Aquario do Marinho


PMarinho

Recommended Posts

Com esses ferts dei muitos push no meu aqua anterior, para aí uns 15 ou 20 semana, todos os dias2 ou 3 mas ja não me lembro bem...

Porque não deixas o skimm sempre ligado? Eu só desligo o meu na hora da comida. Nunca morre nenhuma fauna assim, só precisas de tirar a bóia e olhar la para dentro a ver se não apanhou nenhum, eles vivem bem lá dentro muitos dias. Já tenho sempre ligado faz uns meses e só apanhei uma cory pequena e 1 ou 2 camaroes, vivinhos da silva. Não gostei de nenhum esquema de redes q experimentei pq o skimm não funciona tao bem e fica preso de quando em vez...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 minutes ago, buedamau said:

Com esses ferts dei muitos push no meu aqua anterior, para aí uns 15 ou 20 semana, todos os dias2 ou 3 mas ja não me lembro bem...

Porque não deixas o skimm sempre ligado? Eu só desligo o meu na hora da comida. Nunca morre nenhuma fauna assim, só precisas de tirar a bóia e olhar la para dentro a ver se não apanhou nenhum, eles vivem bem lá dentro muitos dias. Já tenho sempre ligado faz uns meses e só apanhei uma cory pequena e 1 ou 2 camaroes, vivinhos da silva. Não gostei de nenhum esquema de redes q experimentei pq o skimm não funciona tao bem e fica preso de quando em vez...

Eu comprei estes pela facilidade, mas comeco a ver que sao tao faceis ou dificeis como se fosse tudo separado... O que me faz confusao, e a quantidade de nutrientes que deve ficar no aquario ao fim do dia... Acho que hoje vou ver depois das luzes apagarem, como esta o No3 e o PO4 que sao os unicos testes que tenho para medir, e ja vejo que quantidade fertilizo amanha.

Pois, de facto ontem testei o Skim com uma rede, e com elasticos a noite, e de facto fica preso.... Acho que vou mesmo arriscar a ter assim, e esperar n ter nenhum azar. Ja agora, o skim pode estar do mesmo lado do in and out do filtro, ou deve estar do lado oposto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho do lado oposto,mas tb já tive do mesmo lado qd o filtro era mais fraco, sempre ajuda a espalhar o co2. Sem problemas se estiver sempre ligado, o problema seria entratrem pelo out do skimm. Nao te guies pelos valores da EI, dás qq coisa tipo 10 do laranja e 5 do verde, divididos pelos dias q queres, semanalmente. Podes começar logo com mais 50% do que as doses recomendadas acho. Os dois frascos são complementares, ha um post aqui no forum bem completo sobre isso, faz uma procura, já tem uns anos :-)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou voltar a colocar hoje, pois noto bem a diferenca na limpeza da superficie do aquario, e da noite para o dia! Ja espreitei esse post, foi o que me ajudou a perceber que de facto estava a fertilizar bem menos que o necessario. Obrigado pelas dicas! 🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E como nao se mostra so o bom, aqui vai apos a minha fertilizacao "a Pro":

large.20200323_191049.jpg

Esta agora em "apagao" durante 3 dias, pois com TPA nao consegui controlar isto, e quimicos ou filtro UV sera o ultimo recurso. Quando acabar o apagao, terei de fazer uma poda, e estou agora a pensar o que poderei plantar do lado direito onde nao tenho nada... Gostava de uma planta que nao fosse muito alta, mas que tambem nao fechasse muito em baixo para as corydoras terem bom espaco para andar. Gostava tambem de ver algo que nao fosse tao "verde".

