Humming Water


kevin 69

Recommended Posts

Bom dia! Parece que 2019 deixou mais uma montagem. Desta vez bem mais positiva que a de 2018. Assim o espero. A nível estético, nada de muito complexo, um arranjo simples mas forte de troncos e rochas de modo a compôr/preencher o plano intermediario. Este aquario tem como foco as montagens mais antigas do takashi amano, um pouco á imagem daquilo que se vê na montagem do florestas submersas. A ideia foi tentar fazer algo simples de executar e manter por um periodo prolongado, portanto nada de silicones, colagens de hardscape, árvores miniatura ou canyons improvisados. Quanto ao nome, é bem simples. Cá em casa estão sempre a reclamar do som que produz a água á saida do filtro (quando me esqueço de repôr a água evaporada).

O aquario foi montado em Outubro (4 meses), e está relativamente estável há 2 meses. Os primeiros 2 meses deste aquario foram assombrados por algas de todo o tipo, BBA,BGA, staghorn, diatomaceas, green spot...O que foi felizmente remediado através de umas limpezas e dois blackouts.

Setup:

Aquario: 80(c)x45(l)x40(a)

Filtro: Eheim eXperience 350 (1050L/h)

Iluminação: Chihiros a801, 100% 9 horas por dia

Hardscape: Hornwood, rocha de lava, seiryu stone, rochas encontradas na praia, areia de silica

Substrato: Tropica substrate, tropica soil, tropica capsules

Fertilizantes: DIY (7ppm N, 7ppm K,  2ppm P, 0.5ppm iron/micros) semanalmente desde há um més.

Manutenção: TPA 50-70% semanal, limpeza do filtro e difusor a cada 3 semanas. 

Flora: Anubia nana petite, Microsorum pteropus trident, bolbitis heudelotii, rotala vietnam h'ra, myriophillum guyana, marsilea hirsuta, eleocharis accicularis, cryptocorune petchii, Taxiphyllum barbieri, Vesicularia dubyana 'Christmas'

Fauna: Caridina japonica, otocinclus affinis, pristella maxillaris, hyphessobrycon rosaceus, paracheirodon axelrodi, poecilia wingei, microgeophagus ramirezi

 

Agora que o aquario está equilibrado, estou a ponderar fazer algumas alterações, nomeadamente na flora. O que acham de adicinoar uma ou outra planta no plano traseiro? tenho preferência para plantas de caule/moitas mas estou aberto a sugestões. Qualquer outra dica seria bem vinda.

Deixo algumas fotos:

large.IMG_20200215_111133.jpglarge.IMG_20200215_111156.jpglarge.IMG_20200215_111215.jpglarge.IMG_20200215_111223.jpglarge.IMG_20200215_111449.jpglarge.IMG_20200215_111335.jpglarge.IMG_20200215_111307.jpglarge.IMG_20200215_111231.jpg

 

 

Editado por kevin 69
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu li um textão, fiquei super interessado em ver o aquário chego ao fim e não tem foto? Ahahah mete aí umas fotos para o pessoal ver.

Edit: Agora sim! Tem aí um aquário espetacular

Editado por Brunomcc2000
  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Kevin 69

Os meus parabéns o aquário esta muito bonito,e agora que esta estacionado queres mexer, acho que deves aguardares mais uns tempos para ver como as coisas correm,se a equipa joga bem,para que estar a mudar.

Força,e muita calma.

Saudações

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 15/02/2020 at 11:19, Brunomcc2000 disse:

Eu li um textão, fiquei super interessado em ver o aquário chego ao fim e não tem foto? emoji46.png Ahahah mete aí umas fotos para o pessoal ver.

Edit: Agora sim! Tem aí um aquário espetacular

Obrigado! É seguir a receita e tratar das manutenções haha

On 15/02/2020 at 21:23, Alvaro Silva disse:

Boas Kevin 69

Os meus parabéns o aquário esta muito bonito,e agora que esta estacionado queres mexer, acho que deves aguardares mais uns tempos para ver como as coisas correm,se a equipa joga bem,para que estar a mudar.

Força,e muita calma.

Saudações

Boas Álvaro! Tens toda a razão, mudanças são sempre um risco num aquário estável. Acho no entanto que adicionar uma planta não faria grande diferença. Pelo menos notável. Eu acredito que a poda tenha maior influência, a brincar, são baldes de plantas que saem do "sistema".

 

Das plantas que mais tenho gostado de ver(Myriophyllum guyana):

large.IMG_20200223_102540.jpglarge.IMG_20200223_102638.jpglarge.ezgif.com-video-to-gif.gif

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boa tarde. Gostaria de começa por desejar os meus votos de boa saúde para todos os utilizadores do fórum. Os tempos não são os melhores mas acredito que não tardará a melhorar. Posto isto, e tendo em conta que estou confinado, tenho andado as voltas com este aquário. O aborrecimento fez com que metesse mãos á obra e alterasse umas coisas. Comecei por acrescentar umas rochas que apanhei na praia e tinha aqui em casa. Lembro-me de na altura escolher pela cor e textura. Quanto a madeiras, tinha umas peças que apanhei num trilho da serra da estrela que acredito serem do gênero junípero. Não acho (espero não me enganar) que me venham a dar grandes problemas visto que já os tinha há 2 anos e continuam intactos. A madeira é relativamente rija e estava completamente seca do gelo/sol. Posso dizer que em duas semanas ainda não verifiquei taninos na água/fungos/deterioração ou mesmo comportamento estranho dos peixes. Estéticamente, lembram-se as famosas manzanita wood. large.IMG_20200330_195924.jpgRelativamente a plantas, a rotala h'ra dava um ar meio monotono as moitas, pelo que acrescentei Ludwigia super red e rotala green. 

large.IMG_20200330_195008.jpglarge.IMG_20200330_195038.jpg

A manutenção desta semana ainda não foi feita pelo que podia estar em melhores condições...Tenho vindo a reparar também que a iluminação parece unsuficiente para cobrir os 45cm de largura do aquário. A frente parece demasiado escura.

large.IMG_20200330_195055.jpglarge.IMG_20200330_194955.jpglarge.IMG_20200330_194750.jpglarge.IMG_20200330_194928.jpglarge.IMG_20200330_194826.jpglarge.IMG_20200330_194916.jpglarge.IMG_20200330_195553.jpg

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom. Gostei mais de ver quando tinhas menos pedras na areia. Acho que com muitas pedras o layout perde alguma fluidez. Não sei se foi por alguma razão em especiico...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu por acaso também gostava mais da base antiga com mais areia e menos pedras, dava outra vida ao aquário mas também não desgosto das pedras acho que lhe dão um toque bem natural parece a beira de um rio, talvez o problema seja falta de iluminação à frente, tens muita sombra ⅔ do aquário está escuro e a areia branquinha dava logo outro aspeto ficava tudo bem mais claro, mas a areia é certo e sabido que para a fotografia fica espetacular mas para manter... Para ver todos os dias.. Basta umas horinhas depois da TPA e já está toda suja...

Anyway, o aquário contínua fantástico bom trabalho.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

On 09/04/2020 at 05:20, Brunomcc2000 disse:

Eu por acaso também gostava mais da base antiga com mais areia e menos pedras, dava outra vida ao aquário mas também não desgosto das pedras acho que lhe dão um toque bem natural parece a beira de um rio, talvez o problema seja falta de iluminação à frente, tens muita sombra ⅔ do aquário está escuro e a areia branquinha dava logo outro aspeto ficava tudo bem mais claro, mas a areia é certo e sabido que para a fotografia fica espetacular mas para manter... Para ver todos os dias.. Basta umas horinhas depois da TPA e já está toda suja...

Anyway, o aquário contínua fantástico emoji1305.png bom trabalho.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk
 

 

On 06/04/2020 at 16:37, brunofasoares disse:

Muito bom. Gostei mais de ver quando tinhas menos pedras na areia. Acho que com muitas pedras o layout perde alguma fluidez. Não sei se foi por alguma razão em especiico...

Boas! Obrigado. Isso dá iluminação é verdade, não sei o que hei de fazer...quanto a areia, tenho de ver se trato de fazer mais limpezas.

Deixo aqui um vídeo rápido para verem o estado actual. Tive que replantar as plantas traseiras que já estavam a ficar feias. De resto só fiz a poda dos musgos e umas limpezas mais a fundo.

 

 

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.