[1º Aquário] - Algumas dúvidas


Recommended Posts

Boa noite,

Chamo-me Tiago Guerra tenho 29 anos e comecei este hobby à sensivelmente 2 meses "mais a sério"... 😀
Desde pequeno sempre tive os famosos "globos" de água com o meu goldfish lá dentro e desde que comprei casa, que tive um mini-aquário com 1-2 peixes apenas. Mas à 2 meses atrás depois de visitar a casa de um colega e ver o aquário dele decidi que ia montar um aquário na sala como devia de ser e lá comecei o hobby.

Como não tinha noção que isto tinha tanto que saber, comecei por ler uns manuais que me arranjaram (SERA Manual | Montagem e Decoração, Filtração do aquário, Manutenção do Aquário e Como Alimentar os Peixes), pesquisei aqui um pouco no fórum mas há certas dúvidas que tenho agora e gostava de retirar convosco para melhorar o habitat dos meus peixes!

Nome do Aquário
- Elegance Expert 120 [Aquatlantis]
- Medidas: 121,40,4x60 cm
- Volume: 230L
- Capacidade: 232L

Data de Montagem: 18 de Janeiro 2020

Equipamentos Instalados: BioBox 2
- Sistema de Filtragem composto por: Fibra, esponja grossa e 2 caixas de cerâmica (enquanto fiz o ciclo mantive apenas 1 caixa de cerâmica e 1 de carvão activado que retirei após o ciclo)
- Termostato: EasyKlim 200W (encomendei e está por chegar um termostato de 300W para conseguir subir a temperatura acima dos 24ºC, queria colocar a 26ºC)
- Iluminação: Lightning Easy Led 2.0 | ~52W | 5 horas diárias
- Sistema de CO2: Ainda não tenho

Substratos e decorações
De um lado do aquário tenho sensivelmente 6cm de altura de JBL Manado - Lado onde mantenho as plantas | do outro lado tenho 3cm de altura de JBL Manado
- Sensivelmente 5cm de gravilha branca/verde
- 2 pedras vulcânicas
- Porta-aviões - link - página 1, 3 linha, último navio

Fertilização
- Flourish - 1 vez por semana, sensivelmente 7ml
- Flourish Excel - A cada dois dias para introduzir carbono na água 7ml

Plantas
- Honestamente não sei, mas deixo fotos no final do post do meu aquário, pode ser que alguém saiba os nomes 😆😆

Fauna
- Neons - 12
- Guppy Macho - 3
- Guppy Femea - 6
- Colisa Cobalto Femea - 1
- Barbo Cereja - 4
- Dânio Zebra de Véu - 4

- Corydora Aeneus - 3
- Corydora Albina - 3
- Plecostomus Leopardo - 2

- Peixe desconhecido - 1 (?) - foi oferecido por um amigo e não sei qual o peixe - mas aparenta ser limpa vidros/fundo.

- Caracóis Leopardo - 5 - disseram-me que ajudavam a limpar os vidros

Alimentação
- Guppy / Neons - JBL Guppy - Flocos
- Corydoras - SERA Vipachips - Pastilhas
- Insectos - Fluval - Bug Bites - Tropical Formula - Granulado
- Camarões Congelados - Descongelo 1 cubo numa chávena de café com água e espalho pelo aquário a cada 3 dias

Parâmetros da Água
- pH - 7.0
- gH - 10º
- kH - 6º d
- NO2 - 0mg/L
- NO3 - 10 mg/L
- NH3/NH4 - os testes não detectam qualquer amónia/amónio
- cl2 - 0,8 mg/L

Em termos de TPA tenho feito sensivelmente 15% todas as semanas quando troco a fibra na BioBox. Sempre que mexo no aquário adiciono 10ml de JBL Denitrol.
 

