Possível problema no aquário


Tiago Guerra

Recommended Posts

Boa noite,

Venho vos pedir ajuda, pois penso que tenho um problema no meu aquário, e antes que seja tarde de mais, queria tentar perceber o que é e como resolver.

Como disse no post inicial, sou "novato" nestas coisas e espero não estar a cometer algum erro que possa estar a causar isto. De à uns tempos para cá comecei a notar que está a crescer algo dentro do aquário, que penso serem algas, e que além de ficar feio tenho medo que possa desenvolver doenças / pragas.

 

nV6ug17h.jpg

LI4p7es.jpg

CtdsW1f.jpg

 

Além disso, penso que posso estar a ter algum problema de algas, pois começo a notar que o aquário estar a ganhar o "verdete" em demasiado e começo a perder o controlo. Noto que as pedras vulcânicas estão a ficar verdes e a gravilha que outrora foi branca começa a ganhar a cor verde (nem é o "castanho de sujidade)...

6Rwxweq.jpg

igrL6am.jpg

Além deste problema, penso que também tenho alguma praga no aquário, pois começaram a aparecer coisas brancas espalhadas pelo aquário, quer nas pedras vulcânicas, quer na biobox. Parecem ser tipo conchas mas que penso ser uma praga.

FgtLJ4f.jpg

 

Em termos de peixes, é um aquário comunitário com Corydoras, Plecostomus Leopardo, Barbos Cereja, Colisa Cobalto, Neons Tetra, Guppy e Danio Zebras de Véu.

Em termos de valores penso que estão estáveis - valores da última medição feita à 4 dias atrás:

  • Temperatura: 26ºC
  • PH: 7,2
  • Amónia: 0 ppm
  • Nitrito: 0 ppm
  • Nitrato: 15 mg/L
  • GH: 10º
  • KH: 6º
  • Cl2: 0,8

Coloco 1x por semana o Flourish na água para incluir nutrientes para as plantas e meto o Florish Excel 1x por dia (7ml) para o carbono.

Estamos a falar de um aquário de 398L e que possui luz sensivelmente 6 horas por dia (Lightning Easy LED 2.0 | ~52W) além da luz do dia (não apanha do solar directamente).

Com os melhores cumprimentos,
Tiago Guerra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Alvaro Silva disse:

Boas Tiago Guerra 

Olha aqui,  http://www.theplantedtank.co.uk/algae.htm

Saudações  

Boas Alvaro,

Do que consigo perceber o meu problema neste momento é não ter CO2 suficiente no aquário. Os vários problemas que tenho o que dizem nesse site é CO2 deficiente.

Quanto ao problema que tenho por ter os tais pontos brancos, sabes o que possa ser e como resolver?

Obrigado,

Tiago Guerra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago Guerra 

Esses pontos que tu falas a mim me parece ovos do caracol Neritina,pois se tens e desse caracol,só que esses ovos não dão em nada,e  muito difícil de retirar.mas podes tentar em raspar.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 21/03/2020 at 01:45, Tiago Guerra disse:

Boas Alvaro,

Do que consigo perceber o meu problema neste momento é não ter CO2 suficiente no aquário. Os vários problemas que tenho o que dizem nesse site é CO2 deficiente.

Quanto ao problema que tenho por ter os tais pontos brancos, sabes o que possa ser e como resolver?

Obrigado,

Tiago Guerra

O problema mais provável para esse tipo de algas, na minha experiência, é haver pouco fluxo de água no aquário. E precisas de um filtro melhor, que esses filtros internos nunca são grande coisa.

O verdete, como dizes, nas pedras é normal... mais caracóis e/ou camarões podem ajudar a manter isso menos verde. 5 caracóis para um aquário desse tamanho, não dão conta do recado.

O que estás a usar para fazer os testes à água?

Com que frequência fazes a limpeza do filtro?

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais