Problemas com amónia


Recommended Posts

Boa tarde a todos.

O meu aquário de 70 litros já tem quatro meses e não consigo dar conta da amónia mesmo utilizado o toxivet volto a ter níveis altos,dou de comer uma vez por dia e tenho no aquário: 5 coridoras;5 néons;6 kuhlis;3 guppies;4 paulistas;3 platina e um casal de espadas com bastante vegetação o que posso fazer para controlar a amónia?, obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso são peixes a mais para um aquário de 70 litros. Depois tens a comida que sobra a apodrecer no aquário, mais as fezes deles, mais os restantes detritos como massa vegetal, etc...

Qual o valor de amónia? E nitritos? E nitratos?

Que filtro tens?

Qual o regime de TPA´s?

 

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Bruno.

O valor da amónia é 0,5 mg/l os outros dois não sei porque me acabaram e dinheiro acabou,o filtro e da juwel e quando comprei o aquário já estava equipado, faço tpa uma vez por semana, quanto á comida não sobra nada porque dou muito pouca e uma das coisas que fazia mal era dar a artemia com aquele molho agora lavo e ponho a artemia numa rede mais grossa e assim não existe restos no fundo e baixei bastante a amónia com uma planta pequena de superfície tipo nenúfar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 04/02/2020 at 14:11, FilipeTaylor disse:

Vais ter de fazer TPAs. Eu experimentava uns 50%. Mas deixa ver o que o pessoal diz.

Enviado do meu ASUS ROG Phone II através do Tapatalk
 

https://www.gettyimages.pt/fotos/lentilha-de-água

60 principais fotografias e imagens de Lentilha De água - Getty ...(É esta a planta.)

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Manuel Piteira disse:

O valor da amónia é 0,5 mg/l

Aconselho uma TPA das grandes, para ontem, amónia a 0,5 é muito alto, aconselho também devolver alguns peixes à loja para não vires a ter mortes é provável que tenhas aí peixes a mais e um filtro fraco, qual é o teu filtro?

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É normal teres a amónia alta. Como te disse, tens peixes a mais e esse filtro se é mesmo interno fica sempre curto. Tenta fazer uma aspiração leve no solo, retira todo o lixo que encontrares, TPA´s semanais de 50%. Evita dares comida em excesso e se vires que fica alguma coisa no fundo retira imediatamente após a refeição. As plantas não consomem amónia, nem nitritos, o que elas consomem é o produto final, os nitratos. Não havendo bactérias nitrificantes suficientes a amónia não se transforma em nitritos, depois, não havendo bactérias nitrificadoras suficientes, o nitrito não se transforma em nitrato. Aliado a isso, o excesso de peixes e filtragem insuficiente...

 

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 minutos, brunofasoares disse:

É normal teres a amónia alta. Como te disse, tens peixes a mais e esse filtro se é mesmo interno fica sempre curto. Tenta fazer uma aspiração leve no solo, retira todo o lixo que encontrares, TPA´s semanais de 50%. Evita dares comida em excesso e se vires que fica alguma coisa no fundo retira imediatamente após a refeição. As plantas não consomem amónia, nem nitritos, o que elas consomem é o produto final, os nitratos. Não havendo bactérias nitrificantes suficientes a amónia não se transforma em nitritos, depois, não havendo bactérias nitrificadoras suficientes, o nitrito não se transforma em nitrato. Aliado a isso, o excesso de peixes e filtragem insuficiente...

 

Me deram um outro aquário e dividi os peixes, aproveitando para contar que as minhas corydoras puseram ovos e os separei mesmo assim alguns foram comidos, todos os níveis de amónia,nitritos e nitratos estão a baixar a comida só dou dia sim dia não e não tenho matéria orgânica no aquário e quanto há filtragem tenho dois filtros um que pucha a suspensa e o outro o depositado no fundo porque coloquei uma grelha e através de um tubo é retirada a sujidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 33 minutos, brunofasoares disse:

As plantas não consomem amónia, nem nitritos, o que elas consomem é o produto final, os nitratos

Consumir até consomem mas o nosso objetivo é que haja uma boa colónia de bactérias sempre é mais uma segurança principalmente porque as bactérias consomem 24h por dia já as plantas só consomem enquanto há luz, na verdade as plantas até preferem a amónia aos nitritos ou nitratos, o composto da amónia tem apenas ligações simples, enquanto os nitritos e nitratos tem ligações duplas, ainda há mais motivos pelo qual o atómo de hidrogénio é mais fácil de separar(exige menos energia) do que o de oxigénio mas isso já seria aprofundar demasiado a conversa xD

Resumindo e concluindo as bactérias nitrificantes são mais eficientes a consumir a amónia e como tal devemos ter uma boa colónia de bactérias.

há 2 minutos, Manuel Piteira disse:

Me deram um outro aquário e dividi os peixes

E o ciclo do azoto foi feito?

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Alvaro Silva disse:

Boas Esse filtro para esse aquário não dá,muito mas muito fraquinho,ainda por cima e um filtro interno.

 

Saudações 

Bom dia,como expliquei num comentário anterior alterei muito o meu aquário porque retirei parte dos peixes e coloquei um filtro adicional de fundo,as minhas corydoras puseram ovos e os meus néons também criaram, até eu conseguir encontrar trabalho vou ter que me desenrascar assim.

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Brunomcc2000 disse:

 

Sim tenho, embora o aquário montado com peixes tenha há quatro meses ele na verdade tem sete porque pus areão e areia com duas plantas e coloquei na água as bactérias daquelas em gotas e esteve a trabalhar durante dois meses assim e  depois pus cometa de sacrifício durante um mês , esteve novamente sem nada duas semanas e então é que o montei como queria, obrigado pelo apoio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se já tens menos peixes óptimo. Mesmo assim fazia TPA´s semanais de 50% durante 3 semanas a ver se os valores descem.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, brunofasoares disse:

Se já tens menos peixes óptimo. Mesmo assim fazia TPA´s semanais de 50% durante 3 semanas a ver se os valores descem.

Assim farei e direi os resultados, tenho agora que pensar num outro problema...o que fazer com tantas crias híbridas ao ponto de já não retirar mais as crias do aquário porque tenho um outro aquário de 15 litros cheio de crias.(molly/guppies,platy/espada, molly/espada,espadas, guppies, molly's,platys, kuhlis e corydoras)

As crias de néons cardinal/chinês e as de paulistas já troquei por kits de teste.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma ideia o que fizeste. Tentar trocar por plantas ou equipamentos que te façam falta. Também podes fazer anúncio aqui no fórum tanto de troca como de venda. Há sempre alguém à procura de peixes...

Com tanta criação é normal que estivesses a ter problemas.

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, brunofasoares disse:

É uma ideia o que fizeste. Tentar trocar por plantas ou equipamentos que te façam falta. Também podes fazer anúncio aqui no fórum tanto de troca como de venda. Há sempre alguém à procura de peixes...

Com tanta criação é normal que estivesses a ter problemas.

Sim vou fazer isso,vou deixar crescerem mais um pouco e depois faço uma publicação, obrigado por tudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.