dúvidas de iniciante


Recommended Posts

Boa tarde, tenho este aquário por volta de meio ano,  sou iniciante neste hobby e tenho lido bastantes informações em todo lado até que descobri este forum e venho para apreender e partilhar. Queria que me ajudassem a corrigir algum erro que esteja a cometer na montagem do aquário e o mais importante que me indicassem todos os teste a água que devo fazer principalmente com estes peixes.

SETUP - Aquário de água fria

3 - Dimensões do aquário: 150cm (C) x 50cm (L) x 60cm (A)
3.1 - Volume exacto de litros de água: 370 Litros

4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro: FLUVAL FX4 (uso  lã de vidro/500gr de cartão ativo/1kg de cêramicas)
4.2 - Termostato: EHEIM Termocontrol 300w 
4.3 - Iluminação: Lampada LUXhome LED T8 2940 24w 1500mm - 6000K branco frio aproximadamente 2400 lumens
4.4 - Sistema de CO2: não tem
4.5 - Outro equipamentos adicionais: EHEIM Bomba Ar Air Pump 400 (com respectivos difusores)/ inkbird wifi itc-306A  

5 - Substratos & decorações
5.1 - Substrato fértil: 
não tem
5.2 - Substrato inerte: 50kg de areia tipo (natural de ria scalare) não altera o ph
5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc) não tem

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) não tem

7 - Fauna
7.1 - Quantidade e espécie: 
6 Kinguio-oranda ( 3 dentro dos 15cm os outros são pequeninos)

8 - Plantas
8.1 - Quantidade e espécie: 
não tem (poderá vir a levar apenas 2 anubias)
 

9 – Observações
9.1 - Parâmetros da água:
 temperatura 22º / pH - (7) /

9.2 - Frequência das TPA's: Mensalmente 30% da água + aspiração de areia superficialmente (utilizo o fluval fx gravel vc) limpeza de filtro (renovação de lã/carvão)

10 - Fotos: https://www.youtube.com/watch?v=jk-zSgVoSxg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

Os peixes são muito bonitos. Encomendaste de algum lado, ou foi numa loja perto de ti?

Tens que fazer TPAs com mais frequência. 20% 1 vez por semana pelo menos. Ainda não tiveste problemas porque os peixes ainda são relativamente pequenos.

Não precisas de carvão activo no filtro, a não ser que tenhas uma razão específica para isso, como por exemplo remover toxinas e/ou medicação da água.

De vez em quando (antes das TPAs, por exemplo) deves testar os níveis de Amónia (NH3/4), Nitritos (NO2) e Nitratos (NO3) para veres se está tudo em ordem e se as TPAs estão a ser suficientes. Nitratos muito altos significa que deves aumentar a regularidade com que fazes manutenção.

Já pensaste em pintar o fundo do aquário (pinta-se do lado de fora) com tinta de acrílico de preto ou azul, para realçar a cor dos peixes e para não se verem os fios e tubos?

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O teu substrato não é fértil, logo nem duas anúbias consiguirá aguentar.

Não, não pintes o fundo do aquário experimenta antes colocar um vinil incolor, mas fosco. Eu tenho o meu assim e está muito bonito. 

E outra coisa, se alguma vez quiseres ter plattys e guppys ( peixes comuns de agua quente) o teu termostato não aguenta deves comprar termostato sempre maior ao numero de litros do teu aquario

Cumps

Editado por Mr. Pinho
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Mr. Pinho disse:

Boas,

O teu substrato não é fértil, logo nem duas anúbias consiguirá aguentar.

Não, não pintes o fundo do aquário experimenta antes colocar um vinil incolor, mas fosco. Eu tenho o meu assim e está muito bonito. 

E outra coisa, se alguma vez quiseres ter plattys e guppys ( peixes comuns de agua quente) o teu termostato não aguenta deves comprar termostato sempre maior ao numero de litros do teu aquário.

Anúbias não se planta no substrato.

Como é que sabe que o termostato não aguenta? Sem ter mais informação sobre o local onde está o aquário não pode fazer uma afirmação dessas.

Também já vi vinil fosco com backlight e fica muito giro. Mas o fundo de uma cor escura normalmente faz com que a coloração dos peixes se tornem mais vivas. Cores claras fazem com que as cores dos peixes fiquem mais claras. Tendo em conta que tem peixes brancos e substrato claro, uma cor escura no fundo faz os peixes sobressair mais.

