Mudança de água


Pedritos

Recommended Posts

Olá a todos, 

Tenho um aquário com 55l, um filtro externo eheim CLASSIC 150 (300l/h), tem um ancistrus, uma corydora, 4 guppys adultos e depois vai tendo entre 20 a 30 guppys bebés que vou vendendo mas as fêmeas voltam a engravidar novamente. 

Gostava de saber de quanto em quanto tempo é necessário mudar a água do aquário e de quanto em quanto tempo é necessário limpar o filtro?

Quando troco a água, é sempre 20l que troco. 

 

Obrigado desde já pela ajuda. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, seria preciso mais alguma informação como a quantidade de plantas que tens no aquário mas pelo volume de vivos que vais tendo uma vez por semana deve bastar e esses 20l são suficientes, podes também optar por fazer mais vezes mas com menos quantidade de água.

A limpeza do filtro também depende de muita coisa, pode ser uma vez por mês, pode ser quinzenalmente etc... depende do que os peixes sujam um bom indicador é a diminuição do caudal do filtro. Não te esqueças que a limpeza do filtro é feita com a água do próprio aquário e convém também limiares as mangueiras de vez em quando.

Em relação aos vivos que tens as corydoras são peixes de cardume e precisam de areia ou areão de granulometria fina e arredondada para se alimentarem sem se magoarem. Tanto elas como o ancistrus são de ambientes aquáticos diferentes dos guppys.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedritos

Deves fazer as TPA,s semanais,se eventualmente  houver necessidade por qualquer motivo fazeres uma tpa no meio da semana não haverá problema algum.

Sobre limpares o filtro,deves sempre limpares o filtro se notares que o caudal ficou mais fraco,a melhor forma de começares a controlares os tempos de limpeza do filtro e quando fizeres a limpeza apontares o dia e mês que o limpastes,e na próxima vez que notares o caudal a baixar,vais ter que limpar o filtro,então vais há teu apontamento e vez quanto tempo e que levas a ter que limpares o filtro desde a ultima vez ate ao momento,a sim ficas a saber +ou- de quanto em quanto tempo tens que o limpar.

Bom ano 2020

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 31/12/2019 at 13:01, Marco Lopes disse:

Boas, seria preciso mais alguma informação como a quantidade de plantas que tens no aquário mas pelo volume de vivos que vais tendo uma vez por semana deve bastar e esses 20l são suficientes, podes também optar por fazer mais vezes mas com menos quantidade de água.

A limpeza do filtro também depende de muita coisa, pode ser uma vez por mês, pode ser quinzenalmente etc... depende do que os peixes sujam um bom indicador é a diminuição do caudal do filtro. Não te esqueças que a limpeza do filtro é feita com a água do próprio aquário e convém também limiares as mangueiras de vez em quando.

Em relação aos vivos que tens as corydoras são peixes de cardume e precisam de areia ou areão de granulometria fina e arredondada para se alimentarem sem se magoarem. Tanto elas como o ancistrus são de ambientes aquáticos diferentes dos guppys.

Cumprimentos

Sim, eu sei que são de meios aquáticos diferentes mas tenho um meio equilibrado que dão para os dois e tem resultado. 

Obrigado pela ajuda. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 31/12/2019 at 21:36, Alvaro Silva disse:

Boas Pedritos

Deves fazer as TPA,s semanais,se eventualmente  houver necessidade por qualquer motivo fazeres uma tpa no meio da semana não haverá problema algum.

Sobre limpares o filtro,deves sempre limpares o filtro se notares que o caudal ficou mais fraco,a melhor forma de começares a controlares os tempos de limpeza do filtro e quando fizeres a limpeza apontares o dia e mês que o limpastes,e na próxima vez que notares o caudal a baixar,vais ter que limpar o filtro,então vais há teu apontamento e vez quanto tempo e que levas a ter que limpares o filtro desde a ultima vez ate ao momento,a sim ficas a saber +ou- de quanto em quanto tempo tens que o limpar.

Bom ano 2020

Saudações  

Obrigado pela ajuda, não sabia dessa técnica do caudal. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se me souberem ajudar, ultimamente tenho tido o vidro sempre sujo, já tentei limpar com esponja mas depois volta a aparecer, do que será? Vocês costumam limpar com o quê? 

