Diatomácias


Acanthurus

Recommended Posts

Caros Amigos,

Estou com um grande problema de ataque de Diatomácias.

Utilizo para reposição água desmineralizada (optei por esta estratégia, tendo em conta que a água da minha região é já de origem altamente desmineralizada).

Este problema surgiu desde que nos últimos tempos a temperatura subiu e eu me tenho visto aflito para resolver o problema. Será que pode ter alguma relação?

Agradecia ajuda, porque isto está a ficar difícil.

Com os melhores cumprimentos,

Pic_3442_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens a certeza que são diatomacias?

Sim tenho...

Lembrei-me de um pormenor... É que este aparecimento brusco de Diatomácias se deu a partir do momento em que coloquei a funcionar a terceira lâmpada PC 96W Daylight 10000k (tenho instaladas actualmente duas lâmpadas PC 96W Daylight 10000k e uma lâmpada PC 96W Actínica (Deep Blue 03)).

Será possível que para além de ter possivelmente silicatos a mais, que seja também um problema de luz a mais?

É que pretendo ter corais duros também no meu aquário e segundo sei isso precisa de muita luz. Ainda por cima e pelo que me foi dito na loja onde compro os meus materiais estão para chegar no fim desta semana alguns invertebrados entre os quais corais duros e não queria perder esta oportunidade.

Obrigado pela atenção,

Atenciosamente,

Manuel

Pic_3442_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto tempo tem o teu aquario montado? Em termos de parametros da agua quais são os valores?

 

Se queres um conselho a pressa e o entusiasmo são o maior inimigo da aquariofilia marinha, os ciclos são normalmente demorados e dependem muito de ter reunidas todas as condições. Desde qualidade da água, iluminação, filtragem etc. O que eu tenho a dizer é que enquanto tiveres as diatomaceas não deves colocar nenhum coral duro no aqua porque vais ver que ele se vai ressentir podendo morrer. Sabes que muitos dos aquas não passam do primeiro ano de vida porque as pessoas apressam as coisas e depois não conseguem lidar com a frustação e com o "desperdicio" de dinheiro e acabam por abandonar os aquarios. Claro que esta é a minha opinião e resulta um pouco de algumas desilusões e da minha impaciencia em certas situações. Por isso vai com calma e tenta perceber qual poderá ser a causa para as diatomaceas apareçerem, e depois de resolveres o problema introduz os novos seres espaçadamente, ou seja não cais no erro de colocar logo vários corais e peixes e tudo o que pareçer apelativo, porque isso iria resultar num novo desequilibrio do sistema.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Ricardo!!!

 

As diatomácias foram as primeiras algas que me apareceram mas passado dois meses nunca mais foram avistadas :P

 

Os primeiros 6 meses do meu aquário (que só teve o primeiro peixe aos 5 meses) foram passados em sucessão de espécie de algas. Quando uma deixava de dominar era substituida por outra e assim sucessivamente até desaparecerem praticamente todas. Não coloquei comida até aos 5 meses e meio (o Ecsenius não precisava tal era a quantidade de micro crustacios que ele tinha para comer).

 

Agora estou com alguns problemas com alga vermelha mas nada de muito dramático.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Embora concorde convosco, o problema é que o aquário já tem mais de 6 meses. Já passou por essas fazes todas e até teve um amadurecimento bem rápido graças à magnifica rocha que arranjei aqui numa loja no Shoping de Vila Real de uma cidade aqui perto.

Mas esta explosão de algas é muito recente e coincidiu ao mesmo tempo com o aumento das temperaturas (este Verão vai se difícil) e com a adição como já disse atrás da terceira lâmpada PC 96W Daylight 10000k. Mas deve haver de certeza algo mais que recentemente está a perturbar o sistema, como por exemplo silicatos. Sei lá.

Com os melhores cumprimentos,

Manuel

Pic_3442_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se bem me lembro da tua bela região (passei umas férias magníficas aí quando era miudo) deves ter montes de Si na água e logo para azar esse ião é mal filtrado pela Osmose Inversa.

 

Para tirar o assunto a limpo a solução passa por:

1 - pensar em arranjar um Desionizador (há pessoal no fórum que fez isso por 25 eur)

2 - fazeres a reposição com água destilada comprada na farmácia.

