The Twins Connection


buedamau

Recommended Posts

Title: The Twins Connection
 
Setup date: 30-11-2019

Aquario: diy 60x40x40 - 96l

Iluminação: chihiros a601plus, 8horas de fotoperiodo 

Filtro: Fluval 407(com fluval biomax, sera siporax e Seachem matrix) + eheim skim 350

CO2: garrafa de 2kg com NEO Co2 Difuser Medium

Fertilização: seachem
 
Temperatura: 22°

Hardscape: xisto da lousã e spider wood

Substrato: jbl manado + tropica nutrition capsules + flourish tabs
 
Fauna: rodostomos, cories, loach, sae, barbo tigre e cardina davidi algures num cantito
 
Flora:hygrophila polisperma,  montecarlo, rotala macrandra, rotala rotundifolia, musgo de java, anubia nana, juncus repens, althernanthera reineckii mini, pogostemon stellatus rubra, ludwigia glandiosa, cryptocoryne petecki
 
Depois de uma longa ausëncia, na qual o meu aqua anterior, rough2start, entrou numa acentuada decadência, eis-me de volta! com o mesmo tanque, a mesma habilidade, mas renovada vontade :-)
A bga era tanta que a maria todos os dias me chateava com o cheiro a pântano, por isso decidi enterrá-la cheio de esperteza saloia, pelo menos serviu de incentivo para mudar o rumo enquanto o led não chegava. Os chamados males-que-vêm-por-bem! Procurar umas pedras talvez esquecidas nos vasos, com os gémeos não sobra tempo para mais, juntar as plantas que ainda sobreviviam e um bocado de adubo e voila, aquário novo! Osproblemas é que eram antigos, passados uns dias estava assim:
  large.IMG_20191130_175605.jpg
 
A bga a subir pelas paredes, o co2 acabou entretanto e foi o desastre total. Por esta altura era bga a cobrir o cartão das limpezas a cada passagem, mil vezes pior que na foto, devo ter estado a limpar no dia anterior... que nojo :-p
O skimmer chegou entretanto e, por sorte, tirei uma foto para a posteridade eheh
 
large.IMG_20191204_230409.jpg
 
Depois de alguns mal entendidos lá chegou o led, fora com as cangalhices, século xxi aqui vamos nós!
Com o skimmer, o led e potássio as coisas começaram a melhorar um bocadinho, já se via a bba por baixo das cianos :-)
 
large.IMG_20191208_201136.jpg
 
Como não desmontei o aqua, só acrescentei manado e xistos, fiz uma grande bagunça, envelheci dez anos com tudo a flutuar, que pesadelo só de lembrar...
Com os nitratos já a ficarem num nível aceitável depois de terem andado nas núvens, era altura de tentar umas plantitas para testar o led, umas rotalas, montecarlo e juncus repens. Ficou assim alguns dias depois, já com a bga a trepar, mas muito mais devagar.
 
large.IMG_20191214_213155.jpg
 
Por fim as plantas viviam mas pouco cresciam, ao contrário da bga, sempre a aparecer em todos os cantos. Tive que voltar aos testes, tirar manualmente sempre que tinha paciência, manter rotina nos ferts e nas tpas sobretudo. E dar menos comida aos bichos :-p
Melhorou bastante mas a bga sempre à espreita, qualquer coisa e la vinha ela outra vez com mais força... e a senhora sempre a queixar-se do cheiro!
 
Continua... ainda só vamos no natal :-)
 
P.s.: o escuro nas pedras, anúbias e outras não era falta de luz
Editado por buedamau
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A coisa assim foi andando e com o cuidado extra na manutenção e regime, melhorou bastante, mas não o suficiente. Ainda por cima acabou o co2 quando não devia :-) Tentei excell mas tive mesmo que recorrer ao apagão na sexta passada, 3 dias só. Nunca pensei que funcionasse assim tão bem, depois de destapar e limpar a parafernália toda estava assim:

large.IMG_20200114_210515.jpg

Bga desapareceu bem como a maior parte do resto, so a bba resistiu bem e as folhas velhas não iam melhorar nunca com a colecção que já carregavam.... Não sei se é para durar, mas para já cinco estrelas para o apagão :-)

large.IMG_20200114_210343.jpg

As plantas cresceram bastante durante o processo,o que foi surpreendente. Já a coloração não engana quanto à falta de ferts anterior.

