Dúvidas sobre teste de amônia: água doce x água salgada


Recommended Posts

Olá amigos!

Comprei um teste de amônia com 3 reagentes, mas quando usei percebi que era de água salgada e não de água doce.

O resultado deu ligeiramente acima do zero, mas inferior a 0,25 ppm. Entretanto, como usei um teste de água salgada para água doce, não sei se posso confiar nele. 

Algum de vocês sabe se posso usar teste de água doce para água salgada com bom grau de confiabilidade?

Este aquário é pequeno: 35 litros, com guppies. Possui pH neutro e a temperatura atual é de 30oC (Rio de Janeiro/BR está um forno!)

Abraços,

Luciano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luciano

Bem vindo ao Fórum.

Eu acho que testes de água salgada para testar água doce não vai dar resultados certos,porque se a sim fosse não haveria testes de água doce,e testes de água salgada,digo eu se tiver a dizer algum erro que haja alguém que me diga.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Alvaro Silva disse:

Boas Luciano

Bem vindo ao Fórum.

Eu acho que testes de água salgada para testar água doce não vai dar resultados certos,porque se a sim fosse não haveria testes de água doce,e testes de água salgada,digo eu se tiver a dizer algum erro que haja alguém que me diga.

Saudações  

Boas Alvaro e obrigado pelas boas vindas e atenção!

A lógica do seu raciocínio está perfeita. Mas tem um fato que pode influenciar: pelo menos aqui no Brasil, o teste em água marinha chegou bem depois do teste em água doce. E já li em outros cantos que aplicar o teste de água doce em água salgada pode levar a erros, pois não considera algumas especificidades de água salgada. Assim, poderia haver uma razoável possibilidade do teste de água doce não precisar de algum tratamento prévio que o teste de água salgada precisa, tornando-se mais barato. 

Olhando a composição dos reagentes, acabei de perceber que a solução reagente nº 1 do teste para água salgada é o que diferencia os testes em termos de compostos (mas não sei se há diferença nas concentrações). (obs.: teste para água salgada são 3 reagentes e para água doce são 2)

Esta solução reagente nº 1 do teste para água salgada é composta de citrato de sódio, hidróxido de potássio e água destilada. Se tivesse ácido clorídrico no meio destes sais eu diria que é uma solução tampão, para bloquear variações de pH, mas meus conhecimentos de química não vão além disso.

 Bem... vamos seguindo e vendo quem resolve esta charada!

Grande abraço,

Luciano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não deve utilizar testes para tipos de água diferentes. A diferença da composição da água faz com que as reacções dos químicos dos testes sejam diferentes, portanto os resultados estarão sempre errados.

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.