O meu Aquário


naoliveira

Recommended Posts

Setup - Aquário de água doce:

Depois de uns anos com um aquário de 40l semi-plantado e só com um rasbora aelequim e um guppi macho, apareceu no face um aquário usado decidi comprar e fazer um aquário maior e com mais fauna e flora. Para já ainda só aumentei a fauna, para a flora conto com a vossa ajuda 🙂
 
Para a fauna, meti o básico e mais fácil em termos de manutenção e comunidade, estas 3 espécies não se chateiam entre elas, pelo menos por enquanto.
 
Agora gostaria que vissem onde posso melhorar e a nível de fauna e flora o que posso adicionar. Para a flora plantas de baixa e média manutenção.
 
Sei que a filtragem não é a melhor, estou a pensar num filtro externo, entre Eheim, Oase, Fluval, JBL nem sei o que escolher. 🙂  Mas o interno era o que já tinha e o de cascata veio com o aquário. Os 2 juntos talvez façam 1 de jeito... ou não. 🙂
 
1 - Nome do Aquário
  • Sem nome

2 - Data da montagem
  • 01-12-2019
 
3 - Dimensões do aquário
3.1 - Volumes bruto e útil
  • 80*40*40  - 128l
  • Útil: 80*40*30 - 96l
 
4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro
  • Eheim Liberty 75 (Cascata)
  • HydorCrystal K20 Duo (Interno)
 
4.2 - Termostato
  • Aquapor 150W
 
4.3 - Iluminação/Foto-período
  • Calha LED JJ-5630-11W , isto dá cerca de 700 lumens?
  • Estava 15h - 23h mas como apareceram-me umas algas reduzi para 16:30 - 22h
 
4.4 - Sistema de CO2
  • Não tem
 
4.5 - Outro equipamentos adicionais

5 - Substratos & decorações
5.1 - Substrato fértil
5.2 - Substrato inerte
  • 5Kg de areão
  • 8Kg pedras pequenas
  • 1Kg pedra de lava (quando comecei o aquário anterior aconselharam-me porque era bom para o crescimento das plantas)
 
5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc)
  • uma decoração ranhosa 🙂, mas vou tirar e meter umas pedras e troncos
 
6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização)

7 - Fauna
  • 3 guppies fêmea
  • 1 guppi macho
  • 5 rasboras arlequins
  • 3 neon (não havia mais na loja)
 
8 - Plantas
  • Hygrophila Polysperma
9 – Observações
9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura)
NO3 - 10 - 25 mg/l
NO2 - 0 mg/l
GH - 16°d
KH - 6°d - 10ºd
pH - 7,2
Cl2 - 0 mg/l
 
Estes parâmetros foram tirados 2 dias depois de introduzir os novos peixes, ao início só tinha um guppi e um rasbora arlequim
 
9.2 - Frequência das TPA's
  • Semanal, mas como apareceram umas algas vou fazer bi-semanal
 
10 - Fotos
  • Mais tarde meto algumas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Oliveira

Então tu montastes o aquário no dia 1 deste mês e já colocastes peixes?então o ciclo do azoto?

Para comprares um filtro externo tens que comprar um que te faça pelo menos 6 vezes o volume do teu aquário,mas atenção nos filtros dizem a filtração que faz por hora,mas e com o filtro sem midias nem esponjas,porque logo que o filtro fique cheio com tudo perde caudal para uns 30% ou 40% , portanto tens que comprar um filtro que te faça pelo menos 6 vezes o volume já contando com as perdas de caudal.

Sobre filtros tens os Eheim ,os Fluval,os JBL, os Sicce,e outros agora e fazeres uma pesquisa na net,e escolheres o que gostas mais e que a tua carteira te deixa chegar.

Boas Festas

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Álvaro, não referi, mas passei tudo do aquário de 40l para este de 96l, para além de adicionar o resto da água também adicionei o filtro Eheim.
Comecei só com 2 peixes, que já vinham do outro aquário, só este fim de semana é que adicionei os outros peixes.
Antes de meter os peixes fiz os testes que meti aqui no setup e 2 dias depois repeti os testes e estavam iguais.

O próximo passo e introduzir troncos e pedras para compor o aquário que tem poucas plantas.

Vou abrir tópico no forum respetivo para perguntar sobre as melhores opções.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.