Bettas Ajuda


pachecodosbEaTs

Recommended Posts

Boa Noite, desde já quero pedir desculpa por estar a incomodar.

Tenho umas dúvidas e visto que também tem Bettas, penso que seja uma boa pessoa para me esclarecer.

Comprei um Betta Macho dia 29/01, comprei um daqueles kits que trás um aquário de 2l + o produto para o cloro + comida e alguma decoração mas após pesquisas cheguei à conclusão que era muito pequeno e que o Betta não estava a ter uma qualidade de vida boa como eu imaginei.
Ele na loja de animais manteve-se em água fria e num aquário de 3L se não me engano.

Foi me dada a informação de alimenta-lo 1x por dia mas tive de ir comprar uma mistura de flocos + bloodworms porque ele não aderia muito aos flocos, dou-lhe 3 flocos e uma bloodworm.

A minha dúvida é eu arranjei outro aquário não é muito mais tem 4L mas sinto que ele não está feliz... O aquário está sem filtro, e é limpo todas as semanas tirando 1/4 da água e adicionando + 1/4 de água limpa mais o acondicionador do cloro 

Tenho um aquário de 20L parado porque eu queria fazer um de água quente.

Deixo aqui algumas fotos corrijam-me se estiver errado pf

Caso eu o queira mudar para o aquário de 20L como fazer?

Que filtro usar que termostato usar? 
Que plantas e substrato usar?

Ajudem-me pf

 

Obrigado, Continuação.

 

 

https://prnt.sc/qx1x7r

https://prnt.sc/qx1xfj

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pachecodosbEaTS

Bem vindo ao Fórum.

Não estas a incomodar ninguém, acho que fazes muito bem colocares o Betta num aquário maior,esse de 20 litros e sempre melhor do que dois litros,o que eu te aconselho e no aquário maior colocares um filtro de cascata (Muchila) e a mesma coisa,um termostato ,e umas plantas de baixa manutenção,como Anubias,fetos,musgos e outras,vê aqui, Tropica Aquarium Plants - Plant list A-Z,depois de montares o aquário faz o ciclo do azoto,e só depois mudas o Betta do aquário pequeno para o novo.

Sobre o filtro de cascata,se por acaso não sabes o que e vai aqui um para tu veres download.jpgFaz tudo com muita calma para as coisas correrem bem.

saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas pachecodosbEaTS

Bem vindo ao Fórum.

Não estas a incomodar ninguém, acho que fazes muito bem colocares o Betta num aquário maior,esse de 20 litros e sempre melhor do que dois litros,o que eu te aconselho e no aquário maior colocares um filtro de cascata (Muchila) e a mesma coisa,um termostato ,e umas plantas de baixa manutenção,como Anubias,fetos,musgos e outras,vê aqui, Tropica Aquarium Plants - Plant list A-Z,depois de montares o aquário faz o ciclo do azoto,e só depois mudas o Betta do aquário pequeno para o novo.

Sobre o filtro de cascata,se por acaso não sabes o que e vai aqui um para tu veres download.jpgFaz tudo com muita calma para as coisas correrem bem.

saudações  

Boa noite, desde já agradeço por me ter indicado, estive a pesquisar e a trocar ideias com outras pessoas até agora e a verdade é que continuo com uma série de dúvidas.

O meu Betta neste momento encontra-se num aquário de 4L à temperatura ambiente, sem filtro apenas com umas decorações. 
Eu como referi gostava de meter o Betta num aquário e 20L juntamente com Anubias e futuramente Neons. 
Disseram me para comprar um termómetro para ver a temperatura do aquário atual, e depois começar a fazer outro. 
Aquário de 20L Comprar um substrato, um filtro, ( tenho um termostato de 15W ) não sei se será o suficiente, após isto, encher o aquário com água de garrafão assim não teria de meter o produto do cloro, e meter o termostato a temperatura que o outro aquário onde está o Betta imaginemos que o antigo está a 17 graus meter o novo a 17 também 

Plantar as Anubias, ligar filtro e termostato e esperar quanto tempo?

