Ajuda na limpeza


Ricardo016

Recommended Posts

Bom dia, sou novo no forum e gostaria de obter aqui alguma ajuda num problema que tenho vindo a ter no meu aquário e infelizmente o aconselhamento feito em loja não é o mais apropriado pois tudo se baseia em químicos algo que não uso na minha água apenas o normal aqua care. 

Tenho um aquário de 500 litros com uma bio box interna e um eheim ( não me recordo o modelo) de 1000 litros hora e o meu aquário tem vindo a criar algum verdete algo que eu não tenho conseguido controlar com peixes tenho 1 pleco com 40 cm e outro com 25, tenho 5 ampularias grandes e uns 30 Planorbarius adquiri também a uns tempos alguns camarões mas como tenho um Pangasius com 30 cm o resultado foi apenas uma refeição para ele. Gostaria de saber se alguém tem alguma sugestão para me ajudar neste pequeno problema sem a utilização de químicos. 

 

Desde já obrigado

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo016

Bem vindo ao Fórum.

Coloca aqui o tua descrição de setup, 

Para a malta perceber melhor,e poder-te ajudar,

Tens plantas no teu aquário? muitas ou poucas?

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas Ricardo016

Bem vindo ao Fórum.

Coloca aqui o tua descrição de setup, 

Para a malta perceber melhor,e poder-te ajudar,

Tens plantas no teu aquário? muitas ou poucas?

Saudações 

Boa noite passo então a descrever, tenho um aquário de 500 litros, uma biobox com bomba submersível de 400 litros hora, um eheim externo de 1000 litros hora, um termostato eheim 300w regulado para os 26 graus, c02 e uma calha de iluminação de Led, o meu substrato é de sílica purificada e areao negro cerca de 25kg, tenho algumas pedras 5 ou 6 cerca de 20 kg plantas tenho uma pequena apenas a nível de de caracóis tenho umas ampularias bastante grandes, a nível da fauna tenho um pleco com cerca de 40 cm um outro com 25cm tenho um escalar com 20 cm e um pagancius ( duvido ter escrito bem o nome) e 2 espadas que são os amigos do meu escalar. O meu PH nunca passa do 6.9. 

Resolvi pedir aqui ajuda dado que infelizmente em loja todas as soluções passam por químicos e ando em busca de algum conselho que me permita evitar o uso de químicos dado que tento manter-me afastado de químicos e preferir uma solução mais natural mesmo sendo mais dispendiosa. Desde já obrigado pela atenção 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Tu fazes TPA,s de quanto em quanto tempo.

Para um aquário desses devias ter mais plantas pois elas ajudam e muito na biologia do aquário,podia ter plantas de baixa manutenção.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas

Tu fazes TPA,s de quanto em quanto tempo.

Para um aquário desses devias ter mais plantas pois elas ajudam e muito na biologia do aquário,podia ter plantas de baixa manutenção.

 

Faço uma aspiração boa 1 vez por semana dado os peixes que tenho serem grandes a alimentação e muita também é acaba sempre por sobrar e para evitar má qualidade da água e mau cheiro faco a aspiração e junto faço sempre um tpa de pelo menos 10%, tem alguma sugestão a nível de plantas? Apesar do meu pleco se esfregar nelas mas faz parte 😂

 

Desde já obrigado pelo seu tempo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma vez que tens Plecos podias colocar uns troncos porque eles gostam de por vezes raspar e comer madeira,nesse mesmo tronco podias colocar Anubias tens das maiores ás mais pequenas,vetos de Java,e se possível algumas plantas de crescimento rápido para te consumir alguns Nitratos,tens aqui algumas das plantas que te falei e outras que podes usar,todas as plantas que tiverem o símbolo da folha verde podes usar, https://tropica.com/da/planter/ .

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, Alvaro Silva disse:

Uma vez que tens Plecos podias colocar uns troncos porque eles gostam de por vezes raspar e comer madeira,nesse mesmo tronco podias colocar Anubias tens das maiores ás mais pequenas,vetos de Java,e se possível algumas plantas de crescimento rápido para te consumir alguns Nitratos,tens aqui algumas das plantas que te falei e outras que podes usar,todas as plantas que tiverem o símbolo da folha verde podes usar, https://tropica.com/da/planter/ .

Saudações  

Muito obrigado pela ajuda finalmente alguém me dá uma solução sem passar por químicos, vou dar uma vista de olhos e ver se compro algumas o mais breve possível para ver se o problema fica resolvido. Troncos tenho alguns por acaso mas nem os uso dado que tenho pedras bastante grandes mas vou retirar algumas pedras e acrescentar troncos. 

Obrigado pelo seu tempo e pela valiosa ajuda que me deu. Um abraço e tudo de bom amigo

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O verdete de que falas é algas nos vidros? Green Spot?

Mete umas fotos também sem grandes informações é difícil conseguires boas ajudas.

Editado por Brunomcc2000

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10% de TPA semanal com peixes tão grandes parece-me pouco... costumas fazer testes à água?

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 56 minutos, Brunomcc2000 disse:

O verdete de que falas é algas nos vidros? Green Spot?

Mete umas fotos também sem grandes informações é difícil conseguires boas ajudas.

Boas não tenho sim um verdete na biobox e por vezes noto em algumas perdas vidros e afins tudo limpo até agora 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, João Cardoso (Kadoxu) disse:

10% de TPA semanal com peixes tão grandes parece-me pouco... costumas fazer testes à água?

Boas eu faço 1 vez a semana dada a filtragem que tenho no total perfaz 1600 litros hora, sim tenho tudo normal a nível de testes nem picos de amónia nem picos do ph nada daí eu querer uma solução natural porque infelizmente as lojas para tudo e químicos e mais químicos e infelizmente não conheço nenhuma que a primeira solução não passe por produtos e sim por algo natural, seja plantas, peixes o que for daí aceitar qualquer sugestão para o pequeno problema. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Ricardo016 disse:

Boas eu faço 1 vez a semana dada a filtragem que tenho no total perfaz 1600 litros hora, sim tenho tudo normal a nível de testes nem picos de amónia nem picos do ph nada daí eu querer uma solução natural porque infelizmente as lojas para tudo e químicos e mais químicos e infelizmente não conheço nenhuma que a primeira solução não passe por produtos e sim por algo natural, seja plantas, peixes o que for daí aceitar qualquer sugestão para o pequeno problema. 

Não estou muito preocupado com a amónia, precisamente porque tens uma boa filtragem, e porque para teres peixes desse tamanho, já percebes de certeza alguma coisa de aquariofilia, mas como estão os Nitratos?

Pelo que dizes, o verdete que tens na biobox parece-me uma coisa normal (sem fotos é difícil dizer), o mais grave que poderá ser é teres os Nitratos um pouco altos, mas também pode ser apenas uma questão de teres que esfregar os sítios onde aparece quando fazes as TPAs.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não está a perceber.. dizer que é verdete serve de pouco... o que é que a minha cabeça pensa ok é uma alga verde.. o que é que pode ser? GDA, BGA, Green Spot, Filamentosas verdes, Staghorn, Fuzz Algae e Cladophora todas estas são verdes, no entanto pela descrição verdete eu penso que seja GDA, BGA ou Green spot mas qual é?

Como diz o João 10% semanalmente é pouco sem saber algas em especifico o que posso aconselhar é limpar manualmente e em seguida fazer uma boa TPA e limpar o filtro, depois disso aumentar as TPA's para pelo menos 20% semanalmente(100L por semana), isto vai ajudar mas se não entenderes qual a causa das algas que aí tens não conseguirás evitá-las.

 

Fotos dão uma boa ajuda:

 

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Não estou muito preocupado com a amónia, precisamente porque tens uma boa filtragem, e porque para teres peixes desse tamanho, já percebes de certeza alguma coisa de aquariofilia, mas como estão os Nitratos?

Pelo que dizes, o verdete que tens na biobox parece-me uma coisa normal (sem fotos é difícil dizer), o mais grave que poderá ser é teres os Nitratos um pouco altos, mas também pode ser apenas uma questão de teres que esfregar os sítios onde aparece quando fazes as TPAs.

Eu costumo esfregar quando aspiro e faço os tpas mas o estranho é que na semana seguinte tenho sempre a biobox igual atenção não é nada de grave nem de preocupante mas é algo que gostaria de conseguir controlar sem ter de recorrer a esfregar todas as semanas e ser algo mensal por exemplo, os nitratos estão normais nunca tive problemas nem picos de nada que fosse, será que com um tpa maior de 25% a situação ficará mais calma? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Brunomcc2000 disse:

Não está a perceber.. dizer que é verdete serve de pouco... o que é que a minha cabeça pensa ok é uma alga verde.. o que é que pode ser? GDA, BGA, Green Spot, Filamentosas verdes, Staghorn, Fuzz Algae e Cladophora todas estas são verdes, no entanto pela descrição verdete eu penso que seja GDA, BGA ou Green spot mas qual é?

Como diz o João 10% semanalmente é pouco sem saber algas em especifico o que posso aconselhar é limpar manualmente e em seguida fazer uma boa TPA e limpar o filtro, depois disso aumentar as TPA's para pelo menos 20% semanalmente(100L por semana), isto vai ajudar mas se não entenderes qual a causa das algas que aí tens não conseguirás evitá-las.

 

Fotos dão uma boa ajuda:

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Ricardo016 disse:

 

 

Agora mesmo, Ricardo016 disse:

 

É um greee spot mas apenas se localiza na biobox e em 1 das pedras vidros tudo ok restantes decorações igual, não é nada de extremo bem longe disso mas é algo que gostaria de ser uma solução para resolver nem que seja fazendo um tpa maior a conta da água já me deixou de assustar a muito tempo 😂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo016

Sendo a sim como tu falas,eu acho ate que não será grande preocupação ,chega o dia da TPA limpas,mas já agora há quanto tempo tens esse aquário montado?

Digamos que quem pensa que não tem algas no aquário,esta redondamente enganado,em todos os sistemas aquáticos há sempre algas,e quer queremos ou não elas estão presentes sempre,elas fazem parte da Natureza.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 24 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas Ricardo016

Sendo a sim como tu falas,eu acho ate que não será grande preocupação ,chega o dia da TPA limpas,mas já agora há quanto tempo tens esse aquário montado?

Digamos que quem pensa que não tem algas no aquário,esta redondamente enganado,em todos os sistemas aquáticos há sempre algas,e quer queremos ou não elas estão presentes sempre,elas fazem parte da Natureza.

Saudações

Tenho este aquário montado a cerca de 1 ano e pouco mais coisa menos coisa tinha um mais pequeno mas os peixes foram aumentando de tamanho e não consegui os vender dado que estão desde pequenos comigo e a minha consciência não me deixou então aumentei as dimensões para conseguir ter os animais com as melhores condições possíveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.