Fluval Edge 23l - 1º aquário


EdiMC

Recommended Posts

  • 2 semanas depois...

Bom, então e que peixes sugerem para este aquário?

Ideal seria um Betta não é? Tinha um bom espaço e é um peixe resistente... E se fossem dois? Macho e fêmea... Eles reproduzem-se facilmente? Não tenho muito interesse em fazer criação..

 

É possível ter alguma equipa de limpeza com Bettas?

Obrigado

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Buenas amigo!

Até onde sei sobre bettas, não é ideal ter o casal no mesmo aquário, pois o macho pode até matar a femea após a desova. Acredito que tens um aquário muito bom para um betta macho matriz, com grande cauda. Do pouco que sei sobre betta, não é aconselhável manter o casal no mesmo aqua. A não ser que tenhas outro pra separar quando necessário.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º: Bettas machos são extremamente territoriais e não é suposto estarem na companhia de outros peixes no aquário. Mesmo as fêmeas só se juntam com o macho para acasalar. Várias fêmeas no mesmo aquário é possível, mas tem que ser um aquário grande e com características que permitam que as fêmeas não andem constantemente a lutar.

2º: Este aquário pode ser um pouco problemático para bettas ou outros peixes que respirem à superfície. Há quem diga, que por só ter aquela abertura, pode acontecer eles não conseguirem ir à superfície respirar e podem morrer...

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas vossas considerações!

Já tenho os novos inquilinos instalados! 😄

 

Não estou certo de ter feito a melhor escolha, mas tendo em conta o que havia disponível aqui na zona, do que gostava e do que foi sendo aconselhado, comprei:

- 6 Neons Tetra Verdes;

- 2 Cory's Julii.

 

Acho que 6 Neons é um pouco demais para a litragem, mas como é aconselhado que sejam pelo menos 6 para que se sintam seguros, fiquei na dúvida e optei por este número...

Sacaninhas são bem tímidos! Já tinha lido sobre isso, mas nunca pensei que fosse tanto!

Espero que com o tempo se habituem ao novo aquário e ao pessoal cá de casa e apareçam mais... há alturas em que parece que desapareceram do aquário! lol

Estão quase sempre escondidos atrás do tronco, ou debaixo dele e andam quase sempre pela parte de trás do aquário. Raramente lá vem um ou outro à frente explorar. Espero que não se sintam receosos... a temperatura está estável nos 25ºC, pH nos 7.2, bons valores de amónia...

O que não sabia antes de os comprar, é que preferem águas mais escuras e pouca luminosidade... estes dois aspectos contrariam um pouco as características do meu aquário (a água está muito límpida e a iluminária, apesar de pequena, talvez seja luz a mais para o que eles gostam. Vou vigiar)...

Também ajustei o flow do filtro para o mínimo pois estava com receio que pudesse estar demasiado elevado e eles não gostarem.

Em termos de alimentação parecem gostar mais dos flocos do que do granulado... mas ainda não consegui que se alimentassem como deve ser porque quando me chego ao aquário, escondem-se.

 

As Cory's estão super activas!

Há uma então que de vez em quando dispara do fundo até lá acima! :) São engraçadas de observar.

Já sei que quando crescerem vou ter de lhes encontrar uma nova casa, mas pronto, agora é vê-las crescer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Realmente é demais para a capacidade do aquário, tens que cuidar bastante os niveis de amônia e nitrito assim como a sujeira do filtro.

Quanto as cory, esse movimento de disparar só fundo até lá em cima.. será que não estão indo buscar oxigenio? Se for isso, é um problema. Tenta observar, pois são peixes de fundo e não costumam ter comportamento de buscar o2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas EdiMC

Desculpa se percebi mal tu dizes cito,  

   (As Cory's estão super activas!

Há uma então que de vez em quando dispara do fundo até lá acima! :) São engraçadas de observar.

Já sei que quando crescerem vou ter de lhes encontrar uma nova casa, mas pronto, agora é vê-las crescer...) sim crescem ate 2,5cm, não e por este tamanho que tenhas mais tarde de mudar de aquário,outra coisa,o Miguel Rocha diz que não e normal elas vir ao cimo respirar,e o contrario elas vem sim ao cimo respirar,de tempos a tempos,não tem nada de anormal.

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa pela informação errada! Tinha uma ideia errada de que não precisavam ir a superfície para respirar, devido a sua capacidade de não necessitar de muito oxigenio.

