O bichinho está entranhado...


Recommended Posts

Boas,

Já tinha ouvido muitas vezes falar do "Multiple Tank Sindrome" mas nunca pensei que ele também chegasse até mim. Quando há uns meses atrás decidi pegar no aquário abandonado da minha irmã para lhe dar nova vida, a minha ideia era apenas dar mais cor aqui a um canto da casa, mas depois de muito tempo (e dinheiro) gasto a criar uma coisa minimamente decente, continuei a ver vídeos e imagens de outros aquários pela Internet e já não consigo passar por uma árvore ou por uma pedra sem as imaginar dentro de água.

Por vicissitudes da vida, fui obrigado esta semana a ficar fechado em casa, mas consegui ir a um parque aqui perto e muni-me de um conjunto de pedras que lá encontrei para ocupar o meu tempo a desenhar novos layouts. Criei uma caixa de areia com alguma madeira que tinha cá em casa, e dei por mim a voltar à minha infância quando me divertia com os legos no chão lá de casa. Pedra aqui, pedra ali, cheguei ao resultado que vos apresento em baixo.

A minha ideia sempre foi trocar o aquário da minha irmã por um novo. O vidro, quero eu dizer, porque tudo o resto já foi sendo substituído. Isto porque o dela tem apenas 6mm de espessura, e muitos (mesmo muitos!) riscos no vidro da frente. Estava a pensar compra-lo ou fazê-lo com vidro de 8mm lá para Agosto, e quando o tivesse pronto ia tentar passar tudo o que tenho no actual (imagem de baixo) para esse. Ora... depois de ter criado este novo layout, fiquei com dúvidas, e gostava de ter a vossa opinião em relação ao que deverei fazer. Continuo a apostar no layout antigo (que foi feito com Lava Rock colada com pó de café) ou utilizo estas novas rochas no aquário que aí vem? Caso mude para este novo layout, a minha ideia é plantar apenas um tapete de Monte Carlo e deixar as rochas a descoberto. O layout actual tem também Riccia, que ainda está a crescer.

Uma última questão... o layout actual tem cerca de 7 Kgs de rocha, que não me parecem nada exagerados, mas estas novas pedras que encontrei são um bocadinho mais pesadas. Ainda não as pesei, mas julgo que devem andar à volta dos 20 kgs. Será isso demasiado para um aquário de 80x30x40 em vidro de 8 mm? As rochas não ficariam encostadas aos vidros laterais, mas o vidro de baixo ia ter que aguentar o peso delas mais o peso do substrato (cerca de 15 kgs). 

Agradeço a vossa opinião. Sei que é uma questão de pura estética, mas julgo que para muitos de nós a estética é um dos factores que mais pesa quando pensamos nos nossos aquários.

Grande abraço!

(Ah... está fora de questão criar um novo aquário... para além da falta de espaço, a Maria cá de casa não ia gostar nada da ideia...)

 

oJhBgxN.jpg

 

loHPLBr.jpg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao vidro, fiz o meu 60x40x40 com vidro de 5mm sem perceber nada disso. Tem um pouquinho de barriga, mas nunca falhou em 10 anos, so uma fuga por deficiências na colagem e no colador :-)tem travessas sobre o comprido só em cima. O peso no vidro do fundo não faz muita diferença acho...

O primeiro layout tem muito mais potencial, mas falta o declive, devias alterar a tua caixa de areia e fazer isso para veres como fica um monte até meio do aqua atrás. Aproveita enquanto nao tens água aí dentro porque depois dá 100 vezes mais trabalho, experiência própria :p

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6 minutes ago, buedamau said:

Quanto ao vidro, fiz o meu 60x40x40 com vidro de 5mm sem perceber nada disso. Tem um pouquinho de barriga, mas nunca falhou em 10 anos, so uma fuga por deficiências na colagem e no colador :-)tem travessas sobre o comprido só em cima. O peso no vidro do fundo não faz muita diferença acho...

O primeiro layout tem muito mais potencial, mas falta o declive, devias alterar a tua caixa de areia e fazer isso para veres como fica um monte até meio do aqua atrás. Aproveita enquanto nao tens água aí dentro porque depois dá 100 vezes mais trabalho, experiência própria 😛

Estava agora mesmo a olhar para a fotografia que fiz e a pensar no que disseste. Acho que esta opção de manter o fundo completamente plano não será a melhor. Quando comprar o novo vidro tenho que "brincar" um bocadinho com diferentes alturas de substrato, para lhe dar mais dinâmica. Já agora... optando por isso... posso colocar alguma areia por baixo do substrato, para poupar algum dinheiro? Uma primeira camada de areia normal, e o substrato por cima...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum... acho que areia não é boa ideiaporque não deixa respirar bem as raízes. Podes comprar jbl manado, que fica muito mais em conta, metes numas meias para nao se misturar com o outro substrato, e usas esses sacos como alicerce. Acho que tb podes usar espuma ou roofmate colado em pilhas com as pedras a fazer peso, mas assim perdes volume para as bactérias. Pode ser que alguém tenha ideias melhores, eu sou um bocado trapalhão amador :-p

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

19 minutes ago, buedamau said:

Hum... acho que areia não é boa ideiaporque não deixa respirar bem as raízes. Podes comprar jbl manado, que fica muito mais em conta, metes numas meias para nao se misturar com o outro substrato, e usas esses sacos como alicerce. Acho que tb podes usar espuma ou roofmate colado em pilhas com as pedras a fazer peso, mas assim perdes volume para as bactérias. Pode ser que alguém tenha ideias melhores, eu sou um bocado trapalhão amador 😛

O Manado parece-me bem. Sou novo nestas andanças, e optei pelo Neo Aqua Soil. 2 sacos de 8 Kg. Acho que me custaram 40€ cada. Mas vi Manado à venda numa loja de bricolage aqui perto por 25€ - 10 kg. Não é propriamente barato, mas julgo que um saco seria suficiente para criar a "cama". Obrigado pela dica!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que consegueś arranjar mais barato online, se conseguires contornar os portes. Mesmo assim, para o que pertendes, fica bem mais em conta, não deixes é misturar com o neo, que parece ser excelente e bonito...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

optei pelo Neo Aqua Soil. 2 sacos de 8 Kg. Acho que me custaram 40€ cada.

8Kg ou 8L atenção a isso xD Eu tenho quase a certeza absoluta que foram 8L e 8L de Neo Soil dúvido que sejam 8Kg, assim como acredito que 25kg de manado seja mais de 25L, o manado é um substrato leve, tão leve que se os grãos tiverem ar dentro flutuam na água(No entanto acho que é algo que se resolve facilmente e não acontece com o substrato todo obviamente), e se tiveres uma corrente um bocado mais forte podes correr o risco de remexer o susbtrato, as corydoras remexem-no muito facilmente também etc resumindo como substrato principal não é dos melhores daí ser mais barato mas se é para pôr de baixo do substrato principal não há problema nenhum.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei por fazer uma coisa diferente da que tinha idealizado. Estava a fazer-me confusão ter tanto peso dentro do aquário, portanto deixei apenas as rochas que achei serem necessárias. As outras ficam aqui guardadas para acrescentar, quando conseguir investir no tal aquário de 8mm. Entretanto, e como este tem apenas 6mm, resolvi colocar uma base em plástico por baixo do substrato, para evitar que as rochas se apoiassem no vidro e para tentar distribuir o peso. Também usei uns sacos de rede com um cascalho que tinha guardado, para dar mais altura ao substrato. Podem ver o resultado final aqui: 

 

 

Obrigado a todos pelas opiniões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.