Preciso de Ajuda- Parâmetros da água


Recommended Posts

Boas. 

Começei agora neste hobby e adquiri um aquário de 85L.. Água quente. 

Comecei hoje a fazer o ciclo da água. 

Irei colocar guppy e Molly's e um limpa vidros e um caracol. Para ja sem vegetação. 

A minha dúvida é se estes parâmetros estão correctos para o que pretendo:

Ph- 7
-------
Kh (Dureza Carbonatada) Quanto maior for o KH, maior é a capacidade do aquário manter o pH estável - 5dgh???? 
-------
Gh (dureza da água) - 5 a 12 dgh
-------
Cl (cloro) - menos de 1 mg
-------
No2 (nitritos) - menos de 0.1
-------
No3 (nitratos) - menos de 50
-------
Nh4 (amonio) - menos que 0.1
-------
Nh3 (amoníaco) - menos que 0.01

-------

Temperatura : 25°

 

Obrigado 

Editado por Guilherme Rosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que testes usa para conseguir saber Nh3 e Nh4 em separado?

Nitratos menos de 50 quer dizer o quê? Entre 30 e 50? Ou pode querer dizer que tem 10?

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Que testes usa para conseguir saber Nh3 e Nh4 em separado?

Nitratos menos de 50 quer dizer o quê? Entre 30 e 50? Ou pode querer dizer que tem 10?

Obrigado pela ajuda.. 

Olha, utilizo um kit teste marca sera de NH4/NH3 e para os outros utilizo um kit teste rápido marca sera de 6 em 1, ph, kh, gh, Cl2, No2 e No3... 

Pois não sei ao certo, pela minha pesquisa online encontrei que teria de ser menor a 50 apenas.. 

Assim como tenho dúvidas no valor do Kh

Por isso peço ajuda a quem tem mais experiência. 

Obrigado 

Editado por Guilherme Rosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os valores que obtens com o kit rápido, esquece-os... testes de fita são rápidos e bons para saberes, por exemplo, se tens Nitritos, mas para saberes o valor ao certo ou aproximado que tens, eskece. Com esses testes, se detectar tens e é básicamente só essa conclusão que podes tirar.

Se queres saber mais ou menos os valores que tens deves utilizar testes com reagentes líquidos, que apesar de também não te darem valores 100% certos (quase nenhum teste caseiro que possas comprar tem precisão suficientemente boa para isso), sempre te dão valores muito mais aproximados da realidade do que os testes de fita.

  • Votar + 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Guilherme Rosa disse:

Ok percebi, os de fita não são viáveis... 

Vou procurar desses testes. 

Contudo, aqueles parâmetros que coloquei estão correctos??

O que posso retirar desses valores com esses testes é que não há nada fora do normal.

Os testes essenciais são NH3/4 (que já tem), NO2, NO3 e Ph. Eu geralmente aconselho o Kit de testes da API, que normalmente fica mais barato que comprar os testes individualmente.

  • Obrigado(a) 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Guilherme Rosa disse:

OK obrigado.. 

Esse teste de nh3/4 dá valores separados ou juntos?

Se for juntos,.. Não é importante saber o valor do Nh3 e nh4 separadamente?

Quando o teste diz NH3/4 é porque mede o total de Amónia (NH3 + NH4). Um deles é muito mais tóxico que o outro (não me recordo qual agora), a formação de um  em detrimento do outro penso que depende do Ph da água (Ph baixo gera mais da forma menos tóxica), mas queremos sempre manter os 2 o mais perto de zero possível, daí não ser necessário ter os testes em separado.

Tendo em separado pode usar esses na mesma.

  • Obrigado(a) 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sugestão:

 

Cicla o aquário durante 4 semanas antes de introdução de peixes.

Plantas são essenciais. Para viviparos sugiro musgo de Java.

Coloca rochas calcárias.

Muda água mensalmente 20%.

Limpa filtros aquando da mudança de água.

Bom filtro, plantas (musgo para abrigo das crias), mudança parcial de água mensal, respeita regra de 1cm de peixe por litro máximo (recomendo 2cm por litro em viviparos), pedras calcárias. E é isto.

 

Boa sorte!

Enjoy!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.. 

Ao ler várias coisas no fórum fiquei com a ideia que não se deve colocar rochas calcárias no aquário.. 

On 12/04/2020 at 15:18, AACC disse:

Sugestão:

 

Cicla o aquário durante 4 semanas antes de introdução de peixes.

Plantas são essenciais. Para viviparos sugiro musgo de Java.

Coloca rochas calcárias.

Muda água mensalmente 20%.

Limpa filtros aquando da mudança de água.

Bom filtro, plantas (musgo para abrigo das crias), mudança parcial de água mensal, respeita regra de 1cm de peixe por litro máximo (recomendo 2cm por litro em viviparos), pedras calcárias. E é isto.

 

Boa sorte!

Enjoy!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Guilherme Rosa

E não se deve colocar pedras calcarias,a não ser que seijam peixes dos lagos de Africa, o que eu penso que o AACC quis dizer e que os Guppys e as Mollys,gostam mais de água alcalinas,mas hoje em dia a maioria dos peixes que se vendem são criados em cativeiro e estão habituados a ph muito diverso.

Saudações  

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os vivíparos, em geral, preferem águas duras e ligeiramente alcalinas.

Uma rocha calcária, de boa qualidade (não falo de giz...) e de dimensão adquada ao volume de àgua do aquário é benefíca ao equilibrio, e estabilidade, da quimíca da àgua em aquarios de viviparos.

Acima de tudo, o mais importante, para qualquer especie de peixes, é uma estabilidade quimica do ecosistema. Tudo o que contribua para essa estabilidade, é benefico.

Apenas uma sugestão.

Cumprimentos.  

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Guilherme

Eu continuo a dizer que não coloques pedras calcarias,além disso ate já tens o PH  a 7/7,5 o que para Guppys e Mollys ate esta bom,agora para esse ph estar a sim e porque já terás dentro do aquário alguma coisa a provocar esse PH.

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois e,pode muito bem ser isso,só há uma maneira de saberes,e retirares esse tronco de resina por uns dias e depois veres como ficam as coisas,deves colocares mais plantas nesse aquário só faz e bem,e podes colocar um tronco de madeira em vez desse de resina.

 

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim irei colocar mais plantas, até à uns dias atrás tinha pouca iluminação e as que coloquei estavam a perder a cor e a morrer algumas folhas, entretanto arranjei nova iluminação e micro fertilizantes e potássio.. Estou a aguardar que elas arrebitem para colocar mais. 

Penso que com esta nova iluminação e fertilização irão voltar a ficar com cor viva. 

Estou também a tentar arranjar um tronco bom para colocar e substituir esse de resina mas não tem sido tarefa fácil contudo penso que encontrei. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.