Novo Aquário Com Filtro Ciclado


Gonçalo Maia

Recommended Posts

Boas pessoal, 

Iniciei ontem  um novo aquário com plantas "low tech" (bucephalandras, anubias e microsorums), não tenho substrato fértil só areia. 

A questão aqui é, que para este novo aquário estou a utilizar um filtro (Eheim 150 classic) que já estava noutro aquário que já tem 6 meses ou seja já está ciclado com bactérias nas matérias filtrantes . Então queria algumas dicas de como proceder neste novo aqua, meter já peixes uma vez que já existem bactérias e para não as deixar morrer ou esperar uma semana para todo o aquário " ciclar" um bocado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gonçalo Maia

Na minha opinião não devias já colocares peixes,e deixares mais uma semana,e colocares um pouco de comida dos peixes dia sim dia não,e depois ai sim colocares um ou dois peixes,e esperares mais uma semana para ver como as coisas correm,e a sim também dar tempo ao aquário ciclar,se não tiveres pressas tens mais chances de tudo correr bem.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Partilho a opinião do Álvaro,

O filtro já está ciclado mas o aquário em si ainda está todo num alvoroço. Esperar um semaninha só garantes que quando inserires os peixes corra tudo pelo melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Já venho um bocado tarde... mas sou de opinião contrária, por um motivo muito simples, se deixares o filtro no aquário novo que ainda não está a produzir amónia, as bactérias do filtro vão começar a morrer à fome. A quantidade de bactérias que se irão alojar no aquário, em comparação com as que vão viver no filtro, normalmente, não fazem muita diferença para o ciclo do azoto.

Com um filtro "maduro" pode-se perfeitamente adicionar logo peixes, mas tendo sempre em atenção que adicionar muitos peixes de uma só vez pode sempre ser problemático em qualquer aquário, maduro ou não.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas opiniões de todos!

Deixei passar uma semana e introduzi 2 mollys, 1 guppy e 4 Corydoras pigmeu.

Para já está a correr tudo bem, sem baixas e já está com 3 semanas o aquário, por isso acho que está tudo impecável!

 

large.89474842_1590136744459057_7376299618675458048_n.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.