Agora que as apresentações estão feitas, vamos às minhas dúvidas:

  1. Problema com as plantas!!! Ajudem please...
    Como podem ver nas fotos que meto abaixo, uma das minhas plantas está a ganhar umas raízes nas folhas, está com cor feia e as folhas com buracos (não sei se são os peixes ou bactéria/falta de nutrientes)
  2. Algum dos peixes que possuo gosta de comer camarões?
    Pergunto isto, pois gostava de adicionar uns camarões ao aquário assim que tiver mais esconderijos. Do que pesquisei a Colisa poderá comer-me os camarões, certo?
  3. Número máximo de peixes que posso ter no aquário?
    Sei que esta pergunta é um pouco traiçoeira, pois tudo depende do tamanho dos peixes. Os peixes foram todos comprados após o ciclo, pelo que terão sensivelmente 1 mês em minha casa mais o tempo na loja. Neste momento tenho 39.
  4. "Verdete" no aquário!!
    Sempre que faço o TPA e limpo a gravilha com o cifão noto que no vidro do aquário começa a aparecer umas bolinhas verdes, assim como nas pedras vulcânicas. É normal? Problemas no aquário? Falta de nutrientes?
  5. Que peixes aconselham colocar neste aquário que ainda não tenho, caso possa incluir mais umas especies?
    Sei que tanto os Guppy/Neons/Barbos são peixes de cardume, mas gostava de ter mais variedade caso seja possível. Talvez arranje mais umas corydoras para irem dando conta do fundo, ou mesmo mais 1-2 Plescostomus (tenho medo, pois nas pesquisas que fiz percebi que estes peixes crescem bastante e não queria ter peixes que me "destroem" o fundo do aquário)
  6. O meu peixe predilecto: Betta
    Sempre me aconselharam a não ter este peixe, pois é um peixe territorial e que se dá mal em aquários comunitários. Isto significa o quê? Mata-me os peixes ou morre facilmente? Nas lojas vejo sempre eles isolados.
    Penso que se comprasse seria uma fêmea, li algures que são mais calmas

 

Para já não tenho mais dúvidas, mas sendo este o meu primeiro post e estando a iniciar este hobby só agora, qualquer coisa que esteja em falta ou dúvida é só avisar.

Depois de montar o aquário, tinha este aspecto
LmlJizuh.jpg vgiZM9Wh.jpg

Na altura coloquei 3 camarões destes, e só vejo este. Os outros nunca mais os vi
QJzG4Exh.jpg

Este é o meu amigo desconhecido. Muito activo e divertido
kEcIJs8h.jpg

Plantas que tenho no aquário que estão OK sem problemas (aparentemente)
HqsZBmyh.jpg B2OaYc8h.jpg

A planta que está com problemas
I0yMdAC.jpg vUBQL8z.jpg

Com os melhores cumprimentos,
Tiago Guerra

Editado por Tiago Guerra
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

 

Respondendo só a algumas questões:

- Betta com guppys pode correr mal. Vai depender de peixe para peixe, mas o Betta vai ver os guppys como possíveis concorrentes, devido às suas caudas.

- Relativamente às plantas, corta as folhas que estão com buracos. E tens de colocar mais plantas no aquário. Se não tens substrato fértil, tens algumas que não necessitam disso. Musgo, anubias, etc.

- Recomendo uma decoração mais natural, pedras neutras, troncos e tirar tudo que é artificial.

- Filtro, quando puderes, coloca filtro externo e tira a biobox. Eu também a tenho e estou a planear comprar um externo. Mas tenho de furar a tampa do aquário primeiro. Tens filtros porreiros da JBL e Eheim.

- Esse amigo que não sabes o que é, é um camarão

- Relativamente ao verdete, podes adicionar equipas de limpeza. Já tens caracóis, mas podes colocar ancistrus. Cuidado não confundir com plecostomus (são parecidos enquanto pequenos), pois estes podem ir até aos 40cm, já os ancistrus vão até 10cm.

- Se queres ter camarões, precisas de mais plantas, musgo e esconderijos.

