Botia palhaço


Luis Vaz

Recommended Posts

Boa noite,

 

Pedia vos ajuda para tentar perceber o porquê da morte repentina dos meus botias.

 

Neste fim de semana passado montei um aquário de 720l.

 

Coloquei ciclideos africanos juntamente com os botias que tinha no anterior aquário de 240l.

 

A única coisa nova que lá pus foram rochas que tinha no jardim, junto à um lago de peixes de água fria que tenho no jardim.

 

Essas rochas lavei as bem mas ainda assim qd as pus no aquário tinham uma espécie de musgo ou limos, verdes, ( não sei se é o nome correto).

2 dias depois as rochas ficaram limpinha, penso terem sido os botias a come Las.

 

O que é certo é que a cada dia que passa os botias têm vindo a morrer.

 

Será por isso?

 

Podem me ajudar?

 

A temperatura está nos 27/ 28°

PH 7,6/ 7,7

 

Os ciclideos estão magnificos

 

Tinha tb em maternidades (3), alguns 40 a 50 filhotes de ciclideos. Tb me morreram a maior parte.

 

Enfim... O que devo fz?

 

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luís Vaz

Montastes o aquário no fim de semana e colocastes logo os peixes,então e o ciclo do azoto não se faz, ou usastes a água do outro aquário ?

Ate pode ser alguma doença das Botias que as esta a matar,uma vez que tu dizes que os outros peixes estão bem.

Saudações  

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luís Vaz
Montastes o aquário no fim de semana e colocastes logo os peixes,então e o ciclo do azoto não se faz, ou usastes a água do outro aquário ?
Ate pode ser alguma doença das Botias que as esta a matar,uma vez que tu dizes que os outros peixes estão bem.
Saudações  
Pois, montei, apliquei os produtos devidos na água, pus talvez uns 50l de água do aquário que desmontei e umas 7, 8 horas depois pus os peixes.

O que estranho é serem só os botas a morrer. Sempre os achei mais resistentes que os ciclideos.

Pq estavam todos juntos no outro aquario, Álvaro.

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois o estar todos juntos não quer dizer nada,ate podem mais cedo o mais tarde a vir também a morrer,não sei se estas a usar um filtro já maturado ou se ele também e novo,com isto tudo o que e facto e que não fizestes o ciclo,não e por acaso que o ciclo demora +ou- trinta dias,nem o aquário nem possívelmente o filtro estão prontos a receber tantos peixes,por isso e que eu digo que os que estão bem podem vir também eles a morrer,acho que dentro destas duas semanas deves fazer  duas TPA,s para a sim resguardares os peixes,porque vem ai uns picos de Amônia muito rapidamente e isso mata peixes,depois ade vir logo a seguir os Nitrítos igualmente perigosos.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois o estar todos juntos não quer dizer nada,ate podem mais cedo o mais tarde a vir também a morrer,não sei se estas a usar um filtro já maturado ou se ele também e novo,com isto tudo o que e facto e que não fizestes o ciclo,não e por acaso que o ciclo demora +ou- trinta dias,nem o aquário nem possívelmente o filtro estão prontos a receber tantos peixes,por isso e que eu digo que os que estão bem podem vir também eles a morrer,acho que dentro destas duas semanas deves fazer  duas TPA,s para a sim resguardares os peixes,porque vem ai uns picos de Amônia muito rapidamente e isso mata peixes,depois ade vir logo a seguir os Nitrítos igualmente perigosos.
Saudações  
Pois... A avaliar pelas tuas dicas, voltei a fz asneiras .

Álvaro Mt obrigado pela atenção
Vou ver no que dá

Abraço

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luís Vaz

Luís não leves a mal,não vás ver no que dá,porque isso pode vir a dar em mortes,para segurares as coisas,e uma vez que acabastes por não me dizeres se fizestes ou não o ciclo,eu o que posso retirar da tua resposta é que não fizestes o ciclo,ora ai que eu digo para bem dos peixes que ainda não deram sinais de que a coisa pode escambar em mortes desnecessárias,faz duas TPA,s por semana,eu sei que vai-te custar mas e para bem dos peixes e do ecossístema do aquário,pelo menos duas semanas.

Saudações   

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luís Vaz
Luís não leves a mal,não vás ver no que dá,porque isso pode vir a dar em mortes,para segurares as coisas,e uma vez que acabastes por não me dizeres se fizestes ou não o ciclo,eu o que posso retirar da tua resposta é que não fizestes o ciclo,ora ai que eu digo para bem dos peixes que ainda não deram sinais de que a coisa pode escambar em mortes desnecessárias,faz duas TPA,s por semana,eu sei que vai-te custar mas e para bem dos peixes e do ecossístema do aquário,pelo menos duas semanas.
Saudações   
Boa Álvaro,
Desculpa não te ter dito mais nada.
Os Botias morreram todos. Já fiz uma TPA, logo no dia que falamos. Os ciclideos aparentemente estão bem, os Botias é que não aguentaram. Tenho estado atento e, como disse, os ciclideos aparentam saúde.
Daqui a mais uns dias dou te mais informação.
As minhas desculpas mais uma vez e agradeço te a preocupação

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para morrer com amónia não é preciso dar sinais, basta um pico de amónia e passam de saudáveis a mortos, foi um erro de facto meter, ainda por cima, ciclideos africanos num aquário mal ciclado, mas agora vai fazendo 2/3 TPA's por semana até isso começar a ir ao sitio depois pode ir reduzindo lentamente até 1 TPA por semana

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para morrer com amónia não é preciso dar sinais, basta um pico de amónia e passam de saudáveis a mortos, foi um erro de facto meter, ainda por cima, ciclideos africanos num aquário mal ciclado, mas agora vai fazendo 2/3 TPA's por semana até isso começar a ir ao sitio depois pode ir reduzindo lentamente até 1 TPA por semana
Brunomcc200

Meu caro, as minhas desculpas por só agora responder.

Agradeço te a ajuda. Realmente foi um erro enorme que me custou caro ( aos peixes, se bem entendido), mas, atualmente não me morreu mais nenhum. Todos aparentam boa saúde. Tenho feito o que me falaram. Obrigado por isso .

Pergunto vos, após tudo a funcionar como deve ser, aquário ciclado, quantas vezes devo fazer, por mês, TPA's neste aquário que leva 730lt de água.?

Tenho +/- 35 ciclideos africanos, com vários tamanhos, desde o mais pequeno com 5 cm até ao maior com 15 cm.

É o filtro que é um FX6?

Obrigado pela vossa atenção

Luis Vaz

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.