Aquário G4P


prof do xor

Recommended Posts

Boas pessoal,

Após uma longa paragem no hobby, bichinho voltou a bater 🙂

Ando desactualizado, vou precisar da vossa ajuda em relação á iluminação led e as plantas que estão a morrer também (ficar amarelas)

 

SETUP

-Inicio Montagem

17/01/2020

-Aquario

60x40x40 esp.6mm  96L

-Móvel

Elegance 60

-Filtragem

Eheim professionel 3 350

-Media

1 cesto esponja azul eheim

2 cesto perlon , carvão activo eheim (carvão só vou deixar 2 semanas e vou trocar para substrat pro eheim)

3 cesto bio mech eheim

4 cesto mech pro eheim

-Iluminação

DIY : 3 x 1m barras led smd 5730 72leds 12v 20w 2000lumens 6000k

-Aquecimento

Termostato Thermocontrol Eheim 100w 

-Substrato

Aqua Gro (utilizei do ultimo aquário que tive +/- 1 ano teve pouco uso devido as obras em casa tive desmontar)

-CO2

Extintor 2L - Mono-redutores, Electroválvula, Válvula anti-retorno, Conta-Bolhas e Difusor da TMC - Válvula de precisão da Festo

-Hardscape

Pedras (nome já não me lembro...)

-Flora

Eleocharis parvula mini

Eleocharis parvula

Alternanthera reineckii mini

Hydrocotyle tripartita 'japan'

-Fauna

1 - Gobio Azul

8  - Otocinclus

2 - Caracóis Neritina Militari

1 - Caracol Anentome Helena

4 -  Camarões Amano

5 - Tetra Cardinal

-Resultados Teste da Agua (1 semana depois da montagem)

(uso agua garrafões 6L pingo doce tem ph 6)

ph - 7 (teste aquili)

kh - 4 gotas (teste aquili)

gh - 5 gotas (teste aquili)

No2 - 0.05 (teste aquili)

No3 - 5 (teste aquili)

Nh4 - <0.05 (teste jbl)

 

Foto Inicio

MT6srzZ.jpg

Foto após uma semana parvula ficar amarela

tbFfDSD.jpg

 

 

 

 

Editado por prof do xor
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa tarde.

Passado 4 semanas as plantas parecem ter resultados, só que estou a ter umas "peste" de algas filamentosa. Precisava de ajuda como combater essa praga.

Vou apostar algumas fotos, eu removi maior parte das algas com uma escova de dentes e fiz 30% TPA.

Estou usar 1 vez por semana Flourish da seachem 2 ml.

Já reduzi a iluminação de 6h para 4h.

Testes que fiz hoje deu estes resultados:

(uso agua garrafões 6L pingo doce tem ph 6)

ph - 7.5 (teste aquili) 

kh - 5 gotas (teste aquili)

gh - 4 gotas (teste aquili) (este resultado não é certo o reagente não passa de uma cor para outra)

No2 - 0.05 (teste aquili)

No3 - 5 (teste aquili)

Nh4 - <0.05 (teste jbl)

 

2dIWJjj.jpg

vH6pvi7.jpg

qW9vME1.jpg

RPCQ4Au.jpg

hqTb6Gx.jpg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4h é pouco por norma aconselha-se no mínimo 6h para as plantas realizarem a fotossíntese.

Qual é o regime de TPA's? Os substratos ativos por norma no primeiro/segundo mês costumam dar problemas com algas.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas pessoal.

Na 7 semana acho o aquário esta controlado a nível de algas, fiz hoje tpa 20%, meti uma tropa de limpeza (fui comprando a semana a semana os peixes) 🙂

Qual é a melhor alimentação para esta fauna?

Fauna:

1 - Gobio Azul

8  - Otocinclus

2 - Caracóis Neritina Militari

1 - Caracol Anentome Helena

4 -  Camarões Amano

5 - Tetra Cardinal (estes não fazem parte da tropa da limpeza 🙂)

 

Semana 7 :

Co78YPO.jpg

7qnTt0g.jpg

WvL8c0R.jpg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para os cardinais utiliza uma alimentação de flocos ou granulado pequeno. Muito pouco de cada vez! A malta restante come algas e o que os tetras não tiverem apanhado. 

Cuidado para a helena não atacar as neritinas!

Corta as plantas de caule e replanta os topos cortados para aumentar as moitas

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

On 08/03/2020 at 23:26, Tozé Nunes disse:

Para os cardinais utiliza uma alimentação de flocos ou granulado pequeno. Muito pouco de cada vez! A malta restante come algas e o que os tetras não tiverem apanhado. 

Cuidado para a helena não atacar as neritinas!

Corta as plantas de caule e replanta os topos cortados para aumentar as moitas

Bom dia Tozé.

Vou comprar de granulado pequeno. Proxima TPA que fizer vou fazer uma poda e replantar para preencher a zona do meio.

Obrigado pelas dicas 😉 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas está a ficar bonito, as reineckii tens de as podar e replantar os topos para conseguires pequenos arbustos. 😉

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Vera Santos disse:

Boas está a ficar bonito, as reineckii tens de as podar e replantar os topos para conseguires pequenos arbustos. 😉

Boa noite.

