Manutenção do aquário - agua fria goldfisch


terflor

Recommended Posts

Olá a todos.

Estou desesperada. Os meus peixinhos estão a morrer, são 2 Goldfisch.

Tinham pontos brancos nas barbatanas. Coloquei baktopur da Sera e 1º ficaram "murchos" num canto do aquário - 20L e depois separei-os durante 2 dias e ficaram ok (coloquei um antibiótico .. acho que foi isso).

Entretanto limpei todo o aquário e coloquei água antiga do aquário e nova e um cleanwater de fosfato phosvec-clear também da Sera.

Os peixes estavam felizes, cheios de movimento, comiam bem, etc.

Passados 2 ou 3 dias começaram a aparecer nas barbatanas as manchas negras! Eles ficaram muito debilitados. Foi um choque!!, taditos!

Já li e creio que será excesso de amónia mas nem sei como resolver esta situação. Não li nada de jeito em como suprimir a amónia (de forma caseira ou comercial).

Já fiz várias "experiências" sal, Ph mais básico, outros medicamentos da Waterlife.

Se alguém puder ajudar fico muito agradecida.

PS - não tenho imagens a partir de link e não entendo porque é necessário. Se for muito importante coloco na net.

Obrigada

Teresa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Teresa, a amônia é  criada pelos dejectos dos peixes e restos de  comida. Em vez de andar a colocar químicos devia era apostar em um aquário  maior e com filtragem de acordo  com a litragem do novo aquário.  Imagens são Sempre boas para ajudar a descobrir problemas mas também é  necessário que nos indique os parâmetros do aquário:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, a origem do problema está no equipamento desadequado e a meu ver o tratamento que possas fazer não vai de certo ser eficaz.

Só para um único desses peixes devias ter no mínimo um aquário de 100/120l e por cada peixe a mais outros 50l a mais. Depois são peixes que sujam muito a água e terias que ter uma filtragem adequada.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. Muito obrigada. O aquário é pequeno 20-25l mas os peixes também. Tinha 3 entre 5 a 7 cm. Ao fazer a troca de agua e limpeza total do aquário eles ficaram com manchas pretas no corpo principalmente nas barbatanas. Tenho 2 filtros de ar com a esponja preta que troco quase todas as semanas. A coisa não está fácil...  mas duraram 1 cerca de 3 anos e os outros vão em 1,5 anos ... não me parece assim tão mau ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, Tozé Nunes disse:

Teresa, a amônia é  criada pelos dejectos dos peixes e restos de  comida. Em vez de andar a colocar químicos devia era apostar em um aquário  maior e com filtragem de acordo  com a litragem do novo aquário.  Imagens são Sempre boas para ajudar a descobrir problemas mas também é  necessário que nos indique os parâmetros do aquário:

 

Olá Tozé. Muito obrigada pelas informações e formulário. Vou começar a usá-lo. mas entretanto 1 bicharoco já morreu e o outro está quase ... chato. Gracias. Teresa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas terflor

Serem esses peixes pequenos não que dizer nada,como já disse em cima o Tozé Nunes,cito, Em vez de andar a colocar químicos devia era apostar em um aquário  maior e com filtragem de acordo  com a litragem do novo aquário.

Esses peixes são para lagos,e não para aquários,então porque e que não passas para peixes de água quente,compras um termóstato,um filtro de mochila,e depois de fazeres o ciclo do azoto então compras uns peixes bastante pequenos.

Esses peixes na situação em que eles se encontram vão morrerem todos.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Álvaro. Pois vindo de quem sabe acredito e sim, se são de lago lógico que precisem de mais espaço. Eu já tive peixes de água quente há muito tempo. Pensei que estes eram mais fáceis de cuidar ... pelos vistos não. Até porque tive-os durante mais de 2 anos, um já estava velhote.

Provavelmente vou mudar para a água quente. Obrigada pelo esclarecimento. Teresa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Teresa 

O que poderias fazer era investires num aquário ai de 60 cm um filtro externo nem que seija um de mochila,e um termostato,e se fores para plantas de baixa manutenção uma luminária que dei para essas plantas, peixes de água quente tens muitos bonitos e pequenos em adultos,acho que seria um boa opção.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, terflor disse:

Até porque tive-os durante mais de 2 anos, um já estava velhote.

Acredite que não estava velhote, aliás estava ainda bastante novinho, podia estar era mal tratado daí parecer velho.

há 15 horas, terflor disse:

mas duraram 1 cerca de 3 anos e os outros vão em 1,5 anos ... não me parece assim tão mau ...

Para peixes que tem uma expectativa média de vida de 20 anos(é verdade os Kinguios vivem em média 20 anos).. para ter uma noção é como 2 crianças Portuguesas morrerem uma aos 6 e outra aos 12 anos, dito assim desta forma já não parece tão positivo certo?

É uma comparação um bocado forte mas é verídica e fiz esta comparação para que perceba que é realmente necessário mudar.

De resto não há muito mais a dizer o Álvaro já a aconselhou e bem.

Na minha opinião deve ler um pouco mais sobre o ciclo do azoto e manutenção de um aquário.

Se quiser montar um novo aquário pode criar um tópico aqui para tirar dúvidas como que filtro comprar, cerâmicas etc etc o pessoal irá esclarecer qualquer dúvida e aconselhar se necessário.

Boa sorte.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 16/02/2020 at 22:16, Alvaro Silva disse:

Boas Teresa 

O que poderias fazer era investires num aquário ai de 60 cm um filtro externo nem que seija um de mochila,e um termostato,e se fores para plantas de baixa manutenção uma luminária que dei para essas plantas, peixes de água quente tens muitos bonitos e pequenos em adultos,acho que seria um boa opção.

Saudações  

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Álvaro. 

Pois tens razão, vou voltar aos peixinhos de água quente. Alguns dos membros da aquariofilia  já me disseram que me ajudavam. 
Na realidade quero aproveitar o meu aquário de cerca de menos de 20 litros, 40X20X20. Tenho uma sala pequena e não ficava bem um aquário maior. Penso colocar uns guppies e limpa fundos assim como algumas plantas .... mas não tenho mt jeito para elas. No outro aquário de água fria apodreceram ...
Então vamos lá. Já limpei o aquário ... mas ainda dá para limpar pois está vazio. Gostava de ter um tronco pequeno e o resto Srs. conhecedores?
Fico à espera. Obrigada desde já pela atenção.

Teresa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Teresa

Podes sim comprares um tronco pequeno,um substrato,e ires para plantas de baixa manutenção,como Anubias,Bucephalandras,Fetos Microsorum Pteropus,mugos e outras plantas,deixo-te aqui para veres as plantas de baixa manutenção são as que tem o símbolo de uma folha verde clara, https://tropica.com/da/planter/ .

Para peixes se colocares Guppys terão que ser só machos,porque eles a procriarem são piores que coelhos e depressa ficas com o aquário super lotados,para o fundo podes comprar pelo menos três Coriodoras há muitas e bonitas,estas ultimas são aqueles que tu chamas de limpa fundos.

Não te esqueças de fazeres o ciclo do azoto com muita calma,pois ele demora trinta dias,faz o ciclo bem feito e só com o ciclo feito e que podes começar a colocares peixes.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Álvaro. Obrigada pelos conselhos que vou seguir. O que mais me preocupa é saber os valores da amónia, não sei o que comprar e que não sejam muito caro. Também não sei se há alguma forma "caseira" com que se possa testar.

Então em vez de Guppys (nem sei ver machos e fêmeas .. é pela cauda maior .. acho) o que posso/devo ter?

Desde já obrigada. Teresa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Não vejo que haja algum problema colocar cinco machos Guppys e três coriodoras se tiver um bom filtro,mais que isto não,também se for para um Betta e três coriodoras acho que esta tudo bom.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.