Medidas pós-apagão:

1-limpeza total do aquário, filtro e tubagens(comprei um escovilhão). Deixei só uma rodela de lã filtrante. O caudal surpreendeu-me totalmente, parece o dobro.

2-Aproveitei para reposicionar o skimmer e o termo no canto oposto, tenho agora um bom movimento por todo o aqua e o co2 muito mais espalhado

3-reduzi o led para o nível 5 de 7, as mesmas 8 horas, para manter as coisas sob controlo

4-regime de fertilização certinho e mais completo, com 2ml extra de excell diàrios, para ajudar as plantas nestes próximos tempos

5- co2 +- na mesma, um pouco mais que 1 bolha por segundo

6-fechei mais a janela ao pé do aqua :-p

 

large.IMG_20200115_215234.jpg

Falta ainda cortar todas as folhas velhas, continuar como excell directo na bba e meter as flourish tabs para fertilizar bem o substrato. Obrigado filipe oliveira pelo teu vlog, mostrou-me como é fácil fazer isto tudo, é só meter mãos à obra!

 

large.IMG_20200115_215258.jpg

Um dia depois do apagão estava assim, ainda sem vestígios bga, a bba a ficar roxa já e os vidros ainda clarinhos. Muito agradavelmente pouco mal cheiroso, uma novidade em meses ou desde sempre, provavelmente.

As plantas não apreciaram muito a redução da luz mas é a vida, pelo menos por agora

Em breve vou tentar meter mais umas plantitas diferentes destas e livrar-me das mais afectadas sem perder mais massa vegetal. Alguma sugestão?

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 hours ago, Aqualtis said:

Boa descrição. Espero que continue a correr bem.

Enviado do meu SM-A405FN através do Tapatalk
 

Obrigado, para já parece-me bem, pelo menos nunca esteve tão limpinho:-)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje foi dia de manutenção, vidros quase sem filme, água sem cheiros, tudo sobre rodas.:-) aproveitei para dar umas tesouradas, mas ficoumeio descabelado, é mais fácil nos videos...

large.LRM_EXPORT_20200118_125054.jpg

Ontem à noite, 4 dias depois do blackout estava assim. As plantas parecem mais viçosas e crescer mais, mesmo com menos intensidade na luz. Ainda se vê muito alguedo, mas menos.

large.LRM_EXPORT_20200118_125221.jpg

As hygrophilas gostam mesmo de ferts, já verdinhas. A montecarlo já vai mostrando umas bracitas novas. Estou a pensar pôr staugorine repens nestes socalcos, umas heteranthera zoosterfolia mais no meio ao lado das anúbias, para ver se consigo topar as necessidades sem fazee testes à água...

large.LRM_EXPORT_20200118_125639.jpg

Vista geral do tanque, nada mal para 4 dias sem limpar :-)

Como curiosidade ficam os resultados dos testes desde que meti mãos à obra em novembro. Água a melhorar, tanque mais bonito e viçoso, tudo é possível com paciência e disciplina...

Resultados antes tpa

30nov-  no3 >25ppm.  Po4 <1ppm. -antes da tpa os nitratos batiam nos 50ppm

14dez- no3 -25ppm.  Po4 - 0,5ppm. -alguma coisa mal, os nitratos sempre em altas

27dez- no3 -10ppm. Po4 -0,1ppm - comecei a fertilizar com fosfatos e potassio, e os resultados sao condizentes, com os 2 valores a baixarem significativamente

11jan- blackout de 3 dias

15jan- no3 <10ppm. Po4 <0.5. - valores já razoáveis para o que estava. Com a nova dose os fosfatos já começaram a subir. Também comecei a dar excell diarimente esta semana

18jan- no3 <10ppm  po4 -0,5ppm antes da tpa. Acho que tb vou ter que começar a dar nitratos, quem diria?