Peço desculpas por te preocupar EdiMC, a intenção foi ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel

E precisamente por elas terem a capacidade de viverem em águas com pouco oxigénio que elas criaram este sistema de respirar.

Mas tudo bem,a sim ficastes a saber mais uma.

Saudações  

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas informações!

Com tão poucos dias já tenho a lamentar a morte da Cory mais pequena 😞 ontem notei-a diferente... muito parada no mesmo sítio, numa posição meio inclinada, quando nadava para mudar de sítio parecia "mole"... hoje de manhã quando cheguei a casa, estava no fundo, deitada de lado 😞 
Os parâmetros estão bons, a água está límpida, sempre que adicionei um pouco de água (200ml mais ou menos) por causa da evaporação, juntei umas gotas de Prime e deixei repousar de um dia para o outro, tenho alimentado 2x por dia em pequena quantidade e os flocos chegam ao fundo para que as Cory's se possam alimentar... espero que tenha sido apenas um infortúnio e que não se alastre aos restantes animais... talvez tenha já vindo doente da loja... a outra permanece bem... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opa, pena meu amigo. Observa os outros a ver se não reproduzem sintomas, mas na torcida para ser um fato isolado. Devemos lembrar que peixes são seres sensíveis e muitas vezes morrem sem descobrirmos o motivo, ou até sem motivos, no meu ponto de vista. Acontece bastante, também, de já estarem doentes nas lojas.

Manda fotos atualizadas do Aqua para acompanharmos.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, peço desculpa pela demora!

Para já todos os peixes parecem estar bem de saúde (felizmente)! 

Ambas as Cory's iam à superfície, mas sim, a que morreu era a que ia mais vezes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel Rocha

Você  não discordando do que eu disse das Coryodoras,ficou na duvida,tudo bem,então eu procurei tirar-lhe as duvidas não por aquilo que eu disse,mas com provas dadas,e aqui esta leia,e fica sem duvidas.

http://www.ciclideos.com/viagem-num-cardume-de-corydoras-a88.html

Saudações  

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo!

Pelo contrário, perguntei pelo seguinte: como as corydoras tem a tendência a subir para pegar o o2 e eu havia entendido antes que apenas uma subia para fazer isso, imaginei o contrário, que a outra que não fazia isso poderia estar prostrada já desde o 1 dia que o amigo comprou ela.

Mas já me foi esclarecido que ambas faziam, uma apenas fazia mais que a outra.

Editado por Miguel Rocha
erro de escrita
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

Tenho andado com pouco tempo para vir aqui.

Já introduzi algumas mudanças no layout do aquário para tentar que os Neons se mostrem um pouco mais, mas vou fazer mais. Podem ver nas fotos - foi apenas um teste, mas gostei de ver assim o tronco... Acho que adiciona mais profundidade e preenche um pouco do espaço vazio na parte superior... Sugestões são bem vindas! 🙂

 

Já me estou a atrasar na TPA por causa disso também... Queria fazer as mudanças e depois então fazer a TPA, para não estar a mexer muito... Mas acho que amanhã faço a troca da água e depois logo se vê. Não vou sacrificar o equilíbrio do habitat por uma mudança estética.

 

Já agora aproveito para perguntar, em relação ao volume de água a trocar: faço 30% do volume bruto de água ou do real?

Se for do real, como saber quanto lá tenho de água? Não faço ideia quantos litros perdi com areão, tronco, termostato, etc...

 

 

Obrigado!

97864e4a008897f21685c1a55e776d40.jpg&key=318d394b08bc1fdf7aa50cd9199fe8affffbee8c0337b98c1acbe46e2dc03b16

 

6555338050c24bf7c4c0ef983c9054d4.jpg&key=46d9dc813b25942e017a45dbe4627cfaab63ee50f3ce44cc4d058122e4e15cc9

 

 

P. S. - não liguem às Anubias a flutuar! Como vou colá-las aos troncos, arranquei-as do areão para ver se as raízes crescem um pouco. E assim também aproveito para ver o estado delas... Não gosto de ver o aquário tão desarrumado, mas é apenas temporário 😄

 

Outra pergunta já agora, se tivessem de acrescentar umas plantas para ficar no topo, o que escolhiam? De fácil manutenção... Do que li, os Neons gostam desse tipo de vegetação(?)

 

Ah, entretanto já coloquei mais uma Cory Albina 😄 a outra pareceu gostar da companhia!

 

Obrigado!

 

 

 

Editado por EdiMC
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigo!