O skim da Eheim saiu durante o apagao, ate ter resolvido o problema de os peixes entrarem la para dentro. Quase todos os dias tinha de tirar um ou dois camaroes la de dentro. No dia em que fiz antes do apagao, tirei 2 Amanos, 1 Cherry e 1 Otto la de dentro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, deste um bocadinho a mais :-) enquanto forem essas estás bem, vao reduzindo conforme fores acertando o conjunto, neste caso os ferts. So por isso não valia a pena o blackout acho, mas pelo menos vai sair mais limpinho da escuridao. Talvez tivesses o skim demasiado perto do hardscape ou dos topos das plantas, eu tenho num canto vazio e já nao me lembro de quando apanhei o ultimo la dentro :-p

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

21 minutes ago, buedamau said:

Ah, deste um bocadinho a mais 🙂 enquanto forem essas estás bem, vao reduzindo conforme fores acertando o conjunto, neste caso os ferts. So por isso não valia a pena o blackout acho, mas pelo menos vai sair mais limpinho da escuridao. Talvez tivesses o skim demasiado perto do hardscape ou dos topos das plantas, eu tenho num canto vazio e já nao me lembro de quando apanhei o ultimo la dentro 😛

 

Acreditas que ja tentei nos cantos todos do aquaro e acontece sempre com os Amano? Estes bichos sao estranhos, as vezes la se lembram e andam a nadar quase a sair do aquario....

As algas dei 1 semana e nao desaparecem nem por nada... Fiz tpa todos os dias, e ainda assim nada, ficava mais ou menos umas horas, depois voltava ao mesmo. Mas alguma coisa devo ter feito bem, que as plantas estavam a crescer bem, e as filamentosas desapareceram quase todas.

Quando estivere tudo em ordem, gostava de completar a fauna... Queria um cardume de Neons, mas nao sei quantos poderei por, e gostava de ter um casal de outros peixes, ia para os Ramirezi, mas se me vao comer os camaroes, acho que terei de procurar outra solucao.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora ca sai um pequeno update... A agua continua bastante turva, acho que a melhor opcao e comprar um uv para limpar isto, e fica aqui por acasa para uma proxima eventualidade... Nao me consigo mesmo ver livre desta agua, mesmo fazendo TPA todos os dias... Continuo-o a fertilizar, nao sei se isso piora, melhora ou se fica igual, mas pronto. Entretanto creio que o ambiente sera bom para as plantas, pois elas continuam bem bonitas e a crescer bem, ate tive deireito a uma flor na anubia! Gostava de ter isto direito para poder fianalmente comprar um cardume... Para minha surpresa, os camaroes cresceram bastante, os Amano estao gigantes!!

Entretanto ontem plantei o seguinte:

Alternanthera reineckii 'Mini'
Hygrophila pinnatifida
Echinodorus 'Reni'

Nao sei se o meu topico esta bem aqui, se deveria ser mudado para o Aquascaping... Seguramente as plantas podiam estar em sitios mais bem escolhidos, mas este e o meu primeiro plantado a serio, ainda estou a aprender como as plantas crescem.

Ca ficam umas fotos (poucas que nem me da vontade de tirar fotografias assim):

large.20200403_134906.jpglarge.20200403_134919.jpglarge.20200403_134939.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pessoal! Aqui vao mais umas pequenas fotos para verem o estado actual. De momento estou a espera que chegue um drop check "pipi" e comprei tambem o in and out com skim que ainda nao chegou. Como nao me conseguia ver livre da agua verde por nada, acabei por gastar dinheiro num Eheim UV. Apos um dia a agua esta como nas fotos abaixo, fiquei bastante impressionado! A minha ideia ja que gastei o dinheiro, seria apenas ligar o UV umas horas por dia, mas nao sei qual a melhor solucao, se ligar de dia ou de noite, pode ser que alguem me consiga ajudar com esta duvida.

Aproveitei tambem para arranjar a "casa das maquinas" pois estava tudo muito "atamancado", e assim creio que ficou tudo em ordem. Fiquei contente hoje por ver tambem que tenho uma femea Red ovada enquanto tirava as fotos.

Estou na duvida ainda so em que peixes adicionar mais, gostava de colocar uma cardume de neons, mas gostaria tambem de um peixito maior que nao me chatea-se o resto da malta (a minha filhota e pequena, e era mais facil de os ver bem). Tenho andado a ler, mas nao esta facil.