Também tenho umas nubias que nas extremidades estão pretas, de que será?! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Pedritos disse:

Se me souberem ajudar, ultimamente tenho tido o vidro sempre sujo, já tentei limpar com esponja mas depois volta a aparecer, do que será? Vocês costumam limpar com o quê? 

Se for sujo com uma alga verde deverá ser Green Spot ou GDA, pesquisa qual das é(ou se é outra), convém meteres fotos se quiseres que o pessoal te saiba ajudar, assim é só mandar tiros no escuro.

há 9 horas, Pedritos disse:

Também tenho umas anubias que nas extremidades estão pretas, de que será?!

Isso deve ser BBA quase de certeza absoluta(se conseguisses meter foto seria perfeito mas pela descrição deverá ser BBA), convém atacares o mais rápido possível.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 08/01/2020 at 09:35, Brunomcc2000 disse:

Se for sujo com uma alga verde deverá ser Green Spot ou GDA, pesquisa qual das é(ou se é outra), convém meteres fotos se quiseres que o pessoal te saiba ajudar, assim é só mandar tiros no escuro.

Isso deve ser BBA quase de certeza absoluta(se conseguisses meter foto seria perfeito mas pela descrição deverá ser BBA), convém atacares o mais rápido possível.

Queria publicar fotos mas não estou a conseguir, será que me podia ajudar pf? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Obrigado(a) 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 08/01/2020 at 09:35, Brunomcc2000 disse:

Se for sujo com uma alga verde deverá ser Green Spot ou GDA, pesquisa qual das é(ou se é outra), convém meteres fotos se quiseres que o pessoal te saiba ajudar, assim é só mandar tiros no escuro.

Isso deve ser BBA quase de certeza absoluta(se conseguisses meter foto seria perfeito mas pela descrição deverá ser BBA), convém atacares o mais rápido possível.

 

Vidro

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8h está bom mas e potência da calha qual é?

Eu aponto para uma mistura entre excesso de carga orgânica/excesso de luz/falta de plantas de crescimento rápido.

Editado por Brunomcc2000

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, Brunomcc2000 disse:

8h está bom mas e potência da calha qual é?

Eu aponto para uma mistura entre excesso de carga orgânica/excesso de luz/falta de plantas de crescimento rápido.

A potência é esta Ecrã de Luz Tecatlantis Daylight Eco 11W, alimento uma vez por dia apenas. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
há 25 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas Pedritos

Vais a um super mercado compras uma esponja que se chama ( Esponja Magica ) e resolves o teu problema,e e muito barata.

Saudações   

Antes de mais, muito obrigado pela dica. 

A esponja não tem químicos? Posso colocar directamente dentro da água do aquário sem a lavar antes? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 02/02/2020 at 16:47, Pedritos disse:

Alguém me saber indicar a melhor forma de limpar os vidros por dentro? Já tentei com aquelas escovas que se vendem na net, que têm íman mas não resulta! 

Boas

Além da boa ideia que o Sr @Alvaro Silva te deu dá uma leitura neste tópico:

Eu usei para limpar o meu aqua e não risquei o vidro. Mas, em caso de dúvidas, faz o teste noutra superfície de vidro...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, bettaa disse:

Boas

Além da boa ideia que o Sr @Alvaro Silva te deu dá uma leitura neste tópico:

Eu usei para limpar o meu aqua e não risquei o vidro. Mas, em caso de dúvidas, faz o teste noutra superfície de vidro...

 

Olá bettaa, obrigado pela dica, numa próxima vou testar. 

Hoje comprei o esfregão mágico e realmente é mágico, antes esfregava com esfregão. De lava a loiça, a esponja azul que não risca as placas das cozinhas e custava a sair, hoje com o esfregão mágico, com a parte branca saiu que nem um mimo, muito bom mesmo😉

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Pedritos disse:

Olá bettaa, obrigado pela dica, numa próxima vou testar. 

Hoje comprei o esfregão mágico e realmente é mágico, antes esfregava com esfregão. De lava a loiça, a esponja azul que não risca as placas das cozinhas e custava a sair, hoje com o esfregão mágico, com a parte branca saiu que nem um mimo, muito bom mesmo😉

Olá Pedritos

Estamos aqui para nos ajudarmos.😉

Onde compraste o esfregão mágico? Já ouvi falar nele mas nunca comprei...

Editado por bettaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.