Aquario do Marinho


PMarinho

Recommended Posts

Boa noite a todos,

Apos bastantes anos de pausa no hobby, decidi recomecar no mesmo. Sera a minha primeira experiencia com um aquario grande,  bem como com plantas de maior exigencia que tentarei manter. Ainda nao tenho tudo definido a nivel de Fauna e Flora, mas gostaria de ter 1 ou 2 casais de Ramirezi, acompanhados talvez de um cardume de Neons e de outro pequeno cardume a definir, acompanhados claro de uma equipa de limpeza completa.

1 - Nome do Aquário - Sem nome

2 - Data da montagem - 18.02.2020

3 - Dimensões do aquário - 100*40*50cm
3.1 - Volumes bruto e útil - Bruto sao 200l

4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro
- Oase Biomaster 600
4.2 - Termostato - Incluido no filtro
4.3 - Iluminação/Foto-período - Eheim powerLED+ fresh daylight e Eheim powerLED+ fresh plants ambas de 953mm e Eheim LED control+ Wireless
4.4 - Sistema de CO2 - JBL ProFlora m502 + JBL ProFlora inlinediffuser
4.5 - Outro equipamentos adicionais - Nada

5 - Substratos & decorações
5.1 - Substrato fértil 
- Tropica Aquarium Soil Powder
5.2 - Substrato inerte - Nao tem
5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc) - Spider Wood e Seiryu Stone

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) - Toda a gama da Seachem

7 - Fauna
7.1 - Quantidade e espécie
 
Nerita
Cardina Multidentata
Red Rili - Neocaridina davidi var. rili
Ancistrus
Corydoras Paleatus
Ottocinclus Affinis
Danio Choprae
Paracheirodon Simulans

8 - Plantas
8.1 - Quantidade e espécie:
 
Micranthemum 'Monte Carlo'
Hygrophila 'Siamensis 53B'
Anubias barteri var. nana
Rotala rotundifolia
Staurogyne repens
Alternanthera reineckii 'Mini'
Echinodorus 'Reni'
Blyxa Japonica
Aponogeton madagascariensis
Shinnersia rivularis 'Weiss-Grün'

9 – Observações
9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura)
 
Ph - 6.7
Kh - 6 dKH
Gh - 7 dGH
No2 - 0.2 ppm
No3 - 5-10 ppm
Nh4 - <0.05 ppm
Po4 - <0.02 ppm
SiO2 - >6.0 ppm
Fe - <0.02 ppm
Cu - <0.05 ppm
O2 - 10 ppm
 
9.2 - Frequência das TPA's - 25% Semanal
 
10 - Fotos
large.20200209_145028.jpglarge.20200209_145133.jpg
Editado por PMarinho
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, apos pensar um pouco sobre o hardsacape, penso que sera isto que quero fazer mais ou menos (sei que estou forte no paint, mas nao faco trabalhos para fora eheheh):

large.1291671405_Sideview.jpglarge.1748300953_Overview.jpg

A primeira foto sera a vista de frente, a segunda sera de cima. Na parte mais baixa pensei em tentar um tapete de monte carlo, o resto ainda nao tenho ideia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás a espalhar muito o hardscape. Eu juntava os dois troncos como se fosse um único arbusto e o mesmo com as pedras. Fazes um monte junto a um dos vidros laterais por exemplo. Deixo aqui um belo exemplo para perceberes a ideia:

ou optas por um layout central tipo este:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda @Tozé Nunes. Gosto muito do aquario que mensionaste do @ismael_figueira, acho que esta muito bem conseguido. Acho que vou tentar algo identico, fazendo um monte com as pedras e os troncos do lado esuqerdo do aquario e ver que tal fica. Na sexta ja devo ir buscar o resto do material, aproveito para colocar um pouco de substrato e jogar com o hardscape a ver o que consigo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, em relação à fauna pretendida não sei se ao colocares 2casais de ramirezi não vais arranjar uma guerra permanente até morrerem.
Se não estou em erro outro cardume que podes optar são os nariz de bêbado que sao do mesmo habitat.
Cumprimentos

Enviado do meu 6043D através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

18 hours ago, Marco Lopes said:

Boas, em relação à fauna pretendida não sei se ao colocares 2casais de ramirezi não vais arranjar uma guerra permanente até morrerem.
Se não estou em erro outro cardume que podes optar são os nariz de bêbado que sao do mesmo habitat.
Cumprimentos

Enviado do meu 6043D através do Tapatalk
 

Obrigado pelo feedback @Marco Lopes. Sim, esse e o outro cardume que pretendo colocar, ainda nao sei bem de quando peixes, ams em princpio sera Neons e os tetra Nariz de Bebado. Quanto aos Ramirezi, gostava de colocar dois casais, pois sao peixes um pouo maiores, e assim so terei dois peixitos "mais vistosos". Mas se existe a possibilidade de dar problemas, entao nem vale a pena tentar mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho a certeza da compatibilidade entre espécies mas acho que podes colocar 1 casal de ramirezi e 1 de apistogramma. Na elaboração do layout se conseguires criar obstáculos visuais em princípio não deverá haver problemas.

Se não quiseres mesmo arriscar poderias ponderar uns ancistrus, os albinos ou os alaranjados/avermelhados (não me recordo agora do nome deles) "normais" ou long tail também ficam vistosos e ajudam na limpeza das algas .

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um pequeno update, e uma bela borrada que fiz... Ja me chegou o resto do material, mas nao sei como, encomendei apenas 9litros de substrato.... Calhou muito mal, pois encomendei as plantas para chegarem no mesmo dia, e agora estou a rezar para que nao morram ate chegar o resto do substrato. Calhou mal tambem, porque queria por ja agua no aquario para comecar o ciclo, e vai ter de ser atrasado, mas pronto.

Aqui esta um pequeno ensaio que fiz para comecar a ter uma ideia do layout. A ideia seria ter as pedras nesta disposicao, e colocar os troncos na posicao em que estao, na parte maiselevada emcima das pedras. Terei de ver como fica tudojunto, mas tenho os troncos de molho, e nao queria estar a tira-los ate ser feita a montagem. Ficam aqui umas imagens para terem umaideia:

large.20200216_100031.jpglarge.20200216_100017.jpglarge.20200212_201515.jpglarge.20200212_201524.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vai uma foto da montagem que foi finalmente efectuada ontem. Foi a primeira vez que plantei a maior parte destas plantas, a ver se tenho sorte e isto pega bem.... Amanha chegam o resto das plantas, ver se as planto e depois tiro mais umas fotos. Ja agora, aconselham a fertilizar ja, ou sera melhor esperar uns dias? Tenho tambem de arranjar uma pedra para meter em cima dos troncos, pois ainda futuam um pouco como de pode ver nas fotos. 🙂

Notei so dois pequenos "problemas" com o filtro, primeiro parece-me que a agua na ponta oposta do aquario esta algo parada, e depois noto que o filtro faz uma barulho como se estivesse algo a bater por dentro. Tenho de pesquisar um pouco e ver se pode ser algum defeito, ou se fui eu que fiz borrada na instalacao do mesmo.

Falta ainda ligar o CO2 tambem, que ontem ja era tarde e nao tive tempo.

large.20200218_224115.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, apos mais ou menos uma semana de funcionamento, nada de grave a apontar, esta tudo a correr bem. Aumentei a potencia das calhas agora para 80% e aumentei tambem a dosagem de Co2. Apos isto, notei de imediato uma melhoria nas plantas, embora o indicador de Co2 ainda me dar uma indicacao abaixo do indicado, o que e estranho pois se nao sou eu que estou a fazer confusao, terei umas 2 bolhas por segundo. Vou tentar mover o difusor para mais perto da saida do filtro, e ver se ha alguma melhoria.

Noto tambem que a superficie, continua a formar-se uma pelicula de "gordura", nao sei se pelo filtro me agitar apenas a agua ate meio do aquario, pois na zona da saida, nao tenho esse problema. Vou esperar talvez mais uma semana, e a continuar terei de procurar uma solucao.

Estou a fertilizar com 5 push de Tropica Premium e 5 push de Tropica Specialised por semana aquando a TPA. Continuarei assim ate finalmente receber a mala de testes de JBL que encomendei para poder testar a agua... 😠

Fica aqui uma foto "manhosa", ver se tiro algo mais decente no fim de semana apos a manutencao.

large.1208348024_WhatsAppImage2020-02-26at10_55_13.jpeg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente foi pena não teres empilhado mais as pedras e o substrato, mas ainda vais a tempo, com algum trabalho extra não te vais arrepender...

O filtro parece curto para tanta água, para mais com o reactor, o hydor e os lilies. Podes tentar levantar mais um pouco o lily para quebrar mais o filme ou experimentar o out original do filtro, sempre consegues um fluxo mais forte. Outra solucao é usares um skimmer, no meu ajudou bastante com o filtro curto :-)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

26 minutes ago, buedamau said:

Realmente foi pena não teres empilhado mais as pedras e o substrato, mas ainda vais a tempo, com algum trabalho extra não te vais arrepender...

O filtro parece curto para tanta água, para mais com o reactor, o hydor e os lilies. Podes tentar levantar mais um pouco o lily para quebrar mais o filme ou experimentar o out original do filtro, sempre consegues um fluxo mais forte. Outra solucao é usares um skimmer, no meu ajudou bastante com o filtro curto 🙂

Obrigado pelo comentario! Talvez domingo na proxima tpa, tente inventar um pouco, ver se nao e dificil levantar um pouco mais a zona do tronco. Pior dos vasos poderei tambem comprar apenas uma spedras para apoiar o tronco a ver que tal fica.

Pois e, o filtro fui um bocado parvo pois a diferenca de preco era irrisoria, mas pronto, agora ja esta... Talvez no futuro compre um superior, e venda este, como nao paguei o IVA acho que o consigo vender bem pelos 130 e algo que paguei por ele. Mas ja agora, achas que os lilies "estrangulam" o filtro?

Pensei no skimmer tambem, mas n sei se daqueles de colocar no IN do filtro, ou se um "standalone". Talvez este ultimo seja mais eficaz, mas gostava mesmo de evitar colocar tralha dentro do aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, fim de semana foi dia de TPA e limpeza. O tronco continua cheio daquela "gosma" branca, que espero que assim que os habitantes entrarem, seja resolvido. Fiz tambem o upgrade para um Eheihm Professional 4+ 600, sendo que num cesto retirei a filtragem mecanica, e adicionei Substrat Pro, sendo que ficou com um tabuleiro de filtragem mecanica, e 3 de biologica. Infelizmente melhorou mas nao resolveu o flow da agua,, circula bem dentro do aquario pois vejo as plantas do lado esquerdo a movimentar-se, mas a superficie mais ou menos do meio para o lado esquerdo quase nao ha movimento.

Agora estou na duvida se compro o Skimmer, ou se mando os lily dar uma volta e coloco o IN /OUT originais da Eheim... Vao aqui umas fotos para terem uma ideia de como esta a coisa, penso tambem tentar colocar umas pedras para parar o tapete de Monte Carlo de ir para o lado direito, pois gostava talvez de por ali mais umas plantas, e deixar algum espaco para ter corydoras.

Apareceram tambem o que me parecem ser diatomáceas e uns pequenos pontos de algas verdes... Nao estao em exagero nem tive de limpar ainda nada, mas fiquei na duvida se devo continuar a fertilizar ou se deixo estar por uns dias, infelizmente ainda nao me chegram os testes da agua para pode ver como esta. Em relacao a luz tenho 1:30h de nascer do sol, 8h de luz "normal a 80%" e depois 40 minutos de por do sol. O Co2 tenho mais ou menos controlado todo os dias o volume, mas ianda nao consigo que o indicador tenha aquela cor verde como vejo por aqui...

Ficam aqui umas fotos para verem o que digo da agua parada, e para verem o panorama do aquario. Ajuda e comentarios sao bem vindos como sempre!

large.1.jpeglarge.2.jpeglarge.3.jpeglarge.4.jpeglarge.5.jpeglarge.6.jpeglarge.7.jpeg

  • Gosto 3
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah que belo upgrade de filtro, a escolha favorita aqui no forum para aquas dessas dimensões, não deve ser por aí essa falta de circulação q referes...

O skimm tb não ia ajudar nisso, pq o out fica uns 15 cm abaixo da linha de água, aumenta a circulacão sim mas a meio do aqua. A melhor opcao seria exerimentres os in/out originais, assim já tinhas uma boa ideia do máximo de circulação que consegues com esse filtro top. Acho que a circulação à superfície não é o ponto mais forte dos lily pipes...

Já mudaste muito, se calhar é melhor manteres a fert, até porque aumentaste a luz acho. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

48 minutes ago, buedamau said:

Ah que belo upgrade de filtro, a escolha favorita aqui no forum para aquas dessas dimensões, não deve ser por aí essa falta de circulação q referes...

O skimm tb não ia ajudar nisso, pq o out fica uns 15 cm abaixo da linha de água, aumenta a circulacão sim mas a meio do aqua. A melhor opcao seria exerimentres os in/out originais, assim já tinhas uma boa ideia do máximo de circulação que consegues com esse filtro top. Acho que a circulação à superfície não é o ponto mais forte dos lily pipes...

Já mudaste muito, se calhar é melhor manteres a fert, até porque aumentaste a luz acho. 

Obrigado pelas dicas/ajuda @buedamau! Tenho umas algas mas nada de alarmante ainda, noto uns pontos nos vidros e pedras, e algumas mas poucas nas plantas, creio tambem ser normal enquanto o aqua cicla... Hoje felizmente chegaram os testes, e vou consguir testar todos os parametros.

Com este filtro noto que circula muito melhor a agua, alias, a superficie so vejo agora bolhas que calculo seja o o2 e co2, de resto ja n noto aquela pelicula que tinha antes com o outro filtro.

De qualquer forma sou capaz de por o in and out original, fica mais feio, mas estes lily pipes nao me convecem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, ontem finalemnte consegui fazer os testes a agua do aquario. Segundo as escalas parecem-me bem, mas nao percebo muito disto... (o Fe ja vi que esta baixo, e comecei a adicionar Ferropol)

Ph - 6.7
Kh - 6 dKH
Gh - 7 dGH
No2 - 0.2 ppm
No3 - 5-10 ppm
Nh4 - <0.05 ppm
Po4 - <0.02 ppm
SiO2 - >6.0 ppm
Fe - <0.02 ppm
Cu - <0.05 ppm
O2 - 10 ppm

 

Com estes valores e apos terem passado pouco mais de duas semanas, poderei concluir que o ciclo esta feito, ou que estara perto do fim?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes manter os lily pipes e adicionar um skimmer na outra ponta do aquário e ligas quando necessário para limpar essa gosma na superfície.  

Podes adicionar uma colônia de camarões para começarem a limpar algas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 hours ago, Tozé Nunes said:

Podes manter os lily pipes e adicionar um skimmer na outra ponta do aquário e ligas quando necessário para limpar essa gosma na superfície.  

Podes adicionar uma colônia de camarões para começarem a limpar algas.

Obrigado pela ajuda @Tozé Nunes! Vou tratar de fazer isso, estive a ler e dizem ate que o skimmer e porreiro para limpar aquando as podas do tapete, que e sempre um filme limpar o que anda la a boiar... Mudei tambem o difusor para mais perto do filtro, coisa de centimetros, e notei uma diferenca enorme na difusao do co2. 

Vou entao tratar de comprar uns camaroes, descobri aqui uma loja na Suica que tem imensos tipos, so e pena levarem couro e cabelo por eles! Eheheheh

Acham que poderei colocar tambem dois ancistrus para darem uma ajuda, ou sera demasiado cedo?

Editado por PMarinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pequeno update deste lado, as plantas continuam a crescer bem a meu ver, mas tambem me parece que as algas nao teimam em desaparecer... Adicionei os primeiros habitantes, a ver se me ajudam a combater isto. Desde que fiz o upgrade ao filtro, que parece que ja nao tenho aquela pelicula na superficie da agua, mas tenho bastantes bolhinhas como podem ver nas fotos... Na minha ignorancia, isto e o resultado do co2 e do o2 das platas, mas poderei estar enganado.

2 - Ancistrus
4 - Cardina Multidentata
 
Umas fotos do estado actual:
large.1.jpglarge.2.jpglarge.3.jpglarge.4.jpglarge.5.jpglarge.6.jpglarge.7.jpg
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora hoje entraram mais 15 habitantes no aquario. Desculpem a qualidade das fotos, mas foi o que se arranjou. Entretanto vou ver se repito os testes, pois as algas teimam em nao desaparecer.

5 - Red Rili - Neocaridina davidi var. rili
5 - Pure Red Crystal
5 - Super Crystal Red - Low Grade

large.IMG_20200312_150402.jpglarge.IMG_20200312_150429.jpglarge.IMG_20200312_150510.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está a ficar bonito, esse tapete já quase fechado e tudo, no bom caminho! Essa espuma é que não parece muito normal, eu tenho algumas bolhinhas à superfície (tenho difusor convencional) mas isso está abusado. O skimmer resolve isso na boa mas vai espalhar, a meio do aqua, uma parte das bolhas. Podes tentar mexer na altura do Lilly, se calhar se estiver metade fora de água vai agitar mais a superfície, ou a direcçao do fluxo mais na diagonal nao sei. O in é que me parece muito longe do substrato...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem nao consigo pereber de onde vem... Os testes dao todos normais, mas as algas flamentosas parece que teimam em nao desaparecer. Aumentei agor as calhas para 100%, tenho o co2 a ligar as 9 e o nascer do sol comeca as 10. A essa hora, segundo o drop checker ja tenho co2 suficiente na agua, mas de facto sou bastante inexperiente no que toca ao co2, e o primeiro aquario que tenho com isto.

O drop checker esta assim, creio que correcto segundo a escala:

large.20200315_125224.jpg

As plantas crescem a bom ritmo, mas a porcaria das algas tambem. Sera que uma poda ajuda nisto? Talvez a pouca experiencia que tenho a nivel de fertilizacao tambem nao ajude. Tenho fertilizado como indica na embalagem, e adiciono ferropol pois segundo o teste esta muito baixo mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui mais um pequno update neste cantinho. Entraram a dois dias os seguintes bichos:

6 - Cardina Multidentata (fazendo agora um total de 10, penso que pois ja vi a "casca de 2 ou 3" por isso nao sei se morreram ou nao..."

5 - Corydoras Paleatus

5 - Ottocinclus Affinis

As corydoras confesso que inicialmente ia para as Panda, mas depois de ver que custavam quase 20 euros cada, e estas menos de 10, foi facil a decisao. Para alem disso, pareceram-me muito activas na loja e bastante divertidas de se ver, por isso acabaram por vir.

No dia sequinte a entrar esta fauna, o aquario ficou um brinco! Nao tenho mais algas a crescer nos substrato, e o tronco esta quase limpinho. Fiquei deveras surprendido pela positiva.

Comprei tambem um Eheim Skim 350, e acho que valeu a pena a compra. Num par de minutos, tinha a superficie do aquario impecavel! Esta desligado de momento, pois li relatos de malta que perdeu peixes por terem entrado la para dentro, terei de inventar ali qualquer coisa para ver se consigo evitar isso.

Entretanto tenho lido e relido sobre fertilizacao, pois estou a achar bastante dificil perceber a quantidade de nutrientes que tenho de ter na agua...

Penso tambem em tentar comprar um lily pipe para o in do filtro, que seja mais comprido... Penso tambem em desligar o termoestato e comprar um interno para quando preciso so, pois com a temperatura que esta em casa, a agua esta facilmente na volta dos 24 graus.

Ja agora, a nivel de fauna, gostava de colocar um casal de Ramirezi, e um cardume de Neons. Acham isso possivel, ou sera peixe a mais?

Ficam aqui 2 ou 3 fotos para verem os estado actual:

large.20200319_151918.jpglarge.20200319_152004.jpglarge.20200319_151953.jpglarge.20200319_151936.jpg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Corydoras a 20€ e 10€ cada??? 😲 Estão revistidas a ouro? Olha aqui a diferença de preços na Aquaeden:

Panda: http://aquaeden-shop.net/webstore/index.php?id_category=481&controller=category&p=2

Paleatus: http://aquaeden-shop.net/webstore/index.php?id_product=2964&controller=product

Quanto ao Skimmer vê este vídeo, por volta do minuto 2:55 ele usa uma rede que talvez sirva para ti também:

 

Quanto ao termostato porquê um termostato para usar só quando for preciso? A função do termostato é exatamente ligar só quando é preciso, se regulares a temperatura para 22º e se a temperatura da tua casa deixa a água a 24º então o termostato vai manter-se desligado, no entanto é uma segurança porque sabes que quando baixar dos 22º ele vai ligar e impedir que te esqueças e morram peixes como já aconteceu aqui ao rapaz que tá a dar dicas agora infelizmente...

Os Ramirezis comiam-te as japônicas que era um espetáculo(e se não comessem garanto-te que as matavam), por isso se realmente quiseres os Ramis tenta arranjar nova casa para as japônicas primeiro.

A fertilização eu estou com o mesmo problema que tu no meu aquário, não sei quanto hei de pôr quando nem quando é que hei de começar etc... o meu conselho é leres sobre os fertilizantes que compraste e ver bem o frasco por norma eles mostram os valores recomendados, enquanto não tiveres conselhos de alguém com mais experiência em plantados eu acho que deve começar a fertilizar e observar bem o aquário e depois é ir aumentando semanalmente sempre prestando atenção à resposta do aquário, eu por exemplo comecei com metade da dose recomendada e vou começar a aumentar 1ml por semana.

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo video, e isso mesmo que preciso! Quanto ao preco, eu estou na Suica, aqui nada e barato de todo... 😄

O termostato faz realmente sentido o que dizes, mas entao provavelmente terei de colocar um interno. Como tenho agora em conjunto com o difusor inline da JBL, e o pouco espaco no movel, fica tudo a trabalhar na horizontal, coisa que nao devia estar...

O fertilizante nao e nada facil para mim. Tenho apontado mais ou menos as quantidades por dia, e vou aumentando conforme vejo. Uso o tropica specialized e o premium, e se fertilizar como dizem uma vez por semana e as quantidades anunciadas, nao me parece que fiquem nutrientes suficientes para a plantas para uma semana inteira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.