Aquário de água doce


ElisaMaurício

Recommended Posts

Bom dia. Ofereceram-me um aquário de 60L. Decidi que vou querer peixes de água doce fria. Já tenho os produtos indicados para controlar o Ph da agua da torneira e as bacterias que precisam. Os filtros. O que queria saber, é de quanto em quanto tempo é preciso trocar parte da água, e que peixes de água fria posso ter juntos no mesmo aquário. Disseram-me que há espécies que não se dão bem. 

Editado por ElisaMaurício
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peixes de água fria para 60L só Tanichtys, de qualquer das formas aconselho termostato na mesma peixes de água fria aguentam água fria mas não significa que seja essa a temperatura ideal, uma boa temperatura para peixes de água fria seria 20°C mas isto sem termostato só no verão e como tal termostato é uma peça fundamental em qualquer aquário.

Sendo assim a minha recomendação para 60L seria um pequeno cardume de Tanichtys e uns camarões neocaridina.

Mas sendo que equipa um termostato no aquário a água quente com apenas mais 5°C oferece-lhe uma variação de opções bem maior.

A água trocasse 20 a 30% semanalmente, os filtros limpam-se mensalmente.

 

Desaconselho totalmente colocar Kinguios em 60L, o famoso peixe dourado, para além de ser proibida a comercialização desta espécie salvo erro desde junho de 2019, o aquário seria pequeno para apenas 1 quanto mais para 2 ou 3, Kinguios e Carpas(os reis da água fria) são peixes enormes e como tal são considerados peixes de lago, são autênticas bombas de sujidade pelo que a litragem mínima tal como uma filtragem eficaz é realmente necessária, litragem mínima para Kinguios/peixes dourados é 100L para 1 mais 40L por cada peixe da mesma espécie, ou seja, 1 peixe 100L, 2 peixes 140L, 3 peixes 180L e por aí adiante.

Pequenos aquários pequenos peixes.

Boa sorte e qualquer dúvida não hesite em perguntar.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Brunomcc2000 disse:

Peixes de água fria para 60L só Tanichtys, de qualquer das formas aconselho termostato na mesma peixes de água fria aguentam água fria mas não significa que seja essa a temperatura ideal, uma boa temperatura para peixes de água fria seria 20°C mas isto sem termostato só no verão e como tal termostato é uma peça fundamental em qualquer aquário.

Sendo assim a minha recomendação para 60L seria um pequeno cardume de Tanichtys e uns camarões neocaridina.

Mas sendo que equipa um termostato no aquário a água quente com apenas mais 5°C oferece-lhe uma variação de opções bem maior.

A água trocasse 20 a 30% semanalmente, os filtros limpam-se mensalmente.

 

Desaconselho totalmente colocar Kinguios em 60L, o famoso peixe dourado, para além de ser proibida a comercialização desta espécie salvo erro desde junho de 2019, o aquário seria pequeno para apenas 1 quanto mais para 2 ou 3, Kinguios e Carpas(os reis da água fria) são peixes enormes e como tal são considerados peixes de lago, são autênticas bombas de sujidade pelo que a litragem mínima tal como uma filtragem eficaz é realmente necessária, litragem mínima para Kinguios/peixes dourados é 100L para 1 mais 40L por cada peixe da mesma espécie, ou seja, 1 peixe 100L, 2 peixes 140L, 3 peixes 180L e por aí adiante.

Pequenos aquários pequenos peixes.

Boa sorte e qualquer dúvida não hesite em perguntar.

Obrigada pela resposta. Sim, o aquário que me ofereceram, já traz bomba e termoestato 🙂 Hoje fui comprar mais umas coisinhas. Medidor de Ph para quando colocar os produtos cada vez que mudar a água, a areia, e decoração de aquário. Quanto aos peixes, não vou ter peixes que cresçam muito. Pensem em peixes betta, mas já vi que são agressivos, não me parece boa ideia 😛 Pensei nos neons e telescópios. Mas ainda tenho de estudar bem os comportamentos e necessidades de cada um 😉

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem pareces-me estar a ir num bom caminho, primeiro estudo depois estudo e depois é que vem a ação.
Não aconselho os telescópios dado que fazem parte dos tais Kinguios que te falei, entretanto já ouvi dizer que já foi revisto e os Kinguios ao que parece já não são proibidos, sendo ou não ficam demasiado grandes para o teu aquário, já os Néons, Betta, etc etc são peixes bons para essa litragem.
Qualquer dúvida, por mais ridícula que aches que é coloca na mesma todos nós temos dúvidas algumas delas mais simples outras mais complexas mas todas devem ser resolvidas não te acanhes

