Ph que se eleva mesmo com buffers


João Caputo

Recommended Posts

Boa noite. Tenho uma dúvida que está me esquentando a cabeça já há alguns dias. 

Tentei pesquisar no fórum, mas como os termos do meu problema são muito genéricos e o problema muito específico acabei não encontrando um resultado satisfatório da busca.

Tenho um plantado de 192 litros, com sump lateral e alguns tetras (mato grosso, tetra negro, glowlight, rodostomus e neon), além de um ramireze e quatro otocinclus. Temperatura em 27C°

O meu problema é que meu ph sobe constantemente e em pouco tempo. Tenho dosado alcaline buffer e acid buffer sempre mirando em um ph um pouco abaixo do meu desejado, que é 6.8 e mesmo assim em poucas horas ele se eleva para 7.2, chegando até mesmo a 7.5. Além do ph, miro em um KH de 1 apenas. 

Já perdi 3 otos.

Não injeto CO2. Uso apenas carbono líquido da mbreda. Já fiz duas tpa's de 50% esta semana e não resolveu meu problema. No aquário não há nada que possa estar alcalinizando a água. 

Li sobre descalsificação biogênica, e parece fazer sentido, mas o ph continua a subir mesmo quando o kh zera. Alguém pode me sugerir uma solução?

Um abraço. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deve ter substrato ou pedras ou alguma coisa que estão a fazer subir o ph.

Aconselho a deixar os buffers. Mais vale um Ph mais alto e constante do que variações dessas.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode tirar água da torneira para um copo e testar o Ph da água do copo logo a seguir e novamente depois de umas horas para ver se há diferença. 

A dureza (GH) da água no aquário mantém-se constante?

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz este teste há uns dias. O ph da torneira sobe um pouco.

No aquario adureza gh está em 3 ou 4. Kh em 1 ou 2. 

Ontem fiz uma tpa com água deionizada. Regulei as dosagens para ph 6.8, gh 3, kh 1. Ao fim da tpa ph estava correto. Hoje pela manhã foi a 7.5. amônia e nitrito zero. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.