 

Espero ter ajudado em alguma coisa.

 

Enviado do meu ASUS ROG Phone II através do Tapatalk

 

 

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, FilipeTaylor disse:

Bom dia.

 

Respondendo só a algumas questões:

- Betta com guppys pode correr mal. Vai depender de peixe para peixe, mas o Betta vai ver os guppys como possíveis concorrentes, devido às suas caudas.

- Relativamente às plantas, corta as folhas que estão com buracos. E tens de colocar mais plantas no aquário. Se não tens substrato fértil, tens algumas que não necessitam disso. Musgo, anubias, etc.

- Recomendo uma decoração mais natural, pedras neutras, troncos e tirar tudo que é artificial.

- Filtro, quando puderes, coloca filtro externo e tira a biobox. Eu também a tenho e estou a planear comprar um externo. Mas tenho de furar a tampa do aquário primeiro. Tens filtros porreiros da JBL e Eheim.

- Esse amigo que não sabes o que é, é um camarão emoji4.png

- Relativamente ao verdete, podes adicionar equipas de limpeza. Já tens caracóis, mas podes colocar ancistrus. Cuidado não confundir com plecostomus (são parecidos enquanto pequenos), pois estes podem ir até aos 40cm, já os ancistrus vão até 10cm.

- Se queres ter camarões, precisas de mais plantas, musgo e esconderijos.

 

Espero ter ajudado em alguma coisa.

 

Enviado do meu ASUS ROG Phone II através do Tapatalk

 

 

 

 

Bom dia Filipe,

O amigo que digo não saber o que é o a foto seguinte 🙂 A de cima sei que é um camarão que comprei em tempos.

Quanto aos Ancistrus, vou dar um olho hoje pela loja onde costumo comprar tudo (Aquaplante - Lisboa) e ver o que lá têm.

JBL Manado não é um substrato fértil? Pensei que sim e daí ter comprado 15L e ter espalhado pelo aquário para poder plantar aos poucos. O meu medo de colocar ainda mais plantas no aquário é necessitar depois de CO2, que ainda não tenho agora e não tenho orçamento para tal.

O plano a futuro é mesmo passar para filtro externo, o aquário já está preparado para conseguir incluir sem ter que furar nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, ok não estou a ver qual é o peixe.

Relativamente ao substrato, sim esse é fértil. Eu li o post na diagonal mas pelas fotos não me pareceu. Ah plantas que não precisam muito de CO2, o emitido pelos peixes e por elas durante a noite chega. As que referi são assim. Vê plantas low tech e podes colocar.

Deixo aqui a foto do meu aquário, não está atualizada, ainda tenho mais plantas do que aparece nesta e não tenho CO2.8cc2282b7372a7d96aa4bfe97f949e50.jpg&key=f36356e556170b9ee77a6980cd222db20daf8ec3589d635d0256c3073c3543b1

 

Enviado do meu ASUS ROG Phone II através do Tapatalk

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, FilipeTaylor disse:

Ah, ok emoji38.png não estou a ver qual é o peixe.

Relativamente ao substrato, sim esse é fértil. Eu li o post na diagonal emoji38.png mas pelas fotos não me pareceu. Ah plantas que não precisam muito de CO2, o emitido pelos peixes e por elas durante a noite chega. As que referi são assim. Vê plantas low tech e podes colocar.

Deixo aqui a foto do meu aquário, não está atualizada, ainda tenho mais plantas do que aparece nesta e não tenho CO2.8cc2282b7372a7d96aa4bfe97f949e50.jpg&key=f36356e556170b9ee77a6980cd222db20daf8ec3589d635d0256c3073c3543b1

 

Enviado do meu ASUS ROG Phone II através do Tapatalk

 

Olá novamente. 

O peixe que me estou a referir é este. Está mesmo na ponta do barco, mesmo no meio da foto.

kEcIJs8h.jpg&key=37ace46b7080bc1e2ee54e5

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.