Falaram-me em TPA- Fazer TPA de quanto em quanto tempo? 

Que tipo de luz preciso?

Disseram-me que depois o aquário tem de ir até aos 25 graus que é a temperatura ideal para o Betta mas e se essa não for ideal para as Anubias e para os futuros neons?

 

Obrigado, continuação 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas 

Bom montas o novo aquário com o termostato com termômetro mais filtro,substrato plantas,e dia sim dia não colocas um pouco de comer de peixes,e deixas o aquário a trabalhar durante um mês que e o tempo que demora a fazer o ciclo do azoto,a temperatura da água a 25 graus esta boa,a luminária mesmo que a luz não seija muito forte mas que dei para plantas de baixa manutenção esta bom,as TPA,s são semanais 20% ,

Os 25 graus não afecta em nada as plantas,atenção as Anubias não são enterradas são atadas a um tronco ou rocha,a sim como os fetos e os musgos.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Alvaro Silva disse:

Boas 

Bom montas o novo aquário com o termostato com termômetro mais filtro,substrato plantas,e dia sim dia não colocas um pouco de comer de peixes,e deixas o aquário a trabalhar durante um mês que e o tempo que demora a fazer o ciclo do azoto,a temperatura da água a 25 graus esta boa,a luminária mesmo que a luz não seija muito forte mas que dei para plantas de baixa manutenção esta bom,as TPA,s são semanais 20% ,

Os 25 graus não afecta em nada as plantas,atenção as Anubias não são enterradas são atadas a um tronco ou rocha,a sim como os fetos e os musgos.

Saudações  

Olá, mas o meu Betta está a temperatura ambiente como depois fazer a aclamação de suponhamos 17 graus para 25?

A comida pode ser a de Betta os flocos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ser a comida do Betta,quando chegar a altura de mudares o Betta vais que o aclimatare  há água mais quente,como fazes isso colocas água de onde ele esta dentro de um recipiente colocas lá o Betta e vais durante uma meia hora deitando água do aquário que esta mais quente para ele se adaptar,quando veres que a água que esta no recipiente esta perto da água do no aquário colocas lá o Betta.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Alvaro Silva disse:

Pode ser a comida do Betta,quando chegar a altura de mudares o Betta vais que o aclimatare  há água mais quente,como fazes isso colocas água de onde ele esta dentro de um recipiente colocas lá o Betta e vais durante uma meia hora deitando água do aquário que esta mais quente para ele se adaptar,quando veres que a água que esta no recipiente esta perto da água do no aquário colocas lá o Betta.

Saudações 

Fiquei com apenas duas dúvida a primeira em relação a tpa de 20% 

E a outra é quando começar a construir o aquário até fazer o ciclo do azoto que é um mês tenho de deixar sempre tudo a funcionar ?

Em relação a matérias: 

Substrato 

Led

Termostato de 15W da? Para um aquário de 20L?

Filtro tem de ser mesmo que me indicou?

Um termómetro e acho que é só 

 

Em relação a alimentar o Betta continuo com 1x diária 3 flocos e uma bloodworm?

E quando tiver a fazer o ciclo quantos flocos ponho mais ao menos?

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dois ou três  flocos chega,sobre o filtro não tem que ser este que eu aqui coloquei a imagem pode ser outro idêntico ,sim um termómetro para saberes como esta a água,sobre o termostato um de 75w era melhor.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tenho Bettas e só quero salientar duas coisas.

O filtro pode ser quase qualquer um, mas há que ter em atenção que os Bettas preferem águas mais calmas ou até mesmo paradas, por isso é que os filtros de mochila são bons, não criam tanta corrente.

Os peixes, na generalidade, aguentam relativamente bem mudanças não muito bruscas de temperatura desde que seja de água quente para mais fria, basta pensar que na natureza também chove e a chuva é mais fria, ao contrário é mais complicado portanto muito cuidado ao passar o betta dos 17 para os 25 graus. Eu além de seguir o que o Álvaro sugeriu acho que desligava o termostato umas horas antes e voltava a ligar quando o beta já estivesse no recipiente dentro do aquário novo a fazer a climatização à água nova.

Estou a torcer por esse novo aquário. Os betta não precisam de muita água, mas realmente 2 ou até mesmo 4 litros é muito pouco. Já para não falar na água à nossa temperatura ambiente! Ele merece esse upgrade!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Alvaro Silva disse:

Dois ou três  flocos chega,sobre o filtro não tem que ser este que eu aqui coloquei a imagem pode ser outro idêntico ,sim um termómetro para saberes como esta a água,sobre o termostato um de 75w era melhor.

 

Bom dia, vou comprar um substrato há algo próprio?

Vou comprar um termostato mais potente

Sabe me indicar um filtro e uma luz led os wats e isso?

E relação a água posso usar uma que tenha o pH de 6.39? Para ter um Betta as Anubias e futuramente os neons?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, MrOverclock disse:

Também tenho Bettas e só quero salientar duas coisas.

O filtro pode ser quase qualquer um, mas há que ter em atenção que os Bettas preferem águas mais calmas ou até mesmo paradas, por isso é que os filtros de mochila são bons, não criam tanta corrente.

Os peixes, na generalidade, aguentam relativamente bem mudanças não muito bruscas de temperatura desde que seja de água quente para mais fria, basta pensar que na natureza também chove e a chuva é mais fria, ao contrário é mais complicado portanto muito cuidado ao passar o betta dos 17 para os 25 graus. Eu além de seguir o que o Álvaro sugeriu acho que desligava o termostato umas horas antes e voltava a ligar quando o beta já estivesse no recipiente dentro do aquário novo a fazer a climatização à água nova.

Estou a torcer por esse novo aquário. Os betta não precisam de muita água, mas realmente 2 ou até mesmo 4 litros é muito pouco. Já para não falar na água à nossa temperatura ambiente! Ele merece esse upgrade!

Bom dia, desde já obrigado pelo apoio, mal tiver upgrade irei postar aqui para que me possam ajudar ou corrigir algo que esteja mal 

Se me puder recomendar um filtro e uma luz led agradecia 


Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pachecodosbEaTs

Sobre o filtro eu em cima ate coloquei-te um filtro de cascata para veres,e só fazeres uma pesquisa na net e escolheres o filtro que queres,os filtros de cascata da Eheim não são lá muito bonitos mas são muito bons,e tens outras marcas.

Sobre a luz,para um Betta e para plantas de baixa manutenção não precisas de uma luz toda XPTO,faz uma pesquisa e vais ver o que a tua carteira pode chegar.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, Alvaro Silva disse:

sobre o termostato um de 75w era melhor.

Boas

Sem querer de modo nenhum ir contra a vasta experiência do Sr. @Alvaro Silva , para um aquário de 20L não me parece necessário um termostato de 75W. Eu tenho um aquário de 30L e uso o termostato Eheim de 50W e pelo que vi na embalagem dá para aquários de 25L a 60L. Claro que também depende muito da temperatura ambiente do local onde está o aquário. Se for um compartimento gelado, se calhar terá de ser um termostato de maior capacidade.

Mas esta é apenas a minha opinião e a experiência que tenho não se compara à dos mestres do fórum. Se eu estiver errada, por favor corrijam-me.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 04/02/2020 at 01:09, MrOverclock disse:

há que ter em atenção que os Bettas preferem águas mais calmas ou até mesmo paradas, por isso é que os filtros de mochila são bons, não criam tanta corrente.

Boas @MrOverclock

Eu também tive anteriormente Bettas e comprei agora outro e tenho, num aquário de 30L, um filtro de mochila Eheim Liberty 2041. Eu já vi opiniões como a tua sobre o filtro de mochila ser preferível para os peixes Betta por não fazer muita corrente.  Mas eu noto que os Bettas que tive, e agora este que comprei, nadam com alguma dificuldade quando o filtro está ligado. Em alguns locais do aquário são arrastados. Eu tenho o filtro ligado a um pouco menos que metade da força e tentei colocá-lo mais perto de um dos cantos para que o Betta possa nadar mais à vontade no lado oposto ao do filtro.

