Aquário com algas


Judyju

Recommended Posts

Boa tarde.

Tenho um aquário relativamente recente, cerca de 2 meses e agora estão a surgir as algas por todo o lado, principalmente pelo meu tapete de monte carlo e não sei como me livrar delas.

Penso eu serem filamentosas, mas pouco percebo disto.

 

É um aquário de 80x40x40, cerca de 100l, com alguma fauna, cardinais, otos, ramirezis, betta e umas corydoras.

 

Tenho fertilizado com micros e macros já preparados da Soláqua, todos os dias 4 bombadas de cada e tenho feito tpas de 40%-50% todas as semanas.

 

Tenho filtro JBL 902, co2 cerca de 4 bps, calha led A801 Chihiros ligada 8h diárias.

 

O que faço para atenuar este problema? Está a ficar mesmo feio.

de0f7c6d572545c21aae9f5da7325199.jpg525a9031aa719ccc1fb267aac0cf9542.jpga426f8fc9529f8e88cbb19fe91c720ad.jpg2a9798de0c9b195c6bf7ceadefe1674f.jpg1eeb13726e3b5f4731123313467c0037.jpg2cd84a1f590d5a428d64aa2cf878e5ca.jpgdc122cbbd2f863fdad909daefd850e52.jpg027dbfb42524d7680313aeab5bb11b6d.jpg

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está bonito :-) parece bga, se cheirar mal é mesmo. Comigo funcionou o blackout, mas para não voltar tens de ver qual o problema (ainda não descobri o meu). Excesso de comida ou matéria em decomposição, falta de circulação ou filtrantes, excesso de nitratos. se calhar é o filtro que é curto, sempre são 128l de água...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois não sei, fiz hoje uma tpa de 40% e amanhã vou comprar teste de nitratos e fosfatos. Só tenho de fitas e não me dá muita informação para ver a razão do problema.
Não sei se será fertilizante a mais, ou a menos, comida em excesso e além disso reparei que hoje já está a cobrir todas as plantas como uma espécie de pêlo.



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens que tirar o pé do acelerador, um tapete de montecarlo tão fechado ao fim de dois meses é sinal de que as coisas andaram rápido,  demasiado rápido. A tua Chihiros tem dimmer? Podes reduzir o power mantendo as mesmas horas ou reduzir as horas de exposição, essas calhas são muito potentes! Entretanto retira o máximo das algas manualmente usando escova de dentes por exemplo, e aspira tudo muito bem nas trocas de água. Outra coisa,  mencionas ter corydoras mas não vejo um bocado  de areia onde elas possam andar a remexer o fundo, que tal retirares um bocado de montecarlo no canto direito à  frente por exemplo e colocares areia propria para aquários? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boa noite.
Ontem não tive tempo de comprar os testes, mas já os comprei hoje e tenho os resultados.
1 mg/l de fosfatos
10 mg/l de nitratos
Ph 6.5
Será que estão bem estes valores? Pelo que tenho lido acho que sim... portanto não sei o que me está a criar estas algas todas.
Será excesso de luz ( potência) como disse o Tozé? Não tenho dimmer mas posso comprar. Quando a luz liga, liga logo com a potência toda.
Agora será também fertilização a mais? Confesso que não sei que medida certa por no aquário, apenas faço o recomendado de micros e macros que a fertilização da Solaqua diz, que é 4 bombadas de cada diariamente para 100 litros.
Só não fertilizo no dia da TPA.
Deverei começar a usar Excel? Ajudará!
Não sei mesmo como me livrar delas.
Amanhã vou fazer nova TPA de 50% e tentar tirar o máximo possível, mas é muito difícil pois estão muito agarradas às plantas.
Sim tenho corydoras panda (6), mas não sabia que era necessário ter areia... mas posso mudar o layout e por um bocadinho de areia como o Tozé sugeriu.



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao blackout não queria nada estar a fazer, custa-me não ver o aquário por uns dias... mas se tem de ser, se resolver assim vou ter que fazer.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como o Toze sugeriu, ontem fiz TPA e mudei o layout... introduzi areia para as corys.
Mas quanto às algas, elas ainda estão lá, e não me parece que tenham abrandado.
Será que o blackout resolve a questão?
E quanto aos peixes, não lhes faz mal? E de quantos dias? Dou-lhes na mesma comida nesses dias?
866d7328468db560dfea34a49da167ab.jpg043d7f615454faa656b66009e981a64b.jpgcb11f2012041a4bbe50d93b02085680b.jpg4972f220793f35786816bc6d4e9cd2b6.jpg5541368a3fdd193a8557a42b6211aa61.jpg28f0c7979d7971a988eb73052cf38884.jpg87f01a09e0c010ea881e36e095376a6b.jpg240f2717d56a9f5e8d49d7a1f5a6f1ec.jpgaed4d551fc0f0c65d63c1dc2d87d151c.jpg


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ui isso está mau... o blackout acho que só trata a bga, vê no google, mas parece que tens a colecção toda aí. Podes fazer sem problemas, 4 ou cinco dias sem co2 e aqua bem tapado, na escuridão total. Comida não precisas mas podes dar sem destapar, só para acalmar, os peixes aguentam bem. Depois podes e deves é pör a calha na altura máxima, enquanto não arranjas o dimmer. a minha chihiros está a uns 20cm, mas o meu aqua não é o melhor exemplo:-p

Os valores parecem bem mas eu não sou muito entendido...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois está mau está!
E não sei o que fazer! Remover manualmente não consigo, estão de tal maneira agarradas às plantas que não consigo.
Já encomendei o dimmer, deve chegar até sexta feira.
Se calhar vou mesmo fazer o blackout e ver o que vai dar, pelo menos até chegar o dimmer.
Com o blackout desligo também o Co2 certo?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Judyju

Sim desliga o co2,e tapa o aquário totalmente sem entrar luz alguma,não te preocupes que os peixes aguentam bem esses dias sem comer,ao fim dos quatro ou cinco dias faz uma tpa boa.

 

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz o blackout e hoje o quarto dia tirei os panos e tive uma boa surpresa.
A maior parte das algas já foi embora. Ainda ficaram algumas mas vamos agora ver se as consigo controlar.
A Alternanthera reineckii 'Mini' foi a que sofreu mais, tem bastante folhas afetadas.
Não tive nenhuma baixa de peixes , que era o meu maior receio.9cddb6823d2a848ac135f70a79028e93.jpgf79e03c0704927d1eeba61192982a5f1.jpgd1f2a2d92b1d1745d89d57ca7e01a12d.jpgae1bafa448017fc9374ddc14f8404968.jpg9c00861bfb8bfa7330edb7a921724e00.jpged7759e618489f91fa3dd7475216b933.jpg
Já tenho o dimmer e a luz tem 7 intensidades.
Vou baixar para a 5, a ver se assim as algas vão de vez.
Vou limpar o máximo que puder, e vou deitar Excel durante uma semana seguida, e vou intercalar a fertilização líquida. Um dia macro e outro dia micros.
Vou durante as próximas semanas manter as tpas duas vezes por semana, uma a meio da semana de 20%, e outra de 40% ao fim de semana.
A ver se é desta que as algas se vão.
Fotos do aquário após o blackout.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens níveis de nitratos?

A circulação está boa em todo o aquário?

Agora seria interessante saberes o porquê dessas "algas"(bactérias) terem aparecido, porque sem atacar na origem vais andar sempre a fazer blackout's quando elas aparecerem.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto, podes tb reduzir a luz para seis horas para manter isso a andar mais devagar e ir ajustando pelo espaço entre nós e pela intensidade dos vermelhos... Ficou com bom ar, assim mais limpinho dá mais vontade de manter a rotina certinha :-)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tenho teste de nitratos. Antes do blackout fiz e estavam dentro dos parâmetros normais, mas vou continuar a fazer para isto não descarrilhar outra vez.
Mas penso que poderá ter sido excesso de iluminação. Reduzi à potência, para já vou apostar nisso.
Mas vou fazendo os testes de nitratos e fosfatos para ver como isto está a andar.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse outflow parece estranho nessa posição, assim a apontar para cima, podes pôr direito e levntar um pouco para perto da linha de água, talvez melhore a circulação, que deve ser o teu problema, como disse o bruno e como era o meu acho...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, vou fazer isso.
Reduzi à intensidade e vou reduzir para já então uma hora ao tempo de iluminação. Também acrescentar uma TPA mais pequena a meio da semana, pelo menos até as algas irem todas de vez.
E sim, dá mesmo gosto de ver o aquário mais limpinho, confesso que já andava um pouco desanimada.
Também acrescentem antes do blackout umas 10 caridinas japónicas para me ajudarem no controlo das algas, mas confesso que agora que destapei tudo e liguei a luz, ainda nem sequer vi nenhuma, espero que não tenham virado petisco dos peixes.



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz agora o teste depois da TPA deu-me 5 mg/l. Vou então fazer isso.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz agora o teste depois da TPA deu-me 5 mg/l. Vou então fazer isso.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz agora o teste depois da TPA deu-me 5 mg/l. Vou então fazer isso.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Baixando a luz para 5...com tempo vais ver que isso vai ao sitio.

Faz a manutenção regular e deixa o co2 a funcionar.

Isso agora está bem melhor e vai ao sitio em breve, vais ver.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ando meio alheado dos plantados, mas há uns anos apareceu-me este "bicho" e é mesmo desanimador.

Tenho ideia de que o problema era precisamente do foto-período demasiado extenso/intenso  e provavelmente também das oscilações dos níveis CO2, que era controlado a olho e ligado/desligado manualmente.

 

Força na tua luta e anima-te que a situação parece estar a melhorar!

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, para já ainda não vejo grandes melhorias, mas também só passaram dois dias. Vamos ver daqui a uma semana se está melhor, pelo menos que não aumente as algas.
Vou mantendo a luz na quinta intensidade e fazendo as tpas certinhas.
Também tenho deitado sempre Excel e estou a fertilizar um dia macros e outro dias micros.
A ver se a coisa vai ao sítio .



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais