Aquário G4P


prof do xor

Recommended Posts

há 7 minutos, prof do xor disse:

...... Antes de ir trabalhar deitei um cubo aquilo foi "marisco" emoji23.png. Já ouviu falar em microvermes?

Boas,

Talvez 1 cubo seja demasiado, eles não conseguirão comer o que se acumulará no substrato, daí eu administrar através de seringa, desta forma é deitado aos poucos e vão comendo tudo assim que entrar na água e tu controlas a quantidade melhor.

há 10 minutos, prof do xor disse:

....Já ouviu falar em microvermes?

Trata-me por tu sff, ainda me falta algum tempo para escolher o lar onde ficar 😂

Sim claro que ouvi falar, aliás o melhor alimento que podemos dar é o alimento vivo, pois para além de ser melhor em todos os aspectos aproxima-os do habitat deles, desperta-lhes a "caça".

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podias arranjar aí mais uns peixinhos tipo tetra imperador e barbos cereja.
Obrigado pelo post
Esses peixes são pacíficos?
Cumps

Enviado através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 59 minutos, prof do xor disse:

Obrigado pelo post emoji106.png
Esses peixes são pacíficos?
Cumps

Enviado através do Tapatalk
 

Sim, são bastante pacíficos e são peixes de cardume.

Se quiseres ter deves ter um cardume de no mínimo 6 indivíduos.

Os barbos cereja apresentam dimorfismo sexual e, por isso, os machos têm uma cor diferente da das fêmeas. Os machos são vermelhos e as fêmeas castanhas.

Deves arranjar duas fêmeas para cada macho, essa é a proporção correta. Não caias no erro de comprar só machos. Apesar de eles terem uma cor mais atrativa, deves comprar também fêmeas, porque senão haverá um mau  ambiente no aquário.

Curiosamente, os tetras imperadores também têm o dimorfismo sexual, então a regra que disse acima também se aplica a esta espécie.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 horas, Flaips disse:

Sim, são bastante pacíficos e são peixes de cardume.

Se quiseres ter deves ter um cardume de no mínimo 6 indivíduos.

Os barbos cereja apresentam dimorfismo sexual e, por isso, os machos têm uma cor diferente da das fêmeas. Os machos são vermelhos e as fêmeas castanhas.

Deves arranjar duas fêmeas para cada macho, essa é a proporção correta. Não caias no erro de comprar só machos. Apesar de eles terem uma cor mais atrativa, deves comprar também fêmeas, porque senão haverá um mau  ambiente no aquário.

Curiosamente, os tetras imperadores também têm o dimorfismo sexual, então a regra que disse acima também se aplica a esta espécie.

ok... obrigado pelas dicas 🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 10/11/2020 at 09:35, Miguel Simões disse:

Boas,

Talvez 1 cubo seja demasiado, eles não conseguirão comer o que se acumulará no substrato, daí eu administrar através de seringa, desta forma é deitado aos poucos e vão comendo tudo assim que entrar na água e tu controlas a quantidade melhor.

Trata-me por tu sff, ainda me falta algum tempo para escolher o lar onde ficar 😂

Sim claro que ouvi falar, aliás o melhor alimento que podemos dar é o alimento vivo, pois para além de ser melhor em todos os aspectos aproxima-os do habitat deles, desperta-lhes a "caça".

hahaha, é o habito.... vou ver se arranjo uma cultura de micro vermes, é mais um prato do dia para ementa 😅

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, prof do xor said:

Ontem foi dia de passar "máquina da relva" e podar emoji23.png

Eheh. Tu e o @C Mocho decidiram ir ao barbeiro ao mesmo tempo. Reflexos do confinamento?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que é que aconteceu àquele apontamento de Hydrocotyle no lado esquerdo, entre a pedra e o vidro? Eu achava que ficava bem... Retiraste de propósito?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Bom dia.

Alguém pode ajudar me a combater esta "peste" que esta aparecer no meu aquario?

Andava fertilizar 3 em 3 dias uma tampa de flourish , como apareceu esta alga ando agora 3 em 3 dias fertilizar uma tampa de excel nao sei se estou a fazer bem ou não....

deixo uma fotos do estado do aquario

obrigado 🙂

lD15IY5.jpeg6p2Iylv.jpeg9oRnOlP.jpegPDyCTzX.jpg

Editado por prof do xor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calha a todos amigo... com essa litragem, e por experiência própria, devias estar a deitar meia capsula de Excel por dia. Os otocinclus ainda estão no tanque? E que tal juntar uns amano?

