depois de uns retoques nas paredes penso que irá ficar melhor que novo 😉
Móvel aplicado no lugar certo, teste da moldura, e primeiro teste de água, ao que parece está estanque 😄

Muito bem!!! Até agora, impecável! Quando precisar de fazer um novo móvel para o meu tanque, já sei a quem vou pedir umas dicas!
De qualquer forma, continuo a ver o problema da manutenção. Vais precisar de uma escada bastante alta, para chegares ao fundo do aquário...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

Muito bem!!! Até agora, impecável! Quando precisar de fazer um novo móvel para o meu tanque, já sei a quem vou pedir umas dicas!
De qualquer forma, continuo a ver o problema da manutenção. Vais precisar de uma escada bastante alta, para chegares ao fundo do aquário...

É verdade, eu tenho o braço relativamente comprido, e chega a todos os cantos, mas é preciso um bocadinho de equilíbrio. Mas se consegui limpar os vidros todos já com ele no sítio, a manutenção também se fará 😉

O móvel mandei os desenhos para quem me costuma fazer as mobílias e ficou assim impecável!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 hours ago, Raf said:

É verdade, eu tenho o braço relativamente comprido, e chega a todos os cantos, mas é preciso um bocadinho de equilíbrio. Mas se consegui limpar os vidros todos já com ele no sítio, a manutenção também se fará 😉

O móvel mandei os desenhos para quem me costuma fazer as mobílias e ficou assim impecável!

 

Boa. Ficou muito caro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Boa. Ficou muito caro?

Tem o móvel de suporte, a tampa, e a moldura do outro lado da parede, foi cerca de 600€

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, JoseCarlosMarques disse:

É o preço. Muito para mim, mas é o preço.

Compreendo, mas este além do móvel tem a tampa, e tem a moldura para o outro lado da parede. Também não achei lá muito barato mesmo assim...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

25 minutes ago, Raf said:

Compreendo, mas este além do móvel tem a tampa, e tem a moldura para o outro lado da parede. Também não achei lá muito barato mesmo assim...

Foi o que eu disse. É muito para mim, mas é o preço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boa noite, mais um vez atualizar o tópico, o tempo não tem sido muito entre férias e outras coisas.
Ainda muito básico, na minha opinião falta um grande tronco com musgo, e mais algumas plantas.
O termostato está visível devido a falha no externo 😞 , foi para a garantia...
Aqui ficam algumas fotos, espero que gostem, e opinem 😄

large.119511060_780246862806072_7985513742687918793_n.jpglarge.119562484_331583938062971_5262292745709816887_n.jpglarge.119485164_451906245700819_4754240499374672325_n.jpg

 

Já agora fica aqui tambem a foto á ultima medição dos parâmetros do aquário. O que vos parece? posso adicionar os discus ? *.*large.119524477_2827309524173313_6602933440617794040_n.jpglarge.119487212_966956720382340_6274614212416470138_n.jpg

Editado por Raf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.