 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje passei na loja e não resisti, lá trouxe umas plantas. Fogem ao que tinha pensado mas era o que havia: uma alternanthera  reineckii mini e uma pogostemon stellatus rubra para o fundo/meio e uma ludwigia glandiosa para o centro esquerda. Gostei muito desta última no socalco,embora não tivesse grandes esperanças. As primeiras são muito grandes mas espero que melhorem com as podas...

large.LRM_EXPORT_20200122_232827.jpg

Com estas novas plantas vermelhas aumentei a intensidade da chihiros para o nível 6, as plantas antigas já pediam mais luz, mas não sei se o aqua aguenta, vamos ver e fazer figas!

large.LRM_EXPORT_20200122_232510.jpg

Como bónus encontrei um camarão gordinho quando já os considerava extintos, surgido de uma fenda escura enquanto lá tentava enfiar um pé de ludwigia. São mesmo matreiros :-)

Editado por buedamau
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um pequeno update, só para marcar o dia aqui no pasquim: finalmente chegou o ouro em grão para completar o substrato! Vamos ver se as flourish tabs funcionam mesmo assim tão bem, pelo preço deviam dizer "usar com parcimónia" em vez de "esgotadas ao fim de 3 meses".!

large.LRM_EXPORT_20200123_231514.jpg

Usei 10 tabs, parti algumas para pôr na montecarlo e nas fendas mais apertadas. Com isto encontrei 3 dos cinco neocaridinas que tinha dado por perdidos, todos bem gordinhos. Está um na pedra do meio, a espreitar no seu desfocar...

large.LRM_EXPORT_20200123_230823.jpg

Uns habitantes da casa para desanuviar, a loach já vem do primeiro aqua que fiz, uns 8 ou 9 anos atrás acho, já está amestrada :-)

large.LRM_EXPORT_20200123_230445.jpg

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta semana com o aumento dos ferts e de luz os vidros ficaram um bocadinho mais verdes, mas as plantas parecem ter gostado. Fica um antes-e-depois de hoje:

Antes da manutenção

large.LRM_EXPORT_20200125_222137.jpg

Depois da manutenção

large.LRM_EXPORT_20200125_222511.jpg

15 dias depois do blackout as cianos já quase não existem, só umpontinho aqui e ali que tento tirar imediatamente. Método aprovado, as melhorias são notórias :-)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, buedamau disse:

15 dias depois do blackout as cianos já quase não existem, só umpontinho aqui e ali que tento tirar imediatamente. Método aprovado, as melhorias são notórias

Já ouvi falar muitas vezes deste método para combater as algas mas não sei como se processa. 

Por curiosidade minha, podes explicar como fizeste o apagão? 😊

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

59 minutes ago, bettaa said:

Já ouvi falar muitas vezes deste método para combater as algas mas não sei como se processa. 

Por curiosidade minha, podes explicar como fizeste o apagão? 😊

 

Às algas não fez nada de especial, mas as cianobactérias(bga), aquela película verde muito mal-cheirosa, foram à vida. 

Desliguei o co2 e a luminária, tapei muito bem o aqua com cartões e depois com sacos do lixo preto por cima durante 3 dias, pode ser mais uns dias, mas isto estava mal e 3 chegaram. Parecia magia :-) não pode entrar luz nenhuma, escuridão total! Mas se o aqua estiver muito desiquilibrado elas voltam acho eu...

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a rever as minhas notas sobre a fertilização light com flourish do filipe oliveira e reparei que só usei metade  das root tabs por lapso. Por isso acrescentei mais cinco, espalhadas por onde as plantas mostram sinais de carência, ou seja um pouco por todo o lado :-)

Dei umas podas radicais nas rotalas para facilitar a tarefa, descobrindo assim pequenas bolsas de bga, ficou feio mas acho que vai valer a pena...

