Segunda Tentativa


JoseCarlosMarques

Recommended Posts

Data da montagem : 09 de Março de 2020

Dimensões do aquário: 80 x 30 x 40 cm

Filtro: Fluvial 207
Termostato: 100 W (regulado para 24º)
Iluminação: Calha improvisada com 2 luzes T8 de 10W e 4 focos Flood de 15W (6 horas diárias)
Sistema de CO2: DIY

Substrato fértil: Aquario NEO Soil Compact
Decorações: Rocha de Granito

Fauna: 8 Otocinclus + 7 Amano Shrimp + 10 Tanichtys Albonubes


Plantas: Monte Carlo
 
Frequência das TPA's: 1 vez por semana
 
 

6sd0lLK.jpg

 
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Pelo que percebo das datas colocadas, o aquário foi montado ontem (dia 09/03) e no dia seguinte (10/03) já colocaste a fauna?! O ciclo de azoto foi feito? O aqua novo vai gerar picos de amónia que  poderá matar toda a fauna que tens aí.

Dá uma leitura neste tópico:

Mas peço aos "mestres" mais experientes que eu para me corrigirem caso eu não esteja correta.

Editado por bettaa
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas bettaa

Pois bettaa tens razão no que falas,ou a informação que o José Carlos nos dá não esta correta,ou então ele não fez mesmo o ciclo do azoto.

José Carlos explica lá isso como foi que num dia montas o aquário,e no outro colocas os peixes!!! porque se foi a sim tudo em cima vais ter muitos problemas,mortes de peixes e a primeira coisa que te pode vir a acontecer.

Saudações  

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Este aquário não é propriamente "novo", daí o nome que dei ao tópico. É a remodelação do meu anterior aquário. O substrato é o mesmo, o filtro não foi limpo e as plantas mantém-se. A única coisa que alterei foram as rochas, mas antes de as colocar lá dentro tive o cuidado de as ferver. O ideal seria esperar algum tempo para voltar a colocar lá os peixes, mas como não tenho sítio para os manter, resolvi arriscar.

Ah... a fauna não foi colocada no aquário hoje, mas assim que acabei a "remodelação". Até agora, tudo OK. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Olá,

Este aquário não é propriamente "novo", daí o nome que dei ao tópico. É a remodelação do meu anterior aquário. O substrato é o mesmo, o filtro não foi limpo e as plantas mantém-se. A única coisa que alterei foram as rochas, mas antes de as colocar lá dentro tive o cuidado de as ferver. O ideal seria esperar algum tempo para voltar a colocar lá os peixes, mas como não tenho sítio para os manter, resolvi arriscar.

Ah... a fauna não foi colocada no aquário hoje, mas assim que acabei a "remodelação". Até agora, tudo OK. 

Eu não tinha percebido isso, quando vi o teu tópico. Desculpa.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usei uma parte da água. Não toda. Cerca de 20 litros dos 80 que o aquário suporta agora. Volto a repetir que sei que este não será o procedimento perfeito, mas a alternativa era deixar os peixes e os camarões dentro de uma caixa de esferovite até o ciclo estar completo. Resolvi arriscar.

A verdade é que também não uso acondicionadores nem nada que se pareça quando coloco a água no aquário. Nunca usei. Até agora, tudo bem. Não tenho perdido muitos animais, e a maioria tem sido por descuido... animais que saltam fora do aquário, por exemplo. Nunca, depois de uma mudança de água ou depois de ter remodelado a decoração perdi um animal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 minutes ago, Marco Lopes said:

Boas, sucesso nesta nova tentativa. Só um complemento ao que foi dito: não haverá problemas se o filtro não esteve parado mais que umas horas.

Cumprimentos

Olá Marco. Não esteve parado, não. Foi uma coisa contínua. No máximo, 2 ou 3 horas... Obg.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O fundo do aqua aguenta o peso todo que quiseres sem problema pela minha experiência. Esse grupo de pedras do lado direito podia estar mais vertical para não se perder quandoo tapete crescer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, buedamau said:

O fundo do aqua aguenta o peso todo que quiseres sem problema pela minha experiência. Esse grupo de pedras do lado direito podia estar mais vertical para não se perder quandoo tapete crescer...

Vou experimentar assim uns meses, para ver como se portam estas pedras debaixo de água. Foram apanhadas perto de um lago, aqui na minha zona. Imagino que sejam granito, mas não tenho certeza. Também quero ver se o sistema de CO2 que inventei é suficiente para manter tudo a funcionar correctamente, e se a calha de iluminação que montei é suficiente. Se tudo correr bem, quando comprar o aquário que quero vou buscar umas rochas maiores e faço uma coisa mais arrojada. Obg. pelas dicas 😉 !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Passou um mês e desta vez fiz uma fotografia muito mais cuidada que a primeira. O tapete ainda não está tão fechado e tão denso como eu gostava... estou à espera que ele cresça mais um bocadinho para depois o aparar como deve ser. Tirando isso, estou muito contente com o resultado e já começo a idealizar um novo layout para o vidro novo que há de vir. De qualquer maneira, julgo ter encontrado o meu caminho na aquariofilia. Gosto muito desta simplicidade. Aguardo ansiosamente pelas vossas opiniões. Desde já as agradeço.

 

UCbtdcw.jpg

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, AACC said:

Excelente!

Belíssimo aquário!

Grande trabalho. Eu que sou um franco adepto da simplicidade, tiro o chapéu.

Obrigado pela partilha. Está excelente!

Cumprimentos.

Obg. eu. Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José,

Bem conseguido sem dúvida, mais uns calhaus não se perdia nada 😜 (ainda vais a tempo), tens aí um aquário simples, bonito e de fácil manutenção!

Parabéns.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 hours ago, Miguel Simões said:

Boas José,

Bem conseguido sem dúvida, mais uns calhaus não se perdia nada 😜 (ainda vais a tempo), tens aí um aquário simples, bonito e de fácil manutenção!

Parabéns.

Cumps,

Partilho da mesma ideia, Miguel. Mas queria ver se comprava um vidro novo antes de criar um novo layout. Já tenho as pedras, e vou manter a mesma simplicidade, mas com menos substrato na frente e mais na parte de trás, de forma a criar uma coisa mais dinâmica. De qualquer maneira, só mesmo depois de ter o novo aquário. Este foi "reciclado". Era da minha irmã tem o vidro da frente todo riscado.

Obg. pela sua opinião.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.