Novo Aquario Invertebrados ( Ajuda em algumas Duvidas + Fotos)


Recommended Posts

Boas a todos pessoal, segue algumas fotos e dados do meu set up e depois algumas duvidas que tenho, quem puder ajudar agradeço e estou aberto a sugestões sobre qualquer assunto relacionado com o aquário porque ainda sou um novato nisto ( comecei a cerca de 6 meses apenas) e o objectivo do aquário é ter caridinas.

Ora aqui vai:

-Aquário 60x40x40  96 litros brutos 80 litros reais

-filtro fluval 206

              Media: Fluval zeo-carb e fluval biomax

-Iluminação Nicrew 11W 7000K 72 Led's ( 60 brancos + 12 azuis)

- Termostato Tetra t150 150W

-Substrato Ocean Free Aqua Gro 11L

-Hardscape

           2 pedras spirit stone

          1 tronco jungle wood

Fotos:

IMG_20200220_194642.jpg

IMG_20200220_194632.jpg

IMG_20200220_194650.jpg

IMG_20200220_194701.jpgIMG_20200220_194711.jpg

 

O aquário está a ciclar desde o dia 24 de Janeiro durante a primeira semana usei uma tampa (5ml) de searchem Stability e depois comecei a colocar 2 tampas por semana, faço uma TPA semanalmente de 10 litros e uso searchem prime na agua que vou acrescentar.

Acrescentei esses dois tipos de plantas no 2º dia de vida do aquario durante as primeiras semanas pareciam estar bem, ultimamente comecei a reparar que estão a ficar meias murchas, uma das que não tem folhas até chegou a tombar porque o "tronco meio que apodreceu", a outra tem algumas folhas que já se soltaram, passado uma semana de meter as plantas no aquario comprei o searchem flourish e comecei a usar a dose recomendada para a litragem do aquario no entanto não noto melhorias nas plantas, a iluminação está ligada 3/4 horas por dia, alguém se sabe dizer qual o problema ou o que fiz de errado com as plantas? alguém me sabe identificar as plantas? cometi o erro de as comprar sem as ter estudado primeiro e sem sequer saber o nome delas ( erro de principiante 🤦‍♂️)

Uma semana depois da montagem do aquario comprei 2 moss ball e 6  Melanoides Tuberculata (ouvi dizer que ajuda na ciclagem do aquario e são bons para manter o aquario limpo )

e sim, eu sei que se reproduzem como coelhos e já tenho mais alguns pequenos e até os acho engraçados ( pelo menos por agora 😄).

Um dos problemas que me tenho deparado agora é tipo bolor a crescer na membrana do termómetro, todas as semanas tiro fora para lavar e volta a crescer, apesar de cada vez crescer menos, é normal?

Começou também a crescer tipo bolor no tronco, apesar de os melanoides darem cabo dele ele cresce novamente, é normal? eu fiz o tratamento ao tronco com agua e sal e ferver durante alguns dias e depois deixar em agua e trocar a agua todos os dias até deixar de libertar tanino.

O aquario está com o PH entre 6,5 e 7

NO2 está a 0,05

 Temperatura ronda os 23º

Para já são os únicos parâmetros que meço, já tenho uma caneta para o tds & ec mas ainda tenho que a calibrar e comprar mais alguns testes.

Desde já agradeço o vosso tempo e a disponibilidade para ajudar 😃

 

Editado por CarlosOliveira96
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto às plantas só sei identificar a lemnophila sessiflora.
Aumenta as horas de luz para 6, quanto às plantas estarem a morrer é normal grande parte deles são criadas fora de água, quando as mete-mos nos nossos aquários têm de se adaptar ao estado imerso e muito provavelmente é esse o motivo pelo qual as vês a "morrer", morrem as folhas velhas e crescem as folhas novas já adaptadas aos estão imerso.
Quanto aos Trumpet Snails não ligues à fama... O pessoal exagera muito, para mim são excelentes, tenho nos meus aquários e sinceramente adoro-os, só tive uma praga até agora mas não foi nenhuma dor de cabeça, apenas controlei mais a quantidade de comida que metia no aquário e aos poucos ficou tudo controlado outra vez.
Quanto ao bolor no tronco para além de ser normal um dia que metas aí os camarões eles vão adorar, mas isso com o tempo deixa de aparecer.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 horas, Brunomcc2000 disse:

Quanto às plantas só sei identificar a lemnophila sessiflora.
Aumenta as horas de luz para 6, quanto às plantas estarem a morrer é normal grande parte deles são criadas fora de água, quando as mete-mos nos nossos aquários têm de se adaptar ao estado imerso e muito provavelmente é esse o motivo pelo qual as vês a "morrer", morrem as folhas velhas e crescem as folhas novas já adaptadas aos estão imerso.
Quanto aos Trumpet Snails não ligues à fama... O pessoal exagera muito, para mim são excelentes, tenho nos meus aquários e sinceramente adoro-os, só tive uma praga até agora mas não foi nenhuma dor de cabeça, apenas controlei mais a quantidade de comida que metia no aquário e aos poucos ficou tudo controlado outra vez.
Quanto ao bolor no tronco para além de ser normal um dia que metas aí os camarões eles vão adorar, mas isso com o tempo deixa de aparecer.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk
 

Obrigado 🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Limnophila Sessiliflora, Hygrophila Siamensis e Cladophora Aegrophila.

Por norma as plantas precisam de um minimo de 6 horas de luz. A Hygrophila é normal que as folhas de baixo vão perdendo qualidade.

Os melanoides, tal como qualquer ser vivo, quanto mais comida tiver mais irá reproduzir. Controla bem a comida que dás e vais ver que não tens problemas de maior. Além disso, uma das principais causas de morte dos camarões, é precisamente o excesso na alimentação, porque vai apodrecer no solo e provocar alguns picos de amónia...

O fundamental é saber que camarões vais colocar na montagem. Isto porque os parâmetros são diferentes de espécie para espécie. Para te podermos ajudar era melhor que referisses isso...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, brunofasoares disse:

Limnophila Sessiliflora, Hygrophila Siamensis e Cladophora Aegrophila.

Por norma as plantas precisam de um minimo de 6 horas de luz. A Hygrophila é normal que as folhas de baixo vão perdendo qualidade.

Os melanoides, tal como qualquer ser vivo, quanto mais comida tiver mais irá reproduzir. Controla bem a comida que dás e vais ver que não tens problemas de maior. Além disso, uma das principais causas de morte dos camarões, é precisamente o excesso na alimentação, porque vai apodrecer no solo e provocar alguns picos de amónia...

O fundamental é saber que camarões vais colocar na montagem. Isto porque os parâmetros são diferentes de espécie para espécie. Para te podermos ajudar era melhor que referisses isso...

Obrigado pela ajuda, quanto aos melanoides ainda não os alimentei sequer, eles tem comido as algas que vão crescendo pelo aquario, quanto a camarões estou a pensar por caridinas Breviata e uns crystal red.

Tenho também um aquario pequeno com cerca de 10 litros com alguns red cherry e wilds que foi onde comecei a ver como me safava, não deve haver problema em junta-los pois não?  eles não se reproduzem entre si porque são raças diferentes e os parâmetros pelo que vi estão dentro do alcance das duas raças.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas porque não teres apenas uma espécie nesse aquário?

Para mim, o ideal para manter os Crystal Red será Gh 4-6, Kh 0-1, Ph 6.5. Em termos de TDS, dado que medem toda a dureza do aquário, entre 100 e 180. Pelo menos foi como consegui ter mais sucesso.

Para mim o fundamental é sempre a qualidade da água. Neste aspecto, e por isso é que me alonguei mais, no caso de conseguires ter Crystal Red com gene Taiwan, era mais interessante ao fim de algum tempo adicionares algum grade mais alto, como mosura ou hinomaru, e teres uma linhagem de taiwans. Se lá tiveres os breviata, uma das espécies vai dominar o aquário e criar mais que a outra ao ponto de uma delas não reproduzir mesmo.

Em relação aos Breviata, nunca tive, li que os parâmetros são semelhantes, mas sem experiência não posso falar muito deles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 26/02/2020 at 09:46, brunofasoares disse:

Mas porque não teres apenas uma espécie nesse aquário?

Para mim, o ideal para manter os Crystal Red será Gh 4-6, Kh 0-1, Ph 6.5. Em termos de TDS, dado que medem toda a dureza do aquário, entre 100 e 180. Pelo menos foi como consegui ter mais sucesso.

Para mim o fundamental é sempre a qualidade da água. Neste aspecto, e por isso é que me alonguei mais, no caso de conseguires ter Crystal Red com gene Taiwan, era mais interessante ao fim de algum tempo adicionares algum grade mais alto, como mosura ou hinomaru, e teres uma linhagem de taiwans. Se lá tiveres os breviata, uma das espécies vai dominar o aquário e criar mais que a outra ao ponto de uma delas não reproduzir mesmo.

Em relação aos Breviata, nunca tive, li que os parâmetros são semelhantes, mas sem experiência não posso falar muito deles.

os neocaridina queria por por uma questão de libertar espaço e estarem mais a vontade porque é mais difícil manter os parâmetros no aquario de 10 litros, ia começar com os Breviata porque são mais baratos que os crystal e como é a primeira vez com os caridina se corre-se mal o prejuízo não era tão alto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.