Dúvidas sobre algas


Pedro_Cruz

Recommended Posts

Boas, eu tenho um aquário plantado de 60l e estou com problemas em identificar e combater as algas que se formam no fundo e sobre as plantas. Já diminui as horas de luz, comprei comedores de algas e fiz tpas pelo menos 3 vezes por semana e não desaparecem. As algas têm a aparência de uma gosma verde acastanhada 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

large.IMG_20200217_163028.jpglarge.IMG_20200217_163035.jpglarge.IMG_20200217_163051.jpglarge.IMG_20200217_163142.jpgSetup - Aquário de água doce:

 

1 - Nome do Aquário

2 - Data da montagem
11/06/2019
3 - Dimensões do aquário
3.1 - Volumes bruto e útil: 60 a 65l

4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro: fluvial 107 (filtro exterior)
4.2 - Termostato: Marina 50w
4.3 - Iluminação/Foto-período:
Twinstar Light 600C. Período de 7 horas das 9:00 as 16:00
4.4 - Sistema de CO2:
Tropica Plant Growth System 60
4.5 - Outro equipamentos adicionais

5 - Substratos & decorações
5.1 - Substrato fértil:
Tropica Plant Growth Substrate
5.2 - Substrato inerte: cascalho medio
5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc): pedras e tronco

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização): De momento nada, mas antes utilizava


7 - Fauna
7.1 - Quantidade e espécie:
corydora, 2
7.2 - Quantidade e espécie: comedor de algas chines,2
...

8 - Plantas
8.1 - Quantidade e espécie:
LILAEOPSIS BRASILIENSIS,
  HETERANTHERA ZOSTERIFOLIA, BUCEPHALANDRA SP. 'RED',
TAXIPHYLLUM BARBIERI  
 
     

8.2 - Quantidade e espécie
...

9 – Observações
9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura): pH:7.2, temperatura:22c ( não tenho os outros testes)
9.2 - Frequência das TPA's: 2 vezes por semana
...
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não tenho certezas.. no entanto, na falta de ajudas melhores eu tentaria retirar as rochas, limpar ao máximo as algas manualmente e deixava 1 mesinho a ver se haveriam melhoras, eu desconfio muito das rochas.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro Cruz 

Bem vindo ao Fórum.

Essas pedras quase de certeza que são calcarias,devias antes das colocares no aquário fazeres o teste do vinagre,ou limão,ou outro ácido para veres se reagia ou não.

Essa alga e BGA ,na verdade não e uma alga,mas sim uma bactéria ( Cianobactéria ) deita um cheiro muito chato,tens que tentar limpares o máximo que poderes ,depois tens que fazeres um Blackout,tapas todo o aquário com sacos daqueles do lixo pretos ou panos pretos de forma que não passe luz nenhuma durante uns quatro dias,não abras nem para dares de comer aos peixes,se tiveres uma bomba de ar com uma pedra difusora colocas lá durante o blackout ,ao fim desses dias fazes uma tpa de 50% e vês como esta,se vires que ainda não esta bom fazes outro blackout com os mesmos dias,se tens co2 desliga durante esses dias.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Tira a pedra mais pequena que esta no meio deixas a pedra secar bem,raspas um pouco e colocas uns pingos de vinagre ou limão,se borbulhar e calcaria e faz-te subir o PH,se não tiver reacção e boa,acho que era isto que estavas a perguntar.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que há aí vários factores possíveis... O sistema de co2 que tens não é dos melhores, a juntar a isso acho que podes ter luz a mais para não teres fertilizante nem co2 estável. Esse areão, costumas aspirar? Senão acumula muita matéria orgânica que te vai provocar booms de algas. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.