Está muito bonito este Aqua! Gosto bastante da presença de troncos no aquário.

Quanto a TPA, eu costumo fazer uma troca de 15% +- semanal. Meu aquário tem capacidade de 96L, cálculo que eu perca entre 5-8 litros de água devido a substrato e tronco. Logo, faço uma TPA de aproximadamente 14 - 18 litros. O que varia muito é a quantidade de sujeira que reparo no fundo quando faço a sinfonagem. Quanto mais sujeira noto, maior a quantidade de água que reponho.

Eu acho que, no teu caso, podes fazer uma TPA semanal de 15% a 20% do volume total que estaria ótimo. A perda de capacidade devido aos troncos e substrato ficaria dentro de uma margem de erro segura. Caso faças com menor frequência (de 15 em 15 dias), podes aumentar a TPA para 30%. Mas te adianto que sempre é melhor trocar quantidades pequenas semanalmente que quantidades grandes mais espaçadas. Lembrando que isto sempre com o aquário equilibrado e funcionando perfeitamente. Em caso de desequilíbrio ou algum acontecimento diferente as TPAs podem necessitar frequência e quantidade maior.

Quanto a planta de superfície eu não saberia te ajudar, acho melhor aguardar alguém com mais experiência na área.

ABS!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo comentário e pelas dicas!

Ontem estive até às 3 da manhã de volta do layout e de colar as Anúbias nos troncos. Não fiquei 100% satisfeito, mas acho que é uma evolução face ao layout inicial.

Cá fica!

 

c15e7477a0ee1b3e16f336a776b57687.jpg&key=105988b66a402d3cf973967e748e871eb9af4389d8e60c35a6cbf4e6452e98ff

9e74ef7c362d3648f5b36748149bd753.jpg&key=203a84bb0430bdd4597edbc1683728f0a6b4e9828285769604c482c9d386d02a

19b212f8d20944b1574fcbf702f12965.jpg&key=dc9ab978e35085f01a721b7eb994b81e3be54eb77d3001dd598a131c498844a2

 

Hoje achei um piadão à Cory Albina. Dei com ela a fazer piruetas eheh são bichos com comportamento interessante de se observar

 

Editado por EdiMC
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!
Bem, já tive de tirar o tronco de desert driftwood do aquário... De ontem para hoje ficou envolto numa espécie de nuvem branca!!! Serão fungos?
Já me tinha aparecido um bocadinho na ventosa do termómetro, mas como era em tão pouca quantidade, ia limpando e nunca me preocupei muito... Mas hoje assustei-me! Já retirei o tronco e está a secar.
Vou esfregá-lo bem, ferver e por de molho em água com sal a ver se resolve...
Não tive muita calma com este tronco, deu asneira :( espero que não haja baixas por causa disto :(

Entretanto retirei as Anúbias que estavam coladas, lavei-as bem e estão num recipiente com água. Esta água deve ser do aquário? Ou pode ser água da torneira? Quando posso colocá-las no aquário?

Obrigado!

Fica uma foto do sucedido
963ac7013b514328743fae599ee1d405.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ferver a madeira não vai servir de nada. Isso é um fungo normal e vai voltar a aparecer. Os ancistrus gostam muito disso... lol 

Para as anúbias, pode ser água da torneira, desde que removas o cloro.

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Ferver a madeira não vai servir de nada. Isso é um fungo normal e vai voltar a aparecer. Os ancistrus gostam muito disso... lol 

Para as anúbias, pode ser água da torneira, desde que removas o cloro.

Então o que faço? Deixo estar? 

Com esta litragem não posso por um Ancistrus 😄 com muita pena minha, porque são dos que mais gosto (adoro o preto com pintas brancas!)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 minutos, EdiMC disse:

Então o que faço? Deixo estar? 

Com esta litragem não posso por um Ancistrus 😄 com muita pena minha, porque são dos que mais gosto (adoro o preto com pintas brancas!)

Isso é suposto desaparecer daqui a uns dias/semanas por si só. Assim que a comida desses fungos acabar na madeira, eles normalmente desaparecem.

Camarões e caracóis penso que também comem disso. Uns Camarões Red Cherry ficavam aí bem! 😁

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fico mais descansado... É que aquilo estava com mau aspecto... E com tão pouca água, fiquei assustado...

Um ou dois Red Cherry's é a minha próxima adição, já estão na lista há algum tempo ;)

A ver se consigo encontrar onde comprar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.