 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Anúbias não se planta no substrato.

Como é que sabe que o termostato não aguenta? Sem ter mais informação sobre o local onde está o aquário não pode fazer uma afirmação dessas.

Também já vi vinil fosco com backlight e fica muito giro. Mas o fundo de uma cor escura normalmente faz com que a coloração dos peixes se tornem mais vivas. Cores claras fazem com que as cores dos peixes fiquem mais claras. Tendo em conta que tem peixes brancos e substrato claro, uma cor escura no fundo faz os peixes sobressair mais.

 

Eu tenho substrato de argila fértil e não tenho que andar com terras. Mas se quiser, acerca do termostato, pergunte a qualquer um é difícil de manter a temperatura estável

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 45 minutos, Mr. Pinho disse:

Mas se quiser, acerca do termostato, pergunte a qualquer um é difícil de manter a temperatura estável

Qualquer um talvez, alguém que saiba realmente do que está a falar, duvido. 

A escolha do termostato deve ter em consideração a temperatura da divisão da casa onde o aquário se encontra. Só depois disso, se deve ter em consideração quantos graus de temperatura se quer aumentar na água. Por exemplo, para quem tem muitos aquários na mesma divisão, o mais eficaz é mesmo nem ter termostatos nos aquários e ambientar a divisão para a temperatura desejada.

Um termostato de 200W tanto pode ser insuficiente, tal como também pode ser excessivo para aquários iguais, dependendo da temperatura ambiente da divisão da casa em que o aquário está. A regra que refere (de 1W por Litro) serve apenas como referência para simplificar as coisas a quem se está a iniciar.

Editado por João Cardoso (Kadoxu)
  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Mr. Pinho Se não tens a certeza do que estás a dizer pelo menos não trates as afirmações como verdade absoluta, qual é o substrato que tens ao certo?

Não percebo sequer o porquê de se estar a comentar substratos férteis quando a única planta que o André apontou ao aquário foram anúbias, as anúbias retiram os nutrientes da coluna de água e não do substrato por isso até sem substrato é possível mantê-las.

Devemos ter uma atenção especial quando aconselhamos um iniciante para evitar mal entendidos.

O João Cardoso não é propriamente um iniciante, já teve plantados, Kinguios etc ele sabe o que precisa um Kinguio e a influência que tem um substrato fértil ou um termostato num aquário, se ele te está a corrigir é porque de facto disseste algo que ou está errado ou que é no mínimo uma afirmação duvidosa, como é que garantes que o termostato é insuficiente se a temperatura está a 22º em pleno Inverno? Para Kinguios não é preciso mais, aliás para Kinguios está no ponto.

 

@ANDRÉ ABRANTES Parabéns pelo aquário estás a ir bem.

Estás a ser bem aconselhado, concordo com o que já foi dito pelo João um fundo escuro dava logo outro destaque ao peixes e escondia os fios lá atrás que fica pouco estético vê-los lá atrás e o teste de NO3 para entenderes se as TPA's que fazes estão a ser suficientes ou não.

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Brunomcc2000Não entendo, este fórum anda um elitista a quem deve ou não responder a tópicos.

Eu dou a minha opinião e já tive kinguios a mais temperatura, foi por isso que opinem. Agora não se achem os maiores, estamos todos aqui para nos ajudar uns aos outros, e corrigir incertezas. Não precisam deitar abaixo uma pessoa que está aqui só a aprender.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estamos a mandar ninguém a baixo, estamos a tentar explicar que a informação que estás a dar não está correcta.

Nós não sabemos tudo, mas como não dás grandes explicações daquilo que estás a dizer, não temos como verificar que conhecimento tens para contrapor aquilo que nós estamos a dizer.

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podias era pôr mais 2 ou 3 litros de cerâmicas, tens filtro para isso e já ficavas mais descansado, além de tirar o carvão como já disseram...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 28/01/2020 at 18:31, ANDRÉ ABRANTES disse:

3 - Dimensões do aquário: 150cm (C) x 50cm (L) x 60cm (A)

3.1 - Volume exacto de litros de água: 370 Litros

4.1 - Filtro: FLUVAL FX4 (uso  lã de vidro/500gr de cartão ativo/1kg de cêramicas)

4.2 - Termostato: EHEIM Termocontrol 300w 

7.1 - Quantidade e espécie: 6 Kinguio-oranda ( 3 dentro dos 15cm os outros são pequeninos)

8.1 - Quantidade e espécie: não tem (poderá vir a levar apenas 2 anubias)

9.2 - Frequência das TPA's: Mensalmente 30% da água + aspiração de areia superficialmente (utilizo o fluval fx gravel vc) limpeza de filtro (renovação de lã/carvão)

Então dou também a minha opinião acerca do teu aquário.

