Ajuda...por favor...obrigada


ardnas

Recommended Posts

Bom dia.

Antes de mais obrigada por me aceitarem neste forum.

Então é assim.

Filtro eheim ecco pro 200 debita 600l/h

Tenho um aquario juwel rio 180

Com tronco aranha ( foi me vendido com este nome)

1 Pedra branca, 1 pedra vermelha 

Plantas:limnuphila( que cresceram muito) e anubia nana

Temperatura: 26

Ph:7.2   co2:0  kh:20  gh:>14 >250

No2:0  No3: 10

Iluminação led 6h/dia

Fauna: 5 corys albinos, 4 nariz de bêbado, 15 neons, 5 guppys ( 2 machos e 3 femeas) 2 ottoscinclus e 2 ancistrus gold

Então; tenho o aquario faz 3 meses tudo super bem peixes divertidos, muita vida no aquario, nasceram alevinos de guppys que separei 7 para os ver crescer, sempre fiz pra semanal.

Há 1 semana e dois dias fiz o teste e vi que tinha os nitritos no2 muito altos, entao fiz tpa diária de 30% coloquei bio nitrivec, aquatan e toxivec, nas medidas da bula.

Consegui desde á dois dias que tenho os parâmetros regulados, mas o problema é que noto os 5 corydoras parados no fundo ( juntos)

E so se mexem para comer e dão aquele apres para vir á superfície e depois voltam para o fundo paradas.

Guppys estao a boiar ( literalmente) na superfície sem respiração ofegante e um macho está pousado no fundo 😑

Os ottos nem os vejo😑 sempre escondidos.

Um tetra nariz de bêbado separou se do grupo e a nada e dp para e vai com a corrente.😑 

Nenhum tem pintas brancas, so estao letárgicos ou na superfície ou no fundo.

Não queria ter baixas no aquário, mas nao sei o que fazer para voltar a ter a vida activa no meu aquario... 

Ah. Sim deixei o aquario fazer o ciclo do azoto e so inseri os peixes depois de testar a qualidade da água na loja.

Muito obrigada de avanço pela respostas 

( nao consigo inserir imagens nem videos)

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá... os peixes parados normalmente tem a ver com a agua, esse filtro é super curto para esse aqua e leva poucas ceramicas para esse volume e quantidade de peixes! Nao sei como os ottos estão vivos,saomuito sensíveis, muito estranho...

Os guppy Não deviam estar juntos com os outros

As pedras, a branca, se calhar está a levantar o ph

Para esse aqua precisas dum filtro maior e mais potente, um eheim classic 2217 pelo menos, ou um pro4+600. Ou outro, aponta para mais de 1000l/h no minimo

Precisas de encher o filtro com cerâmicas e tirar as esponjas todas enquanto não fazes o upgrade para ver se salvas os peixes, seachem matrix por exemplo

A temperatura também está para o alto, mas nao deve ser disso, podes pôr em 23°

E tpa semanal de 50% como rotina, mas entretanto podes fazer 2 por semana de 30 ou 40%, importante ter a agua à mesma temperatura aproximadamente. Aproveita para aspirar o substrato

E por fim limpeza do filtro: esponjas na torneira, cerâmicas com agua do aquario.

Acho q o problema é o suporte biologico: falta de cerâmicas e caudal, filtro pequeno, e possivelmente excesso de comida também...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

Obrigada  buedamau pela resposta.

Quanto ao filtro vou tentar procurar e trocar, esqueci de dizer que para além do filtro externo da eheim que mencionei tambem tenho o filtro que ja vinha com o aquário. Filtro interno.

 

Então já de urgência ( visto nao poder comprar o filtro nem mais cerâmicas por causa da quarentena que o país está sujeito) 😞

tenho de trocar a agua de 2 em 2 dias pondo os produtos que mencionei em cima?

Limpar ja os filtros? 

Tirar a pedra Branca?

Baixar um grau na temperatura por semana ( para nao ser brusca a mudança)

E quanto as plantas é melhor cortar para nao ter muitas?

Obrigada

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ardnas

Esta tudo dito pelo buedamau, de facto tens que pensar seriamente num novo filtro.

Para colocares fotos vê aqui:  

Sobe um pouco o inflow para a sim fazer melhor as trocas casosas e mais ar.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

large.Screenshot_20200321-232343.pnglarge.Screenshot_20200321-232138.pnglarge.Screenshot_20200321-232103.pnglarge.1584829530296123705898.jpgeste é o meu aquario....

Se as vezes tiverem opiniões , ou algum comentário que mudariam. Aceito 😉.

Quanto ao filtro, ja o estive a ver... dúvida...

Como troco de Filtro? Tenho de fazer novamente o ciclo do azoto para que as mídias biológicas fiquem com boas bactérias??? Vomo faço a troca??? 

Obrigada

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola, as plantas estão bem bonitas e sem algas, muito bem! Quanto mais e mais variedade melhor, os peixes agradecem. Vais podando e espalhando as podas ai pelo aquario... As pedras tiras tiras e deitas umas gotas de limao ou vinagre, se reagir sao calcarias e tiras do aqua, se nao prendes la essa anubia q tens no chao e volta para o aqua. Para baixar a temperatura é so mexer no termo, que agua baixa lentamente, nao precisas baixar 1 grau por semana, sem problemas. As cerâmicas sao essenciais, o out do filtro ao nivel da linha de agua como disse o alvaro, lavas as esponjas bem e ja esta,podes deixar as ceramicas e 1 la filtrante no filtro e as esponjas na biobox para já ( lava com frequencia e cuidado para nao deixares cair muito lixo no aqua) nao te esquecas que ceramicas so podes lavar com agua do aquario e nao deixes muito tempo fora de agua para as bacteriss nao morrerem. E cuidado na comida, da muito pouca uma vez que deves estar com problemas de amonia para os peixes estarem letargicos como dizes. Forca nisso, com o tempo vai ficar saudavel e bem bonito!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

large.20200401_174803.jpglarge.20200401_174829.jpglarge.20200401_174841.jpgOlá boa tarde. 

Vim agradecer mais uma vez pela ajuda.

Infelizmente perdi alguma da minha fauna 😓

Segui os conselhos e acabei de instalar o novo filtro eheim pro 4+ 600 com as mídias antigas junto com as novas.

Perguntas ( claro 🤦‍♀️)

1.Os tubos de saída e de aspiração, qual a melhor maneira de os colocar? Assim como na foto? É que a mangueira nao é suficiente para chegar á outra ponta do aquario... 

2.O filtro faz muita corrente ( mesmo muita ao ponto de arrastar os peixes ) axei que fizesse mal tanta corrente que a solução para cortar a corrente foi tirar a rolha da ponta do tubo. E colocar dentro de água, espero nao tirar oxigenação á água!...

3.O filtro tras uma rodinha para para aumentar ou diminuir o volume de água ( nao consigo perceber) 

Será que quer dizer se rodar para o máximo o filtro debita os 1250l/h ? E se for no mínimo é metade??? Então tem de estar sempre no máximo?

 

4. Os meus peixinhos começaram ao morrerem alem de letárgicos reparei k tinham as barbatanas estranhas encomendei na net esha 2000 para tratar a doença apodrecimento das barbatanas. Nunca usei rezo para que resulte. 

Por último retirei a rocha branca e tirei a anubia do chão e coloquei a no tronco, está cada vez maior.

Muito obrigada 

Cumps

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ardnas

O inflow e o outflow devem ficar no mesmo lado,como tu tens na 2 foto,a sim esta bem.

Como eu nunca tive esse filtro,se bem que sempre tive os Eheim,mas não desses,o que eu tenho e o 2217 Eheim, mas tu dizes que tem muita corrente,e a sim ,sobes um pouco a flauta de forma que a saída da água faça mexer a superfície da água e a sim faz a oxigenação da água,não feches a saída da água estas a forçar o filtro.

Ter corrente não mata os peixes,eles tem sempre algum sitio onde podem ficar mais calmos.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que tens essa roda mal, reconfirma no manual, mas isso tem de estar para o lado esquerdo! Isso e o extender do filtro, para poderes prolongar a manutenção em caso de "emergência", e assim esta tipo em bypass. Podes controlar a potencia com essa patilha que serve também para fechar totalmente as torneiras. Sinceramente, eu nao o faria.... Tenho um aquario de 1 m com um filtro igual, e esta perfeito. Eu acho que os peixes gostam disso, cada vez que meto o meu Skim da Eheim a funcionar, os peixes nao saem da corrente...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 35 minutos, PMarinho disse:

Atenção que tens essa roda mal, reconfirma no manual, mas isso tem de estar para o lado esquerdo! Isso e o extender do filtro, para poderes prolongar a manutenção em caso de "emergência", e assim esta tipo em bypass. Podes controlar a potencia com essa patilha que serve também para fechar totalmente as torneiras. Sinceramente, eu nao o faria.... Tenho um aquario de 1 m com um filtro igual, e esta perfeito. Eu acho que os peixes gostam disso, cada vez que meto o meu Skim da Eheim a funcionar, os peixes nao saem da corrente...

Ola boa noite.

Obrigada pela resposta.

Desculpe mas podia  por favor dizer o que disse mas por outras palavras. Não persebi o que quis dizer com  os termos tecnicos 🤦‍♀️

Como

" Isso e o extender do filtro, para poderes prolongar a manutenção em caso de "emergência", e assim esta tipo em bypass."

"cada vez que meto o meu Skim da Eheim a funcionar,"

Já corrigi a corrente com ajuda da patilha,  assim pude levantar o inflow para fazer cascata para oxigenar a agua. ( agradecida)

Eu bem li o manual mas ..... mto complicado e nao fala nada ( axo eu) da rodinha, entao pensei que tivesse a utilização de filtrar l/h mínimo e máximo. 

É verdade que o tenho desde á 4 dias e a agua tem mtas partículas e sujidade, pensei que com um filtro mais forte como este que resultava melhor.. devo ser eu o defeito

Obrigada se me puder ajudar. 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui tens um video a explicar como funciona:

https://eheimsupport.com/eheim-pro4plus-canister-filter

Mas basicamente a filtragem mecanica fica em bypass, ou seja, e normal que vejas essas particulas pois o filtro não as agarra. Vira a roda para a esquerda e notas a diferenca de certeza.

Quanto ao Skim procura por Eheim Skim 350 no youtube ou assim para veres do que falo. Basicamente e algo que te limpa a superficie da agua. Aquilo tem uma saida onde faz corrente, sempre que o ligo, os peixes vao para la "curtir" a corrente!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, PMarinho disse:

Aqui tens um video a explicar como funciona:

https://eheimsupport.com/eheim-pro4plus-canister-filter

Mas basicamente a filtragem mecanica fica em bypass, ou seja, e normal que vejas essas particulas pois o filtro não as agarra. Vira a roda para a esquerda e notas a diferenca de certeza.

Quanto ao Skim procura por Eheim Skim 350 no youtube ou assim para veres do que falo. Basicamente e algo que te limpa a superficie da agua. Aquilo tem uma saida onde faz corrente, sempre que o ligo, os peixes vao para la "curtir" a corrente!

Ahhh!!!!! 🤦‍♀️🤦‍♀️🤦‍♀️

Axo que persebi, eu com o botão rodado para o lado direito estava a usar o filtro a meio "gás ".

Axa que assim está melhor? 

De quanto em quanto tempo limpa o filtro? Eu pensei k seria de semana a semana, mas após ver os vídeos axo k nao... 

Quanto ao skim, axo se calhar nao ser necessário ( por enquanto) porque no outro lado do aquario tenho um filtro inflow juwel que ja vem colado no aquario e a aspiração é feita pela superfície. 

Muito obrigada mesmo pela chamada de atenção, nunca ia la chegar sosinha.large.20200402_230939.jpglarge.20200402_230955.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes  reduzir o caudal colocando a patilha no meio, vais notar logo a diferença. Quanto ao regulador do extender (essa roda do lado direito) deve estar no mínimo ( roda no sentido contrário ao relógio) para obrigar a agua que entra  no filtro a descer ate ao fundo e voltar passando pelos cestos. Não sei o que  tens ai dentro dos cestos mas deves colocar no cesto de baixo as esponjas para reter a porcaria, dspois nos cestos seguintes coloca as materias filtrantes biológicas, há umas melhores do que outras. 

Não sei se viste este vídeo antes mas deixo aqui para perceberes a melhor  maneira de colocar os materiais. 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Tozé Nunes disse:

Podes  reduzir o caudal colocando a patilha no meio, vais notar logo a diferença. Quanto ao regulador do extender (essa roda do lado direito) deve estar no mínimo ( roda no sentido contrário ao relógio) para obrigar a agua que entra  no filtro a descer ate ao fundo e voltar passando pelos cestos. Não sei o que  tens ai dentro dos cestos mas deves colocar no cesto de baixo as esponjas para reter a porcaria, dspois nos cestos seguintes coloca as materias filtrantes biológicas, há umas melhores do que outras. 

Não sei se viste este vídeo antes mas deixo aqui para perceberes a melhor  maneira de colocar os materiais. 

 

 

Boa noite.

Sim fiz isso pus a partilha a meio assim como nas fotos em cima, nao sei se viu.

Quanto aos cestos coloquei os na ordem que vinham , como o Sr do vídeo = igual....

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma coisa estranha e nao sei se tem algum fundamento, mas desde que instalei este filtro as minhas plantas nao estao tao verdes como antes.... estão ou a morrer 🤔 ou castanhas com algas 🤔

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falei do filtro e esqueci-me de falar sobre as mortes... falha minha. 

O que eu acho que  pode ter acontecido foi que sendo um ecosistema novo ainda não  estava suficientemente maturado e deve ter havido pico de nitritos por isso mesmo. 

Deves manter as trocas de agua semanais de 30% cim reposição de água nova com acondicionador que retira cloro e metais  pesados.

1 minute ago, ardnas said:

.. estão ou a morrer 🤔 ou castanhas com algas 🤔

Serão algas castanhas filamentosas ? Isso aparece normalmente em aquários a ciclar, ou seja, o filtro está a ajudar, basta ires  mantendo as trocas de água que isso vai ao sítio 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá bom dia a todos.

Desde ja queria dizer é agradecer as opiniao e correções feitas ao meu filtro externo.

Nunca mais tive nenhuma baixa na totalidade da minha fauna. Top obrigada

Uma das minhas anubia ganhou flor, por outro lado o resto das plantas e rochas estão carregadas de algas castanhas!!! Parecem  estar com ferrugem 😓

Juntei 1 Espadinha macho e 2 fêmeas,( o macho é super agressivo, uma fêmea chega até a se esconder dele)

Só queria mesmo perguntar se possível de quanto em quanto tempo tenho de limpar este novo filtro Esterno? 

E ele não vem com carvão, devo comprar? 

Obrigada 

Cumps 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A limpeza e algo complicado de dizer.... Eu vou vendo como esta o caudal e tal, mas digo que o devo ter limpo 1 vez por mes... De uma das vezes precisava mesmo, pois foi quando tive o problema das algas, e quando o filtro UV as matou, o filtro ficou imundo. Da outra vez que limpei, posso dizer que nao era necessario. Carvao no filtro nao e necessaio, normalmente so se usa para retirar medicacao da agua.

Quanto as algas castanhas, mete uma foto para ver, como sao, mas creio que uns camaroes te tratavam disso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

large.20200427_132623.jpglarge.20200427_132630.jpglarge.20200427_132646.jpglarge.20200427_132741.jpg

há 28 minutos, PMarinho disse:

A limpeza e algo complicado de dizer.... Eu vou vendo como esta o caudal e tal, mas digo que o devo ter limpo 1 vez por mes... De uma das vezes precisava mesmo, pois foi quando tive o problema das algas, e quando o filtro UV as matou, o filtro ficou imundo. Da outra vez que limpei, posso dizer que nao era necessario. Carvao no filtro nao e necessaio, normalmente so se usa para retirar medicacao da agua.

Quanto as algas castanhas, mete uma foto para ver, como sao, mas creio que uns camaroes te tratavam disso...

Aqui estão as algas que falo... na parte de trás e pedra com uma escova tiro o mais que posso mas nas plantas.... está uma desgraça.

Quanto ao caudal do filtro , está normal....

Mas ja faz um mês que o tenho é ainda não o limpei...

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas algas como te digo tenta colocar uns camaroes que sao capazes de ajudar nisso, e sao bastante uteis para controlar detritos.

Mas olha que essa ultima planta, parece-me que alem de algas, tens alguma carencia de nutrientes, pois nao acho que seja normal a planta estar meio branca/amarela no topo!

Creio que algures a um topico com a descricao da carencia de nutrientes nas plantas. Mas talvez alguem mais entendido possa ajudar nessa duvida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.