 

Se seguires a via 2 e as diats deixarem de proliferar, sabes que tens de fazer o que está na via 1.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, apesar de ser suspeito acho toda esta região magnifica...

E julgo que sim, que também é verdade que temos Si QB na água da região, pelo que me esteve a explicar o marido da dona da loja onde vou em Vila Real que é formado em biologia e geologia. Porque parece que as rochas daqui da região são muito ricas nesse mineral, logo as águas acabam por ter um bocado dele também embora em geral não sejam muito mineralizadas.

Desionizador já tenho, por sinal construído pela pessoa atrás referida, ao qual pedi para me construir um depois de ver o que ele tinha construído para a loja da esposa e que está acoplada a um repositor automático de água no aquário. Mas vou ter que acrescentar um resina especializada em retirar especialmente os silicatos.

Comprar água destilada para fazer as reposições é que não me dá lá muito jeito.

Atenciosamente,

Manuel

Pic_3442_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenta fazeres o seguinte:

 

Depois de fazeres a agua de osmose passa-a por uma resina anti silicatos (podes comprar um filtro daqueles que se colocam nas casas e fazeres a agua de osmose passar por ele tendo no interior as tais resinas)

 

Coloca também resinas na agua do aqua para eliminares os silicatos já presentes.

 

Vê o KH , porque eu fiz todos os outros passos acima referidos e os resultados não foram totalmente satisfatórios....já quando aumentei o Kh resolvi praticamente o problema em duas semanas e olha que a minha rocha já nem se via com tanta alga....

 

Já agora a alga coralina como é que está ?Tem crescido? É qua a minha não crescia e depois disso cresce muito bem.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que o samuel provavelmente queria dizer era que devias por o aparelho á saida da osmose, porque senão estás a filtrar agua que vai para o esgoto...quanto ás resinas.... lê bem o que está no tópico acima.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Caros amigos,

Estou muito feliz, é que estou com o meu problema das Diatomáceas praticamente resolvido. Custou mas parece que está. Realmente o problema tinha a ver com os valores de Silicatos, que estavam mais altos do que o que deviam. Com a ajuda da loja aqui da região (da qual não posso dizer o nome, porque segunda a ultima vez que li as regras, tal não se devia fazer, só digo que fica no novo centro comercial de Vila Real, pois foram extremamente prestáveis na tentativa de arranjar solução para o problema), eles arranjaram umas resinas específicas para remover silicatos do próprio aquário, que eu coloquei num filtro, daqueles de “copo” que eu tinha para aqui encostado, pelo qual fazia passar a água que entrava na sump. Isto fez reduzir o valor dos silicatos no aquário.

Agora desde este fim-de-semana, adicionei ao meu sistema de reposição automático de água uma resina que adquiri na mesma loja da Kent Marine específica para silicatos (e o meu sistema é realmente automático, pois só precisa que de longe a longe se lhe mude o Carvão e as resinas, mais nada).

Obrigado a todos quantos tentaram ajudar.

Com os melhores cumprimentos,

Manuel

Pic_3442_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De resto apenas uma ressalva. Já é novamente permitido citar nomes de lojas no fórum  :wink:

:shock: Não ando actualizado :roll:

O nome da loja é Mundo Anumal, no Dolce Vita Douro em Vila Real :wink:

para a proxima vez experimenta o removador da coralife anti silicatos pois é muito mais barato que a da kent .

Samuel,

Não me devo ter explicado bem, mas o que eu quis dizer foi o seguinte:

A resina da Kent que eu adquiri é específica para ser colocada acoplada ao sistema de preparação de água para reposição e não para retirar os silicatos directamente da água do aquário. Porque quero resolver o problema logo na “origem” e não ter que voltar a resolver o problema no aquário. Essa resina vem dentro de um “cartucho” especial preparado para colocar dentro daqueles “copos” de filtragem da água.

A resina da Coralife faz o mesmo que a outra resina que comprei primeiro. Que foi a resina que eu utilizei para retirar os silicatos da água do próprio aquário que não era da Kent, mas sim de outra marca da qual agora não me lembro direito do nome (mas se quiserem posso tentar ver lá na loja). Segundo me parece a Kent não tem uma resina especifica para silicatos mas sim uma que retira fosfatos e silicatos.

 

Atenciosamente,

Manuel

Pic_3442_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais