Nova montagem


Avelino Almeida

Recommended Posts

Tive que remontar o meu aquário pois troquei de casa.

Na minha antiga montagem tive um problema de algas filamentosas e só aproveitei uma anubia.

A montagem foi efectuada na semana passada, coloquei substrato fértil aquabasic e o jbl manado, adicionei também alguams plantas.

Estou a fazer cerca de 8 horas de luz e hoje reparei que a anubia que tinha estado na montagem anterior está a ficar com algas, acham que devo sacrificar esta anubia?

Acham que se vai espalhar pelo restante aquário?

Vejam as fotos

20191226-214518.jpg

20191226-214518.jpg

 

 

Editado por Avelino Almeida
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Avelino Almeida 

Se poderes limpar as folhas da Anubia limpa,se não cortas as folhas afectadas, ate ajuda a ter mais força e rebenta novas folhas.

Boas Festa

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Avelino Almeida 
Se poderes limpar as folhas da Anubia limpa,se não cortas as folhas afectadas, ate ajuda a ter mais força e rebenta novas folhas.
Boas Festa
Saudações  
São quase todas, se as cortar não vai morrer a anubia?
Nunca fiz uma poda drástica nas anubia.

Enviado do meu SM-G975F através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Avelino

Não faz mal,desde que não estragues o Rizoma da Anubia ela rebenta novamente as folhas,pode demorar um pouco mas ela acaba por rebentar novas folhas.

Agora tens que ver de onde vem,e o que esta a causar essas algas,se bem que quando um aquário e novo em geral sempre aparece algas,mas quando o aquário começa a maturar elas deixam de existir,sempre com uma boa manutenção,não deixares de fazer as TPA,s.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa noite a todos,

Ainda continuo sem peixes, ontem fiz mais uma TPA e as algas continuam a aparecer.

Estou com uma bolha por segundo no CO2 e cerca de 9 horas diárias de luz, estou a fertilizar com o tropica premium quando faço TPA ao fim de semana .

As plantas continuam a crescer mas estão a apresentar alguns problemas no crescimento, folhas amareladas para o transparente e a crescerem compridas e estreitas.

 

A Ludwigia tem as folhas mais novas bastante vermelhas por isso penso que não seja falta de ferro mas já não estão erguidas como estavam, estão a ficar inclinadas para os lados e as folhas mais velhas estão com uma cor parecida com o vermelho do oxido de ferro em pó.

 

A Hygrophila também tem crescido bastante, já tive que a podar mas as folhas do topo estão amarelas/transparentes parecem estar a ficar um pouco rosadas mas pode ser só impressão minha, crescem bastante em comprimento, mais do que o normal e ficam bastante estreitas como podem ver na foto.

 

A rotala está a ganhar bastantes folhas mas estão a vir amarelas, principalmente nas folhas mais altas e também estão a ficar compridas e estreitas.

 

20200104-181758.jpg
20200104-181820.jpg
20200105-223630.jpg

 

Neste momento não tenho kits de teste para testar os parâmetros da agua, ainda ando a ver quais comprar.

O aquário ainda está a ciclar.

Algum de vocês sabe o que poderá estar a causar isto? Será falta de algum nutriente?

Algum de vocês sabe o que me poderá estar a causar si

Editado por Avelino Almeida
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os fetos e anúbias não podem ter o rizoma enterrado deves ver isso, tenta atar ou colar a uma rocha(atenção à cola vê primeiro se a podes usar no aquário se tiveres dúvidas ata elas passado um tempo as raízes vão agarrar-se à pedra de tal forma que não vais precisar de nada)

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os fetos e anúbias não podem ter o rizoma enterrado deves ver isso, tenta atar ou colar a uma rocha(atenção à cola vê primeiro se a podes usar no aquário se tiveres dúvidas ata elas passado um tempo as raízes vão agarrar-se à pedra de tal forma que não vais precisar de nada)
Não estão esterrados, é do ângulo da foto que faz parecer que estão enterrados.

Enviado do meu SM-G975F através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Sabes como está de amónia, nitritos, NO3 (nitrato), PO4(fosfato) e gH? Se ainda nao tens os testes podes levar a agua do aqua a Uma loja da especialidade que eles testam.

Com que quantidade de Tropica premium's tens fertilizado?

Sem ter valores de testes da agua e sem entender as rotinas de fertilizacao, plo menos para mim, é dificil dizer fazer qualquer comentario construtivo. Quanto a algas, é normal aparecerem em novas montagens mas desde que mantida uma boa rotina de fertilizacao e os valores controlados a coisa acaba por normalizar.

Abraço

 

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas
estou com o mesmo problema.
Ph 7.5
Kh 9
Nh4/nh3 0.5mg/l
8 horas de luz por dia
Ferropol faz 10 dias
Ferropol 24 todos os dias.


Podera ser grave, ou e bom sinal.
Acham que devait reduzir alguma coisa ?53b8785f4cd3282e0bf7e8b67fd75bb4.jpgf244cabba5ba4461f7cd9dfb884a79ec.jpg

Envoyé de mon SM-G965F en utilisant Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,
Sabes como está de amónia, nitritos, NO3 (nitrato), PO4(fosfato) e gH? Se ainda nao tens os testes podes levar a agua do aqua a Uma loja da especialidade que eles testam.
Com que quantidade de Tropica premium's tens fertilizado?
Sem ter valores de testes da agua e sem entender as rotinas de fertilizacao, plo menos para mim, é dificil dizer fazer qualquer comentario construtivo. Quanto a algas, é normal aparecerem em novas montagens mas desde que mantida uma boa rotina de fertilizacao e os valores controlados a coisa acaba por normalizar.
Abraço
 
Vou tentar ver no fds pois tenho trabalhado até tarde todos os dias.

Enviado do meu SM-G975F através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora aproveito para partilhar Uma imagem que resume muitas das questoes relativas a fertilizacao e sintomas nas plantas...

http://infographics.myaquacalc.com/wp-content/uploads/2010/11/plant-deficiency-labeled2.jpg

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre as algas em particular este eh um bom ponto de partida: 

 

 

Tendo em atencao que em qualquer aquario é natural existirem algas, e eh quase impossível erradicar completamente as ditas... Há é que mante-las sob controlo (normalmente garantindo que as plantas têm uma boa fertilizaçao e condicoes de crescimento).

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais