Água fria contra todas as odes


Stoxx

Recommended Posts

Boa tarde.

Antes de mais, passo a contextualizar a minha experiência neste mundo imenso da aquariofilia:

- tive em casa, durante cerca de 6 anos e meio, dois peixinhos de água fria (vulgos peixes dourados), de seus nomes Bacalhau e Salmão, num "aquário" de aproximadamente 10L, com um filtro de 5,00€ e uma bomba de ar do mesmo valor, ambos comprados numa loja chinesa. Nunca tive plantas ou outros seres vivos no aquário.

- Tanto o filtro como a bomba, só trabalhavam cerca de 16h por dia e sempre que íamos de férias, lá iam os peixes conosco dentro de um saquinho e chegados ao destino, água nova da torneira e peixes lá para dentro. Passaram por isto mais de uma dúzia de vezes.

- toda a decoração andou sempre entre plantas artificiais do chinês e conchas ou pedrinhas apanhadas na praia. Nunca fervi nada.

- sempre que notava a água a ficar turva, mudava a totalidade da mesma e lavava tudo muito bem com água da torneira.

- Recentemente decidi dar-lhes uma casa um pouco maior e comprei um aquário de 60L, onde recreei as condições acima discritas. 

Depois de ter lido bastante acerca do tema, surge-me uma questão para a qual não tenho o mínimo vislumbre de resposta: como é possível estes dois peixes ainda estarem vivos após quase 7 anos? 

Já li bastante acerca das condições que devem ser dadas ao peixes num aquário, sobre a importância dos TPA's, sobre o ciclo de ntrogénio e dos níveis de PH, no entanto, apesar de tudo o que fiz até hoje ir contra o que tenho lido, o Bacalhau e o Salmão gozam de uma longevidade inexplicável (pelo menos para mim).

Alguém me pode dar umas luzes sobre este estranho fenómeno?

Obrigado!

Editado por Stoxx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que descreve não é, de todo, inédito. Os peixes dourados aguentam muita coisa.

O facto de ter um filtro, bomba de ar, pedras e conchas, mesmo sendo lavados de tempos a tempos, provavelmente ajudou imenso.

Agora uma coisa é certa, para ainda caberem 2 desses peixes num aquário de 60L é porque o seu crescimento foi extremamente prejudicado pelas condições em que cresceram. Com 6 anos, peixes dourados comuns, deviam medir cerca de 25cm, enquanto que as variedades mais pequenas chegam aos 20cm, e duvido que estejam sequer perto disso.

Cada peixe desses precisa no mínimo de 80L de água.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, João Cardoso, pela resposta.

Realmente, qualquer um dos peixes não tem mais de 10cm. Sempre tiveram um ar feliz e como nunca me tinha debruçado sobre o tema, achei que estava tudo bem. Recordo-me de ser jovem adolescente e ter um peixe durante anos a fio num pequeno aquário em globo, o qual havia alturas de deixar de se ver, com tanta porcaria na água... Viveu uns valentes anos assim, coitado.

Quando dizes que o seu crescimento foi afectado por ainda caberem num aquário de 60L, relembro que os mesmos viveram 6 anos e meio num de 10... 

O que devo fazer? Mantenho tudo igual e espero que continuem vivos por mais uns anos, apesar das condições serem longe das ideais? Pelas contas que apresentas, no aquário de 60L que tenho actualmente, nem um peixe á devia ter, correcto? 

Esqueci-me de mencionar um pormenor que julgo importante: o Bacalhau e o Salmão foram os primeiros animais de estimação da minha filha e estão com ela desde o seu primeiro aniversário. Quero eu dizer com isto que, a hipótese de dar ou desfazer-me dos animais, fica posta de parte. 🙂 

Obrigado uma vez mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mantem o aquário de 60L sem medos! Sempre é bem melhor que o de 10, acho que ninguém vai discordar disto.

Agora ... Se no futuro aparecer um negócio porreiro, ou alguém que se quer desfazer de um aquário maior é aproveitar para fazer o upgrade e, quem sabe, aproveitar o de 60 para iniciar um aquário tropical.

É apenas a minha opinião. 60 pode não ser o ideal, mas é certamente melhor que 10. Se aguentaram tantos anos em 10L, devem aguentar mais uma tempos com 60L até aparece uma boa oportunidade.

Já agora, percebi bem? Desligas o filtro à noite?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta, MrOverclock.

Quando era o aquário de 10L, sim, desligava o filtro e a bomba a noite toda. O aquário estava no quarto da minha filha e para não incomodar, desligava. Nunca mais o fiz. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.