Aqui ficam as fotos:

large.20200409_112837.jpglarge.20200409_113122.jpglarge.20200409_113111.jpglarge.20200409_113058.jpglarge.20200409_113446.jpglarge.20200409_113219.jpglarge.20200409_113304.jpglarge.20200409_113135.jpglarge.20200409_112949.jpglarge.20200409_113005.jpglarge.20200409_113029.jpg

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa 

Boa noite, aqui vai a minha primeira contribuição para o fórum :P
Pelo que me foi informado pela loja onde costumo ir, os UV é muito mais eficaz durante a noite, além disso também não deve estar ligado 24h para não deixar a água demasiado esterilizada, enfraquecendo assim o sistema imunitário dos peixes, dado que não têm nada para combater, e posteriormente podem vir a sofrer com isso...
Vou andando por aqui á espera de poder começar a montar o meu ;)
Gosto bastante do estado do aquário :D Ando a namorar layouts para o meu :P

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela opiniao @Raf! O UV ja decidi, vai ficar ligadomais uma semana seguida para garantir que me livrei da agua verde, e depois disso ira funcionar com um temporizador, provavelmente so a noite, ainda nao sei se 10h ou 12h, tenho de investigar mais um pouco.

O meu layout e fraco, e de quem anda a aprender. Na parte do aquascaping tens coisas mais a seria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ca venho eu para mais um update, e pedir uma ajuda, pois leio e leio sobre o assunto, e parece que cada vez menos percebo...

Ora bem, antes de mais esta e a maneira que estou a fertilizar:

Diario: 3 push de Tropica Specialized + 1 push de Tropica Premium + 4 gotas de ferro diario JBL (Vinha com o kit de Co2)

Semanal: 30ml de Ferropol JBL

Noto que fertilizando com este ferro, chego ao fim de semana sem ferro nenhum na agua, apos fazer os testes.

Ontem foi dia de manutencao, por isso adicionei os 30ml de Ferropol, e hoje antes das luzes ligarem, adicionei a fertilizacao diaria, apos o fotoperiodo, isto foi o que deram os testes:

Ph - 6.8
Kh - 6 dKH
Gh - 7 dGH
No2 - <0.01 ppm
No3 - 3 ppm
Nh4 - <0.05 ppm
Po4 - <0.02 ppm
Fe - <0.1 ppm
Cu - <0.05 ppm

Segundo os testes, a mim parece-me tudo ok, mas tenho algas que nao teimam em desaparecer, e nao percebo porque! Tirei algumas fotos que estao abaixo, para poderem ver mais ou menos as algas, a mim parecem-me filamentosas... Os valores de COo2 tambem me parecem ok segundo o dropchecker. Quanto ao foto periodo, tenho 8 horas das calhas a 80% com 1 hora de nascer do sol, e 40 minutos de por do sol. Ja coloquei a questao de ser luz a mais, e talvez mudar para por exemplo 4 a 5 horas diarias a 100%, e o resto das horas ate fazer as 8, ir subindo e descendo a intensidade.

Agradeco a quem me puder ajudar, pois eu ja nao sei o que fazer.

large.20200420_185105.jpglarge.20200420_185142.jpglarge.20200420_185150.jpglarge.20200420_185201.jpglarge.20200420_190411.jpglarge.20200420_193137.jpglarge.20200420_192041.jpg

Ja agora, acham que consigo colocar aqui alguma planta para me ir escondendo estas raizes, ou e "salganhada" a mais?

large.20200420_185249.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pequeno update: Saiu o Vesicularia dubyana 'Christmas' do tronco, pois acho que pouco acrescentava, e estava com mau aspecto pela quantidade de algas que teve este tempo.

Entraram tambem 10 Danio Choprae e 10 Paracheirodon Simulans e 1 Nerita.

Parece que estou a progredir finalmente na direccao certa em relacao a fertilizacao.

Deixo aqui umas pequenas fotos para verem o estado actual:

large.20200426_182332.jpglarge.20200426_182333.jpglarge.20200426_182359.jpglarge.20200426_182426.jpglarge.20200426_182437.jpglarge.20200426_182444.jpg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
47 minutes ago, JoseCarlosMarques said:

Marinho, tens que me ensinar a manter as S. Repens. As minhas derretem todas. Já estou a chegar ao limite da luta contra isso 😕 ...

Ohh amigo... Acho que vieste perguntar ao pior gajo do forum para te explicar isso... 😄

Olha, basicamente TPA 50% ou um pouco mais todas as semanas, tenho as calhas a 60% apenas, e uso a fertilizacao da Seachem, uso a metodologia deles completa e funciona muito bem. Tirando isso, tenho CO2 desde o inicio do aquario, e e so...

Um coisa curiosa, e que esta semana passada estive de ferias, e nao sei se e por nao ver o aquario todos os dias ou nao, mas quando chego assim de ferias em que nao fertilizo nem ha TPA's, as plantas crescem a olhos vistos! Fica aqui umas fotos em jeito de update, sem update nenhuma porque nao faco nada no aquario ha quase 2 semanas... 😂

large.20201229_130051.jpglarge.20201229_130100.jpglarge.20201229_130121.jpglarge.20201229_130130.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

26 minutes ago, PMarinho said:

quando chego assim de ferias em que nao fertilizo nem ha TPA's, as plantas crescem a olhos vistos

Eu li algures que por vezes, demasiada fertilização, demasiada luz e demasiado CO2, podem levar a que as plantas hibernem. Já pensei se será esse o meu problema. Mas as minhas Blyxas estão a crescer quase de forma descontrolada... a Monte Carlo também... a S. Repens, por incrível que pareça, cresce, mas depois as folhas ganham umas manchas que passam a buracos e morrem todas. Ainda há poucos dias olhei para elas e pensei que o problema estava resolvido. Até fiz um post, todo contente. Não durou tempo nenhum e estavam outra vez a apodrecer. Enfim...

Já comprei Potássio para ver se a coisa ajuda. Vamos ver...

 

Não posso acabar a mensagem sem te dar os parabéns pelo teu aquário. Essas plantas estão lindíssimas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 minutes ago, JoseCarlosMarques said:

Eu li algures que por vezes, demasiada fertilização, demasiada luz e demasiado CO2, podem levar a que as plantas hibernem. Já pensei se será esse o meu problema. Mas as minhas Blyxas estão a crescer quase de forma descontrolada... a Monte Carlo também... a S. Repens, por incrível que pareça, cresce, mas depois as folhas ganham umas manchas que passam a buracos e morrem todas. Ainda há poucos dias olhei para elas e pensei que o problema estava resolvido. Até fiz um post, todo contente. Não durou tempo nenhum e estavam outra vez a apodrecer. Enfim...

Já comprei Potássio para ver se a coisa ajuda. Vamos ver...

 

Não posso acabar a mensagem sem te dar os parabéns pelo teu aquário. Essas plantas estão lindíssimas!

Eu para te ser honesto, tive bastantes problemas quando usava a Fertilizacao da Tropica... Seguramente ha maneira de o fazer direito, mas eu nunca acertei com aquilo, e tive imensos problemas "booms de algas, plantas com buracos nas folhas e depois apodrecerem, etc...". Assim que mudei para esta fertilizacao da Seachem, como sigo a risca a tabela que eles dao, nunca mais tive stress nenhum! Inclusive, tive uns meses sem co2 por causa de um problema no redutor, e a unica coisa que se ressentiu, foi mesmo a monte carlo, o resto tudo 5*.

As calhas estao as duas a 60% ha meses devido ao boom de algas que tinha, e nunca mias as aumentei... A luz e suficiente para as plantas, e vejo bem os peixitos, entao vou deixando andar... Qualquer dia aumento de novo a ver no que da! O co2, tento ter sempre estavel, mas nao tenho injeccao "a bruta", pois quanto mais devagar as plantas crescerem, melhor para mim eheheh.

 Quanto ao aquario, agradeco o comentario! Nao me posso queixar, tem corrido muito bem, apenas a Alternanthera reineckii 'Mini' se ressente mais quando nao ha fertilizacao, como se pode ver nas fotos, de resto e TPA, fertilizar e siga. Mas como se pode ver, nao sou aquascaper, ate porque dou mais prioridade aos bichos que as plantas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cá está o Aquário Marinho de água doce :default_naughty:

As plantas crescem a olhos vistos porque tiveste muito tempo sem as ver. 
Se as visses todos os dias nem notavas que tinham crescido 🤣

Agora fora de brincadeiras, estou a gostar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 hours ago, PMarinho said:

Eu para te ser honesto, tive bastantes problemas quando usava a Fertilizacao da Tropica... Seguramente ha maneira de o fazer direito, mas eu nunca acertei com aquilo, e tive imensos problemas "booms de algas, plantas com buracos nas folhas e depois apodrecerem, etc...". Assim que mudei para esta fertilizacao da Seachem, como sigo a risca a tabela que eles dao, nunca mais tive stress nenhum! Inclusive, tive uns meses sem co2 por causa de um problema no redutor, e a unica coisa que se ressentiu, foi mesmo a monte carlo, o resto tudo 5*.

Eu uso Tropica (Specialized e Premium), Seachem (Excel) e o Potássio que comprei agora é de uma marca que nem sequer conhecia, mas foi o que me recomendaram na loja. Podes explicar um bocadinho mais em detalhe o teu método de fertilização? Dias e produtos...

Obg.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

24 minutes ago, JoseCarlosMarques said:

Eu uso Tropica (Specialized e Premium), Seachem (Excel) e o Potássio que comprei agora é de uma marca que nem sequer conhecia, mas foi o que me recomendaram na loja. Podes explicar um bocadinho mais em detalhe o teu método de fertilização? Dias e produtos...

Obg.

Eu uso a risca a tabela que eles tem no site: https://www.seachem.com/downloads/charts/Plant-Dose-Chart.pdf

Uso todos os produtos nas quantidades e dias que tem ai. Sei que ha malta que usa esta tabela adaptada, pois dizem que se usares mais do produto x ou y em outros dias, nao precisas de comprar tudo o que ai esta. Para mim a tabela tal qual esta funciona muito bem!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

44 minutes ago, PMarinho said:

Eu uso a risca a tabela que eles tem no site: https://www.seachem.com/downloads/charts/Plant-Dose-Chart.pdf

Não conhecia essa tabela, Marinho. Agradeço a partilha.

Se soubesse dela antes de ir para a Tropica, tinha feito outra escolha...

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem pessoal,estou aqui com um dilema, e precisava de uma ajudinha.. Espero que alguem note aqui o topico, uma vez que esta fora da categoria aquascaping. 😀

Nas fotos abaixo, podem ver a altura do tapete de monte carlo, isto ja nao e um tapete, ja e um predio de 2 andares! Este fim de semana queria dar uso a tesoura, para voltar a por isto no sitio, no entanto, queria a vossa opiniao em como sera a melhor maneira de o fazer. Este tapete ja sobreviveu a praga de algas, e a estar sem co2 durante uns meses devido a um problema no redutor, e isso pode ver-se nos aspecto feio e pouco saudavel que o tapete tem mais junto ao substrato. A minha ideia seria entao podar isto o mais rente ao substrato possivel, e assim ver se consigo ter um tapete saudavel logo em baixo, sem ter a necessidade que este cresca tanto em altura para ficar bonito e tapar o que esta feio em baixo.

O meu medo e que isso resulte na morte da monte carlo, e ai omais provavel sera ter de plantar de novo, coisa que vejo dificil com tanto peixe ja no aquario... Se puderem dar aqui uma ajuda, agradecia.

large.20210105_175133.jpglarge.20210105_175142.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Corta ao ponto em que está saudável, recolhe, guarda, retira o que está por baixo e volta a plantar o que está bom. Já sabes o que tens a fazer... não há nenhuma solução milagrosa, a não ser que queiras arriscar, deitar fora o que está bom e ficar à espera para ver o que acontece...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não deve ser necessário replantar, pode é demorar umas semanas a voltar ao normal, mas deves cortar com mais frequência, porque agora ao cortares é provável que fiques com um tapete amarelado. Deixar crescer tanto também tem o risco muito real de o tapete inteiro se "descolar" do substrato e ficar a flutuar... já vi isso acontecer e não é nada bonito nem agradável.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

33 minutes ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Não deve ser necessário replantar, pode é demorar umas semanas a voltar ao normal, mas deves cortar com mais frequência, porque agora ao cortares é provável que fiques com um tapete amarelado. Deixar crescer tanto também tem o risco muito real de o tapete inteiro se "descolar" do substrato e ficar a flutuar... já vi isso acontecer e não é nada bonito nem agradável.

Achas que pode recuperar? Aparentemente o que aconteceu foi que as folhas saudáveis se sobrepuseram às doentes e continuaram a vidinha delas ignorando o que ficou por baixo. Não correrá o risco de acontecer o mesmo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.