ESPESSURA VIDRO / TRAVAS AQUARIO 218 litros


Recommended Posts

Estou montando um aquário e gostaria de saber se de acordo com minhas medidas, a espessura do vidro e as travas que estou querendo colocar estão corretas.

Dados do aquário

Litragem do aquário
105    x 50    x 45   = 236,250 Litros Finais
 Com    Lar      Alt

A seguir eu descontei a espessura do vidro e até quantos cm de coluna d'água vai ficar, ou seja, as medidas internas que a água vai ocupar:

103,8 x 48,8 x 43   = 217,813 Litros Finais

Até o momento com tudo que pesquisei, vi diversos tópicos e tabelas e vi que até 200 litros o vidro mais indicado para montar sem travas é o 6mm.

Fiz orçamento na vidraçaria da minha cidade e não vou ter condições de montar com 8mm no tamanho que quero, o projeto inicial eram 300 litros mas devido aos custo resolvi abaixar a litragem pra conseguir usar vidro 6mm.

O questionamento é o seguinte:

Sem descontar substrato pedras e troncos (vai ser plantado Low Tech com CO2 pro carpete);

O aquário vai ter em teoria 217L

Pretendo usar vidro 6mm com trava "francesa" somente na parte superior, ou seja placas de vidro de 5 cm ( também de 6mm )ao longo do comprimento e por cima delas na largura também.

Gostaria de saber se está " seguro " 

Eu sei que o ideal seria montar com 8mm, mas no momento meu orçamento não permite o ideal.

 

Forte abraço a todos, 

E desde já agradeço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

8 a 10 mm será a espessura  correta e segura psra um aquário dessa dimensão. Se não só consegues usar vidro de 6mm  opta pir outras dimensões em que  a altura nao ultrapasse os 30 cms. Podes optar por um aquário comprido,  largo mas baixinho!

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais