Escalares


Pedras

Recommended Posts

Nunca tive escalares e é uma espécie que me fascina.

Num aquário de 450 litros, tenho 2 casais de Ramirezis, Bêbados, Cardinais, Tetra Limão, Otocinclus Affinis, Corydoras Sterbai e Helenas.

Sei que não se devem misturar Cardinais com Escalares, então estou a pensar montar um aquário dedicado a criação de camarões onde colocaria os Cardinais. Red Cherry já li que se reproduzem muito e o aquário ficaria lotado em pouco tempo. Que espécie de camarões aconselham a fazer criação? Há algum inconveniente em colocar os Cardinais num aquário que futuramente seja apenas de camarões?

No outro aquário, tive uma praga de camarões e adicionei Helenas, neste momento as Helenas têm feito criação e estou a gostar. Os Escalares comem as Helenas?

Nesse aquário de 450 litros há mais alguma espécie impeditiva de colocar 6 Escalares?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedras

Cardinais  vão comer as crias de Camarão,e claro se tiveres muitas plantas ou musgos onde os camarões se possam esconder,vai sempre haver Camarões a chegar a adultos.

Com Escalares tudo que lhe caiba na boca marcha,agora que comam Helenas,que eu saiba não.

Saudações 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como disse o Álvaro, tudo o que caiba na boca do escalar ele vai tentar comer. Aliás, nem é preciso caber, basta que lhe apeteça tentar. Por isso é que não se deve ter peixes pequenos e de formato mais alongado. Tens muitos que não são propriamente compatíveis com escalares. Sinceramente, por experiência minha, já tive um aquáriod e cerca de 450 litros com Discus, Escalares, Tetras Cardinais, Tetras Negros e até Tetras Bleeding Heart que são mais pequenos que os cardinais, entre outros, e os escalares não tentavam sequer comer os peixes. O que fiz foi introduzir primeiro os cardumes e esperar que eles crescessem e só depois inseri os Discus e mais tarde os escalares. Tem a vantagem de quando os escalares entrarem os outros peixes já estão maiores e acaba por inibir o comportamento do escalar.

Entretanto um amigo meu seguiu os mesmos passos e até agora não teve problemas. Mas é sempre um risco.

Um amigo fez ao contrário e inseriu uns cardinais num aquário de Discus e Escalares e foi tudo papado no momento.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que já disseram praticamente tudo.

O que couber na boca do escalar, ele vai comer ou tentar comer.

Já tive 6 escalares com cardinais e fiz a estratégia que o bruno falava, ou seja, os escalares foram os últimos a entrar, e entraram ainda muito muito juvenis. Quando cresceram, não ligavam nenhuma aos cardinais.

Os escalares são peixes absolutamente incríveis, das espécies que mais gostei de ter até hoje. Os meus vinham buscar-me a comida aos dedos.

Boa sorte! Vais adorar ter escalares.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado aos 3.

Vou adicionar os escalares sem tirar os Cardinais. Os Cardinais já estão grandinhos e os escalares vão entrar ainda juvenis. Daqui para a frente só irei adicionar das outras espécies.

Tenho um aquário de 30 litros arrumado onde pensei fazer criação de camarões, mas acho que esse projeto vai ficar adiado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto mais pequenos melhor. E todos de uma vez, pq entre eles tb vai haver conflitos de dominancia.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedras

Para colocares Escalares acho que o melhor serão seis,isto porque imagina que dos seis ficas com três casais,uma questão de sorte,sorte essa que eu tive aqui há uns anos atrás,mas que tive que deixar de os ter era uma guerra constante no aquário,também o meu aquário na altura não era dos mais aconselháveis,por isso deixei de os ter,mas como o teu aquário e grande,acho que com três casais ficas bem servido.

Quando eles acasalam e começam a ter ovos,não há peixe que se chegue ao pé,eu lembro-me que quando o primeiro casa meu teve ovos,eu numa TPA cheguei com a mão ao pé dos ovos levei uma dentada que na altura me parecia um choque.

Saudações  

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.