Fiquei curioso com essa fertilização de 3 em 3 dias... porque decidiste isso? Já agora... que tal "aparar" essas plantas de vez em quando. Quanto mais nutrientes elas consumirem, menos sobra para as algas.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, JoseCarlosMarques disse:

Calha a todos amigo... com essa litragem, e por experiência própria, devias estar a deitar meia capsula de Excel por dia. Os otocinclus ainda estão no tanque? E que tal juntar uns amano?

Fiquei curioso com essa fertilização de 3 em 3 dias... porque decidiste isso? Já agora... que tal "aparar" essas plantas de vez em quando. Quanto mais nutrientes elas consumirem, menos sobra para as algas.

Boas...

tenho alguns otocinclus , amano e  2 neritina puligera. Tenho feito a poda, mas ultimamente não tenho feito devido falta tempo mas fiz hoje.... decidi começar com 3 em 3 dias ir com calma com medo de fazer algo de errado.

o que aconselha a fazer? deitar todos os dias meia capsula de excel?

aXZf3Q6.jpeg

Obrigado,

cumps

Editado por prof do xor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim... meia capsula de Excel por dia é o que eu uso, portanto é isso que recomendo. Já a fertilização... há quem defenda que mais é melhor e há os que defendem o contrário. Não é uma ciência exacta. É uma questão de ir experimentando diferentes métodos até acertares naquilo que queres para o teu aquário. Mais fertilização significa mais crescimento das plantas e mais podas (logo, mais trabalho). Mais coisas a ter em conta... a quantidade de luz e o tempo que a calha está ligada. Essa calha que fizeste dá para regular? E o fluxo da água, como corre? Não consigo ver o inflow no teu aquário. A água circula por todo o tanque de forma homogénea?

Muito sinceramente, naquela imagem do aquário completo que mostraste quando pediste "ajuda" a coisa não me pareceu muito má. Mesmo a imagem da rocha... parece-me apenas "green spot algae", que é normal encontrar em qualquer aquário. Nada que uma escova de dentes elétrica a cada TPA não resolva. Mas na imagem da planta já me parece outra coisa, e como nunca tive isso no meu, não te posso ajudar muito. Se fosse a ti dava uma vista de olhos neste site: https://greenaqua.hu/en/alga-tajekoztato?gclid=Cj0KCQjwna2FBhDPARIsACAEc_X1YKBCf8NQXW7wUrhwfps8JqWgdklqUMd-0R3vnMSaUUAnp6uOxasaAsUYEALw_wcB.

Já agora... qualquer alteração que faças, vais ter que ter muita paciência. Não esperes resultados rápidos. E altera uma coisa de cada vez, para tentares perceber de onde vem o problema.

(essa coisa de não ver o inflow deixou-me mesmo intrigado... eheh. procuro, procuro, mas n o encontro em lado nenhum...)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho inflow fora do aquário e reduzi o caudal…a iluminação não dá para regular intensidade mas tenho 7h por dia (17h as 00h)

co2 tb liga uma hora antes da iluminação e desliga 1h antes tb

Depois da poda estava pensar em alterar lol… deixar só o tapete por todo aquário e atrás nos quantos a lotus… 

Tenho que pôr a leitura em dia sobre as algas então 😅 iniciei por Excel todos os dias sem flourish

Obrigado pelas dicas 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez as tuas podas estejam a ser excessivas, deverias aparar para conseguires o formato que desejas e não ir sempre à maquina 0 😁.

Daí o excesso de nutrientes que está a ficar para o alguedo. Convém medir esses parâmetros de Macros com alguma frequencia e fazer trocas de água de 50% com mais frequência de modo a conseguires estabilizar isso outra vez.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves fazer cortes menos drásticos e mais frequentes. Cortes como tens feito é para tirar a parte inferior da planta e replantar a parte de cima, para a planta ficar mais forte e bonita e não se deve fazer com muita frequência.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

Obrigados pelas dicas... fiz uma poda mais rente porque as folhas da Alternanthera estavam com algas pelos visto bba....

estou em pensar em tirar a Alternanthera deixar "relvado" parvula crescer por todo... para já vou deixar assim até ver....

tenho de arranjar um cardume de imperadores ou barbo cereja e aumentar kit limpeza otocinclus 😄

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

29 minutes ago, prof do xor said:

boas

Obrigados pelas dicas... fiz uma poda mais rente porque as folhas da Alternanthera estavam com algas pelos visto bba....

estou em pensar em tirar a Alternanthera deixar "relvado" parvula crescer por todo... para já vou deixar assim até ver....

tenho de arranjar um cardume de imperadores ou barbo cereja e aumentar kit limpeza otocinclus 😄

Vai por mim... não faças isso! Em menos de um mês vais estar a pensar que plantas vais adicionar ao tapete porque tens saudades da Alternanthera.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.