Sinceramente não gosto de ver peixes de lago em aquários. Mesmo assim tens um aquário já bem grandinho... no entanto eles sujam muito a água. Por isso devias aumentar a frequência das TPA´s, recomendo semanalmente troques 50% do total de água. Não só ajuda a manter a qualidade da água em si mesma, como também ajuda a manteres o filtro mais limpo. Limpeza do filtro semanal, senão de 3 em 3 semanas. Tudo isto para que não haja o perigo de haver algum pico de amónia. Como já te disseram devias testar a qualidade da água, principalmente ao nível da amónia, nitritos e nitratos. Amónia porque os peixes urinam e defecam, nitritos porque são um subproduto desses dejectos e os nitratos porque não tendo tu plantas, acabam por sair apenas com as TPA´s.

O termóstato tens de ser tu a analisar. Se a temperatura é estável, ou seja, não há flutuação de temperatura superior a 1º grau, então tranquilo. Superior a isso já pode ser prejudicial aos peixes, apesar de eles serem resistentes.

Sim, podes por plantas e até ajuda a melhorar a qualidade da água. As anubias podes colocar no substrato, só não podes é enterrar o rizoma. Mas podes ter ouras como fetos ou musgos... em alguns aquários costumo colocar uma ventosa no vidro e agarro lá algumas plantas precisamente por haver peixes que por onde passam levam tudo atrás. Assim pelo menos estão mais fixas.

Eu alterava algumas coisas no filtro. Retirava o carvão porque não está a ser necessário de momento, colocava mais cerâmicas, o mais que conseguires colocar. Além disso colocava uma esponja mais grossa para apanhar alguns detritos maiores (não deves ter muitos porque não tens massa vegetal), e a seguir a esta espoja colocava então a lã de vidro, precisamente para a filtragem mais fina.

Isto é o que eu fazia nesse caso em especifico, mas se tivesse um aquário desse tamanho também não era para peixes de lago.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos, desde a aquela lei que estavam a proibir os peixes de água fria que se tem tornado mais difícil compra-los muito mais na minha zona, normalmente mando vir a um senhor que tem aqui uma loja e consegue encomendar apesar de nunca ser certo o peixe chegar como pretendido, agora  consigo encontra-los no paulo vieira aquários na zona da maia. em relação do fundo eu comprei juwel poster preto só não o o apliquei pela razão que este aquário é em segunda mão o meu pai deixou de ter peixes porque não consiga mate-los eu aproveitei o aquário retirei a biobox que tinha e comprei todo o equipamento para o meter funcional, mas como tem riscos, o preto faz os riscos notarem-se muito enquanto não comprar um novo e melhor ficar assim mas para já irei compor um pouco a zona dos tubos e assim, em relação ao filtro vou então tirar o carvão e meter mais cerâmicas, ele tem nas laterais 4 fluval Bio foam Espuma de pré-filtração para uma filtração mais grossa. a ideia das anubias estava a pensar em prender a uma pedra pensei numa rocha tipo coral morto (não sei se me ira alterar o ph) será e porque tem a folha mais rija para evitar que elas as comam sendo peixes de agua fria mas de tudo que li apercebi-me que ele gostam de agua ligeiramente quente tenho 22º constantes o aquário esta numa sala e bem isolado em média tem 19º de temperatura ambiente neste tempo. na alimentação dou 1x ao dia tropical super Goldfish mini sticks, misturando com um pouco de tropical spirulina,  a quantidade eles comem em menos de 5 mim também já me disseram para lhes dar artemia não sei ao certo o melhor a fazer, tenho sempre medo já tive uma oranda com problemas de bexiga natatória num aquario pequeno que já tive e nunca se corou a mais de 1 ano. vou alterar as tpas então para 15 a 15 dias eu utilizo a agua da rede a parte uso condicionador aquasana e tenho testado o ph antes de colocar eu vou fazer os testes que me indicaram e partilho os resultados aqui, e muito obrigado pela partilha de conhecimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.