Estou a fertilizar com flourish assim:

Seg- 5ml P + 5ml K

Ter- 2ml flourish

Qua- 5ml P + 5ml K

Qui- 2ml flourish

Sex- 5ml K

Sab- tpa de 50%

Mas a ideia é ir reduzindo até às doses do filipe à medida que as flourish tabs se vão dissolvendo... vamos ver se dá :-)

Para descontrair fica outro habitante da casa:

large.LRM_EXPORT_20200127_123234.jpg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, esta semana os vidros ficaram bastante verdes e as folhas mais velhas bastante sujas. Ocasionalmente aparece um bocadinho de bga nos cantinhos mais escondidos, que tenho tentado tirar sempre ou cortar. Acho que está mais ou menos controlada, mas à espreita...

Antes da tpa estava assim:

large.LRM_EXPORT_20200202_085659.jpg

Apesar de tudo as plantas estão mais bonitas e as folhas novas aguentam mais tempo limpinhas, mas as mais velhas ,como nos juncus, ficam muito pretas. Fiz testes para perceber o resultado da fertilização :-p e deram assim:

No3 - 10ppm

Po4 - 0,1ppm

Apesar de ter aumentado a dose de fosfatos, foi tudo consumido ou deu erro na leitura. Devo ter muita matéria orgânica em decomposição a alimentar o no3, porque só dei 2ml para toda a semana. Também li algures que níveis altos de potássio levam a vidros mais verdes, além do excesso de luz. Por tudo isto decidi passar à fase dois do plano imediatamente, mas começando por baixo,, by-the-book desta vez. Medida implementadas:

-fotoperiodo reduzido a 6 horas (nunca na vida tive menos de 8)

-intensidade da calha reduzida para o nível 5

-co2 a ligar 3 horas antes da luz (a ver se tenho um verde mais claro no início)

-out do filtro a apontar mais para baixo (melhorou o ondular da flora mais junto ao substrato)

-fertilização planeada mais por baixo ainda:

       seg- 3ml k

       Qua- 2ml no3+ 3ml po4 numa semana + 3ml k;  3ml flourish + 3ml k na semana seguinte

        Sex- 3ml k

        Sáb- tpa

Espero conseguir melhorias ao nível do alguedo com estas novas medidas e, só a partir daí, fazer mudanças aos poucos. Uma estreia por estas bandas, resultados a verificar nos próximos posts... :-)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aconteceu um imprevisto esta semana, a minha gatinha caçou o meu tigre de estimação mais bonito :-(.  parece que vai vir um cardume diferente mais cedo do que tinha planeado, porque o aqua está a ficar desanimado...

Sexta estava assim:

large.LRM_EXPORT_20200209_113706.jpg

Vidros ainda muito verdes, muito mais do que esperava, será luz a mais? Se calhar esta calha é demasiado potente mesmo no nível 5, mas os vermelhos jà estão a ir à vida com este novo e emagrecido regime... de qualquer maneira vou seguir o plano mais uma semana, a ver no que dá.

large.LRM_EXPORT_20200209_114057.jpg

Ontem, depois da tpa e poda mais forte ficou assim. Parece bem mas tem pequenos focos de gda e, pior, quando mexo por baixo das plantas fico logo com aquele cheiro nas mãos 😞 mesmo que não veja nada! Se isto piorar muito (ainda está aceitável) vou ter que fazer outro blackout antes que seja demasiado tarde, mas a vontade não é muita...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem, a semana passada fiquei com os vidros muito mais verdes. E o pior é que cortei uns pés das rotalas rente ao substrato e cheiravam a cianos outra vez 😞

large.LRM_EXPORT_20200221_170222.jpg

Tive mesmo que agir antes que fosse tarde demais outra vez: Blackout de sábado a quinta e novo filtro a caminho :-) A bga aparecia nos cantos mais estagnados por isso era altura de resolver o calcanhar de aquiles deste tanque. O eheim 2213 serviu bem, sem avarias nem fugas e já tem uns 10 anos, mas sempre foi curto para quase 100l de água. Espero que o novo filtro resolva a parte da circulação, vamos ver...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está prevista a entrega do novo filtro amanhã, depois tenho que ver que espaço tenho para encher com cerâmicas, finalmente vou resolver a filtragem se tudo correr bem. Só espero que não seja demasiado overkill, passe a redundância...

Entretanto fica uma foto de domingo, depois de uma manutenção bem apressada, só água e vidros mal-e-porcamente :-p

large.LRM_EXPORT_20200225_114921.jpg

Nada mal, apesar de estar um bocado mal-semeado, a ver se se aguenta até eu poder ir aos xistos :-) 

Como bónus encontrei uma camaroa ovada e dois ou três pequenos e sarapintados que eu nunca tinha visto antes. Afinal sempre se deram bem apesar dos nariz-bêbados...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um 2213 num 45p 😁, tinha 2 2213 no 60p, 1 2215 num aquário de 96 litros e um 2217 no 90p, já deu para perceber o quanto eu gosto da gama classic da Eheim? 

Que filtro escolheste?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

23 minutes ago, Tozé Nunes said:

Eu tenho um 2213 num 45p 😁, tinha 2 2213 no 60p, 1 2215 num aquário de 96 litros e um 2217 no 90p, já deu para perceber o quanto eu gosto da gama classic da Eheim? 

Que filtro escolheste?

Eu também gosto, mas nunca tive outro. Um bocado chato de limpar por causa da entrada por baixo,mas fiabilidade à prova de bala,nem sequer  troquei o o-ring! Mas muito curto para o meu aqua, sempre o disseste :-p Comprei o das mangueiras feias para experimentar outra marca, um fluval 407, a ver se não me arrependo, mas era bem mais barato que o pro4+350 e não resisti...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, filtro instalado e a funcionar :-) como disse antes é um fluval407. Parecia um vendaval dentro do aqua, mas tem regulador de fluxo e funciona bem. Algumas considerações, o menos bom:

1-as mangueiras e respectivos apetrechos parecem saídos dum filme de terror, ao melhor estilo diy série b

2-os trincos deixam-me na dúvida em relação ao 2213

3-o espaço para as cerâmicas podia ser maior, apesar de estar bem assim tem power para mais diria eu

4-podia dar para tirar o pré-filtro sem abrir o cannister...

O que gosto mais:

1-sistema de engate/controlo de fluxo muito prático e eficiente

2-muito caudal mesmo, vai dar para usar coisas externas e tirar tralha de dentro do aqua mais do que na boa, mesmo com as cestas completamente cheias. Também acho que dá para um futuro tanque de maiores dimensões

3-pré filtro gigante independente das cestas e as esponjas onduladas são giras, menos manutenção sem grandes perdas de caudal:-)

4-a qualidade geral e o preço muito bom, descontando a conversa dos tubos...

Tinha pensado em pôr uns lily pipe no futuro, mas os de 16mm são enormes para os meus 60cm, e caros :-p assim se calhar é melhor uns de stainless steel da Chihiros, não sei ao certo mas parecem-me bons,um bocado salgados também. Talvez alguma outra sugestão?

Estes tubos do demo obrigam-me a mudar isto para o topo da lista, mesmo estando nos planos não era suposto ser para já, a senhora vai-me matar.. :-p

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As coisas finalmente parecem começar a entrar nos eixos...

large.LRM_EXPORT_20200229_223807.jpg

Fotos de hoje, depois da manutenção, água da tpa bem transparente, vidros pouco verdes, bga a recuar... às vezes há alguma esperança :-)

large.LRM_EXPORT_20200229_223319.jpg

Um dia ainda vou conseguir ter um tapete e um aquascape, só espero que seja antes de os gémeos perceberem disto :-p

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continua , parece que estás num bom caminho , es tu e eu com problemas no tapete xD.

Uns lily pipes de vidro e ficava muito mais clean , pensa nisso 😉 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava a pensar nisso, mas este filtro tem uma saída de 17mm, ia ficar um mono dentro do aqua, a nao ser que usasse um redutor. Estou mais inclinado para uns em inox, gostei dos da chihiros, mas nunca vi ao vivo, nem conheço quem tenha. O que achas? Se forem de vidro o que aconselhas por um preço em conta?

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Quando eu pensava que as coisas estavam a melhorar eis que os problemas de sempre dão ar da sua graça. Deixei o filtro com demasiado caudal e cavou um bocado o canto das rotalas, remexendo o velho substrato que nunca foi desmontado. Talvez tenha levantado um pouco das root tabs, não sei... bga de regresso, também já passou algum tempo desde o blackout, a somar a um aumento claro das algas castanhas. Os vidros nem estavam muito mal, com 2 semanas da Chihiros no nível 6 de 7. 

large.LRM_EXPORT_20200314_232613.jpg

Também apareceram alguns buracos e folhas deficientes nas plantas vermelhas, talvez falta de nutrientes porque luz devia ser de sobra. Dá para ver a bga apesar de não formar película, com a força do filtro. As algas castanhas talvez tenham mesmo a ver com a sujidade do substrato levantado, sempre tive problemas com os nitratos neste aqua...

large.LRM_EXPORT_20200314_232911.jpg

Portanto, algumas mudanças, nada de extremo, mas mesmo assim demasiadas para as minhas intenções iniciais. Vamos por partes:

Luz- baixei a calha 5cm, diminuí a intensidade para 5 de 7 e aumentei o fotoperiodo para 7 horas

Filtro- adicionei 100g de purigen e reduzi o caudal para +- metade da escala

Ferts- aumentei um pouco e mudei para o usual esquema macro-micros em dias alternados, numa base semanal, com 2ml de excell extra diários. No total semanal vou dar 12ml de potassium, 3ml de nitrogen, 6ml de phosphorus e 3ml de flourish, tudo gama seachem

No fim do dia, após tpa e limpeza, ficou assim

large.LRM_EXPORT_20200314_233408.jpg

Até à próxima, espero que então esteja melhor...

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 3/19/2020 at 11:30 PM, Ricardo Alexandre said:

Força amigo , isso tem de ir ao sitio , com calma. 

Obrigado ricardo, assim espero, a bga é que é mais difícil...

Ontem antes da tpa estava assim:

large.LRM_EXPORT_20200322_115035.jpg

Depois da tpa e de uma poda ligeira ficou assim:

large.LRM_EXPORT_20200322_114848.jpg

Está-se a aguentar, vou dar mais uma semana e aumento o fotoperiodo para 8 horas e aumento ligeiramente os ferts. Já vi que eram/são insuficientes para ter um crescimento razoável, principalmente na montecarlo, mas não quero abusar assim de repente. Com o purigen a água ficou bem melhor, mas a bga junto ao substrato e nas folhas mais velhas continua a aparecer, nota-se no cheiro quando podo e na montecarlo. Aumentei um pouco o caudal do filtro a ver se dá uma ajuda, apesar de ir cavando o substrato do lado esquerdo, espero que nao seja demais...

Os camaroes afinal prosperam, so é pena é haver demasiados a puxar para o wild, mas outros estão bem vermelhinhos! :-)

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E dar-lhes um pouco mais no CO2 não ? 
 

Eu também segui conselho de um amigo que me tem ajudado bastante , subi ferts e elas estão a reagir muito bem , estava a demorar a crescer e o tapete a fechar , até estão com melhor cor agora 😉 , força aí amigo 

ya o purigen é top , já tinha água cristalina mas depois ficou ainda mais.

Excel não dá cabo da BGA? Se sim era experimentar uma overdose, e manteres a dosagem recomendado diária também ajuda, eu faço isso. E ate agora nem pontos verdes nas plantas. É mais um custo mas pronto.

Para puxar ao Wild tens de ter duas raças noecaridinas ou caridinas . Eu no meu caso optei por ter neocaridinas bloody mary e caridinas CRS. 
 

Parabéns elas parece que estão a ficar melhor cada as plantas. 

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.