Discus(sões)


Recommended Posts

Como as mudanças de país estão quase concluídas e para o lago ainda estou á espera de material, consegui (mais uma vez) convencer a minha mulher que um aquário ficava bonito na sala! 😁

Consegui comprar um aquário em segunda mão de 200L, com móvel, já com filtro Fluval 406, uma luz LED e um termostato externo Hydor e cá vai disto... estava indeciso entre comprar um Flowerhorn ou experimentar alguma coisa que ainda não tivesse tido e depois de uma visita á Casa dos Discus, decidi optar pelos Discus.

Quero plantas, mas não quero usar substrato. Comprei uns troncos onde quero pôr uns Fetos Java e umas Anubias e também já tenho algumas plantas flutuantes.

Pintei o fundo de preto para esconder um bocado os fios e tubos, também já tenho uma bomba de ar EHEIM 400, mas ainda tenho que ver se encontro mangueira de ar preta.

O resultado por enquanto é este:

large.20200129_144517.jpg

Ainda preciso de arranjar uma tampa para não perder tanto calor e água, não tinha noção que aqui em Portugal o acrílico e o policarbonato eram vendidos a preço do ouro... 😐

Estou a pensar além dos Discus, adicionar uns  Cardinais, uns caracóis e arriscar uns Camarões Red Cherry.

  • Gosto 2

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Definitivamente preciso de mais plantas... 🙄

large.20200205_200022.jpg

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bem... este projecto levou uma reviravolta... vou deixar aqui um testamento para compensar 1 mês e meio de actualizações! 😅

Comprei 20 Tetras Cardinais e morreram todos em menos de 5 dias (eu que tinha dito que nunca mais comprava Neons nem Cardinais, pus o pé na poça outra vez).

Na altura não percebi o que se estava a passar com eles e não fui a tempo de salvar nenhum. Os peixes apareciam sem a barbatana caudal e com a parte da cauda como que em carne viva. Passadas algumas horas morriam.

Pensei que estariam a ficar presos na entrada do filtro, ou se haveria algum tipo de habitante que tivesse vindo com a madeira e que os tivesse a atacar... os parâmetros da água estavam normais, a temperatura estava um pouco mais alta do que o desejado (29ºC, em vez dos 28ºC que queria para os Discus).

Baixei para os 28ºC e fiz tratamento com API Melafix e Pimafix para ver se alguma coisa melhorava. Nada... ou a medicação não fez nada, ou iniciei-a demasiado tarde para conseguir salvar um peixe que fosse.

 

Portanto, desisti da ideia dos Discus, pelo menos para já. Não queria gastar umas centenas de € em peixes sem saber o que se tinha passado ali primeiro. Era tempo de investigar...

 

No meio disto tudo, acabei por aproveitar uma promoção e comprar um Fluval 407 para substituir o 406 (não aconteceu nada, mas gosto sempre de ter um filtro igual de reserva para quando dá m€r**). Para minha surpresa (boa) a tubagem do 407 é preta e fica muito melhor dentro do aquário! 😁 Também já alterei os tubos de ar para tubos pretos para não se notar tanto.

 

Para investigar, deixei passar 1 semana, baixei a temperatura para 23ºC (por suspeitar que era alguma bactéria que estava a causar isto e assim reduzia o ritmo de propagação para ter mais tempo para reagir), e tinha ali 2 orandas pequenas para pôr num lago pequeno no jardim e meti-as neste aquário. 

Passado uma semana ainda estava tudo bem e encomendei 40 Tanichthys albonubes (também são peixes que quero ter no lago). Mais uns dias e nada... comprei mais uns peixes, a pensar que já não ia voltar a acontecer nada, e pumba! Comecei a ver sinais (menos graves) do mesmo que tinha acontecido aos Tetras.

Adicionei Sal (o mínimo que eu achei que podia ajudar sem matar as plantas todas) e tratei durante 3 dias com Esha 2000 e Esha Gastrobac.

Uma coisa que aprendi, e talvez seja a causa de a primeira medicação que fiz não ter dado resultado, é que com água mole (a minha sai com GH quase a zero da torneira, tenho que usar fragmentos de coral para subir isto um bocadito) tem que se utilizar uma dose mais forte da medicação. Tive que usar o dobro do recomendado.

Infelizmente perdi 2 peixes nesta segunda ronda, mas tudo o resto está agora bem de saúde e já comecei a mover alguns para o mini lago do jardim.

 

large.20200323_162508.png

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João, 

Estou contente que conseguiu resolver o problema. E também me deu um palpite sobre o que se esta a passar no meu aquario. O meu GH tambem é quase 0 na agua da torneira. Tenho uma coridora habrosos com o que eu penso ser Ichthyobodo. Já tratei 2 vezes com paraguard e duas vezes com Protozin. Parece sempre melhor durante o tratamento, mas uma semana depois esta na mesma. O resto dos peixes nao mostra problemas. Agora ja sei o que tenho de tentar fazer. Obrigada e boa sorte. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diana,

Se só há um peixe afectado, é sempre melhor fazer o tratamento isolado ao peixe para não stressar os outros com a medicação de que não precisam. Seja montando um aquário/recipiente de quarentena ou tratando com vários banhos num recipiente fora do aquário durante alguns minutos/horas consoante o tratamento em causa.

Devia criar um tópico com fotos e mais detalhes para que a possam ajudar melhor. Ás vezes por falta de experiência escapa-nos um detalhe importante.

Também muito importante - para corydoras não deve utilizar tratamento com sal.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Tempo de partilhar uma foto actualizada do aquário de Discus... que afinal não tem Discus... e que nunca mais deu problemas... até ver!

Esta calha de LEDs não é grande coisa, mas faz  mínimo indispensável...

Metade dos Neons Chineses mudaram de casa há alguns meses... estão no jardim numa dorna de 200L.

Os Platys, dos 7 que tinha, já tenho aí uns 100 espalhados pela casa... e nem sempre consegui apanhar as grávidas a tempo para os alevins não serem comidos à nascença.

Às 2 Orandas sobreviventes (as 2 mais pequenas à direita) juntei mais 2 grandotes para compôr mais a coisa.

Também me lembrei de adicionar uns camarões Red Cherry, já não me lembro quantos, mas vou vendo uns grandes de vez em quando nos troncos.

large.20200817_175533.jpg

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Engraçado como alguns membros aqui do site se preocupam mais com a fauna e outros mais com a flora e o "aquascaping". Não estou a dizer que o teu aquário está "feio"... muito pelo contrário... mas o teu foco são claramente os peixes, enquanto para outros, como eu, os peixes são o elemento secundário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de experimentar um pouco de tudo, posso dizer que sim, o que gosto mais no hobby é de observar o comportamento dos animais. Por exemplo, considerando os tamanhos dos peixes que tenho, acho imensa piada que neste aquário o peixe dominante seja um Platy... e gosto de ver como o comportamento dos alevins se vai alterando consoante o tamanho que vão ganhando.

Aquascaping é giro, mas para mim dá muito trabalho para chegar a um ponto que eu considere minimamente aceitável. Hoje em dia penso primeiro nos peixes que quero e monto o aquário à volta disso, usando as plantas e hardscape apenas para dar aos peixes um habitat melhor, que lhes permita ter comportamentos mais naturais e, no caso das plantas, que também ajudem a manter a água em melhores condições durante mais tempo. Se conseguir que fique apelativo para os olhos é um bónus. 😆

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto muito do aquário, está simples e realmente dá ênfase aos peixes. Tenho só uma pequena dúvida para colocar. O João Cardoso no início do tópico refere a possibilidade de introduzir camarões Red cherry, ainda pensa nisso? A minha dúvida é mais especificamente com a inexistência de substrato pois pensei que para os camarões fosse melhor ter substrato. 

Obrigado pela dica do gH, para um iniciante como eu vai ser muito útil saber isso hehehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Ângelo Cunha disse:

O João Cardoso no início do tópico refere a possibilidade de introduzir camarões Red cherry, ainda pensa nisso? A minha dúvida é mais especificamente com a inexistência de substrato pois pensei que para os camarões fosse melhor ter substrato. 

Já lá estão alguns. Não há razão nenhuma que torne o substrato imprescindível para os camarões.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Ângelo Cunha said:

Gosto muito do aquário, está simples e realmente dá ênfase aos peixes. Tenho só uma pequena dúvida para colocar. O João Cardoso no início do tópico refere a possibilidade de introduzir camarões Red cherry, ainda pensa nisso? A minha dúvida é mais especificamente com a inexistência de substrato pois pensei que para os camarões fosse melhor ter substrato. 

Se procurar vídeos sobre criadores de camarões, no Youtube, por exemplo, repara que quase nenhum tem substrato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Está na hora de cortar umas plantitas... 

large.20201108_190720.jpg

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 17/08/2020 at 22:21, JoseCarlosMarques disse:

Engraçado como alguns membros aqui do site se preocupam mais com a fauna e outros mais com a flora e o "aquascaping". Não estou a dizer que o teu aquário está "feio"... muito pelo contrário... mas o teu foco são claramente os peixes, enquanto para outros, como eu, os peixes são o elemento secundário.

Eu por acaso também sou dos que se preocupam mais com os peixes kkkk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conheço grande parte dos peixes que se mantêm em aquário, contudo no que toca a plantas só sei mesmo o básico.

PS: Gosto também bastante é do hardscape do aquário ; os troncos ; as rochas etc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.