buedamau

The Twins Connection

Recommended Posts

Title: The Twins Connection
 
Setup date: 30-11-2019

Aquario: diy 60x40x40 - 96l

Iluminação: chihiros a601plus

Filtro: EHEim 2213 (com sera siporax e Seachem matrix) + eheim skimmer 350

CO2: garrafa de 2kg com NEO Co2 Difuser Medium

Fertilização: seachem

Hardscape: xisto da lousã e spider wood

Substrato: jbl manado + tropica nutrition capsules
 
Fauna: rodostomos, cories, loach, sae, barbo tigre e cardina davidi algures num cantito
 
Flora:hygrophila, montecarlo, rotala macrandra, rotala rotondiflora, musgo de java, anubia nana, juncus repens
 
Depois de uma longa ausëncia, na qual o meu aqua anterior, rough2start, entrou numa acentuada decadência, eis-me de volta! com o mesmo tanque, a mesma habilidade, mas renovada vontade :-)
A bga era tanta que a maria todos os dias me chateava com o cheiro a pântano, por isso decidi enterrá-la cheio de esperteza saloia, pelo menos serviu de incentivo para mudar o rumo enquanto o led não chegava. Os chamados males-que-vêm-por-bem! Procurar umas pedras talvez esquecidas nos vasos, com os gémeos não sobra tempo para mais, juntar as plantas que ainda sobreviviam e um bocado de adubo e voila, aquário novo! Osproblemas é que eram antigos, passados uns dias estava assim:
  large.IMG_20191130_175605.jpg
 
A bga a subir pelas paredes, o co2 acabou entretanto e foi o desastre total. Por esta altura era bga a cobrir o cartão das limpezas a cada passagem, mil vezes pior que na foto, devo ter estado a limpar no dia anterior... que nojo :-p
O skimmer chegou entretanto e, por sorte, tirei uma foto para a posteridade eheh
 
large.IMG_20191204_230409.jpg
 
Depois de alguns mal entendidos lá chegou o led, fora com as cangalhices, século xxi aqui vamos nós!
Com o skimmer, o led e potássio as coisas começaram a melhorar um bocadinho, já se via a bba por baixo das cianos :-)
 
large.IMG_20191208_201136.jpg
 
Como não desmontei o aqua, só acrescentei manado e xistos, fiz uma grande bagunça, envelheci dez anos com tudo a flutuar, que pesadelo só de lembrar...
Com os nitratos já a ficarem num nível aceitável depois de terem andado nas núvens, era altura de tentar umas plantitas para testar o led, umas rotalas, montecarlo e juncus repens. Ficou assim alguns dias depois, já com a bga a trepar, mas muito mais devagar.
 
large.IMG_20191214_213155.jpg
 
Por fim as plantas viviam mas pouco cresciam, ao contrário da bga, sempre a aparecer em todos os cantos. Tive que voltar aos testes, tirar manualmente sempre que tinha paciência, manter rotina nos ferts e nas tpas sobretudo. E dar menos comida aos bichos :-p
Melhorou bastante mas a bga sempre à espreita, qualquer coisa e la vinha ela outra vez com mais força... e a senhora sempre a queixar-se do cheiro!
 
Continua... ainda só vamos no natal :-)
 
P.s.: o escuro nas pedras, anúbias e outras não era falta de luz
Edited by buedamau
  • Like 2

Share this post


Link to post
Share on other sites

A coisa assim foi andando e com o cuidado extra na manutenção e regime, melhorou bastante, mas não o suficiente. Ainda por cima acabou o co2 quando não devia :-) Tentei excell mas tive mesmo que recorrer ao apagão na sexta passada, 3 dias só. Nunca pensei que funcionasse assim tão bem, depois de destapar e limpar a parafernália toda estava assim:

large.IMG_20200114_210515.jpg

Bga desapareceu bem como a maior parte do resto, so a bba resistiu bem e as folhas velhas não iam melhorar nunca com a colecção que já carregavam.... Não sei se é para durar, mas para já cinco estrelas para o apagão :-)

large.IMG_20200114_210343.jpg

As plantas cresceram bastante durante o processo,o que foi surpreendente. Já a coloração não engana quanto à falta de ferts anterior.

Medidas pós-apagão:

1-limpeza total do aquário, filtro e tubagens(comprei um escovilhão). Deixei só uma rodela de lã filtrante. O caudal surpreendeu-me totalmente, parece o dobro.

2-Aproveitei para reposicionar o skimmer e o termo no canto oposto, tenho agora um bom movimento por todo o aqua e o co2 muito mais espalhado

3-reduzi o led para o nível 5 de 7, as mesmas 8 horas, para manter as coisas sob controlo

4-regime de fertilização certinho e mais completo, com 2ml extra de excell diàrios, para ajudar as plantas nestes próximos tempos

5- co2 +- na mesma, um pouco mais que 1 bolha por segundo

6-fechei mais a janela ao pé do aqua :-p

 

large.IMG_20200115_215234.jpg

Falta ainda cortar todas as folhas velhas, continuar como excell directo na bba e meter as flourish tabs para fertilizar bem o substrato. Obrigado filipe oliveira pelo teu vlog, mostrou-me como é fácil fazer isto tudo, é só meter mãos à obra!

 

large.IMG_20200115_215258.jpg

Um dia depois do apagão estava assim, ainda sem vestígios bga, a bba a ficar roxa já e os vidros ainda clarinhos. Muito agradavelmente pouco mal cheiroso, uma novidade em meses ou desde sempre, provavelmente.

As plantas não apreciaram muito a redução da luz mas é a vida, pelo menos por agora

Em breve vou tentar meter mais umas plantitas diferentes destas e livrar-me das mais afectadas sem perder mais massa vegetal. Alguma sugestão?

 

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.