Alguém me pode ajudar!?!?!?


JoseCarlosMarques

Recommended Posts

Boas,

 

Ao fim de muito tempo a lutar contra algas castanhas, resolvi reestruturar todo o meu aquário e estou há cerca de um mês sem lhes por a vista em cima. O meu aquário tem cerca de 100 litros, hardscape em lava rock colada com super-cola e café em pó, tapete com Monte Carlo (que, por sinal, está com óptimo aspecto), e alguma Riccia que estou agora a começar a colocar nas rochas. Tenho 2 sistemas de NEO CO2, 10 Otocinclus e 7 Amano Shrimp. Tudo parece correr às mil maravilhas, mas hoje cheguei a casa e reparei que tenho uns seres minúsculos a correr por cima das pedras. Quando digo minúsculos, são mesmo minúsculos. Não chegam a meio milimetro em tamanho. Ainda pensei que pudessem ser filhotes de camarão, mas já li muito sobre o assunto e sempre pensei que os Amano não conseguem reproduzir-se em água doce. Alguém me pode ajudar a perceber que "bichos" são estes que resolveram vir cá para o tanque?

Tentei fazer um vídeo, mas é muito difícil ter uma imagem nítida dos dito cujos. Também pode haver a hipótese de me terem vendido Amano sem serem Amano, portanto deixei algumas imagens dos camarões no fim do vídeo.

Agradeço todas as respostas. 

 

Ah... todas as plantas foram compradas inVitro, portanto não devem trazer fungos com elas. O substrato também é de qualidade, e se por alguma razão algum mosquito tivesse decidido deixar umas larvas em cima da água, imagino que as mesmas não teriam sobrevivido dentro de água... estou completamente às cegas neste assunto. Espero que alguém me possa ajudar.

 

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José Carlos Marques 

Quero-te dizer que mudei para os primeiros passos porque a sim tens muito mais probabilidades de seres ajudado.

Eu agora não me lembro do nome desses bichinhos,mas quase te posso assegurar que não te vão atacar os camarões,qualquer das maneiras espera por alguém que te possa ajudar melhor.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quantos às larvas de que falas também me parecem ostracods.

Já agora dado que falaste em larvas de mosquito isto é uma larva de mosquito:

macro-da-larva-do-mosquito-98849568.jpg

São depositadas na água e vivem na água até saírem e tornarem-se aqueles "bichinhos amorosos que todos nós adoramos", tanto as larvas de mosquito quanto os ostracods são comida viva para os nossos peixes.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parecem mesmo ser Ostracods. E se não fazem mal aos peixes ou aos camarões, e se podem servir-lhes de alimento, maravilha!

Obg. a todos, mais uma vez, pelas respostas. Andei a adiar a entrada neste fórum, mas já percebi que não há nada melhor que fazer parte de uma comunidade tão sapiente.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também irás ver rhabdocoelas  e detritus worms, pequenas minhocas, não te assustes porque é normal, foi só um heads up 😁

Já agora, riccia? Pior que algas, metem se em todo o lado e é quase impossível nos livrarmos dela. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 hours ago, Inácio Sanches said:

Já agora, riccia? Pior que algas, metem se em todo o lado e é quase impossível nos livrarmos dela. 

Já li essa opinião mais que uma vez, mas procurei diferentes opções e era Riccia ou Riccardia. Como a Riccia cresce mais rapidamente, optei por essa. Não que tenha pressa em ter o aquário "pronto", mas gosto de ver coisas a acontecer por trás do vidro para não perder o interesse. De qualquer forma, está bem presa a rochas com rede.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Pq ao início é tudo muito bonito, andamos sempre em cima e contudo no sítio. Basta um descuido, uns diazinhos menos atento e essas plantas tem tendência a começar a agarrar-se a tudo.

Em menos de nada estão pelo o aqua todo.

N tenho nada contra mas é necessário ter a noção do trabalho que dão para o seu controle ser eficaz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

38 minutes ago, Vasco Ferreira said:

Pq ao início é tudo muito bonito, andamos sempre em cima e contudo no sítio. Basta um descuido, uns diazinhos menos atento e essas plantas tem tendência a começar a agarrar-se a tudo.

Em menos de nada estão pelo o aqua todo.

N tenho nada contra mas é necessário ter a noção do trabalho que dão para o seu controle ser eficaz.

Compreendo. De qualquer maneira vou ver no que dá. Tenho a Riccia bem presa a algumas pedras. Se a coisa começar a complicar, posso sempre tira-las do aquário e pensar noutra solução. Gosto muito da luminosidade da Riccia. Por enquanto vai de encontro ao que idealizei. 

Obrigado pela dica!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que o Vasco está a tentar dizer é que vai sempre ficar lá um pedaço e crescer. Pirncipalmente a Riccia é muito dificil erradicar de um aquário...

Posso te dizer que retirei a Riccia, que na altura até tinha mesmo só a flutuar, e que foi aparecendo pelo aquário, agarrada ao caule de outras plantas, nos vidros e até no solo. Cheguei a uma altrua que já estava farto de Riccia e despachei tudo, mas passado menos de um mês já via pelo aquário novamente.

Sim, tem um verde claro e que faz bons contrastes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também já retirei a riccia do meu aquário há mais de 6 meses e ainda ontem vi que tinha um fio de riccia a flutuar à tona da água xD

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Brunomcc2000 disse:

Eu também já retirei a riccia do meu aquário há mais de 6 meses e ainda ontem vi que tinha um fio de riccia a flutuar à tona da água xD

E de repente tens um molho dela agarrada a um caule...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caraças... começo a ficar assustado...

Obrigado pelas dicas.

Já agora... conhecem outro tipo de musgo que possa ter uma utilização semelhante? A minha intenção é conseguir colocar musgo aqui e ali numa formação rochosa que criei com Rocha de Lava. A alternativa, quando andei à procura, seria Ricardia, mas era bastante mais cara, e levaria muito mais tempo a ficar completa. O Marimo é relativamente barato, mas não queria colar nada na pedra. Prefiro utilizar o método de rede, e estava a conseguir fazê-lo com a Riccia com algum sucesso. Lá está... pela hipótese de a retirar um dia mais tarde, caso optasse por outra coisa. Deixo-vos algumas imagens para tentar explicar melhor o que pretendo.

 

O aquário é este:

v2H6vng.jpg

 

E este é o método que utilizo para prender o musgo às rochas:

32JEOTc.jpg

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Alvaro Silva said:

Já tinha visto esse vídeo, Alvaro. Mas a minha ideia não é criar carpete com a Riccia. Para isso usei Monte Carlo. A Riccia é para colocar no meio da rocha. Deixei uns espaços, aqui e ali, onde vai entrar a Riccia. Por enquanto estou a dar-me bem. Prendi-a a pequenas pedras, com rede de mosquiteiro.

De qualquer forma, agradeço a dica. Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devia ter-vos dado ouvidos na semana passada. Hoje estive a inspecionar com mais calma o meu tapete e a Riccia já está comodamente instalada no mesmo. Nem pensei duas vezes... tirei toda a Riccia que estava no aquário e nas pedras, e agora à noite vou rezar para que não apareça de novo. Vou ter que andar muito atento nestes próximos dias... já percebi que meti numa alhada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.