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Brunomcc2000 disse:

Muito bem pareces-me estar a ir num bom caminho, primeiro estudo depois estudo e depois é que vem a ação.
Não aconselho os telescópios dado que fazem parte dos tais Kinguios que te falei, entretanto já ouvi dizer que já foi revisto e os Kinguios ao que parece já não são proibidos, sendo ou não ficam demasiado grandes para o teu aquário, já os Néons, Betta, etc etc são peixes bons para essa litragem.
Qualquer dúvida, por mais ridícula que aches que é coloca na mesma todos nós temos dúvidas algumas delas mais simples outras mais complexas mas todas devem ser resolvidas não te acanhes emoji6.png

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk
 

Obrigada 🙂 sim, eu antes de fazer seja o que for, gosto de me informar 😛 Então se tiver por exemplo um cardume de neons, e 2 peixes betta (1 macho e 1 femea) ou apenas um macho, achas que não haverá problema? Já li em muitos sítios que os betta são peixes de água quente... e também por isso descartei-os do plano, não só por serem agressivos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Elisa

Bem vinda ao Fórum.

Já muito foi dito pelo Bruno,agora deixa que dei os meus cinco sentimos,depois de teres o aquário montado só se muda a água semanalmente,não mexendo em mais nada,depois uma vez que devias comprar um termostato,porque não peixes de água quente,mais variedade,muito mais bonitos,e muitos de pequeno porte,outra coisa já que estas a começar porque não comprares um filtro externo para esse aquário,olha que tinhas mais a ganhar,depois para ajudar na biologia do aquário umas plantas de baixa manutenção era muito bom  também para os peixes sentir-se  em casa,olha dá aqui uma olhadela para veres as plantas ,  https://tropica.com/da/planter/  .

Saudações   

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Alvaro Silva disse:

Boas Elisa

Bem vinda ao Fórum.

Já muito foi dito pelo Bruno,agora deixa que dei os meus cinco sentimos,depois de teres o aquário montado só se muda a água semanalmente,não mexendo em mais nada,depois uma vez que devias comprar um termostato,porque não peixes de água quente,mais variedade,muito mais bonitos,e muitos de pequeno porte,outra coisa já que estas a começar porque não comprares um filtro externo para esse aquário,olha que tinhas mais a ganhar,depois para ajudar na biologia do aquário umas plantas de baixa manutenção era muito bom  também para os peixes sentir-se  em casa,olha dá aqui uma olhadela para veres as plantas ,  https://tropica.com/da/planter/  .

Saudações   

Obrigada 🙂 o aquário traz filtros e termoestato 🙂 Já tenho tudo para montar o aquário. Só me falta tempo para começar 🤣 Já comprei tudinho. Só faltam mesmo os peixinhos 🙂 Daqui a umas semanas escolho os habitantes da nova casa 😛

Editado por ElisaMaurício
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Elisa

Já agora diz me,ou filtro que esse aquário traz e interno ou externo,em geral os filtros internos alem de ser muito fracos,são muito pouco cómodos para limpar,uma vez que cada vez que se tem que limpar o filtro ao retirar o filtro do aquário muito da porcaria cai dentro do aquário,não seria melhor digo eu agora que ainda não montastes o aquário pensares num externo,poupavas tempo e outras chatices.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, Alvaro Silva disse:

Boas Elisa

Já agora diz me,ou filtro que esse aquário traz e interno ou externo,em geral os filtros internos alem de ser muito fracos,são muito pouco cómodos para limpar,uma vez que cada vez que se tem que limpar o filtro ao retirar o filtro do aquário muito da porcaria cai dentro do aquário,não seria melhor digo eu agora que ainda não montastes o aquário pensares num externo,poupavas tempo e outras chatices.

Saudações  

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, Alvaro Silva disse:

Boas Elisa

Já agora diz me,ou filtro que esse aquário traz e interno ou externo,em geral os filtros internos alem de ser muito fracos,são muito pouco cómodos para limpar,uma vez que cada vez que se tem que limpar o filtro ao retirar o filtro do aquário muito da porcaria cai dentro do aquário,não seria melhor digo eu agora que ainda não montastes o aquário pensares num externo,poupavas tempo e outras chatices.

Saudações  

Estava a tentar colocar aqui a imagem do aquário, mas não consigo 🤣🤣

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, Brunomcc2000 disse:

Carreguei duas imagens do aquário e uma do filtro para vos mostrar. Isto é um bocado confuso..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É eu percebo por isso é que criei aquele tópico para tentar simplificar mas parece que mesmo assim ainda há umas arestas para limar, de qualquer das formas o mais dificil já fizeste, agora quando estás aqui a escrever as tuas mensagens para o tópico no canto inferior direito da caixa de texto tens um texto que diz "Inserir imagem a partir de URL (e outros)" clicas e escolhes "Inserir anexo existente" depois é só escolher as fotos que queres colocar no tópico.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Brunomcc2000 disse:

É eu percebo por isso é que criei aquele tópico para tentar simplificar mas parece que mesmo assim ainda há umas arestas para limar, de qualquer das formas o mais dificil já fizeste, agora quando estás aqui a escrever as tuas mensagens para o tópico no canto inferior direito da caixa de texto tens um texto que diz "Inserir imagem a partir de URL (e outros)" clicas e escolhes "Inserir anexo existente" depois é só escolher as fotos que queres colocar no tópico.

large.20200121_105404.jpglarge.20200121_105350.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Elisa 

Esse filtro e uma BioBox,e aquilo que eu disse mais a cima noutro poste,este filtro são muito fracos como filtro em sim,não tem comparação com um filtro externo,outra coisa tens ai no teu aquário muito plástico o que faz com que esse aquário não tenha nada de natural,se pode-ses e quiseres retiravas todas essas plantas de plástico e colocavas plantas naturais de baixa manutenção,isto não passa só da minha opinião.

saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 51 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas Elisa 

Esse filtro e uma BioBox,e aquilo que eu disse mais a cima noutro poste,este filtro são muito fracos como filtro em sim,não tem comparação com um filtro externo,outra coisa tens ai no teu aquário muito plástico o que faz com que esse aquário não tenha nada de natural,se pode-ses e quiseres retiravas todas essas plantas de plástico e colocavas plantas naturais de baixa manutenção,isto não passa só da minha opinião.

saudações  

Até agora, todas as lojas que vi, as plantas estavam cheias de caracóis. Eu sei que era melhor ter plantas naturais.. mas.. quando encontrar sem caracóis, compro. Os caracóis são uma praga. Obrigada pelas dicas 😉

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas 

Os caracóis não são uma praga,são ate muito úteis num aquário,porque eles não comem plantas saudáveis ,mas sim plantas que estão podres ou muito velhas,além de comerem certas algas,e restos de comer dos peixes.

Os caracóis só se tornam praga se houver excesso de comer dos peixes,portanto ate são seres muito bonitos e ajudam no eco sistema .

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Álvaro eu também não os considero uma praga, em 4 anos só tive 2 reproduções exageradas de caracóis, mas reconheço que o problema foi meu só tive esses baby boom's quando havia excesso de comer no aquário(e eu sabia que isto ia acontecer), para mim estão longe de ser um problema até acho que são uma ajuda a limpar o aquário principalmente as folhas das plantas e hardscape que é sempre mais difícil que os vidros, comem os peixes que morrem(há sempre um que morre e nós não sabemos onde foi parar, os caracóis vão tratar dele) e nunca achei que quando se tornam uma "praga" fossem muito difíceis de controlar.. eu retiro os adultos que vejo e uma grande parte dos pequenos e controlo melhor a alimentação et voilà controlado, o que pode ser dificil é erradicar por completo mas não vejo necessidade de o fazer.

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

😊Boas Elisa e demais amigos!

Concordo com Álvaro e Bruno, não por experiência própria, mas pelo que tenho lido. Estamos montando um aquário. Compramos uma cabomba que veio com um pequenino (pelo jeitão, é uma physa). Por isso tanta pesquisa. 😅

Meu filho que irá cuidar do aquário (primeiro aquário dele). Os caramujos poderão dar uma dica, se ele exagerar na comida. Boa sorte com seu aquário! 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

large.20200121_105404.jpg.8b6a1e1881a42b450c77e0688798148a.jpglarge.20200121_105350.jpg.00b5bae529caaf8fb4ba5a5a6a06456c.jpg

Essa biobox não tem um peça para a água sair em frente? Eu também uso uma, enquanto não arranjo um filtro externo, e tem duas peças, uma "L" que direciona a água para baixo (como a tua) e outra reta. Se tiveres, usa, assim faz com que a água na superfície tenha movimento.

 

Ah, e se der para mover a biobox, coloca num dos lados do aquário.

 

Enviado do meu ASUS ROG Phone II através do Tapatalk

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.