ReHab 2020


goncalopacheco

Recommended Posts

Boa tarde,

Decidi que era hora de apresentar o meu aquário.

Em primeiro lugar, o porquê do nome: o aquário, já montado à quase três anos, estava um pouco "abandonado" e encontra-se em processo de Re-Habilitação.

Dados do aquário:

1 – Nome do aquário: ReHab 2020 (ano da reabilitação)

2 – Data de montagem: Abril 2017 

3 – Dimensões do aquário: 60 x 40 x 35 cm

3.1 – Volume bruto: 85L

3.2 – Móvel: Estante IKEA

4 – Equipamentos:

4.1 – Filtro: EHEIM Ecco Pro 200 (Eheim Liberty 200)

4.2 – Termostato: Eheim

4.3 – Iluminação/Fotoperíodo: Chihiros a601 / 8h dia

4.4 – Sistema de CO2: Sem CO2 neste momento (Tropica Plant Growth System 60)

5 – Substrato & Hardscape: 

5.1 – Substrato: Tropica Aquarium soil

5.2 – Hardscape: Rochas Basalticas e uns troncos

6 – Fertilização: 

7 – Flora: 

8 – Fauna: 

5x Neon

10x Rasboras Mosquito

XX Neocaridina Wild

Este aquário foi montado ainda antes da minha pequena nascer. Sem qualquer aspiração de Aquascape, era (e ainda é) pretendido ter um aquário com algumas plantas e animais para iluminar a sala a noite. 

À altura da montagem fez-se isto:

FB-IMG-1582125395347.jpg

FB-IMG-1582125407531.jpg

As pedras em cima do tronco foram colocadas até estes estarem afogados, mais tarde foram retiradas.

Algures em 2018, este era o estado do aquário:

FB-IMG-1582125432411.jpg

Foi alvo de uma poda e:

FB-IMG-1582125444229.jpg

 

FB-IMG-1582125454397.jpg

Entretanto foi andando.. as planta cresciam, levava poda.. algumas TPA's outras reposições da água evaporada... e assim ia.

No verão de 2019 o filtro foi substituído e pouco mais foi feito.

Foi mais ou menos preparado para no 2º Aniversário da pequena estar mais ou menos apresentável (Setembro 2019) e voltou ao rengo-rengo com muito poucas TPA's, praticamente reposição do nível de água.

Entretanto chegou 2020 e tinha novamente um matagal dentro do aquário, com alguma BBA a aparecer pontualmente (provavelmente porque tal era o matagal que a circulação era pouca).

Levou uma valente poda, não foi total mas foi o suficiente para desequilibrar o sistema e a BBA explodir em força.

Aqui tinha três hipóteses:

  • Dar os animais e arrumar as coisas (fora de questão)
  • Desmontar e remontar o aquário
  • Ler algumas coisas e aproveitar para fazer experiências 

A opção escolhida foi a ultima (daí o nome de ReHab) e a primeira experiência foi de utilizar água oxigenada para ajudar o combate à BBA. aproveitei também para arrancar as plantas que tinha, pois na base das plantas tinha muitos restos de musgos e ver se o filtro limpava o substrato. Claro que assim tenho andado mais em cima das TPA's e em das limpezas ao filtro.

As plantas que tinha estavam um pouco fracas e por isso tenho aproveitado algumas, mas hoje vêm umas podas novas.

Infelizmente não tenho fotos destes últimos processos.

Abraço,

Gonçalo Pacheco

Editado por goncalopacheco
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas GonçaloPacheco

Eu ate gosto,ou melhor eu gosto a sim de aquários tipo selva,e gosto de a malta não perder o entusiasmo da aquáriofilia,este belo hobby,força com isso.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa tarde,

Entretanto na semana anterior ao Carnaval foram adquiridas umas plantas e foi replantado.

Dia de Carnaval estavam a aparecer mais uns pontos de bba.. Foi feita uma tpa generosa e alguns deles levaram com mais uns tratamentos de Água Oxigenada, outros, nomeadamente nos musgos foram removidos manualmente.

Hoje vai ser dia de limpar o filtro e fazer pequena tpa. Por agora, está assim:

IMG-20200229-150949-01.jpg

Obrigado

Enviado do meu STF-L09 através do Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.