Obrigado 🙂

Já fiz a poda e replantei deixo aqui uma foto de ontem 😉

XG70n0R.jpg

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes podar mais curto ainda, assim vai adensar mais rápido, depois elas crescem bem em altura😉

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 3 meses depois...

Bom dia.

Devido a situação temos passado não tenho tido tempo para andar postar como tem evoluído o aquário.

Hoje de manha tirei esta foto antes de fazer uma pequena poda. 

Pelo caminho fui perdendo alguns peixes 😞 ; vou ver se consigo ir buscar mais uns peixes 🙂  o aquário precisa de fauna 😛 ,depois posto uma foto como ficou.

Sn4aBzK.jpg

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas, 

Mesmo com falta de tempo, está a ficar muito bom, plantas saudáveis, com cores muito bonitas. 

Alguma novidade??? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 01/09/2020 at 14:55, Vera Santos disse:

Boas, 

Mesmo com falta de tempo, está a ficar muito bom, plantas saudáveis, com cores muito bonitas. 

Alguma novidade??? 

Boas.

Obrigado pelo comentário 🙂

Hoje fiz uma poda mais radical, vamos ver se arrebita 😛

Qamuncq.jpg

 

Não sei que peixes vou comprar, visto que tenho poucos...alguma opinião?  😉

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas, já vinha a calhar outra actualização, como vai isso? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Boas, já vinha a calhar outra actualização, como vai isso? 
Boas. já devia ter postado depois da grande tosquia, mas já está precisar de outra Fiz upgrade comprei lily pipes em inox e comprei mais 5 cardinais 8fbf9a33a45f8f95f880cbc520baeeb9.jpg

Enviado do meu CLT-L09 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, já vinha a calhar outra actualização, como vai isso? 
Boas. já devia ter postado depois da grande tosquia, mas já está precisar de outra Fiz upgrade comprei lily pipes em inox e comprei mais 5 cardinais 8fbf9a33a45f8f95f880cbc520baeeb9.jpg

Enviado do meu CLT-L09 através do Tapatalk

  • Gosto 1
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas @prof do xor,

Bem isso respira saúde 😉 Pena não haver aí uns calhaus maiores e uns desníveis no substrato, de resto está muito bom!

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais



Boas [mention=63224]prof do xor[/mention],
Bem isso respira saúde  Pena não haver aí uns calhaus maiores e uns desníveis no substrato, de resto está muito bom!
Cumps,


Obrigado
Já agora tem experiência com comida congelada? Estava pensar experimentar para variar alimentação para não ser sempre granulado...
Cumps,

Enviado do meu CLT-L09 através do Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Há várias, as que usei foi a artémia e blood worms (vê aqui), vem em cubinhos congelados e aquilo para a fauna é um autêntico gourmet.....deliciam-se!

No meu caso (60L) partia 1 cubo a meio, colocava dentro de uma seringa(agulha grossa) e depois acabava de encher com água do aquário, como estava a uma temperatura ambiente descongelava logo depois era só colocar aos poucos dentro do aquário, cada seringadela era uma autêntica rave.... lol.

Vale a pena acredita, a grande diferença que notava quando decidi variar a comida foi nas cores mais acentuadas da fauna e um comportamento mais calmo, no entanto e com o hábito, sempre que colocares uma seringa dentro do aquário vão todos a "correr" para lá...o que não é bom para quem usa o método de fertilização E.I., no meu caso tive de começar a fertilizar pelo outflow para não introduzir a seringa no aquário, sem stresses.

Inicialmente ainda criava artémia em casa, mas o processo não me conseguiu convencer a longo prazo, foi aí que experimentei comida congelada.

Cumps,

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,
Há várias, as que usei foi a artémia e blood worms (vê aqui), vem em cubinhos congelados e aquilo para a fauna é um autêntico gourmet.....deliciam-se!
No meu caso (60L) partia 1 cubo a meio, colocava dentro de uma seringa(agulha grossa) e depois acabava de encher com água do aquário, como estava a uma temperatura ambiente descongelava logo depois era só colocar aos poucos dentro do aquário, cada seringadela era uma autêntica rave.... lol.
Vale a pena acredita, a grande diferença que notava quando decidi variar a comida foi nas cores mais acentuadas da fauna e um comportamento mais calmo, no entanto e com o hábito, sempre que colocares uma seringa dentro do aquário vão todos a "correr" para lá...o que não é bom para quem usa o método de fertilização E.I., no meu caso tive de começar a fertilizar pelo outflow para não introduzir a seringa no aquário, sem stresses.
Inicialmente ainda criava artémia em casa, mas o processo não me conseguiu convencer a longo prazo, foi aí que experimentei comida congelada.
Cumps,
 
Bom dia.
Comprei ontem esse mesmo para experimentar... Antes de ir trabalhar deitei um cubo aquilo foi "marisco" . Já ouviu falar em microvermes?
Obrigado pela dica
Cumps

Enviado através do Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.