Para lhe dar comida eu desligo o filtro por um ou dois minutos (de outra forma a comida não fica na superfície) e vejo que ele move-se muito mais à vontade. Não fosse o filtro o pulmão do aquário eu desligava-o. Mas é claro que nunca o farei!

Eu nunca tive filtros externos e não sei se farão mais corrente que os de mochila. Mas quando olho para os vídeos de aquários com filtros externos, aqui pelo fórum, parecem-me tão pacíficos...Já fiquei tentada em comprar mas, por outro lado, acredito que deverão fazer mais correnteza....certo?...

p.s.: eu coloquei aqui esta questão porque também pode ser útil ao @pachecodosbEaTs para a escolha do filtro. Mas se algum moderador achar que é off-topic, por favor estejam à vontade para passar para outro lado.😉

Editado por bettaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas bettaa

O termostato de 75w para um aquário de 20 litros pode-te parecer muito mas os 75w faz com que o termo esteja menos tempo ligado uma vez que consegue aquecer a água muito mais,e depressa .

Sabre a corrente que o filtro de mochila possa fazer,sobre o Betta,se ele numa parte do aquário tem mais calma,no outro tem a corrente pois também lhe faz falta para fazer um pouco de exercício,sobre os filtros externos,ao veres os aquário com filtros externos e parecer-te  muito pacífico e porque em geral são aquários de maior litragem,e maiores.

Saudações

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, Alvaro Silva disse:

O termostato de 75w para um aquário de 20 litros pode-te parecer muito mas os 75w faz com que o termo esteja menos tempo ligado uma vez que consegue aquecer a água muito mais,e depressa .

Entendo este ponto de vista, mas também há quem defenda que um termostato muito acima da litragem acaba por meter em causa a vida útil do termostato porque embora fique menos tempo ligado vai ligar e desligar mais vezes ao dia(o que também acabar por causar mais variações de temperatura por dia), eu acho que o ideal será estar o mais próximo à litragem do aquário possível, ou seja, 20L há um termostato da Marina com 25w seria o ideal, mas isto é a minha opinião.

Sobre o filtro não aconselho mais de 140L/H sendo que o ideal seria 100L/H, Bettas são peixes de nado lento e são originários de águas paradas ou com circulação muito fraca daí que não devemos exagerar muito na circulação quando queremos manter Bettas.

Editado por Brunomcc2000
  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também tive anteriormente Bettas e comprei agora outro e tenho, num aquário de 30L, um filtro de mochila Eheim Liberty 2041. Eu já vi opiniões como a tua sobre o filtro de mochila ser preferível para os peixes Betta por não fazer muita corrente.  Mas eu noto que os Bettas que tive, e agora este que comprei, nadam com alguma dificuldade quando o filtro está ligado. Em alguns locais do aquário são arrastados. Eu tenho o filtro ligado um pouco menos que metade da força e tentei colocá-lo mais perto de um dos cantos para que o Betta possa nadar mais à vontade no lado oposto onde está o filtro.

Para lhe dar comida eu desligo o filtro por um ou dois minutos (de outra forma a comida não fica na superfície) e vejo que ele move-se muito mais à vontade.

Eu tinha ideia que os de mochila fossem mais pacíficos, mas também nunca tive nenhum. Talvez seja uma ideia errada.

No meu aquário do betta tenho um interno com o caudal no mínimo porque era o material que tinha encostado e a tampa deste aquário também não permite ter um de mochila.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Brunomcc2000 disse:

Sobre o filtro não aconselho mais de 140L/H sendo que o ideal seria 100L/H, Bettas são peixes de nado lento e são originários de águas paradas ou com circulação muito fraca daí que não devemos exagerar muito na circulação quando queremos manter Bettas

Ui!!  Então o meu Eheim Liberty 2041, que tem entre 220I/h a 570l/h é uma "tempestade" para o meu Betta....🙄

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.